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Subaru Forester

Na sua quinta geração, desembarca no Brasil avançando na tecnologia e no design

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A quinta geração do Subaru Forester desembarca no Brasil, importada do Japão pela Caoa, com novidades mecânicas e linhas modernizadas, com realce nos ângulos mais curvilíneos. Nascido em 1997 como uma station wagon montada sobre a plataforma do sedã Impreza, o Forester foi transformado em SUV na terceira geração, em 2008, chegando ao mercado brasileiro um ano depois. O imponente utilitário esportivo japonês – o modelo mais bem sucedido da Subaru no Brasil – chega com preço de R$ 159.990 e tem como principais concorrentes o Jeep Compass, o Volkswagen Tiguan e o Chevrolet Equinox. É equipado com um motor Boxer 2.0 aspirado com injeção direta de 156 cavalos e 20 kgfm de torque, considerado uma verdadeira preciosidade pelos apreciadores da engenharia automotiva. Está associado ao câmbio automático CVT simulando 7 velocidades em substituição às 6 marchas da versão anterior e ao sistema de tração integral permanente Subaru Symmetrical All-Wheel Drive. O carro ganhou o sistema start-stop, que desliga o motor nas paradas de trânsito das grandes cidades para priorizar a economia de combustível.

O novo Forester conta com um para-choque dianteiro envolvente, integrando a grade frontal hexagonal que abre e fecha suas aletas automaticamente mudando sua configuração em função da velocidade do veículo e alterando a temperatura do líquido de arrefecimento do motor e da cabine, além de ser um componente aerodinâmico. A peça tem ainda em sua seção central duas entradas de ar para o sistema de refrigeração do conjunto mecânico. Nas extremidades, a grade ativa incorpora acabamentos plásticos de tonalidade mais escura e com detalhes cromados nos quais estão instalados os auxiliares de neblina. Os faróis têm tecnologia full-led e DRL (circulação diurna) e sistema de luz direcional para as curvas. A aparência robusta e esportiva do Forester é reforçada pelos para-lamas com saliências sublinhadas pelas saias laterais e pelas rodas de liga leve de 18 polegadas, agora com 10 raios e alto brilho metálico. Na traseira, as lanternas em forma de “C” têm assinatura em leds e são produzidas em material translúcido e integradas ao desenho da carroceria, combinando com o conjunto óptico dianteiro.

Com 4,62 metros de comprimento, 1,81 metro de largura e generosos 2,67 metros de entre-eixos, a quinta geração do Forester utiliza a Subaru Global Platform (SGP), que privilegia o conforto e o espaço para cabeça, ombros e pernas de todos os ocupantes do veículo. Em termos de praticidade, o porta-malas ganhou 15 litros, passando para 520 litros. O compartimento recebeu um piso plano e mecanismo de abertura elétrica da tampa.

Dentro do Forester, a posição dos assentos foi projetada para proporcionar melhor visibilidade a todos ocupantes. O do motorista amplia a ergonomia em trajetos longos e reduz a fadiga. Foram empregados materiais próprios para um melhor amortecimento para absorver as vibrações durante a condução. O SUV tem um sistema de entretenimento completamente redesenhado, intuitivo e de fácil acesso, a fim de deixar o motorista conectado em todos os momentos. O multimídia tem display de oito polegadas e interação com Apple CarPlay e Android Auto. De série, o som premium é o Harman/Kardon.

O novo Subaru Forester conta com tecnologias avançadas de ajuda ao motorista e ao próprio veículo, como o X-Mode – acionado por meio de um botão seletor redondo – para encarar estradas acidentadas ou irregulares. O motorista pode optar entre dois modos de operação do X-Mode: o Snow/Dirt (terra, areia, neve e cascalho) e o Deep Snow/Mud (lama e barro), que interrompe o controle de tração, enquanto o controle de torque permite ao motor gerar rapidamente a força máxima para trabalhar em estradas ruins. O SUV tem o Hill Descent Control (Controle de Descida em Declives), que mantém uma velocidade constante em rampas íngremes enquanto o X-Mode é ativado.

Com um acréscimo de R$ 10 mil no preço inicial do veículo, o novo Forester pode ter a tecnologia EyeSight, que reúne seis funções de segurança. O Sistema de Frenagem Pré-Colisão detecta a presença de risco de batida e avisa o motorista por um sinal luminoso e sonoro. Se o condutor não reagir, o dispositivo aciona o sistema de frenagem para reduzir a velocidade ou mesmo parar o veículo por completo. No Controle Adaptativo de Velocidade, as câmeras do EyeSight funcionam em conjunto com os sistemas de gerenciamento de motor, transmissão e freios para garantir que o carro mantenha uma distância segura do veículo à frente. No Gerenciamento de Aceleração Pré-Colisão, se, durante a retirada do veículo de uma vaga, por exemplo, o motorista selecionar de maneira equivocada uma marcha à frente em vez da ré, o EyeSight emite alertas sonoro e luminoso no painel, inibindo a saída do carro. No Aviso de Mudança de Faixa, o sistema mantém o Forester na sua linha da estrada. O Alerta de Zigue-Zague observa o andar irregular do carro, provavelmente originário de uma possível fadiga do condutor. Com a função Partida à Frente, o EyeSight avisa ao motorista sobre a movimentação de outro veículo a sua frente.

LANÇAMENTO

Nova S10 chega mais potente e inicia sua pré-venda com preço a partir de R$281.900

Com três versões inicialmente, a picape tem motor mais potente que o anterior e novo câmbio automático de 8 velocidades

05/04/2024 17h50

Nova S10 High Country tem preço a partir de R$302.900 Foto: Divulgação

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Já era esperada desde o início do ano, e depois de diversos flagras, a Chevrolet mostrou a picape sem disfarces. 
A montadora já divulgou que terá versão cabine simples e no chassis, porém, a pré-venda é somente para Z71, LTZ e High Country inicialmente, em breve as outras versões estarão disponíveis para venda, inclusive com desconto para frotista e produtor rural. 
 

A traseira da S10 ficou robusta, lembrando a Silverado

As mudanças começam pelo design e se estendem ao conjunto mecânico, bem como ao pacote tecnológico e de conectividade. O interior foi revisado, com a inclusão do novo sistema multimídia Chevrolet MyLink, combinado com o painel de instrumentos digital.

“O segmento de picapes é o que mais cresce no Brasil; um a cada cinco veículos vendidos no país tem caçamba. A Nova S10 estreia como o modelo mais inovador desta categoria e ainda tem a chancela da Chevrolet, líder global no desenvolvimento de caminhonetes”, destaca Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul.

Toda a linha 2025 vem equipada com o novo motor Duramax 2.8 turbodiesel de 207 cavalos e pacote off-road. Outra novidade é a oferta da transmissão automática de oito marchas. 

A estreia da Nova S10 completa a renovação do portfólio de picapes da Chevrolet, composto pela Nova Montana (médio-compacta) e a Nova Silverado (full-size premium).

Z71 a partir de R$281.900

A versão Z71, a grade, retrovisores e maçanetas são pretos, as lanternas escurecidas, estribo e santantônio tubulares e pneus de uso misto.
Versão Z71 tem um estilo mais fora de estrada

LTZ a partir de R$292.800

Na LTZ, o acabamento é mais sóbrio, com elementos na mesma cor da carroceria e rodas com acabamento exclusivo.

LTZ tem um estilo monocromático

High Country a partir de R$302.900

Já a High Country diferencia-se pelo santantônio esportivo e cromados bem ao estilo norte-americano.

A versão tipo, High Country já destaca os cromados

Para o motorista, as novidades começam pelo volante, da mesma família da Silverado. Além da tradicional regulagem de altura, agora a coluna de direção tem ajuste de profundidade.

A nova S10 herda também o conceito de cockpit virtual, presente em lançamentos globais da General Motors. Entretanto, o conjunto traz recursos exclusivos para a caminhonete.


 

A nova geração do motor Duramax 2.8 turbodiesel de quatro cilindros traz avanços de hardware e software, leva a picape aos 100 km/h em 9,4 s. 

 De acordo com o Inmetro, a Nova S10 automática a diesel percorre 11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade, médias até 13% melhores.

O motor, que agora entrega 207 cavalos e 52 kgfm de torque, trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial de oito marchas. O novo câmbio AT8 de última geração é o mesmo que equipa a Colorado norte-americana, porém, com calibração customizada para o uso que o brasileiro faz deste tipo de picape.

Pode se dizer que agora a S10 está páreo para a briga. 

 

 

Delivery com atitude

Peugeot mostra as novidades em sua linha 2024 de veículos utilitários

A marca aproveitou a Smart City Expo Curitiba para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável

02/04/2024 09h37

Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários Divulgação

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O Smart City Expo Curitiba foi realizado nos dias 20 e 22 de março na capital paranaense e reuniu especialistas de várias áreas para compartilhar ideias sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e as pessoas.

A Peugeot aproveitou o evento para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável e para divulgar as estratégias relacionadas a sua linha de veículos utilitários leves, que inclui a multivan compacta Partner Rapid (flex), o furgão médio Expert (a combustão ou elétrico) ou as três variações do furgão grande Boxer (em versões cargo, furgão e agora minibus).

A Peugeot é atualmente a quarta marca que mais vende vans comerciais no mercado brasileiro, com veículos térmicos e elétricos – com quase 20% de participação desde 2022 no segmento de vans elétricas.

