Economia

AVIAÇÃO

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Empresa encerra atuação e voos entre Campo Grande e Assunção são extintos

Depois de mostrar entusiasmo, Amaszonas fechou filial paraguaia

RAFAEL RIBEIRO

20/08/2018 - 16h25
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Durou menos de um ano os voos diretos entre Campo Grande e Assunção, capital do Paraguai. Anunciada com entusiasmo no início de dezembro do ano passado, as operações da filial paraguaia da empresa aérea boliviana Amaszonas encerrou as atividades em alguns estados brasileiros, como Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Paraná. Agora, opera regularmente apenas em São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ), locais para onde são necessário se fazer escala para seguir por via aérea da Cidade Morena à capital do país vizinho.

De acordo com o portal 'Ponte Aérea', especializado na cobertura de aviação civil, a medida faz parte de uma reestruturação da Amaszonas Paraguay. 

O Grupo Amaszonas, da Bolívia, vendeu sua participação na companhia paraguaia. Desta forma, os dois sócios remanescentes prontamente iniciaram mudanças na companhia.

De uma maneira geral, os resultados da Amaszonas Paraguay no Brasil foram decepcionantes desde o início das operações, entre dezembro do ano passado e janeiro deste ano. Em maio, o melhor destino entre os cinco (Campo Grande, Curitiba, Guarulhos, Porto Alegre e Rio) foi Curitiba, com uma média de 42,5% de ocupação, ou cerca de 21 passageiros por voo.

Os resultados na Capital eram os piores, com uma média de 22,3% em maio, ou seja, 11 passageiros por voo. Já Porto Alegre teve ocupação de 34,2% (17 passageiros por voo). São resultados decepcionantes, ainda mais considerando a grande expectativa com a qual chegou a companhia em seus novos destinos no país. Estivemos no evento de inauguração da operação a Porto Alegre, em dezembro. Foi dito aos jornalistas, inclusive, que até o fim deste ano, conforme a demanda pedisse, os voos à capital gaúcha seriam diários. Os dados são do portal.

Isso se devia em suma à aeronave operada pela Amaszonas Paraguay, o Bombardier CRJ-200, para 50 passageiros, que viabilizaria estas operações de menor demanda, de 'nicho', esquecidas pelas maiores companhias.

Enquanto Campo Grande já não mais recebia as operações para Assunção desde meados de junho, o último voo da Amaszonas Paraguay para Porto Alegre ocorreu no mês seguinte. A matriz boliviana ainda avaliava se manteria operações em Viracopos, aeroporto de Campinas (SP).

HISTÓRICO

A Amaszonas foi fundada em 1998 na Bolívia e começou a operar em 2000. Seu objetivo, inicialmente, era servir localidades não atendidas do país com uma frota de Cessna Caravan e Fairchild Metro.

Em abril de 2012, a AeroSur, uma das duas grandes do mercado boliviano, quebrou. Assim começou sua expansão: em junho, chegava seu primeiro CRJ-200. Em 2013, eram quatro; no ano seguinte, sete.

Foi nesse ano que a Amaszonas começou seus investimentos em outros países. Em abril de 2015, adquiriu a estrutura da finada BQB, que até o ano anterior era a única companhia aérea de passageiros do Uruguai. Quatro meses depois, foi anunciada a Amaszonas Paraguay.

A Amaszonas Paraguay é fruto de um investimento tríplice entre a Amaszonas Bolívia, a Air Nostrum, uma grande regional europeia que voa em parceria com Iberia, e a AvMax, empresa canadense presente em diversos países e que presta serviços em diversas áreas da aviação, incluindo leasing.

Em 19 de março de 2016, inaugurou suas operações entre Assunção e Montevidéu. Desde então, ampliou sua malha para diversas cidades, como Ciudad del Este, Iquique e Buenos Aires. Já conta com três CRJ-200 e em alguns dias chega o quarto.

Em setembro desse ano, deu mais um passo em sua trajetória: protocolou junto à ANAC pedidos de voos ligando Assunção a Porto Alegre, Campo Grande e Curitiba; as duas primeiras com três voos semanais e a última com quatro. Em novembro, foram iniciadas as vendas. O Ponte Aérea acompanhou o evento de apresentação da empresa ao mercado gaúcho, realizado em Porto Alegre (POA) no dia 7 de dezembro.

Antes de iniciar os voos abertos a passageiros comuns no Brasil, a Amaszonas Paraguay passou por cada uma das três cidades para apresentar à imprensa local seu plano de negócio, área de atuação e proposta. A primeira a receber foi Porto Alegre. 

HABITAÇÃO

Contratação de crédito imobiliário registra queda 33,9% no primeiro bimestre em MS

Em janeiro e fevereiro foram negociadas 591 unidades habitacionais no Estado, ante os 894 imóveis financiados no ano passado

19/04/2024 08h30

Foto: Arquivo / Correio do Estado

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O volume de imóveis financiados em Mato Grosso do Sul apresentou queda de 33,89% nos primeiros dois meses deste ano, na comparação com o mesmo período de 2023.

Segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), no 1º bimestre foram negociadas 591 unidades por meio de financiamentos, o que resultou em R$ 222,642 milhões disponibilizados para negociações com recursos da poupança. 

Já em janeiro e fevereiro do ano passado foram negociadas 894 unidades por meio de crédito imobiliário utilizando o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), e o valor das operações quase chegou a R$ 290 milhões (R$ 289.449.681,00). Quando analisados os valores, a diferença resulta em redução porcentual de 23,08%.

Em janeiro do ano passado foram disponibilizados R$ 161,620 milhões - para 487 unidades negociadas, contra R$ 113,143 milhões e 283 imóveis do primeiro mês de 2024, ou seja, R$ 48,477 milhões a menos liberados para a compra de imóveis.

Segundo análise de especialistas, a redução do volume aplicado na poupança teve influência direta no cenário de Mato Grosso do Sul.

Em fevereiro de 2023 os recursos chegaram a R$ 127,829 milhões (407 unidades), ante as 308 unidades deste ano, e R$ 109,498 milhões, redução de R$ 18,331 milhões.

Dentre os principais motivos para a queda dos financiamentos no Estado, o principal é o juro alto praticado pelos bancos nas operações imobiliárias. As taxas ainda estão muito parecidas com a da Selic, fazendo que o valor contratado do financiamento quase dobre ao final do período.

Nas simulações feitas pelo Correio do Estado, por exemplo, as taxas de juros em financiamentos imobiliários no Sistema Financeiro da Habitação (SFH), que utiliza os recursos do sistema brasileiro de poupança, variaram entre 9,5% e 12,5% ao ano, a depender do relacionamento que o cliente tem com o banco.

O economista Renato Gomes explica que o panorama está também relacionado aos resgates e os saques que têm acontecido nas aplicações da poupança.

“Os brasileiros estão tirando dinheiro da poupança pela baixa atratividade, uma vez que essas pessoas estão interpretando, que não está compensando manter o dinheiro na poupança”, pontua.

Gomes destaca ainda que os valores acumulados na poupança são destinados para aquisições imobiliárias por meio do SBPE, uma modalidade de crédito que depende dos recursos da poupança. 

“Esse recurso fica escasso e, portanto, ocorre uma queda na quantidade, no volume de financiamento advindo desta linha de crédito, que é o financiamento imobiliário pela poupança”, detalha o economista.

HISTÓRICO

Nos seis anos anteriores, houve uma instabilidade no volume de negócios fechados através dos financiamentos com recursos da poupança.

De acordo com o relatório da Abecip, entre 2018 e 2021 os números de unidades e valores negociados ficaram em ascensão. Já nos dois últimos anos houve declínio nos financiamentos.

 

Em 2018 foram 3.544 imóveis financiados em Mato Grosso do Sul. O número subiu para 4.038 em 2019, para 6.200 em 2020 e atingiu o ápice em 2021, quando 10.543 unidades foram negociadas no Estado.

Conforme agentes do setor, a pandemia da Covid-19 impactou em mais pessoas trabalhando de casa e com isso muitos saíram do aluguel e compraram a casa própria no período. 

Em valores, o montante também teve ascensão nos anos citados, saindo de R$ 759,076 milhões nos 12 meses de 2018 para R$ 2,653 bilhões em 2021, alta 249% no período. 

