No mês de janeiro, os consumidores de energia elétrica de Mato Grosso do Sul identificaram aumento no valor da tarifa mensal, que resultou em aumento de 30% no número de reclamações formalizadas na Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon-MS).
Com objetivo de compreender os fatores que possam ter impactado na composição da cobrança mensal, a equipe do Correio do Estado conversou com a presidente do Conselho dos Consumidores de Energia Elétrica da Área de Concessão da Energisa –MS (Concen/MS), Rosimeire Costa, que esclarece duas situações identificadas neste início de ano.
A primeira situação que causa confusão entre os consumidores diz respeito a bandeira tarifária, que em dezembro e janeiro foi sinalizada como verde - o que significa sem custo adicional para os consumidores.
"Neste período, com o aumento no volume de chuvas, as usinas hidrelétricas funcionam com normalidade. Porém, o pico de consumo de energia foi realmente bem acima da média entre os dias 16 e 17 de dezembro, em razão das altas temperaturas registradas em todo país", explica.
Outra consideração feita por Rosimeire diz respeito a alguns casos identificados em cobranças, nas quais foram identificados intervalo de tempo nas leituras, superiores a 30 dias.
"Identificamos em um dos casos, que a leitura da unidade de consumo demorou 43 dias e a regra é de 27 a 32 dias. Por isso, o consumidor deve ficar atento e observar detalhes que muitas vezes passam desapercebidos, visto que tem o direito de pedir uma revisão junto a empresa", argumenta.
Com relação a cobrança na taxa de iluminação pública, a especialista reforça que a isenção do pagamento do tributo se restringe a faixa de consumo que varia entre 0 e 100 kwh/mês. "Acima deste consumo, o consumidor terá de pagar acréscimo de 4,5% do valor total gerado na cobrança", acrescenta.
NOTA RETORNO
Conforme informado pela Energisa, por nota oficial, em dezembro do ano passado, o consumo de energia foi recorde. Este comportamento pode ser explicado por um aumento na temperatura média em torno de 4% (fonte CPTEC/INPE), com horário de pico registrado por volta das 15h.
Em 23 dias do mês de dezembro, a temperatura superou 25 graus, quando em novembro do mesmo ano, somente 14 dias ultrapassaram essa marca.
A concessionária também orienta que o cliente entre em contato com os canais de atendimento para que os esclarecimentos possam ser feitos. Dúvidas e mais informações, podem ser obtidas no 0800 722 7272 ou em uma das agências de atendimento.