Além de sua gama de produtos, a Peugeot oferece aos clientes a possibilidade de mais de 17 tipos de personalização de seus utilitários por meio de versões transformadas com parceiros homologados pela montadora – disponibiliza de ambulâncias a veículos refrigerados.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Uma das novidades da marca francesa é o lançamento de sua nova plataforma de conectividade para frotas, batizada de MyPeugeot PRO (powered by UConnect Stellantis).

E a novidade chegará ao mercado por meio do Peugeot Boxer, modelo 2024/2024 – o primeiro veículo da marca francesa com módulo de telemetria embarcado –, o que lhe garante conectividade de série e original de fábrica.

Com uma ofensiva consistente no segmento de veículos utilitários leves (VULs), a Peugeot pretende agora oferecer praticidade ao cliente profissional.

O MyPeugeot PRO é uma ferramenta digital de gestão de frotas que traz vários benefícios e funcionalidades.

A plataforma entrega um grande número de dados em tempo real, o que possibilita melhor tomada de decisões, maior controle de fluxo, otimização de atividades, aumento de produtividade e, por consequência, mais rentabilidade para o negócio – independentemente do porte.

As funcionalidades se concentram em quatro pontos centrais: gestão de frotas, rastreabilidade, recuperação veicular e comportamento do motorista, fornecendo relatórios completos para cada um deles.

O MyPeugeot PRO está disponível para os proprietários do Boxer a partir do modelo 2024/2024 sem qualquer custo adicional nos primeiros 12 meses, e a ativação da ferramenta é rápida e sem complicações.

Com isso, a marca espera contribuir com a otimização de gastos operacionais e o Custo Total de Propriedade, além de fortalecer a relação de confiança com seus clientes profissionais.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Outra novidade da marca francesa no Smart City Expo Curitiba foi a Partner Retrofit, uma unidade da multivan Partner resultado do projeto em parceria com o programa Senai A3 do Rota 2030, que visa a conversão de veículos comerciais leves a combustão para propulsão 100% elétrica, assegurando a qualidade da transformação por meio do uso de equipamento com parceiros homologados pela fábrica.

A proposta representa uma solução de mobilidade sustentável, com emissão zero e acessível.

O processo de conversão passa por algumas etapas, incluindo o estudo do produto, a remoção do “powertrain” a combustão, a instalação do kit de transformação e do conjunto de baterias no compartimento de carga (para evitar adaptação da estrutura).

Depois, faz testes para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes dos veículos. Além do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a iniciativa conta com parceria das empresas WEG e FuelTech.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

Desde dezembro de 2021, o e-Expert, primeiro utilitário 100% elétrico da Peugeot no país, tornou-se um importante passo da ofensiva elétrica da marca do leão no Brasil.

Com 330 quilômetros de autonomia (pelo ciclo WLTP) e 289 quilômetros (pelo Inmetro) e muita versatilidade, o modelo constitui uma oferta diferenciada no segmento de furgões médios.

O visual da versão 100% elétrica é basicamente o mesmo dos demais integrantes da linha.

Externamente, a mudança está na introdução do ponto de recarga, enquanto na lateral esquerda da carroceria, um monograma indica se tratar de um veículo elétrico.

O modelo é atualmente um sucesso comercial entre os clientes que buscam zerar as emissões de sua frota.

Tem como base a plataforma modular de multienergia EMP2, o que permitiu preservar o volume útil da versão a combustão, pois a bateria foi colocada abaixo do assoalho do veículo.

O utilitário é oferecido em versão única, com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e conversor de 11 kW trifásico.

A energia entregue pelas baterias também é responsável pelo desempenho dos equipamentos disponíveis no modelo.

Em carregadores DC de 100 kW, o modelo consegue fazer sua carga em 45 minutos (de zero a 80% da bateria).

O motor elétrico do e-Expert gera 136 cavalos de potência (100 kW) e 26,5 kgfm de torque imediato.

O modelo dispõe de três modos de condução: “Eco”, voltado para o consumo de energia, “Normal”, para um melhor compromisso entre autonomia e performance, e “Power”, que prioriza o desempenho utilizando o máximo de potência e torque.

Na linha Boxer, a novidade exposta no evento Smart City foi a versão minibus.

Com capacidade para 16 (na Executive) a 18 (na Comfort) pessoas, traz uma lista de equipamentos de série, com destaque para o ar-condicionado dianteiro e traseiro, o assistente de partida em rampa, o sistema start&stop e o controle de estabilidade.

A configuração Executive permitiu a elevação do assoalho na cabine dos passageiros para aumentar a área de bagagem, com capacidade para até mil litros.

O motor 2.2 Turbo Diesel BlueHDi, de 140 cavalos e 34,7 kgfm de torque, atende às normas do Proconve L7.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

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