Já em 2022, o valor disponibilizado para financiamentos imobiliários com recursos da poupança no Estado reduziram para R$ 2,606 bilhões, resultado 9.104 moradias negociadas. Enquanto no ano passado, houve uma segunda queda tanto em valores (R$1,826 bilhão) quanto em unidades financiadas (5.944).

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Economia

Petrobras quer retomar obras em navios inacabados pré-Lava Jato

Embarcações eram construídas por estaleiro que fechou as portas após início da operação

18/04/2024 21h00

Fernando Frazão; Agência Brasil

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A Petrobras estuda uma maneira de retomar as obras de dois navios petroleiros remanescentes das encomendas feitas ainda no primeiro programa de revitalização da indústria naval brasileira, nas primeiras gestões do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
As embarcações eram construídas pelo estaleiro Mauá, em Niterói (RJ), que fechou as portas em 2015 após a descoberta do esquema de corrupção investigado pela Operação Lava Jato. Hoje, elas pertencem ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que financiou as obras.

Os dois navios eram parte de um contrato de quatro embarcações do tipo Panamax assinado entre o Mauá e a Transpetro, subsidiária da Petrobras para o transporte de petróleo e derivados.

Delas, apenas uma foi entregue. Outras duas estavam em fase avançada de construção e a quarta, ainda em estágio inicial. Os navios mais avançados passaram anos no cais do estaleiro Mauá e hoje estão no estaleiro Ilha, na zona norte do Rio, que pertence ao mesmo grupo.

Em evento sobre o setor nesta quinta-feira (18), o presidente da Transpetro, Sergio Bacci, disse que a empresa vem negociando com o BNDES a compra dos navios para concluir as obras. "É intenção da Transpetro retomar esses navios", afirmou.

Uma das embarcações sofreu inundações na casa de máquinas durante o período em que esteve parado no Mauá, o que danificou o motor. A troca demandaria abrir novamente o casco, o que é um desafio ao projeto.

"Não é simples", afirmou Bacci. "Para trocar o motor tem que fazer uma cesariana no navio", comparou. A ideia seria contratar um estaleiro para realizar a operação e concluir as obras.

Na época, os navios foram encomendados por US$ 87 milhões, cada um. Foi a última licitação de navios do programa naval dos primeiros governos Lula, que tenta novamente fomentar a atividade do setor.

A Transpetro prepara-se para lançar licitação para a encomenda de quatro navios para o transporte de combustíveis, já aprovadas pela Petrobras, mas cujo leilão depende de medidas do governo para ampliar competitividade dos estaleiros brasileiros.

Entre elas, está a retomada da cobrança de imposto de importação sobre navios, que ficaram isentos em lei aprovada pelo governo Jair Bolsonaro (PL). Outra é a aprovação pelo Senado de projeto de lei que acelera a depreciação de ativos industriais no país, que já passou pela Câmara.
Bacci reforçou que a Transpetro estuda contratar mais doze navios --quatro de combustíveis líquidos e oito de gás de cozinha-- mas a encomenda ainda não foi aprovada pela Petrobras e, portanto, deve ficar para 2025.

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, defendeu que, apesar dos problemas do passado, o Brasil deve voltar a fomentar a indústria naval "sem nenhum sentimento de culpa".

Ele apresentou a demanda da Petrobras para o setor, que inclui módulos de plataformas de produção de petróleo, desmantelamento de plataformas antigas e a construção de navios e embarcações de apoio à produção.

A companhia já lançou licitação para 12 barcos de apoio a plataformas em alto mar e planeja licitar mais 10 ainda este ano. Outros 11 serão necessários até 2030. Ao todo, são previstos investimentos de US$ 2,5 bilhões, com a geração de 28 mil empregos.

Prates defendeu também a retomada de obras de refino paralisadas pela Lava Jato, como a Refinaria Abreu e Lima e o antigo Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro).
"Temos que terminar, vamos retomar uma por uma. Vai virar o quê? Elefante branco, com 80% concluído, como essa planta de fertilizantes do Mato Grosso do Sul? Se for viável, faremos."

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