Campo Grande - MS, terça, 21 de agosto de 2018

DIFICULDADE

INSS impõe serviços via internet
e usuários reclamam de falhas

Alguns procedimentos agora dependem de agendamento prévio feito on-line

17 JUL 2018Por DA REDAÇÃO05h:00

Entrou em vigor ontem uma nova sistemática para consultas ao extratos e outras declarações do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Agora, serviços que antes eram solicitados diretamente no posto de atendimento, ou seja, sem precisar de marcação prévia, terão que ser agendados pela internet no site ou aplicativo “Meu INSS”, ou ainda pela Central de Atendimento telefônico 135. Para ter acesso à plataforma on-line, é preciso cadastrar login e senha na própria página. 

Entre os serviços que passarram a ser atendidos mediante agendamento via internet está o extrato do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), consulta ao histórico de crédito de benefício, carta de concessão, extrato de empréstimo consignado, extrato de Imposto de Renda e consulta à declaração de benefício consta/nada consta. 

De acordo com o INSS, o objetivo das mudanças é reduzir as filas e tempo de espera nas agências do INSS. A estimativa da autarquia é que o novo método deve tirar cerca de 1 mil pessoas da fila de espera todos os meses em Campo Grande e outras cidades que fazem parte da gerência executiva do instituto. A espera para solicitar benefícios podia variar de 20 dias a seis meses em certas situações. 

* Leia a reportagem, de Eduardo Fregatto, na edição de hoje do jornal Correio do Estado.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também