Campo Grande - MS, sábado, 18 de agosto de 2018

Comércio exterior

Decisão da OMC sobre comércio internacional de frangos é favorável ao Brasil

17 OUT 2017Por Terra21h:00

A Organização Mundial do Comércio (OMC) decidiu favoravelmente ao Brasil em painel em que o País contestava medidas restritivas impostas pela Indonésia na importação de carne de frango brasileira, informaram nesta terça-feira a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e o Barral M Jorge & Associados, que deram suporte ao governo brasileiro no caso.

A disputa foi iniciada em 2014 depois de anos de tentativas de negociação direta do governo brasileiro com o governo da Indonésia sobre barreiras consideradas fora das normas da OMC.

O Brasil avalia que decisão permitirá a eliminação de entraves à exportação de carne de frango brasileira, disse nesta terça-feira o subsecretário de Assuntos Econômicos do Itamaraty. Segundo Carlos Cozendey, a OMC reconheceu que a Indonésia colocava limitações sem justificativa a importações de frango do Brasil.

A autoridade do Itamaraty disse ainda acreditar que o Brasil poderá iniciar ano que vem a exportação de carne de frango à Indonésia.

De acordo com o governo brasileiro, há um mercado potencial de exportação de carne de frango do Brasil de 70 milhões de dólares ao ano para o país asiático.

O Brasil é o maior exportador global de carne de frango. No ano passado, as exportações brasileiras do produto somaram 4,384 milhões de toneladas, com receita de 6,848 bilhões de dólares, de acordo com dados da ABPA.

Leia Também