Campo Grande - MS, segunda, 20 de agosto de 2018

Hortifrutigranjeiros

Batata e alface registram
menores preços nas gôndolas

Levantamento é feito mensalmente pela Conab e aponta variação de preços

19 OUT 2017Por ALINE OLIVEIRA10h:07

O boletim mensal divulgado nesta quinta-feira (19),  pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) referente ao mês de setembro, apontou que as hortaliças com menores preços foram batata, cebola e alface. 

O levantamento feito em sete estados demonstrou que os produtos citados diminuiram  o valor em até 30%, contribuindo para economia do orçamento  doméstico. Outro fator que contribuiu para esta redução foi o aumento da oferta nos centros produtores de hortifrutigranjeiros, como Goiás, Paraná e São Paulo.

VILÃO

Em contrapartida, o preço das frutas comercializadas nas Centrais de Abastecimentos chegaram a registrar elevação de 164%, com destaque para o mamão, enquanto que a melancia subiu 25% e a banana nanica 23%. Entre os fatores que podem ter contribuído para a elevação dos valores estão as altas temperaturas e baixa quantidade de chuvas, que impactam no desenvolvimento e qualidade dos frutos. 

Colaborando para esta afirmação, as espécies que demandam cultivo protegido e controlado como nectarina, ameixa, caju, manga, coco e morango ficaram até 38% mais baratas. 

O monitoramento mensal dos produtos hortifrutigranjeiros é feito mensalmente pelo Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortifrutigranjeiro (Prohort), a partir de informações oferecidas por grandes mercados atacadistas do país.

A pesquisa é realizada nos principais entrepostos de sete estados, mais o Distrito Federal.

 

Leia Também