Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, segunda, 21 de janeiro de 2019

PORTABILIDADE NO MS

Mais de 60 mil consumidores de MS trocaram de operadora em 2018

No Brasil, migrações ultrapassaram de 47 milhões solicitações

14 JAN 2019Por ALINE OLIVEIRA18h:00

O balanço anual da Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom), divulgou hoje (14), um balanço da portabilidade numérica realizada entre setembro de 2008 e dezembro de 2018. Usuários de telefones fixos e móveis no Brasil realizaram 47,5 milhões de trocas de operadoras. 

Em Mato Grosso do Sul,  no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2018, foram registradas 62,9 mil migrações, sendo 10,58 mil (17%) na telefonia fixa e 52,32 mil (83%) na móvel.

No entanto, desde que a opção foi disponibilizada, um total de 470,78 mil transferências aconteceram entre operadoras. Dessas, 168,27 mil (36%) para usuários de telefones fixos e 302,51 mil (64%) de telefones móveis.

A entidade administradora da Portabilidade Numérica avalia que em 10 anos de existência do serviço, foram registradas 15,56 milhões (33%) de transferências entre operadoras de telefonia fixa, com a manutenção do número do telefone por seus usuários. Os portadores de telefones móveis, no entanto, fizeram 31,95 milhões (67%) de migrações no mesmo período.

COMO FAZER

O usuário de serviço telefônico que deseja realizar a portabilidade numérica deve procurar a operadora para onde ele quer migrar e fazer a solicitação. O regulamento da portabilidade numérica determina que, entre os critérios a serem atendidos para efetivar a migração, o solicitante deve:

- Informar a operadora de telefonia que recebe o pedido, o nome completo
- Comprovar a titularidade da linha telefônica
- Informar o número do documento de identidade
- Informar o número do registro no cadastro do Ministério da Fazenda, no caso de pessoa jurídica
- Informar o endereço completo do assinante do serviço
- Informar o código de acesso
- Informar o nome da operadora de onde está saindo.

 A portabilidade numérica é o serviço que permite ao usuário trocar de operadora de telefonia fixa ou móvel, em áreas de igual DDD e manter o número do telefone.

Sua implantação seguiu um calendário gradativo, iniciado no dia 1º de setembro de 2008 e concluído em 2 de março de 2009, tornando-se acessível para todos os usuários de telefonia no Brasil com nove dias de antecedência, em relação ao prazo estabelecido pela Anatel.

A operadora para a qual o usuário deseja migrar fornecerá um número de protocolo da solicitação a fim de que ele possa acompanhar o processo de transferência.

No Brasil, o modelo de portabilidade numérica determina que migrações devem ser solicitadas dentro do mesmo serviço, de móvel para móvel ou fixo para fixo, e na área de abrangência do mesmo DDD.

 

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também