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Jeito "vintage" de ser

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Triumph Street Scrambler mistura elementos clássicos a uma ciclística singular

Triumph Street Scrambler mistura elementos clássicos a uma ciclística singular

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Moderna, porém, clássica, a Triumph Street Scrambler carrega décadas de histórias em duas rodas, em um segmento de motos que atrai a paixão de muitos motociclistas pelo mundo. Quando ainda não existiam motos trail, os motociclistas pegavam as motos comuns e adaptavam suspensões e pneus para brincar onde não havia calçamento. Foi assim que surgiram as scramblers. O design da Street Scrambler é oriundo da década de 50, em que as motos eram adaptadas para entrar em corridas off-road, com pneus para terra, guidão e escapamento alto. Mas os fabricantes, sobretudo, europeus, começaram a dar atenção ao segmento e passaram a oferecer ao mercado motocicletas prontas para isso.

E como o que é clássico está voltando a ser valorizado, a Triumph resolveu investir forte em suas unidades clássicas e ampliar a gama de ofertas nessa área por aqui. Mesmo para os que não são muito fãs das motos clássicas, a Street Scrambler é um modelo à parte, pois traz um design único, numa harmônica mistura de dois conceitos contrastantes: o atual e o clássico, o moderno e o antigo.

No quesito estilo, uma das coisas que mais se destacam na moto é o escapamento alto e duplo. O painel conta com velocímetro analógico, conta-giros digital, indicador de marcha, odômetro com dois marcadores parciais e um total, autonomia de combustível, consumo médio e instantâneo, além de configurações como controle de tração e controle do ABS. A lanterna traseira é em leds e sob o banco do piloto existe uma tomada USB para carregar dispositivos eletrônicos.

A Triumph Street Scrambler foi pensada também para ser personalizada. Existem mais de 150 acessórios para equipá-la de maneiras únicas e diferentes. É possível trocar o amortecedor traseiro pelo Piggyback Fox, que melhora a performance do conjunto original, adicionando até ajuste de compressão, mudança do pistão interno, além de outras modificações.

A moto é equipada com um motor de 900 cc, com comando simples de válvulas no cabeçote. O ângulo do virabrequim é de 270º, o que garante linearidade e suavidade na entrega de potência. O motor é arrefecido a líquido e tem 8 válvulas. É o mesmo que equipava a antiga Boneville, seguro, forte e que oferece razoável nível de desempenho, já que não se trata de um modelo que visa performance, mas passeio. Gera 54 cv a 5.900 rpm e tem torque de 8,15 kgfm a 3.230 rpm. 

O preço de R$ 41.990 justifica o conceito e a paixão de levar uma dessas para a garagem. Uma moto que respira história e estilo. Além disso, é uma baita motocicleta, com um conjunto muito bem acertado. 

CRIATURA DO ASFALTO

A Triumph Street Scrambler tem o chassi de aço tubular em berço, onde o motor fica acomodado sobre coxins. A distância entre os eixos é de 1.446 mm, a inclinação é de 25,6° e o trail tem 109 mm. Ambas as rodas são raiadas, com 19° na dianteira e 17° na traseira. Essas medidas confirmam uma certa lentidão e previsibilidade da Street Scrambler nas mudanças de direção, como era de se esperar. No entanto, há vantagens como a boa estabilidade da moto nas retas e a facilidade de manobrar em baixas velocidades, com um centro de gravidade relativamente baixo, o que traz equilíbrio ao conjunto.

As suspensões da Street Scrambler se destacam pelo conforto oferecido, mas sem ser macia demais. A suspensão dianteira está assinada com garfos da Kayaba, com curso de 120 mm, e a traseira tem um sistema de amortecedores duplos, com o mesmo curso – 120 mm, porém, com ajuste de pré-carga da mola. Suas características demonstram que não há compromisso com alto desempenho, mas com uma pilotagem mais descompromissada, para apreciar e ser apreciado.

Os freios são eficientes e garantem uma frenagem, embora potente, suave e fácil de modular, tanto no dianteiro, quanto no traseiro. Na frente, há um disco de 310 mm e na traseira um disco de 255 mm, ambos com pinça Nissin flutuante de dois pistões e equipados com ABS comutável – para mais liberdade nas estradas de terra. Curiosa aqui é a posição do disco de freio traseiro, que fica localizado no lado esquerdo da moto, por baixo da balança.

A Street Scrambler vem calçada com pneus Metzeler Tourance EXP, muito comum em motos bigtrail, as aventureiras que encaram grandes incursões na terra. Mas será que essa Scrambler encara o off-road? Sim, mas com limitações. A começar pela altura em relação ao solo e passando pelas suspensões, que não são genuinamente fora de estrada. A Scrambler está mais para o asfalto. Aliás, como o próprio nome já diz, é Street Scrambler, ou seja, uma Scrambler do asfalto. Na verdade, o off-road que ela encara está nas estradas de terra batida, onde eram feitas as corridas de “flat track” no passado. E nesse ambiente ela se sai muito bem.

A posição de pilotagem na Street Scrambler é agradável, com o guidão largo e colocado à frente, mas as pernas ficam um pouco flexionadas e há carência de proteção aerodinâmica, o que a torna uma moto desconfortável para longos deslocamentos. O banco do piloto é muito bom, confortável, macio e com bastante espaço para movimentação, mas por outro lado o do garupa tem a espuma muito dura, falta espaço e alças para se segurar.

Na Street Scrambler, é possível andar em pé, mas a curva do escapamento atrapalha um pouco do lado direito e, no trânsito mais pesado, o calor que emana do escapamento é um ponto negativo, pois incomoda mesmo. Para rodar na cidade, também é preciso ficar atento ao pequeno esterço do guidão, que pode dificultar manobras entre os carros. Porém, a baixa altura do assento é um ponto positivo.

A utilização do motor nesse modelo é um “casamento de interesses”. Tanto a moto quanto omotor procuram facilitar ao motociclista a pilotagem, deixando tudo muito fácil de realizar e fazer acontecer. Esse é um fator realmente de grande destaque na Street Scrambler, tamanha é a facilidade de condução que ele permite a qualquer piloto, não importa sua experiência.

O fato do motor ter muito torque em baixa rotação favorece a melhor distribuição da potência. Com cinco marchas de engate preciso e embreagem com auxílio de torque, o que deixa seu acionamento muito macio, o piloto quase sempre dispensa as trocas de marcha, porque o torque é farto e o motor tem uma entrega bem elástica. Algo que facilita a pilotagem, porque não é preciso trocar de marcha toda hora ou usar muito a embreagem.

Gostoso de acelerar e com um som delicioso saindo dos dois escapamentos no lado direito, o motor transmite pouquíssima vibração e o giro é sempre muito baixo. Por exemplo, aos 100 km/h o motor está em exatos 3.300 rpm. No entanto, se decidir andar mais rápido, o giro sobe e a vibração também, trazendo algum incômodo ao piloto. Num ritmo de cruzeiro numa pequena viagem, por exemplo, dá para ficar em cerca de 4 mil giros em quinta marcha para manter os 120 km/h. Vale lembrar que nesse regime ainda há muita sobra de motor, pois ele sobe até os 7.200 rpm antes de cortar.

Apesar de ter motor para andar mais rápido, a Street Scrambler torna-se cansativa para longos percursos, o que pode ser explicado em parte pela vibração e também pela falta de proteção aerodinâmica. O consumo da Triumph Street Scrambler oscilou entre 19 km/litro e 21 km/litro, determinando uma média de 20 km/litro. Com a capacidade do tanque de combustível de 12 litros, é possível projetar uma autonomia perto dos 240 km – o que definitivamente não é uma autonomia boa para estradas.

LANÇAMENTO

Nova S10 chega mais potente e inicia sua pré-venda com preço a partir de R$281.900

Com três versões inicialmente, a picape tem motor mais potente que o anterior e novo câmbio automático de 8 velocidades

05/04/2024 17h50

Nova S10 High Country tem preço a partir de R$302.900 Foto: Divulgação

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Já era esperada desde o início do ano, e depois de diversos flagras, a Chevrolet mostrou a picape sem disfarces. 
A montadora já divulgou que terá versão cabine simples e no chassis, porém, a pré-venda é somente para Z71, LTZ e High Country inicialmente, em breve as outras versões estarão disponíveis para venda, inclusive com desconto para frotista e produtor rural. 
 

A traseira da S10 ficou robusta, lembrando a Silverado

As mudanças começam pelo design e se estendem ao conjunto mecânico, bem como ao pacote tecnológico e de conectividade. O interior foi revisado, com a inclusão do novo sistema multimídia Chevrolet MyLink, combinado com o painel de instrumentos digital.

“O segmento de picapes é o que mais cresce no Brasil; um a cada cinco veículos vendidos no país tem caçamba. A Nova S10 estreia como o modelo mais inovador desta categoria e ainda tem a chancela da Chevrolet, líder global no desenvolvimento de caminhonetes”, destaca Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul.

Toda a linha 2025 vem equipada com o novo motor Duramax 2.8 turbodiesel de 207 cavalos e pacote off-road. Outra novidade é a oferta da transmissão automática de oito marchas. 

A estreia da Nova S10 completa a renovação do portfólio de picapes da Chevrolet, composto pela Nova Montana (médio-compacta) e a Nova Silverado (full-size premium).

Z71 a partir de R$281.900

A versão Z71, a grade, retrovisores e maçanetas são pretos, as lanternas escurecidas, estribo e santantônio tubulares e pneus de uso misto.
Versão Z71 tem um estilo mais fora de estrada

LTZ a partir de R$292.800

Na LTZ, o acabamento é mais sóbrio, com elementos na mesma cor da carroceria e rodas com acabamento exclusivo.

LTZ tem um estilo monocromático

High Country a partir de R$302.900

Já a High Country diferencia-se pelo santantônio esportivo e cromados bem ao estilo norte-americano.

A versão tipo, High Country já destaca os cromados

Para o motorista, as novidades começam pelo volante, da mesma família da Silverado. Além da tradicional regulagem de altura, agora a coluna de direção tem ajuste de profundidade.

A nova S10 herda também o conceito de cockpit virtual, presente em lançamentos globais da General Motors. Entretanto, o conjunto traz recursos exclusivos para a caminhonete.


 

A nova geração do motor Duramax 2.8 turbodiesel de quatro cilindros traz avanços de hardware e software, leva a picape aos 100 km/h em 9,4 s. 

 De acordo com o Inmetro, a Nova S10 automática a diesel percorre 11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade, médias até 13% melhores.

O motor, que agora entrega 207 cavalos e 52 kgfm de torque, trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial de oito marchas. O novo câmbio AT8 de última geração é o mesmo que equipa a Colorado norte-americana, porém, com calibração customizada para o uso que o brasileiro faz deste tipo de picape.

Pode se dizer que agora a S10 está páreo para a briga. 

 

 

Delivery com atitude

Peugeot mostra as novidades em sua linha 2024 de veículos utilitários

A marca aproveitou a Smart City Expo Curitiba para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável

02/04/2024 09h37

Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários Divulgação

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O Smart City Expo Curitiba foi realizado nos dias 20 e 22 de março na capital paranaense e reuniu especialistas de várias áreas para compartilhar ideias sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e as pessoas.

A Peugeot aproveitou o evento para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável e para divulgar as estratégias relacionadas a sua linha de veículos utilitários leves, que inclui a multivan compacta Partner Rapid (flex), o furgão médio Expert (a combustão ou elétrico) ou as três variações do furgão grande Boxer (em versões cargo, furgão e agora minibus).

A Peugeot é atualmente a quarta marca que mais vende vans comerciais no mercado brasileiro, com veículos térmicos e elétricos – com quase 20% de participação desde 2022 no segmento de vans elétricas.

Além de sua gama de produtos, a Peugeot oferece aos clientes a possibilidade de mais de 17 tipos de personalização de seus utilitários por meio de versões transformadas com parceiros homologados pela montadora – disponibiliza de ambulâncias a veículos refrigerados.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Uma das novidades da marca francesa é o lançamento de sua nova plataforma de conectividade para frotas, batizada de MyPeugeot PRO (powered by UConnect Stellantis).

E a novidade chegará ao mercado por meio do Peugeot Boxer, modelo 2024/2024 – o primeiro veículo da marca francesa com módulo de telemetria embarcado –, o que lhe garante conectividade de série e original de fábrica.

Com uma ofensiva consistente no segmento de veículos utilitários leves (VULs), a Peugeot pretende agora oferecer praticidade ao cliente profissional.

O MyPeugeot PRO é uma ferramenta digital de gestão de frotas que traz vários benefícios e funcionalidades.

A plataforma entrega um grande número de dados em tempo real, o que possibilita melhor tomada de decisões, maior controle de fluxo, otimização de atividades, aumento de produtividade e, por consequência, mais rentabilidade para o negócio – independentemente do porte.

As funcionalidades se concentram em quatro pontos centrais: gestão de frotas, rastreabilidade, recuperação veicular e comportamento do motorista, fornecendo relatórios completos para cada um deles.

O MyPeugeot PRO está disponível para os proprietários do Boxer a partir do modelo 2024/2024 sem qualquer custo adicional nos primeiros 12 meses, e a ativação da ferramenta é rápida e sem complicações.

Com isso, a marca espera contribuir com a otimização de gastos operacionais e o Custo Total de Propriedade, além de fortalecer a relação de confiança com seus clientes profissionais.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Outra novidade da marca francesa no Smart City Expo Curitiba foi a Partner Retrofit, uma unidade da multivan Partner resultado do projeto em parceria com o programa Senai A3 do Rota 2030, que visa a conversão de veículos comerciais leves a combustão para propulsão 100% elétrica, assegurando a qualidade da transformação por meio do uso de equipamento com parceiros homologados pela fábrica.

A proposta representa uma solução de mobilidade sustentável, com emissão zero e acessível.

O processo de conversão passa por algumas etapas, incluindo o estudo do produto, a remoção do “powertrain” a combustão, a instalação do kit de transformação e do conjunto de baterias no compartimento de carga (para evitar adaptação da estrutura).

Depois, faz testes para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes dos veículos. Além do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a iniciativa conta com parceria das empresas WEG e FuelTech.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

Desde dezembro de 2021, o e-Expert, primeiro utilitário 100% elétrico da Peugeot no país, tornou-se um importante passo da ofensiva elétrica da marca do leão no Brasil.

Com 330 quilômetros de autonomia (pelo ciclo WLTP) e 289 quilômetros (pelo Inmetro) e muita versatilidade, o modelo constitui uma oferta diferenciada no segmento de furgões médios.

O visual da versão 100% elétrica é basicamente o mesmo dos demais integrantes da linha.

Externamente, a mudança está na introdução do ponto de recarga, enquanto na lateral esquerda da carroceria, um monograma indica se tratar de um veículo elétrico.

O modelo é atualmente um sucesso comercial entre os clientes que buscam zerar as emissões de sua frota.

Tem como base a plataforma modular de multienergia EMP2, o que permitiu preservar o volume útil da versão a combustão, pois a bateria foi colocada abaixo do assoalho do veículo.

O utilitário é oferecido em versão única, com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e conversor de 11 kW trifásico.

A energia entregue pelas baterias também é responsável pelo desempenho dos equipamentos disponíveis no modelo.

Em carregadores DC de 100 kW, o modelo consegue fazer sua carga em 45 minutos (de zero a 80% da bateria).

O motor elétrico do e-Expert gera 136 cavalos de potência (100 kW) e 26,5 kgfm de torque imediato.

O modelo dispõe de três modos de condução: “Eco”, voltado para o consumo de energia, “Normal”, para um melhor compromisso entre autonomia e performance, e “Power”, que prioriza o desempenho utilizando o máximo de potência e torque.

Na linha Boxer, a novidade exposta no evento Smart City foi a versão minibus.

Com capacidade para 16 (na Executive) a 18 (na Comfort) pessoas, traz uma lista de equipamentos de série, com destaque para o ar-condicionado dianteiro e traseiro, o assistente de partida em rampa, o sistema start&stop e o controle de estabilidade.

A configuração Executive permitiu a elevação do assoalho na cabine dos passageiros para aumentar a área de bagagem, com capacidade para até mil litros.

O motor 2.2 Turbo Diesel BlueHDi, de 140 cavalos e 34,7 kgfm de torque, atende às normas do Proconve L7.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

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