A bancada federal sul-mato-grossense definiu, na semana passada, como prioridade na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2019 do governo federal três obras que vão contribuir para o crescimento econômico do Estado. São empreendimentos que podem garantir investimentos federais de até R$ 1,125 bilhão durante sua execução.
Foi definido que, entre as prioridades, estão a construção de trecho da BR-419, entre Rio Verde e Aquidauana, com extensão de 228 quilômetros e custo estimado em R$ 409 milhões; bem como a continuação das obras de pavimentação da MS-165, a Rodovia Sul-Fronteira, com investimento total de R$ 500 milhões, de acordo com o Plano Plurianual do governo federal elaborado em 2016.
Outro empreendimento é a construção da ponte sobre o Rio Paraguai, que integra o Corredor Bioceânico. A obra vai ligar as cidades de Porto Murtinho (MS) e Carmelo Peralta, no Paraguai – com custo estimado de R$ 116 milhões e extensão de 500 metros, segundo projeto de engenharia elaborado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit).
Estas obras estão em três emendas da bancada, definidas em reunião na quarta-feira passada (20), sob a coordenação do senador Valdemir Moka (MDB). As emendas devem ser apresentadas hoje.
Educação e segurança
A construção de prédio para o curso de Veterinária, no campus de Paranaíba, é outro projeto sul-mato-grossense na área de educação que constará da LDO 2019.
Também a bancada definiu como prioridade o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteira (Sisfron), que foi anunciado pelo governo federal, mas não andou por falta de recursos. O sistema servirá de apoio tecnológico ao trabalho do Exército na vigilância permanente de áreas nas regiões fronteiriças com o Paraguai e a Bolívia.
PONTE
Até o fim de julho, o governo do Paraguai deve dar a ordem de serviço para começar a pavimentação de 277 quilômetros da Rodovia Transchaco, que liga Carmelo Peralta, na divisa com Porto Murtinho (MS), a Loma Plata, no Departamento de Boquerón. A obra é importante para viabilizar a Rota Bioceânica, com extensão de 1.950 quilômetros, que vai interligar Mato Grosso do Sul aos portos no Oceânico Pacífico, cruzando Paraguai, Argentina e Chile. Segundo o governo do Estado, quando for licitado, o projeto terá prazo de execução de dois anos.
O governador Reinaldo Azambuja destacou a importância da rota em evento recente na Capital. “Nos próximos dias, nós vamos estar em Carmelo Peralta, município vizinho a Porto Murtinho, dando ordem de serviço do governo paraguaio a uma rota que vai fazer toda a travessia do Paraguai, ligando a Salto, na
Argentina, e daí para frente, atravessando a Cordilheira dos Andes e chegando também aos portos do Pacífico, por meio de uma rota bioceânica rodoviária. Então, eu vejo um horizonte extremamente promissor, principalmente para Campo Grande, que será um grande hub do transporte de riquezas, tanto para saída de produtos brasileiros quanto para entrada das importações que nós fazemos, dos países dos quais nós temos a demanda de importação de alimentos e outros produtos manufaturados e industriais”, frisou.