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Volkswagen T-Cross

A versão 250TSI Highline é a mais equipada do modelo, que entrou na briga pela liderança do segmento de SUVs compactos

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Demorou mais do que a Volkswagen esperava, mas o T-Cross finalmente entrou na disputa pela liderança entre os utilitários esportivos compactos. Em outubro, pela primeira vez, o SUV produzido a partir da plataforma MQB-A0, a mesma do hatch Polo e do sedã Virtus, ultrapassou a barreira das 5 mil unidades foram exatos 5.084 emplacamentos. Assim, deixou para trás o Ford Ecosport e o Honda HR-V e colou nos líderes Hyundai Creta (5.324), Nissan Kicks (5.550 unidades) e Jeep Renegade (6.680 unidades). Na versão mais básica, o T-Cross parte de R$ 84.990 com motor 1.0 200TSI de até 128 cavalos e câmbio manual. Na top 250TSI Highline, a Volkswagen oferece o modelo por preços a partir de R$ 109.990. Com todos os opcionais e pintura bicolor, o T-Cross Highline pode chegar até R$ 128.630, já próximo da faixa dos SUVs médios, como o Jeep Compass. O preço elevado aparentemente foi um obstáculo no crescimento das vendas do T-Cross. Em um segmento que reúne tantos modelos atraentes e atualizados, qualquer diferença na etiqueta de preço pode ser um fator importante na decisão de compra.

A VW caprichou bastante no desenho do T-Cross. Por fora, é ligeiramente menor que os rivais Creta, Kicks e Renegade. Contudo, com suas formas robustas, o entre-eixos grande herdado do Virtus e as colunas traseiras largas, o crossover parece maior do que realmente é. A frente alta é dominada pela grade ampla, ladeada por faróis em leds com luzes diurnas de mesma tecnologia. O para-choque frontal traz faróis de neblina destacados e uma barra cinza com o nome T-Cross em baixo-relevo. As portas traseiras grandes reforçam a impressão de maior tamanho e facilitam o acesso ao interior. As rodas de liga leve aro 17 polegadas com acabamento cinza são elegantes. A linha de cintura alta e o teto reto reforçam o estilo SUV do crossover, que ostenta na traseira grandes lanternas em leds, unidas por uma ponte de refletores estendida transversalmente. A tampa do bagageiro tem um defletor de ar envolvente, com acabamento preto.

O motor da versão 250TSI Highline é um 1.4 de quatro cilindros flex com turbocompressor, que entrega 150 cavalos a 4.500 rpm e 25,5 kgfm em 1.500 rpm, com qualquer combustível. Também é adotado no Tiguan Allspace e no Jetta. O TSI segue a tendência do downsizing e adota a injeção direta o combustível é injetado sob alta pressão diretamente na câmara de combustão. A tecnologia permite maior pulverização do combustível, o que melhora a combustão e colabora para menor consumo. E o turbo aumenta a massa de ar admitida pelo motor para seu funcionamento ao comprimir esse ar. Parâmetros como potência, torque e eficiência são aumentados em comparação a um motor de mesma cilindrada com aspiração natural.

Em termos de equipamentos, todos os T-Cross vêm com controle de estabilidade (ESC), seis airbags, freios a disco nas quatro rodas com ABS, bloqueio eletrônico do diferencial, direção elétrica e ajuste de altura e distância para o volante, assistente para partida em rampas (Hill Hold), sensores traseiros de estacionamento, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis, faróis com função Coming & Leaving que se mantém acesos alguns segundos após o carro ser desligado, para que o motorista tenha luz para entrar em casa , de neblina com função cornering que ilumina mais a direção para onde o volante está apontado , luzes de condução diurna e lanternas em leds, banco dianteiro do passageiro com encosto rebatível, suporte para smartphone com entrada USB, travas e vidros elétricos e volante multifuncional. As configurações automáticas acrescentam controle de velocidade, apoio de braço central com porta-objetos, volante multifuncional revestido de couro, paddles shifts, duas entradas USB para o banco de trás, saída traseira de ar-condicionado e sistema de som Composition Touch com tela colorida sensível ao toque de 6,5 polegadas e App-Connect. Na versão Highline, o modelo incorpora iluminação ambiente em leds, sistema start-stop, partida sem o uso de chave, retrovisores com rebatimento automático, sensores de chuva e crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico, bancos revestidos em couro e detector de fadiga do motorista. Opcionalmente, pode agregar cluster digital, central Discover Media, comando de voz, entrada USB no console central e seletor dos modos de condução, pintura de carroceria em dois tons, assistente de estacionamento, faróis full-leds, som Beats e teto solar panorâmico Sky View, com persiana elétrica.

O T-Cross é um produto estratégico para a Volkswagen do Brasil. A marca alemã já avisou que pretende crescer gradativamente em vendas para, em 2020, voltar a disputar a liderança nacional do mercado automotivo, atualmente ocupada pela General Motors. Para atingir essa meta, é fundamental oferecer um produto bem acertado no segmento que mais evolui no mercado local. Em termos estéticos, dinâmicos e tecnológicos, o T-Cross já consegue se equiparar aos concorrentes. Mas, ao chegar ao mercado, inicialmente apenas na versão top 250TSI Highline, o crossover da Volkswagen logo pegou fama de ser caro. Para embalar de vez as vendas, talvez uma estratégia interessante fosse manter os preços para, assim, ganhar mais competitividade, na medida em que os principais rivais se tornem mais caros em suas linhas 2020/2021.

Experiência a bordo: Tecnologias com estilo
O T-Cross Highline une o porte de SUV compacto com um pacote tecnológico típico do segmento médio. Na versão avaliada, dotada de todos os pacotes de opcionais, estão presentes o assistente de estacionamento Park Assist 3.0, o teto solar panorâmico, os faróis full-led, o som premium Beats com subwoofer e o acabamento em couro. Apesar de ser um conteúdo bastante completo, pelos R$ 126.240 pedidos por essa versão cheia de opcionais, poderiam estar presentes alguns sistemas de segurança semi-autônomos que andam em moda na indústria automotiva, como o alerta de colisão, o assistente de faixa e o piloto automático adaptativo.

O espaço é generoso para um SUV compacto o entre-eixos de 2,65 metros resulta em boa área livre para quem viaja no banco traseiro. A posição de dirigir elevada agrada aos fãs do segmento. Em termos de acabamento, o predomínio dos tons claros e a mistura de texturas no painel é agradável, no entanto, o acabamento adota predominantemente plásticos duros. Os bancos em couro que mesclam tons de cinza claro e cinza escuro agradam pelo visual e pelo conforto. Há duas entradas USB e difusores de ar para quem viaja atrás. Os pedais esportivos são estilosos e refinados, porém, o suporte para celular dá ao habitáculo um aspecto um tanto proletário, inusitado em uma versão topo de linha mas pode ser facilmente removido. O porta-malas de 373 litros se amplia com ajuste do encosto para 420 litros.

Impressões ao dirigir: Na melhor forma
O T-Cross Highline 250 TSI, com preços de R$ 110 mil a quase R$ 130 mil, não é feito para vender muito. Essa configuração do crossover compacto da Volkswagen foi desenvolvida para andar bem e impressionar dinamicamente. Com 150 cavalos e 25,5 kgfm, o motor é bastante elástico. Com a opção de quatro modos de condução Normal, Ecológico, Esportivo e Individual , é possível de se explorar diferentes aspectos do powertrain. Mesmo no modo Eco, o crossover de quase 1.300 quilos responde bem nas retomadas e não vacila nas ultrapassagens. Já no modo Sport e com o recurso de se fazer as mudanças manuais do câmbio Tiptronic de 6 marchas em paddles shifts, o potencial de dirigir esportivamente é ampliado. O bom torque em baixas rotações, principal característica dos motores TSI, mostra seu valor no T-Cross com vigor. O câmbio automático tem relações longas e não é tão rápido nas trocas, mas permite uma tocada esportiva.

A dinâmica do T-Cross Highline é próxima à de um carro de passeio. A direção elétrica é adaptativa enrijece em altas velocidades, dando uma boa sensação de controle ao carro, e se torna extremamente leve nas manobras de estacionamento. Os freios bem dimensionados são precisos. A suspensão é macia, ajustada para oferecer conforto e atenuar a buraqueira das ruas. Um efeito colateral dessa opção é alguma inclinação da carroceria nas curvas e nos desvios rápidos de trajetória, típica de modelos altos e com suspensão elevada. O Park Assist 3.0 oferece auxílio para estacionar em vagas perpendiculares e com 45 graus. A função faz as manobras de saída e pode até frear o carro mesmo quando quem está no comando é o motorista, caso o sistema perceba o risco de uma colisão.

Ficha técnica: Volkswagen T-Cross Highline 250TSI 2020
Motor quatro cilindros, turbo, flex, 1.395 cm³
Potência
150 cavalos a 4.500 rpm
Torque 25,5 kgfm a 1.500 rpm
Transmissão Automática de 6 marchas com mudanças na alavanca e no volante
Tração Dianteira
Suspensão Dianteira com McPherson e traseira com eixo de torção
Direção Elétrica
Freios Disco nas quatro rodas com ABS e EDB
Rodas/Pneus Liga leve aro 17 com pneus 205/55 R17
Carroceria Utilitário esportivo com quatro portas e cinco lugares
Dimensões 4,20 metros de comprimento, 1,75 metro de largura (sem retrovisores), 1,57 metro de altura e 2,65 metros de entre-eixos
Peso em ordem de marcha
1.292 kg
Tanque 52 litros
Porta-malas 373/420 litros
Preço R$ 126.240 (versão avaliada)

 

LANÇAMENTO

Nova S10 chega mais potente e inicia sua pré-venda com preço a partir de R$281.900

Com três versões inicialmente, a picape tem motor mais potente que o anterior e novo câmbio automático de 8 velocidades

05/04/2024 17h50

Nova S10 High Country tem preço a partir de R$302.900 Foto: Divulgação

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Já era esperada desde o início do ano, e depois de diversos flagras, a Chevrolet mostrou a picape sem disfarces. 
A montadora já divulgou que terá versão cabine simples e no chassis, porém, a pré-venda é somente para Z71, LTZ e High Country inicialmente, em breve as outras versões estarão disponíveis para venda, inclusive com desconto para frotista e produtor rural. 
 

A traseira da S10 ficou robusta, lembrando a Silverado

As mudanças começam pelo design e se estendem ao conjunto mecânico, bem como ao pacote tecnológico e de conectividade. O interior foi revisado, com a inclusão do novo sistema multimídia Chevrolet MyLink, combinado com o painel de instrumentos digital.

“O segmento de picapes é o que mais cresce no Brasil; um a cada cinco veículos vendidos no país tem caçamba. A Nova S10 estreia como o modelo mais inovador desta categoria e ainda tem a chancela da Chevrolet, líder global no desenvolvimento de caminhonetes”, destaca Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul.

Toda a linha 2025 vem equipada com o novo motor Duramax 2.8 turbodiesel de 207 cavalos e pacote off-road. Outra novidade é a oferta da transmissão automática de oito marchas. 

A estreia da Nova S10 completa a renovação do portfólio de picapes da Chevrolet, composto pela Nova Montana (médio-compacta) e a Nova Silverado (full-size premium).

Z71 a partir de R$281.900

A versão Z71, a grade, retrovisores e maçanetas são pretos, as lanternas escurecidas, estribo e santantônio tubulares e pneus de uso misto.
Versão Z71 tem um estilo mais fora de estrada

LTZ a partir de R$292.800

Na LTZ, o acabamento é mais sóbrio, com elementos na mesma cor da carroceria e rodas com acabamento exclusivo.

LTZ tem um estilo monocromático

High Country a partir de R$302.900

Já a High Country diferencia-se pelo santantônio esportivo e cromados bem ao estilo norte-americano.

A versão tipo, High Country já destaca os cromados

Para o motorista, as novidades começam pelo volante, da mesma família da Silverado. Além da tradicional regulagem de altura, agora a coluna de direção tem ajuste de profundidade.

A nova S10 herda também o conceito de cockpit virtual, presente em lançamentos globais da General Motors. Entretanto, o conjunto traz recursos exclusivos para a caminhonete.


 

A nova geração do motor Duramax 2.8 turbodiesel de quatro cilindros traz avanços de hardware e software, leva a picape aos 100 km/h em 9,4 s. 

 De acordo com o Inmetro, a Nova S10 automática a diesel percorre 11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade, médias até 13% melhores.

O motor, que agora entrega 207 cavalos e 52 kgfm de torque, trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial de oito marchas. O novo câmbio AT8 de última geração é o mesmo que equipa a Colorado norte-americana, porém, com calibração customizada para o uso que o brasileiro faz deste tipo de picape.

Pode se dizer que agora a S10 está páreo para a briga. 

 

 

Delivery com atitude

Peugeot mostra as novidades em sua linha 2024 de veículos utilitários

A marca aproveitou a Smart City Expo Curitiba para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável

02/04/2024 09h37

Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários Divulgação

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O Smart City Expo Curitiba foi realizado nos dias 20 e 22 de março na capital paranaense e reuniu especialistas de várias áreas para compartilhar ideias sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e as pessoas.

A Peugeot aproveitou o evento para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável e para divulgar as estratégias relacionadas a sua linha de veículos utilitários leves, que inclui a multivan compacta Partner Rapid (flex), o furgão médio Expert (a combustão ou elétrico) ou as três variações do furgão grande Boxer (em versões cargo, furgão e agora minibus).

A Peugeot é atualmente a quarta marca que mais vende vans comerciais no mercado brasileiro, com veículos térmicos e elétricos – com quase 20% de participação desde 2022 no segmento de vans elétricas.

Além de sua gama de produtos, a Peugeot oferece aos clientes a possibilidade de mais de 17 tipos de personalização de seus utilitários por meio de versões transformadas com parceiros homologados pela montadora – disponibiliza de ambulâncias a veículos refrigerados.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Uma das novidades da marca francesa é o lançamento de sua nova plataforma de conectividade para frotas, batizada de MyPeugeot PRO (powered by UConnect Stellantis).

E a novidade chegará ao mercado por meio do Peugeot Boxer, modelo 2024/2024 – o primeiro veículo da marca francesa com módulo de telemetria embarcado –, o que lhe garante conectividade de série e original de fábrica.

Com uma ofensiva consistente no segmento de veículos utilitários leves (VULs), a Peugeot pretende agora oferecer praticidade ao cliente profissional.

O MyPeugeot PRO é uma ferramenta digital de gestão de frotas que traz vários benefícios e funcionalidades.

A plataforma entrega um grande número de dados em tempo real, o que possibilita melhor tomada de decisões, maior controle de fluxo, otimização de atividades, aumento de produtividade e, por consequência, mais rentabilidade para o negócio – independentemente do porte.

As funcionalidades se concentram em quatro pontos centrais: gestão de frotas, rastreabilidade, recuperação veicular e comportamento do motorista, fornecendo relatórios completos para cada um deles.

O MyPeugeot PRO está disponível para os proprietários do Boxer a partir do modelo 2024/2024 sem qualquer custo adicional nos primeiros 12 meses, e a ativação da ferramenta é rápida e sem complicações.

Com isso, a marca espera contribuir com a otimização de gastos operacionais e o Custo Total de Propriedade, além de fortalecer a relação de confiança com seus clientes profissionais.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Outra novidade da marca francesa no Smart City Expo Curitiba foi a Partner Retrofit, uma unidade da multivan Partner resultado do projeto em parceria com o programa Senai A3 do Rota 2030, que visa a conversão de veículos comerciais leves a combustão para propulsão 100% elétrica, assegurando a qualidade da transformação por meio do uso de equipamento com parceiros homologados pela fábrica.

A proposta representa uma solução de mobilidade sustentável, com emissão zero e acessível.

O processo de conversão passa por algumas etapas, incluindo o estudo do produto, a remoção do “powertrain” a combustão, a instalação do kit de transformação e do conjunto de baterias no compartimento de carga (para evitar adaptação da estrutura).

Depois, faz testes para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes dos veículos. Além do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a iniciativa conta com parceria das empresas WEG e FuelTech.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

Desde dezembro de 2021, o e-Expert, primeiro utilitário 100% elétrico da Peugeot no país, tornou-se um importante passo da ofensiva elétrica da marca do leão no Brasil.

Com 330 quilômetros de autonomia (pelo ciclo WLTP) e 289 quilômetros (pelo Inmetro) e muita versatilidade, o modelo constitui uma oferta diferenciada no segmento de furgões médios.

O visual da versão 100% elétrica é basicamente o mesmo dos demais integrantes da linha.

Externamente, a mudança está na introdução do ponto de recarga, enquanto na lateral esquerda da carroceria, um monograma indica se tratar de um veículo elétrico.

O modelo é atualmente um sucesso comercial entre os clientes que buscam zerar as emissões de sua frota.

Tem como base a plataforma modular de multienergia EMP2, o que permitiu preservar o volume útil da versão a combustão, pois a bateria foi colocada abaixo do assoalho do veículo.

O utilitário é oferecido em versão única, com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e conversor de 11 kW trifásico.

A energia entregue pelas baterias também é responsável pelo desempenho dos equipamentos disponíveis no modelo.

Em carregadores DC de 100 kW, o modelo consegue fazer sua carga em 45 minutos (de zero a 80% da bateria).

O motor elétrico do e-Expert gera 136 cavalos de potência (100 kW) e 26,5 kgfm de torque imediato.

O modelo dispõe de três modos de condução: “Eco”, voltado para o consumo de energia, “Normal”, para um melhor compromisso entre autonomia e performance, e “Power”, que prioriza o desempenho utilizando o máximo de potência e torque.

Na linha Boxer, a novidade exposta no evento Smart City foi a versão minibus.

Com capacidade para 16 (na Executive) a 18 (na Comfort) pessoas, traz uma lista de equipamentos de série, com destaque para o ar-condicionado dianteiro e traseiro, o assistente de partida em rampa, o sistema start&stop e o controle de estabilidade.

A configuração Executive permitiu a elevação do assoalho na cabine dos passageiros para aumentar a área de bagagem, com capacidade para até mil litros.

O motor 2.2 Turbo Diesel BlueHDi, de 140 cavalos e 34,7 kgfm de torque, atende às normas do Proconve L7.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

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