Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

CORREIO VEÍCULOS

Teste da Triumph Tiger 1200 XCa

Esta bigtrail é uma excelente companheira de viagem

21 OUT 19 - 00h:00Fernando Eduardo, do Minuto Motor para Agência Automotrix

O som do motor tricilíndrico e o visual imponente são inconfundíveis. Na versão XCa 1200, a bigtrail Triumph Tiger é uma verdadeira preciosidade. Completamente reformulado, o modelo de 1.215 cm3, 141 cavalos (9.350 rpm) e 12,44 kgfm de torque (7.600 giros) é bruto, mas facilmente domado graças ao controle de tração mais moderno e novos modos de pilotagem. Soma-se a tudo isso, inéditos faróis de leds adaptativos, um belo painel de TFT com tela colorida de 5 polegadas, freios ABS combinados, suspensões eletrônicas semiativas, para-brisa com ajuste eletrônico e o sistema Hill Hold Control (assistente de partida em subidas). O resultado é muita tecnologia embarcada, luxo, conforto e segurança, por um preço a partir de R$ 85.200.

A bigtrail traz transmissão final por eixo-cardã, o que significa menos manutenção, ideal para quem gosta de viagens mais longas. O motor de três cilindros, 12 válvulas, DOHC, refrigeração líquida libera 141 cavalos de potência máxima em 9.350 rpm. Já o torque máximo de 12,44 kgfm surge em 7.600 rpm. O câmbio de 6 velocidades conta com sistema shift assist e a embreagem é multidisco em banho de óleo. A suspensão é com garfo telescópio invertido (upside-down) WP com tubos de 48 milímetros e 190 milímetros de curso com ajuste eletrônico na dianteira e traseira com monobraço com um amortecedor WP, ajuste eletrônico e 193 milímetros de curso da roda. Os freios dianteiros têm disco duplo flutuante de 305 milímetros, com pinças radiais monobloco Brembo de quatro pistões (ABS) e os traseiros levam disco simples de 282 milímetros com pinça de dois pistões Nissin (ABS). Os pneus dão 120/70 – R19 na frente e 170/60 – R17 atrás.

Montada em Manaus (AM), com quadro tubular em treliça de aço, a Triumph Tiger XCa 1200 tem 2,23 metros de comprimento, 93 centímetros de largura e 1,54 metro de altura. A capacidade do tanque de combustível é de vinte litros e o peso a seco é de 248 quilos. O modelo é oferecido nas cores Cristal White e Marine.

 

Primeiras impressões

Estrada afora

São Paulo/SP – Em uma viagem por rodovias e trechos de serras no interior paulista, a Triumph Tiger 1200 XCa realmente impressiona pelo torque sempre disponível e também pelos seis modos de pilotagem: Road, Rain, Off-Road, Off-Road Pro, Sport e Rider, cada um com uma configuração específica para cada situação. Como a moto foi utilizada na maior parte do tempo na estrada, a opção adotada foi o modo Rider. E o modelo, de fato, roda com muita desenvoltura no asfalto.

Apenas em um pequeno trecho de estrada de terra foi possível experimentar o modo Off-Road. E fez toda a diferença, principalmente na segurança do piloto e do garupa. Depois de mais de cento e cinquenta quilômetros rodados, a Tiger 1200 XCa mostrou suas qualidades, com um motor de três cilindros e 141 cavalos de alto desempenho e consumo decente, marcando no computador de bordo 22 km/l, o que permite uma autonomia de quatrocentos e quarenta quilômetros, graças ao tanque de vinte litros. Para quem anda pensando naquela viagem para a Patagônia, Argentina, ou em cruzar a Cordilheira dos Andes rumo ao Oceano Pacífico, a Triumph Tiger 1200 XCa é uma companheira de viagem a se cogitar.

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Novo Troller TX4
CORREIO VEÍCULOS

Novo Troller TX4

Destaques da Honda no Salão de Milão 2019
CORREIO VEÍCULOS

Destaques da Honda no Salão de Milão 2019

Mini no máximo
CORREIO VEÍCULOS

Mini no máximo

Volkswagen T-Cross
CORREIO VEÍCULOS

Volkswagen T-Cross

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião