Economia

DISCUSSÃO AVANÇA

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Estado assina carta de intenção para importar gás e ureia da Bolívia

Governador está no país vizinho em reunião com presidente boliviano

RODOLFO CÉSAR

05/05/2017 - 16h16
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O governo boliviano e os estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso assinaram hoje carta de intenção para negociar futuramente a compra e ureia e gás natural. O negócio ainda depende de ajustes e só seria definido a partir de 2019.

O presidente Evo Morales, o ministro de hidrocarbonetos, semelhante ao de Minas e Energia brasileiro, Luis Alberto Sánchez, e os governadores Reinaldo Azambuja (PSDB) e Pedro Taques (PSDB), de Mato Grosso, participam da reunião que acontece em Santa Cruz de la Sierra.

O mesmo tipo de acordo pode ser estendido para Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

A negociação só pode avançar daqui a dois anos porque é quando se encerra o contrato de fornecimento de gás natural entre a Petrobras e a estatal boliviana, YPFB (Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos).

"Esses cinco estados têm interesse em comprar gás boliviano a partir de 2019, quando conclui o contrato que temos com Brasil. Então é uma grande oportunidade de negócio, um novo nicho de mercado, com preços menores que os atuais", explicou o ministro Sánchez ao jornal El Mundo.

A Bolívia também precisa preparar-se para atender a possível nova demanda. "Esses entendimentos nos obrigam a acelerar a exploração para garantir mais recursos de gás", observou o presidente Morales ao El Mundo.

Azambuja comemorou a sinalização positiva de compra e venda. "É muito importante essa tratativa e a carta de entendimento para que possamos avançar na política de integração entre os estados", comentou. Ele não mencionou na Bolívia, mas a tentativa de avançar esse mercado também acontece porque Mato Grosso do Sul sofreu corte no repasse de recursos da Petrobras, por conta da diminuição na compra dos combustíveis.

A criação de outra via, sem depender da estatal brasileira, pode permitir outros ganhos ou mesmo servir para melhorar uma possível futura negociação com a Petrobras.

Os integrantes da reunião não descartam chamar a estatal brasileira para participa do acordo. Ao jornal El Mundo, Azambuja afirmou que a MSGás e as empresas do setor em Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul têm a intenção de se tornarem sócias da YPFB.

MAIS ENCONTROS

A reunião de hoje também serviu para ser feito convite pessoalmente ao presidente Evo Morales para que participe de encontro no dia 22 de maio em Florianópolis (SC).

Esse evento vai contar com demais governadores e empresas de gás para analisar a importância na importação do produto boliviano para uso na indústria agrícola.

Nesse sentido, Mato Grosso é um dos principais estados interessados no negócio para a compra de ureia da Bolívia. O produto entraria no estado pela faixa de fronteira, que tem as cidades de San Matías e San Ignacio como principais pontos de entrada para o Brasil.

Técnicos e autoridades bolivianas e brasileiras também estão presentes nessa reunião em Santa Cruz de la Sierra para detalhar necessidades que precisam ser atendidas para ocorrer, de fato, o convênio.

Meta 2025

Haddad confirma meta fiscal de déficit zero para 2025 e salário mínimo de R$ 1.502

Há um ano, a equipe econômica havia estabelecido que buscaria fazer um superávit de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2025

15/04/2024 16h00

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad e presidente Luiz Inácio Lula da Silva Arquivo

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O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou no período da tarde desta segunda-feira, 15, que o governo definiu a meta fiscal do próximo ano como déficit primário zero, assim como o alvo deste ano, conforme mostrou mais cedo o Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado. Há um ano, a equipe econômica havia estabelecido que buscaria fazer um superávit de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2025.

A confirmação foi dada em entrevista à GloboNews. Haddad pediu desculpas por antecipar os números antes da divulgação pelo Ministério do Planejamento do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) ainda no período da tarde desta segunda-feira, mas argumentou que os números já haviam sido "vazados" à imprensa.

Haddad confirmou também que a projeção para o salário mínimo no próximo ano é de R$ 1.502.

Haddad foi questionado se, com a decisão de revisar a meta de 2025, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, teria desistido de fazer superávits neste mandato. O ministro rebateu, contudo, que ainda haverá 2026 para buscar esse alvo.

DATA COMEMORATIVA

Dia das Mães tem mais adeptos, mas gasto menor previsto para 2024

Pouco criativo, grande parte do sul-mato-grossense deve presentear pela "escolha da mãe", com foco em roupas e perfumaria

15/04/2024 12h37

Há uma preferência de 77% do público considerando o desconto à vista como principal atrativo na hora da compra Marcelo Victor/ Correio do Estado

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Dados divulgados pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS) e o Sebrae MS mostram que para o próximo 12 de maio, - quando é celebrado o Dia das Mães - o campo-grandense pretende gastar menos com as matriarcas neste ano, enquanto o número de adeptos às celebrações registra alta. 

Ou seja, ainda que os percentuais de quem deve comemorar e aqueles que vão às compras para o Dia das Mães tenham crescido neste ano (4,17 e 6,51%, respectivamente), a movimentação total tem previsão de queda estimada em 7%. 

Dos R$ 478,82 milhões previstos a serem movimentados no total, as comemorações representam maior parte desse volume (R$ 254,93 mi), enquanto os gastos com presentes devem movimentar quase 224 milhões de reais em 2024. 

Além da Capital, essa pesquisa da Fecomércio teve coleta nos municípios de Dourados, Ponta Porã, Coxim, Bonito, Corumbá-Ladário e Três Lagoas, realizada na primeira semana de abril com 1994 pessoas, revelando algumas características do perfil de gastos do sul-mato-grossense para com as matriarcas. 

Economista do Instituto, Regina Dedé de Oliveira esclarece que, entre os motivos dessa retração, aparece principalmente a previsão dos gastos médios com presentes e comemorações menores, considerando o valor real.

Gastando em média R$ 211,79 com presentes e R$ 219,22 nas celebrações, há uma preferência de 77% considerando o desconto à vista como principal atrativo na hora da compra, que sinaliza uma tendência para o setor do comércio. 

“O comerciante precisa ficar atento à tendência de pagamento à vista, mediante descontos e também levar em conta em suas estratégias que o bom atendimento, condições de parcelamento e variedade são itens importantes para a decisão de compra”, explica Regina Dedé. 

Criatividade em falta? 

Apesar do aumento entre quem já demonstrou que deve valorizar sua matriarca nesse 12 de maio, alguns pontos indicam quase um "cumprimento de protocolo" por parte dos consumidores, com a maioria se resumindo a presentear pela "escolha da mãe" (39,97%), em uma loja física (87,26%) do centro (65,10%), tendo "roupas" como o principal alvo de compras (29%). 

Fechando o "Top 5" produtos na mira de compra para o Dia das Mães, aparecem os seguintes itens: 

  • Perfumes e cosméticos - 26%
  • Calçados - 18%
  • Bolsas e acessórios - 12%
  • Flores - 10% 

Com o comércio dos bairros figurando como o segundo mais visado por quem pretende comprar para o Dia das Mães (15,72%), sendo que a aquisição virtual de produtos inclusive de lojas físicas (6,76%) aparece logo após a presencial, a preferência por compras online aparece até mesmo na frente das escolhas pelos shoppings. 

Reprodução/IPF-Fecomércio

Parte dessa "falta de criatividade" ainda fica sinalizada no indicador de que pouco mais de um porcento dos entrevistados demonstrou apreço para além do dinheiro gasto e indicou que pretende fazer o presenta a ser dado nesse dia das Mães. 

Considerada como uma das principais datas que impulsionam o comércio, até mesmo o movimento dos supermercados deve sentir a vontade do sul-mato-grossense em celebrar as mães, já que 80,85% das comemorações são descritas como "um dia reunido em família, comprando ingredientes para uma refeição". 

Analista-técnico do Sebrae/MS, Paulo Maciel comenta a chance dos comerciantes em "prospectar novos clientes", justamente pelo apelo emocional que vem junto do Dia das Mães.

"É uma oportunidade das pessoas expressarem o seu o reconhecimento pelas suas mães... e isso foi refletido nos resultados da pesquisa de intenção de consumo. Então, essa data acaba sendo uma grande oportunidade para o empresário fortalecer os seus laços com seus clientes e adquirir novos clientes também", complementa o profissional em nota. 

Enquanto quase onze porcento não possui o hábito e 7,65% está sem dinheiro, há quem destaca que "acha uma data inventada pelo comércio" (5,91%), mas a maioria esmagadora entre quem não deve presentar nessa data (71,13%) já passou pelo falecimento da própria mãe. 

 

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