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Suzuki Jimny Sierra 1.5 VVT

A caminho do Brasil, o off-road mostra seus atributos nas estradas e nas trilhas em Portugal

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Depois de dar as caras no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo de 2018, a nova geração do Jimny chegará às concessionárias brasileiras ainda este ano, importada do Japão. No Brasil, a nova geração conviverá com a linha atual produzida na fábrica do Grupo HPE Motors na cidade goiana de Anápolis e será denominada de Jimny Sierra. Virá com um motor aspirado 1.5 16V a gasolina que, na Europa, rende 102 cavalos – como a gasolina brasileira é misturada com etanol, a potência ficará em 108 cavalos – a 6 mil rpm e torque de 13,3 kgfm a 4 mil (no Brasil, 14,1 kgfm). O modelo terá opções de câmbio manual de 5 velocidades ou automática de 4. A tração é 4WD com possibilidade de utilização apenas frontal ou 4x4 reduzida. A nova geração do Jimny já está à venda na Europa desde o início do ano. O modelo avaliado em Portugal é da configuração Mode3, que é a versão de topo da mais recente geração do mítico todo-terreno japonês – no Brasil, essa versão poderá ser chamada de 4Style. Trata-se da única variante a trazer rodas de liga leve (incluindo a do estepe) e conjunto óptico dianteiro em leds. Os únicos opcionais são a pintura metalizada ou em dois tons. 

O novo Jimny é daqueles automóveis que cativam logo ao primeiro olhar. Com dimensões exteriores bastante contidas, até para satisfazer a rigorosa legislação do seu país de origem, o singular carrinho com chassi de longarinas ostenta linhas absolutamente deliciosas, ao jeito da melhor tradição Jimny/Samurai, já com praticamente cinco décadas de existência, e da mais pura herança dos verdadeiros “off-road”. O estepe, com roda e pneu iguais às demais, colocado no exterior da tampa do porta-malas, reforça o estilo aventureiro. Sua aparência, a um só tempo, clássica e moderna, combina linhas quadradas com alguns elementos puramente redondos. O resultado é um estilo sedutor, que transmite uma agradável sensação de robustez.

No interior, o encanto não se perde, mas surgem aspectos mais racionais e nem sempre favoráveis ao simpático todo-terreno da Suzuki. O painel de instrumentos, com a sua moldura quadrada, mostradores redondos e aspecto tradicional, tem seu estilo reproduzido em toda a parte dianteira, com destaque para as saídas de ventilação redondas – mais um mimo em termos de design. Todos os plásticos são duros, contudo, a montagem é bem elaborada e os equipamentos de série, generosos, no plano do conforto e, especialmente, da segurança. Nesse aspecto, destacam-se a frenagem autônoma de emergência com alerta de colisão, o dispositivo de fadiga do condutor, o alerta de saída involuntária da faixa de rodagem e o sistema de leitura de sinais de trânsito.

O porta-malas, com todos os assentos em uso, é meramente simbólico – não disponibiliza mais do que 85 litros. Com o rebatimento do banco traseiro divido na proporção 50/50 (e de operação extremamente simples), já dá para transportar os pertences para um fim de semana a dois, ou até um pouco mais. As costas do banco traseiro são reguláveis em seis posições de inclinação, o que serve para ampliar um pouco o espaço no porta-malas sem reduzir a capacidade de passageiros. (Colaborou Luiz Humberto Monteiro Pereira/Agência AutoMotrix)

Experiência a bordo

No novo Jimny, a posição de dirigir é correta. Os bancos são finos e não oferecem mais do que as regulações mínimas, embora contem com um apreciável apoio e sejam cômodos, mesmo em deslocações mais prolongadas. O volante é regulável apenas em altura, porém, é agradável de se usar. A ampla superfície envidraçada permite ter uma boa noção espacial do veículo e daquilo que o rodeia. Quando se pretende transportar passageiros nos lugares traseiros, o acesso ao banco posterior obriga a alguma ginástica. Somente o banco passageiro é rebatível e não dispõe de memória de posição. Por isso, precisa ser reajustado longitudinalmente sempre que alguém tem que entrar ou deixar os lugares posteriores. O espaço disponível atrás nem é assim tão exíguo, entretanto, os bancos são finos e oferecem reduzido apoio para as pernas, devido a um assento muito curto. 

A configuração 4You do Jimny Sierra é equipada com retrovisores externos com regulagem elétrica, ar-condicionado manual, bancos traseiros bipartidos (50/50), coluna de direção com ajuste de altura, comandos de áudio no volante, porta USB no console central, sistema de entrada keyless, travamento das portas e dos vidros elétricos. Já a versão de topo de linha 4Style agrega acendimento automático dos faróis, ajuste de farol manual, ar-condicionado digital automático, piloto automático e volante revestido em couro. O sistema de infoentretenimento oferece tudo o que se exige, mas sua operação é um tanto complexa. Em movimento, por vezes, se torna complicado acessar às funcionalidades pretendidas.

Impressões ao dirigir

Lisboa/Portugal - A versão avaliada do novo Jimny trazia uma transmissão manual de 5 velocidades, robusta e precisa. A tração integral e a caixa de transferências voltam a ser operadas por uma convencional alavanca de operação suave, dispensando os comutadores elétricos, potencialmente mais passíveis de falhas de funcionamento. O modo 4x4 (4H) pode ser acionado em andamento até os 90 km/h, no entanto, é importante garantir que as rodas da frente não estejam viradas. Já o modo 4L (a reduzida) só deve ser feito com o veículo parado. O controle eletrônico de descidas HDC é de série.

O motor 1.5 a gasolina aspirado é suficientemente poderoso para locomover o Jimny com desenvoltura. Embora prefira os médios e altos regimes – a sua faixa ideal é de 3 mil a 6 mil rpm –, o desempenho em baixas rotações está longe de fazer feio. A caixa bem escalonada garante um desempenho mais do que aceitável para a proposta. O ritmo de cruzeiro ideal fica de 120 km/h a 130 km/h. A partir daí, e até os 145 km/h de velocidade máxima, a progressão é mais lenta e o ruído do motor tende a invadir o habitáculo, que é praticamente desprovido de isolamento acústico digno. Tal característica torna perfeitamente audíveis, também, o funcionamento da transmissão e os ruídos aerodinâmicos causados por uma carroceria na qual o coeficiente de penetração aerodinâmica não foi a principal preocupação.

A tocada em estrada é honesta e eficaz. O comportamento dinâmico é, sem dúvida, o maior trunfo. Nas velocidades mais elevadas, o carro fica sujeito à ação dos ventos laterais, o que obriga a constantes correções de volante. Em traçados mais sinuosos, a inclinação da carroceria em curvas vem, mas nada que assuste ou cause preocupação maior. De resto, é um SUV fácil de se dirigir e com desempenho competente. O elevado nível de conforto em qualquer situação impressiona, até nos pisos mais complicados. Em uso urbano, a direção muito desmultiplicada, com 4,25 voltas de volante, pode tornar mais trabalhosas as manobras de estacionamento em espaços mais apertados. Por outro lado, a facilidade com que o Jimny transita mesmo em ruas mais estreitas ou supera o asfalto mais esburacado são vantagens consideráveis.

Mas é no fora-de-estrada que o novo Jimny mostra todo seu potencial. As dimensões exteriores contidas, o baixo peso, o robusto chassi de longarinas, a suspensão com eixo rígido e molas helicoidais e o “powertrain” bem dimensionado permitem ao novo Jimny chegar onde poucos o acompanharão. O desempenho só é comparável com o de modelos que custam, no mínimo, o dobro ou o triplo do preço. Nas trilhas, só é possível desligar o controle de tração abaixo dos 30 km/h. O dispositivo é eficiente ao atuar como bloqueio de diferencial sempre que uma roda perde o contato com o solo, travando-a quase de imediato. Mesmo em subidas mais íngremes, sobre terrenos mais exigentes ou em obstáculos de transposição mais complexa, é notável a vontade com que evolui. A estrutura do chassi e da suspensão é capaz de aturar uma torção absurda no fora de estrada, o que aumenta a capacidade de superar ângulos extremos.

O menor “off-road” do mercado é também um dos mais convincentes. Racional na utilização convencional no dia a dia, demonstra ser sinônimo de aventura e prazer ao volante nas trilhas. O fato de proporcionar uma experiência rara e muito divertida, e, principalmente, a sua capacidade para evoluir em terrenos inóspitos, fazem com que os 24.811 euros (equivalentes a R$ 109 mil) pedidos pelo Jimny 1.5 VVT Mode3 na Europa pareçam um valor tentador. Não há definição de preço do Jimny Sierra no Brasil, mas ficará bem acima da geração anterior, que custa R$ 74.990 na versão 4All e é o off-road mais barato vendido no país.

Ficha técnica

Suzuki Jimny Sierra

Motor: gasolina, quatro cilindros 16 válvulas, longitudinal, dianteiro, 1.462 cm3, injeção eletrônica multiponto

Câmbio: manual de 5 velocidades ou automático de 4 marchas com reduzida

Diâmetro x curso: 74,0 mm x 85,0 mm

Taxa de compressão: 10,0:1

Tração: integral com reduzida

Potência máxima: 102 cavalos a 6 mil rpm (no Brasil, 108 cavalos)

Torque máximo: 13,3 kgfm a 4 mil (no Brasil, 14,1 kgfm)

Direção: assistência elétrica

Dimensões: 3,64 metros de comprimento, 1,64 metro de largura, 1,72 metro de altura e 2,25 metros de entre-eixos

Rodas/pneus: 5 1/2Jx15″ – 195/80 (Brigestone Dueller H/T)    

Peso: 1090 kg

Relação peso/potência: 10,68 kg/cv

Capacidade da mala: 85 a 377 litros

Freios: discos maciços na dianteira e tambores atrás

Suspensões: eixo rígido 3-link com molas helicoidais e barra estabilizadora na frente

Tanque: 40 litros

Ângulos de ataque/saída: 37 graus e 49 graus

Altura livre do solo: 21 centímetros

LANÇAMENTO

Nova S10 chega mais potente e inicia sua pré-venda com preço a partir de R$281.900

Com três versões inicialmente, a picape tem motor mais potente que o anterior e novo câmbio automático de 8 velocidades

05/04/2024 17h50

Nova S10 High Country tem preço a partir de R$302.900 Foto: Divulgação

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Já era esperada desde o início do ano, e depois de diversos flagras, a Chevrolet mostrou a picape sem disfarces. 
A montadora já divulgou que terá versão cabine simples e no chassis, porém, a pré-venda é somente para Z71, LTZ e High Country inicialmente, em breve as outras versões estarão disponíveis para venda, inclusive com desconto para frotista e produtor rural. 
 

A traseira da S10 ficou robusta, lembrando a Silverado

As mudanças começam pelo design e se estendem ao conjunto mecânico, bem como ao pacote tecnológico e de conectividade. O interior foi revisado, com a inclusão do novo sistema multimídia Chevrolet MyLink, combinado com o painel de instrumentos digital.

“O segmento de picapes é o que mais cresce no Brasil; um a cada cinco veículos vendidos no país tem caçamba. A Nova S10 estreia como o modelo mais inovador desta categoria e ainda tem a chancela da Chevrolet, líder global no desenvolvimento de caminhonetes”, destaca Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul.

Toda a linha 2025 vem equipada com o novo motor Duramax 2.8 turbodiesel de 207 cavalos e pacote off-road. Outra novidade é a oferta da transmissão automática de oito marchas. 

A estreia da Nova S10 completa a renovação do portfólio de picapes da Chevrolet, composto pela Nova Montana (médio-compacta) e a Nova Silverado (full-size premium).

Z71 a partir de R$281.900

A versão Z71, a grade, retrovisores e maçanetas são pretos, as lanternas escurecidas, estribo e santantônio tubulares e pneus de uso misto.
Versão Z71 tem um estilo mais fora de estrada

LTZ a partir de R$292.800

Na LTZ, o acabamento é mais sóbrio, com elementos na mesma cor da carroceria e rodas com acabamento exclusivo.

LTZ tem um estilo monocromático

High Country a partir de R$302.900

Já a High Country diferencia-se pelo santantônio esportivo e cromados bem ao estilo norte-americano.

A versão tipo, High Country já destaca os cromados

Para o motorista, as novidades começam pelo volante, da mesma família da Silverado. Além da tradicional regulagem de altura, agora a coluna de direção tem ajuste de profundidade.

A nova S10 herda também o conceito de cockpit virtual, presente em lançamentos globais da General Motors. Entretanto, o conjunto traz recursos exclusivos para a caminhonete.


 

A nova geração do motor Duramax 2.8 turbodiesel de quatro cilindros traz avanços de hardware e software, leva a picape aos 100 km/h em 9,4 s. 

 De acordo com o Inmetro, a Nova S10 automática a diesel percorre 11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade, médias até 13% melhores.

O motor, que agora entrega 207 cavalos e 52 kgfm de torque, trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial de oito marchas. O novo câmbio AT8 de última geração é o mesmo que equipa a Colorado norte-americana, porém, com calibração customizada para o uso que o brasileiro faz deste tipo de picape.

Pode se dizer que agora a S10 está páreo para a briga. 

 

 

Delivery com atitude

Peugeot mostra as novidades em sua linha 2024 de veículos utilitários

A marca aproveitou a Smart City Expo Curitiba para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável

02/04/2024 09h37

Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários Divulgação

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O Smart City Expo Curitiba foi realizado nos dias 20 e 22 de março na capital paranaense e reuniu especialistas de várias áreas para compartilhar ideias sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e as pessoas.

A Peugeot aproveitou o evento para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável e para divulgar as estratégias relacionadas a sua linha de veículos utilitários leves, que inclui a multivan compacta Partner Rapid (flex), o furgão médio Expert (a combustão ou elétrico) ou as três variações do furgão grande Boxer (em versões cargo, furgão e agora minibus).

A Peugeot é atualmente a quarta marca que mais vende vans comerciais no mercado brasileiro, com veículos térmicos e elétricos – com quase 20% de participação desde 2022 no segmento de vans elétricas.

Além de sua gama de produtos, a Peugeot oferece aos clientes a possibilidade de mais de 17 tipos de personalização de seus utilitários por meio de versões transformadas com parceiros homologados pela montadora – disponibiliza de ambulâncias a veículos refrigerados.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Uma das novidades da marca francesa é o lançamento de sua nova plataforma de conectividade para frotas, batizada de MyPeugeot PRO (powered by UConnect Stellantis).

E a novidade chegará ao mercado por meio do Peugeot Boxer, modelo 2024/2024 – o primeiro veículo da marca francesa com módulo de telemetria embarcado –, o que lhe garante conectividade de série e original de fábrica.

Com uma ofensiva consistente no segmento de veículos utilitários leves (VULs), a Peugeot pretende agora oferecer praticidade ao cliente profissional.

O MyPeugeot PRO é uma ferramenta digital de gestão de frotas que traz vários benefícios e funcionalidades.

A plataforma entrega um grande número de dados em tempo real, o que possibilita melhor tomada de decisões, maior controle de fluxo, otimização de atividades, aumento de produtividade e, por consequência, mais rentabilidade para o negócio – independentemente do porte.

As funcionalidades se concentram em quatro pontos centrais: gestão de frotas, rastreabilidade, recuperação veicular e comportamento do motorista, fornecendo relatórios completos para cada um deles.

O MyPeugeot PRO está disponível para os proprietários do Boxer a partir do modelo 2024/2024 sem qualquer custo adicional nos primeiros 12 meses, e a ativação da ferramenta é rápida e sem complicações.

Com isso, a marca espera contribuir com a otimização de gastos operacionais e o Custo Total de Propriedade, além de fortalecer a relação de confiança com seus clientes profissionais.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Outra novidade da marca francesa no Smart City Expo Curitiba foi a Partner Retrofit, uma unidade da multivan Partner resultado do projeto em parceria com o programa Senai A3 do Rota 2030, que visa a conversão de veículos comerciais leves a combustão para propulsão 100% elétrica, assegurando a qualidade da transformação por meio do uso de equipamento com parceiros homologados pela fábrica.

A proposta representa uma solução de mobilidade sustentável, com emissão zero e acessível.

O processo de conversão passa por algumas etapas, incluindo o estudo do produto, a remoção do “powertrain” a combustão, a instalação do kit de transformação e do conjunto de baterias no compartimento de carga (para evitar adaptação da estrutura).

Depois, faz testes para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes dos veículos. Além do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a iniciativa conta com parceria das empresas WEG e FuelTech.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

Desde dezembro de 2021, o e-Expert, primeiro utilitário 100% elétrico da Peugeot no país, tornou-se um importante passo da ofensiva elétrica da marca do leão no Brasil.

Com 330 quilômetros de autonomia (pelo ciclo WLTP) e 289 quilômetros (pelo Inmetro) e muita versatilidade, o modelo constitui uma oferta diferenciada no segmento de furgões médios.

O visual da versão 100% elétrica é basicamente o mesmo dos demais integrantes da linha.

Externamente, a mudança está na introdução do ponto de recarga, enquanto na lateral esquerda da carroceria, um monograma indica se tratar de um veículo elétrico.

O modelo é atualmente um sucesso comercial entre os clientes que buscam zerar as emissões de sua frota.

Tem como base a plataforma modular de multienergia EMP2, o que permitiu preservar o volume útil da versão a combustão, pois a bateria foi colocada abaixo do assoalho do veículo.

O utilitário é oferecido em versão única, com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e conversor de 11 kW trifásico.

A energia entregue pelas baterias também é responsável pelo desempenho dos equipamentos disponíveis no modelo.

Em carregadores DC de 100 kW, o modelo consegue fazer sua carga em 45 minutos (de zero a 80% da bateria).

O motor elétrico do e-Expert gera 136 cavalos de potência (100 kW) e 26,5 kgfm de torque imediato.

O modelo dispõe de três modos de condução: “Eco”, voltado para o consumo de energia, “Normal”, para um melhor compromisso entre autonomia e performance, e “Power”, que prioriza o desempenho utilizando o máximo de potência e torque.

Na linha Boxer, a novidade exposta no evento Smart City foi a versão minibus.

Com capacidade para 16 (na Executive) a 18 (na Comfort) pessoas, traz uma lista de equipamentos de série, com destaque para o ar-condicionado dianteiro e traseiro, o assistente de partida em rampa, o sistema start&stop e o controle de estabilidade.

A configuração Executive permitiu a elevação do assoalho na cabine dos passageiros para aumentar a área de bagagem, com capacidade para até mil litros.

O motor 2.2 Turbo Diesel BlueHDi, de 140 cavalos e 34,7 kgfm de torque, atende às normas do Proconve L7.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

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