Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Assine a Newsletter

Agricultura

Custo de produção da soja apresenta aumento

17 AGO 15 - 12h:50Da redação

A Embrapa Agropecuária Oeste divulga Comunicado Técnico sobre Viabilidade econômica da cultura da soja na safra 2015/2016, em Mato Grosso do Sul, de autoria de Alceu Richetti. Os estudos econômicos foram realizados em relação a três variedades distintas de soja. O documento revela um aumento médio de 14% no custo de produção.

No documento estão identificadas as quantidades de insumos, as operações agrícolas, a gestão da propriedade, assim como as produtividades, os ganhos obtidos com essa produção e a eficiência produtiva. A partir da confrontação dos custos de produção observados e do rendimento médio obtido com o cultivo da soja foi analisada a eficiência econômica da produção.

Os resultados da pesquisa revelam que na safra 2015/2016, o custo de produção da soja convencional é maior que o da soja transgênica RR1 (primeira geração da soja transgênica - Roundup Ready) e menor que o da soja transgênica RR2 (segunda geração da soja transgênica - Roundup Ready).

"Em relação à safra 2014/2015, o custo de produção da safra 2015/2016 verificado mostra aumento de 14,4% para a soja convencional, de 14% para a soja RR1 e de 13,6% para a soja RR2, o que leva o produtor a desembolsar mais dinheiro para conduzir a atividade. Em termos de eficiência, a soja RR1 tem ligeira vantagem sobre a soja convencional e a soja RR2, na maioria das condições de favorabilidade, tanto nas variações de preços quanto de quantidades produzidas", explica Richetti.

Durante o "Encontro de avaliação da safra da soja 2014/2015 e perspectivas para 2015/2016, em Mato Grosso do Sul", realizado em abril, desse ano, foi apresentada uma estimativa, com base na variação cambial, de aumento do custo de produção de soja de até 30%. "Apesar da valorização do dólar, esse aumento total previsto no custo não ocorreu. Porém, houve um aumento num patamar bem mais baixo, sendo em média de 14%", explica Alceu.

DICAS

Alceu ressalta ainda a importância do planejamento da atividade rural e explica "o produtor deve anotar detalhadamente tudo o que for investido, pois somente assim poderá calcular corretamente o seu custo de produção. Esses dados precisam estar organizados para o sucesso da atividade no longo prazo", acrescenta.

Outra dica do especialista se refere a pesquisa de preço dos insumos que serão utilizados, um trabalho necessário e que exige dedicação. "O orçamento pode ser feito com base no princípio ativo dos produtos utilizados e não somente com olhar voltado para marca. Existem produtos similares de qualidade e que muitas vezes são mais baratos, apesar de não serem muito conhecidos e isso pode impactar positivamente o custo de produção da lavoura", explica.

Outra orientação importante é o acompanhamento dos preços da soja no mercado de futuro. "Essas informações possibilitam ao agricultor fazer um planejamento completo da safra", destacou Alceu.

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Redução do preço da energia solar tem sido vertiginosa, diz EPE
BRASIL

Redução do preço da energia solar tem sido vertiginosa, diz EPE

Brasil e Índia assinam acordos em tecnologia, energia e segurança
RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Brasil e Índia assinam acordos em tecnologia, energia e segurança

Brasil articula criação de centro de aprimoramento de gado leiteiro na Índia
MISSÃO

Brasil quer aprimorar gado leiteiro na Índia

Geração de emprego foi a maior em seis anos
CAGED

Geração de emprego foi a maior em seis anos

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião