Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Assine a Newsletter

CORREIO VEÍCULOS

Toyota RAV4 Hybrid chega ao Brasil esse mês

Quinta geração do SUV chega em duas versões
e preços a partir de R$ 165.990

3 JUN 19 - 06h:00DANIEL DIAS/Agência AutoMotrix

Na acirrada briga por um lugar ao sol no segmento automotivo que mais cresce no mundo, o novo RAV4 Hybrid traz uma proposta de ser um autêntico SUV sem perder o jeito urbano, característico desse tipo de veículo na atualidade. O modelo estará disponível na rede de concessionárias da Toyota no Brasil a partir de 13 de junho deste ano, em duas versões, a S Hybrid e a SX Hybrid, com preços de R$ 165.990 e de R$ 179.990, respectivamente. No coração do utilitário esportivo mais amigável com o ambiente está um novo sistema de propulsão híbrida desenvolvido recentemente, com baixo consumo de combustível. O sistema combina quatro motores, um a gasolina e três elétricos, com uma potência total de 222 cavalos.

O propulsor a combustão do novo RAV4 é um 2.5 DOHC de quatro cilindros e 16V, incorporando com sincronização de válvulas variável inteligente chamado VVT-i, que modifica os tempos de abertura das válvulas de admissão e adiciona um dispositivo de injeção de combustível direta e indireta, conhecido como D-4S. Os motores elétricos são alimentados por uma bateria de níquel-hidreto metálico II 11% mais leve que o anterior. Ele recarrega automaticamente quando o veículo desacelera ou freia, sem a necessidade de se conectar a uma fonte de energia externa. O novo RAV4 Hybrid pode percorrer cerca de mil quilômetros com um único tanque de combustível de 55 litros, dependendo do estilo de condução.

As duas versões do RAV4 Hybrid têm um novo tipo de transmissão automática HEV Transaxle continuamente variável (conjunto de engrenagens planetárias) controlada eletronicamente, com um diferencial pré-engatado. Elas contam com quatro modos de condução: Normal, ECO, EV (100% elétrico) e Sport, resultando em um veículo versátil e preparado para qualquer tipo de direção. Na SX, há a opção de trocas de marcha no volante. O SUV da Toyota é equipado com um novo sistema de tração AWD – nas quatro rodas – desenvolvido para fornecer uma direção característica de um SUV e boa eficiência de combustível. Esse sistema de tração fornece torque às rodas traseiras dependendo da situação, por meio de um dos motores elétricos localizado no segundo eixo (sem cardã). A relação de distribuição de torque com as rodas traseiras melhora em 20/80 em comparação com a geração anterior (40/60). Além disso, soma a função Auto LSD, usada para sair das condições de deslizamento pelo bloqueio das rodas. Quando elas giram sem tração ou são suspensas no ar, o sistema envia toda a força para as rodas que estão no chão e apoiadas.

A versão de entrada S Hybrid chega com sete airbags, faróis de leds com ajuste automático de altura, bancos com partes revestidas de couro – os dianteiros com sistema de ventilação, o do motorista com memória para duas posições e regulagem elétrica de seis posições –, sistema de áudio com tela de LCD sensível ao toque de 7 polegadas combinando com o painel de instrumentos de TFT de 7”,  sistema de acionamento e desligamento do motor por botão (Engine Start/Stop Button), dispositivo de entrada inteligente (Smart Entry System), rodas de liga leve de 18”, controle de climatização digital automático dual zone com saída para os bancos traseiros e sistema S-flow, freio de estacionamento eletrônico, controle eletrônico de tração e de Assistência de Subida em Rampa, Sistema de Controle Eletrônico de Estabilidade, de Reboque e de Oscilação. A SX adiciona teto solar tipo Wide Moonroof, carregador de celular sem fio ou por indução, abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com acionamento interno ou por sensor de movimento (passando o pé por baixo do para-choque traseiro), sistema de transmissão com “paddle shift” no volante e pacote de segurança ativo Toyota Safety Sense. TNGA é a sigla em inglês de Toyota New Global Architecture (Nova Arquitetura Global Toyota) e diz respeito a uma filosofia de fabricação que visa melhorar o desempenho do veículo, realçando o impacto direto no design, conforto, desempenho e segurança. Segundo a Toyota, a nova geração do RAV4 Hybrid é construída sob a plataforma GA-K (mesma do Camry).           

A quinta geração do SUV da Toyota procura se diferenciar da atual tendência dos SUVs urbanos, posicionando como um veículo versátil, com espírito aventureiro e estética sofisticada. Seu design robusto permite ao motorista conduzir por onde quiser e, ao mesmo tempo, tem um estilo moderno, se adaptando à “vida urbana”. O conceito de seu design é chamado de “Cross Octagon”, pois tem desenhos poligonais localizados em diferentes partes do veículo. Conforme a marca japonesa, o interior foi completamente renovado e teve a qualidade dos materiais aumentada e os detalhes enfatizados para alcançar um ambiente mais atraente e funcional. O espaço do motorista tenta equilibrar a boa visibilidade com uma pegada segura e confortável. O tamanho, a forma e o material dos botões e controles foram selecionados levando em consideração a praticidade de uso.

O volante do novo RAV4 Hybrid, revestido em couro, tem controles de áudio, telefone e controle de velocidade de cruzeiro na versão S, enquanto na SX conta com comandos de áudio, celular, alerta de mudança de faixa e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo. Para garantir o conforto dos passageiros, tanto na cidade quanto na estrada, o modelo tem sistema multimídia com tela de LCD sensível ao toque de 7” com funções de espelhamento Mirror Link e DVD-Player, CD-R/RW, MP3, WMA e AAC, rádio AM/FM, Bluetooth e seis alto-falantes. Soma-se câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e sistema de carregamento sem fio para smartphones. Como acessórios, traz caixa organizadora de porta-malas com três divisórias, compressor de ar 12V digital, kit de segurança para roda de liga leve, refrigerador portátil e suporte para bolsas e para tablets.

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Disposta a inovar no segmento de vans, a Toyota lança a nova Granace no Japão
TRANSPONEWS

Toyota lança a nova Granace no Japão

O Salão de Los Angeles desfila no tapete vermelho do Convention Center modelos que estarão no mercad
PANORAMA

Confira lançamentos
de Los Angeles previstos para o Brasil

A Ninja H2 SX SE+, a sport-touring mais avançada já produzida pela Kawasaki, chega ao Brasil por R$
MOTONEWS

A Ninja H2 SX SE+, a sport-touring mais avançada já produzida pela Kawasaki

Confira o lançamento da Mini o John Cooper Works GP
CARNEWS

Confira o lançamento da Mini o John Cooper Works GP

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião