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Yamaha Fazer 250 ABS incorpora uma instigante pitada de esportividade

Yamaha Fazer 250 ABS incorpora uma instigante pitada de esportividade

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A Fazer 250 é fruto de um dos projetos mais acertados da Yamaha no Brasil e ajudou a marca a ganhar espaço no mercado nacional. A moto teve significativas mudanças no fim do ano passado, que reforçaram as mesmas características das versões anteriores, agora com um leve toque de esportividade, mas sem perder seu caráter urbano. Está mais rápida e ágil, porém, penalizou um pouco do conforto para longos trajetos.

As duas novidades são fáceis de se explicar: um novo chassi mais leve, que encurtou a moto, e a posição das pedaleiras um pouco recuadas, com o guidão em posição mais alta. A mistura  acabou deixando a posição de pilotagem ligeiramente indefinida, o que fica sensível após períodos mais longos de pilotagem. Se a ideia era dar mais esportividade, o recuo das pedaleiras faz sentido, mas o guidão mais alto vai na direção contrária disso.

Apesar dessa indefinição quanto à posição de pilotagem da nova Fazer 250, continua sendo um grande prazer conduzi-la, sobretudo em trechos sinuosos, seja no trânsito, seja na estrada, pois está mais fácil de se mudar a moto de direção rapidamente. Somam-se a isso as respostas do acelerador mais vigorosas, fruto de uma faixa de torque mais bem distribuída e que surge já em rotações mais baixas.

Os engenheiros indianos, japoneses e brasileiros que trabalharam para mudar a moto conseguiram colocar elementos que surpreendem, aperfeiçoam e de fato renovam a moto, o que parecia difícil de acontecer.

Além da melhora sensível na agilidade e nas respostas e das pequenas mudanças técnicas no motor, o baixo consumo em uso normal impressiona. Com gasolina, a média de consumo ficou em 37,8 km/l, rodando boa parte em estradas simples e rodovias, sempre próximo do limite de velocidade de 120 km/h. O tanque de combustível, que agora tem capacidade para 14 litros (o anterior era de 18,5 litros) admite autonomia fácil para além dos 400 quilômetros.

Apesar de não ter sido feito nenhuma modificação no motor, dois itens são novos e fundamentais para que o desempenho da moto continuasse a ser destaque, sobretudo com o torque avantajado, mais presente em baixas rotações. O primeiro é a caixa de ar maior, que alimenta melhor a mistura ar/combustível. O segundo é o escapamento, que permite melhor fluxo de gazes na saída e gera um ronco mais grave e encorpado. As duas mudanças deram à moto 0,6 cavalos de potência, o que é pouco perceptível na velocidade final, mas muito sensível nas respostas em rotações mais baixas.

Não mexer no motor da moto foi uma decisão conservadora da fábrica, que não quis colocar em risco a confiabilidade e resistência do projeto atual. Com um cilindro, arrefecimento misto (ar e óleo), 249,5 cm³ de capacidade, duas válvulas acionadas por comando simples no cabeçote (Single Over Head Camshaft – Sohc) que gera 21,3 cavalos (gasolina) e 21,5 cavalos (etanol), ambos atingidos a 8.000 rpm e torque de 2,1 kgf.m a 6.500 rpm independentemente do combustível ou da mistura que estiver no tanque.

O maior responsável por todas as mudanças na Yamaha Fazer 250 é o novo chassi, que está 4 quilos mais leve e agora é do tipo diamante, com o motor fazendo parte da estrutura (era de berço duplo). 
Fabricado em tubos de aço, o chassi manteve a boa rigidez do conjunto e atua positivamente para o equilíbrio e controle absolutos da moto em manobras rápidas ou em baixa velocidade. A rapidez e agilidade nas mudanças de direção se explicam pela diminuição no ângulo de caster e no trail, que agora são de 24,5 graus e 98 milímetros (26,5 graus e 104 milímetros na Fazer 250 anterior), respectivamente.

Com ABS de série na versão única, os freios atendem corretamente à necessidade da moto com os discos nas duas rodas (282 mm na dianteira e 220 mm na traseira). Já as suspensões melhoraram muito. O sistema copia e absorve bem as irregularidades do piso, sem transmitir desconforto ao piloto, e mantém os pneus grudados a ele em todas as condições. As rodas de liga leve vêm com pneus Pirelli Sport Demon, que oferecem um rodar macio e boa aderência em qualquer condição.

A Yamaha demorou para fazer mudanças significativas na Fazer 250, mas valeu a pena esperar. A marca manteve o que a moto tinha de melhor, melhorou itens que necessitavam de mudança e modernizou o produto para dar-lhe mais longevidade. O preço sugerido para a Fazer 250 é de R$ 15.290,00.

LANÇAMENTO

Nova S10 chega mais potente e inicia sua pré-venda com preço a partir de R$281.900

Com três versões inicialmente, a picape tem motor mais potente que o anterior e novo câmbio automático de 8 velocidades

05/04/2024 17h50

Nova S10 High Country tem preço a partir de R$302.900 Foto: Divulgação

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Já era esperada desde o início do ano, e depois de diversos flagras, a Chevrolet mostrou a picape sem disfarces. 
A montadora já divulgou que terá versão cabine simples e no chassis, porém, a pré-venda é somente para Z71, LTZ e High Country inicialmente, em breve as outras versões estarão disponíveis para venda, inclusive com desconto para frotista e produtor rural. 
 

A traseira da S10 ficou robusta, lembrando a Silverado

As mudanças começam pelo design e se estendem ao conjunto mecânico, bem como ao pacote tecnológico e de conectividade. O interior foi revisado, com a inclusão do novo sistema multimídia Chevrolet MyLink, combinado com o painel de instrumentos digital.

“O segmento de picapes é o que mais cresce no Brasil; um a cada cinco veículos vendidos no país tem caçamba. A Nova S10 estreia como o modelo mais inovador desta categoria e ainda tem a chancela da Chevrolet, líder global no desenvolvimento de caminhonetes”, destaca Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul.

Toda a linha 2025 vem equipada com o novo motor Duramax 2.8 turbodiesel de 207 cavalos e pacote off-road. Outra novidade é a oferta da transmissão automática de oito marchas. 

A estreia da Nova S10 completa a renovação do portfólio de picapes da Chevrolet, composto pela Nova Montana (médio-compacta) e a Nova Silverado (full-size premium).

Z71 a partir de R$281.900

A versão Z71, a grade, retrovisores e maçanetas são pretos, as lanternas escurecidas, estribo e santantônio tubulares e pneus de uso misto.
Versão Z71 tem um estilo mais fora de estrada

LTZ a partir de R$292.800

Na LTZ, o acabamento é mais sóbrio, com elementos na mesma cor da carroceria e rodas com acabamento exclusivo.

LTZ tem um estilo monocromático

High Country a partir de R$302.900

Já a High Country diferencia-se pelo santantônio esportivo e cromados bem ao estilo norte-americano.

A versão tipo, High Country já destaca os cromados

Para o motorista, as novidades começam pelo volante, da mesma família da Silverado. Além da tradicional regulagem de altura, agora a coluna de direção tem ajuste de profundidade.

A nova S10 herda também o conceito de cockpit virtual, presente em lançamentos globais da General Motors. Entretanto, o conjunto traz recursos exclusivos para a caminhonete.


 

A nova geração do motor Duramax 2.8 turbodiesel de quatro cilindros traz avanços de hardware e software, leva a picape aos 100 km/h em 9,4 s. 

 De acordo com o Inmetro, a Nova S10 automática a diesel percorre 11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade, médias até 13% melhores.

O motor, que agora entrega 207 cavalos e 52 kgfm de torque, trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial de oito marchas. O novo câmbio AT8 de última geração é o mesmo que equipa a Colorado norte-americana, porém, com calibração customizada para o uso que o brasileiro faz deste tipo de picape.

Pode se dizer que agora a S10 está páreo para a briga. 

 

 

Delivery com atitude

Peugeot mostra as novidades em sua linha 2024 de veículos utilitários

A marca aproveitou a Smart City Expo Curitiba para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável

02/04/2024 09h37

Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários Divulgação

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O Smart City Expo Curitiba foi realizado nos dias 20 e 22 de março na capital paranaense e reuniu especialistas de várias áreas para compartilhar ideias sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e as pessoas.

A Peugeot aproveitou o evento para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável e para divulgar as estratégias relacionadas a sua linha de veículos utilitários leves, que inclui a multivan compacta Partner Rapid (flex), o furgão médio Expert (a combustão ou elétrico) ou as três variações do furgão grande Boxer (em versões cargo, furgão e agora minibus).

A Peugeot é atualmente a quarta marca que mais vende vans comerciais no mercado brasileiro, com veículos térmicos e elétricos – com quase 20% de participação desde 2022 no segmento de vans elétricas.

Além de sua gama de produtos, a Peugeot oferece aos clientes a possibilidade de mais de 17 tipos de personalização de seus utilitários por meio de versões transformadas com parceiros homologados pela montadora – disponibiliza de ambulâncias a veículos refrigerados.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Uma das novidades da marca francesa é o lançamento de sua nova plataforma de conectividade para frotas, batizada de MyPeugeot PRO (powered by UConnect Stellantis).

E a novidade chegará ao mercado por meio do Peugeot Boxer, modelo 2024/2024 – o primeiro veículo da marca francesa com módulo de telemetria embarcado –, o que lhe garante conectividade de série e original de fábrica.

Com uma ofensiva consistente no segmento de veículos utilitários leves (VULs), a Peugeot pretende agora oferecer praticidade ao cliente profissional.

O MyPeugeot PRO é uma ferramenta digital de gestão de frotas que traz vários benefícios e funcionalidades.

A plataforma entrega um grande número de dados em tempo real, o que possibilita melhor tomada de decisões, maior controle de fluxo, otimização de atividades, aumento de produtividade e, por consequência, mais rentabilidade para o negócio – independentemente do porte.

As funcionalidades se concentram em quatro pontos centrais: gestão de frotas, rastreabilidade, recuperação veicular e comportamento do motorista, fornecendo relatórios completos para cada um deles.

O MyPeugeot PRO está disponível para os proprietários do Boxer a partir do modelo 2024/2024 sem qualquer custo adicional nos primeiros 12 meses, e a ativação da ferramenta é rápida e sem complicações.

Com isso, a marca espera contribuir com a otimização de gastos operacionais e o Custo Total de Propriedade, além de fortalecer a relação de confiança com seus clientes profissionais.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Outra novidade da marca francesa no Smart City Expo Curitiba foi a Partner Retrofit, uma unidade da multivan Partner resultado do projeto em parceria com o programa Senai A3 do Rota 2030, que visa a conversão de veículos comerciais leves a combustão para propulsão 100% elétrica, assegurando a qualidade da transformação por meio do uso de equipamento com parceiros homologados pela fábrica.

A proposta representa uma solução de mobilidade sustentável, com emissão zero e acessível.

O processo de conversão passa por algumas etapas, incluindo o estudo do produto, a remoção do “powertrain” a combustão, a instalação do kit de transformação e do conjunto de baterias no compartimento de carga (para evitar adaptação da estrutura).

Depois, faz testes para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes dos veículos. Além do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a iniciativa conta com parceria das empresas WEG e FuelTech.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

Desde dezembro de 2021, o e-Expert, primeiro utilitário 100% elétrico da Peugeot no país, tornou-se um importante passo da ofensiva elétrica da marca do leão no Brasil.

Com 330 quilômetros de autonomia (pelo ciclo WLTP) e 289 quilômetros (pelo Inmetro) e muita versatilidade, o modelo constitui uma oferta diferenciada no segmento de furgões médios.

O visual da versão 100% elétrica é basicamente o mesmo dos demais integrantes da linha.

Externamente, a mudança está na introdução do ponto de recarga, enquanto na lateral esquerda da carroceria, um monograma indica se tratar de um veículo elétrico.

O modelo é atualmente um sucesso comercial entre os clientes que buscam zerar as emissões de sua frota.

Tem como base a plataforma modular de multienergia EMP2, o que permitiu preservar o volume útil da versão a combustão, pois a bateria foi colocada abaixo do assoalho do veículo.

O utilitário é oferecido em versão única, com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e conversor de 11 kW trifásico.

A energia entregue pelas baterias também é responsável pelo desempenho dos equipamentos disponíveis no modelo.

Em carregadores DC de 100 kW, o modelo consegue fazer sua carga em 45 minutos (de zero a 80% da bateria).

O motor elétrico do e-Expert gera 136 cavalos de potência (100 kW) e 26,5 kgfm de torque imediato.

O modelo dispõe de três modos de condução: “Eco”, voltado para o consumo de energia, “Normal”, para um melhor compromisso entre autonomia e performance, e “Power”, que prioriza o desempenho utilizando o máximo de potência e torque.

Na linha Boxer, a novidade exposta no evento Smart City foi a versão minibus.

Com capacidade para 16 (na Executive) a 18 (na Comfort) pessoas, traz uma lista de equipamentos de série, com destaque para o ar-condicionado dianteiro e traseiro, o assistente de partida em rampa, o sistema start&stop e o controle de estabilidade.

A configuração Executive permitiu a elevação do assoalho na cabine dos passageiros para aumentar a área de bagagem, com capacidade para até mil litros.

O motor 2.2 Turbo Diesel BlueHDi, de 140 cavalos e 34,7 kgfm de torque, atende às normas do Proconve L7.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

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