Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Assine a Newsletter

CORREIO VEÍCULOS

Um utilitário esportivo

Versão mais “apimentada” do Porsche Macan, a GTS está confirmada para retornar ao catálogo do SUV para o Brasil

27 DEZ 19 - 13h:32DANIEL DIAS/Agência AutoMotrix

A esportividade está na primeira letra da sigla em inglês SUV (Sport Utility Vehicle, ou veículo utilitário esportivo), mas em alguns veículos a palavra realmente se traduz em potência especial. É o caso do Macan GTS (Gran Turismo Sport), que volta ao catálogo de SUVs da Porsche destinado ao Brasil, equipado com um motor 3.0 V6 biturbo de 380 cavalos de potência de 5.200 a 6.700 rotações por minuto e 53 kgfm de torque de 1.750 a 5 mil giros. Com a recém-adaptada transmissão PDK de dupla embreagem e o pacote Sport Chrono, o Macan GTS pode acelerar de zero a 100 km/h em 4,7 segundos e chegar à velocidade máxima de 261 km/h. A nova versão está confirmada para o Brasil em 2020, mas ainda sem preço definido. Atualmente, estão disponíveis no mercado brasileiro as versões 2.0, por R$ 329 mil, e a S 3.0, com o mesmo motor V6 da GTS em uma configuração mais “branda”, de 354 cavalos e 49 kgfm, por R$ 452 mil.

Entre outras coisas, o novo membro da família SUV compacta da Porsche ganhou a abreviatura GTS devido a sua ótima dinâmica de direção. O sistema de controle de amortecimento Porsche Active Suspension Management (PASM) foi especialmente ajustado. O chassi foi abaixado em 1,5 centímetro para maior dinâmica lateral. A suspensão pneumática adaptável está disponível opcionalmente com o chassi descendo mais dez milímetros. Combinado com as rodas padrão RS Spyder Design de 20 polegadas e os freios de ferro fundido de tamanho generoso (360x36 milímetros na frente e 330x22 milímetros na traseira), o novo Macan impressiona com a agilidade e capacidade de resposta de um verdadeiro carro esportivo.

Acusticamente, o sistema de escapamento esportivo padrão adaptado especificamente ao GTS acentua o prazer de dirigir no novo Macan. O motor está no centro da experiência sonora. O GTS consome 9,6 litros de combustível por cem quilômetros, de acordo com a NEDC. “Com o novo Macan GTS, estamos focados em um visual particularmente esportivo e no máximo prazer de dirigir. Com suspensão esportiva adaptável, assentos esportivos exclusivos em couro e Alcântara, rodas de 20 polegadas e um sistema de escapamento esportivo especialmente ajustado garantem uma experiência de condução intensiva”, garante Julian Baumann, diretor de produto da Porsche.

O novo Macan GTS também enfatiza visualmente seu status esportivo. O pacote Sport Design padrão, com novos acabamentos dianteiro e traseiro e saias laterais marcantes, confere ao carro uma aparência única. A saia dianteira e a seção frontal são caracterizados por elementos pintados em preto - uma “assinatura” de todos os modelos GTS da Porsche. Os faróis de led com Porsche Dynamic Light System (PDLS) e as luzes traseiras tridimensionais com barra de led são escurecidos. Os faróis podem vir opcionalmente em preto com o PDLS Plus. Com uma redução de um centímetro e meio no chassi, as rodas RS Spyder Design de 20 polegadas em preto acetinado, as pinças de freio vermelhas e as faixas de acabamento em preto brilhante enfatizam a aparência de alto desempenho. A cor preta também acentua a parte traseira.

Materiais de alta qualidade, como Alcântara nos painéis centrais dos bancos, nos apoios de braços, nos painéis das portas, no console central e alumínio escovado permitem ver e sentir as características esportivas e elegantes do Macan GTS no interior. O volante esportivo multifuncional com o aro em couro liso e as aletas de mudanças de marchas manuais são de série, assim como os assentos esportivos, exclusivos do GTS, com ajuste em oito direções e apoios laterais pronunciados para suporte estável em curvas mais fortes. O estofamento em couro GTS em Carmine Red ou Crayon com recursos adicionais de Alcântara, o sistema Bose Surround Sound e a nova bandeja para smartphone com função de carregamento indutivo estão entre as opções de personalização. O controle de cruzeiro adaptável, incluindo Traffic Jam Assist, Park Assist com câmera de visão traseira e Surround View, para-brisa aquecido e ionizador aumentam a segurança e o conforto.

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Avatar sobre rodas: Mercedes-Benz Vision AVTR
CORREIO VEÍCULOS

Avatar sobre rodas: Mercedes-Benz Vision AVTR

Convergência criativa: Vision-S
CORREIO VEÍCULOS

Convergência criativa: Vision-S

2019 - Quem foram os campeões de venda?
CORREIO VEÍCULOS

2019 - Quem foram os campeões de venda?

Mercado de motocicletas – <br>Traduzindo os números
CORREIO VEÍCULOS

Mercado de motocicletas –
Traduzindo os números

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião