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Segunda geração do Range Rover Evoque

Em versão única, a topo de linha, desembarca no Brasil
com preço de R$ 322.300

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A segunda geração do Range Rover Evoque, maior sucesso da Land Rover em escala global nas últimas décadas, acaba de desembarcar no mercado brasileiro. Com a chegada da nova geração importada do Reino Unido, o Evoque deixará de ser produzido no Brasil, na fábrica de Itatiaia (RJ). Inicialmente, a unidade industrial fluminense manterá a fabricação apenas do Discovery Sport. Lançado em 2011, o Evoque já teve mais de 750 mil unidades comercializadas em todo o mundo, sendo 27 mil só no Brasil. Tamanho sucesso também encontra reconhecimento pelos principais prêmios conquistados, com 217 condecorações acumuladas nos cinco continentes, como o “World Car Design of the Year”, em 2011 – maior prêmio da indústria automotiva do planeta. No Brasil, o Evoque tornou-se um sucesso imediato, mas foi perdendo atratividade com o tempo. Em 2012, seu primeiro ano cheio no Brasil, vendeu 346 unidades mensais e, em 2013, passou de 550 emplacamentos por mês. De lá para cá, as vendas caíram gradualmente. Em 2018, foram 121 emplacamentos a cada mês em média. Este ano, nos cinco primeiros meses, apenas 85 unidades mensais.

Para tentar resgatar os bons tempos, a versão R-Dynamic HSE, topo de linha do Evoque, será a primeira a ser disponibilizada aos clientes brasileiros, ao preço de R$ 322.300. As pré-vendas do modelo se iniciaram na semana passada e as primeiras entregas aos clientes serão feitas no decorrer de julho. As unidades destinadas ao mercado brasileiro contam com opcionais como o kit de design exterior “black pack”, que oferece um visual ainda mais arrojado com uma série de detalhes em preto na traseira, na dianteira e nas saídas de ar laterais do veículo. O Evoque é o único no segmento a oferecer ajuste elétrico de coluna de direção.

A segunda geração do Range Rover Evoque traz design interno e externo completamente reformulado, novas tecnologias e comodidades aos clientes, com o característico off-road presente em todos os veículos da linha Land Rover. Entre os grandes destaques do novo Evoque está o motor Ingenium P300 2.0 turbo a gasolina com 300 cavalos de potência e 40,8 kgfm de torque. O propulsor é acompanhado da tecnologia MHEV – Mid Hybrid Electric Vehicle, que utiliza a energia cinética gerada pela desaceleração do modelo para alimentar uma bateria de 48V – trabalha de forma auxiliar ao motor à combustão, a exemplo do ERS da Fórmula-1. Acompanhado da transmissão automática ZF de 9 velocidades com opção para trocas manuais em “borboletas” localizadas atrás do volante, o Evoque é capaz de sair da imobilidade aos 100 km/h em 6,6 segundos e atingir a velocidade máxima de 242 km/h.

A estrutura da segunda geração do SUV de luxo foi reconfigurada e traz um chassi 13% mais rígido em relação à versão anterior, oferecendo mais estabilidade e reduzindo os níveis de vibração e de ruído dentro da cabine. A distância de entre-eixos ficou dois centímetros maior, o que, aliada ao novo desenho da suspensão traseira, mais compacta e leve, proporciona ao novo Evoque um porta-malas com 591 litros de capacidade e maior espaço para pernas dos passageiros do banco de trás. A suspensão traseira Integral Link separa as forças laterais e longitudinais para aumentar o controle e a agilidade do veículo, resultando em maior conforto e mais confiança em estradas. Na dianteira, a suspensão McPherson Hydro incorpora uma série de componentes hidráulicos que reduzem as vibrações transmitidas ao volante em velocidades elevadas.

Conforme a marca britânica, o novo Evoque eleva a capacidade off-road com uma combinação de tecnologias especiais para a condução em qualquer superfície e situação. A altura do modelo em relação ao solo é de 21,2 centímetros, enquanto os ângulos de ataque (na frente) e de saída (atrás) são de 25 graus e de 30,6 graus, respetivamente. Para explorar toda a capacidade fora-de-estrada, o carro é equipado com sistemas como o Hill Descent Control, o Gradient Release Control e o All-Terrain Progress Control. Pela primeira vez, o Evoque chega ao mercado brasileiro com o Terrain Response 2. Com o dispositivo, o motorista pode escolher entre quatro modos de direção (Asfalto, Areia, Grama-Cascalho-Neve e Lama-Buracos). O novo Evoque também tem uma capacidade maior para a transposição de trechos inundados. Agora, o veículo é capaz de atravessar áreas alagadas com até sessenta centímetros de profundidade, ante cinquenta da versão anterior. O SUV britânico conta ainda com câmera traseira, Controle de Cruzeiro Adaptativo com Assistente de Direção, sistema de Assistência à Manutenção da Faixa, Frenagem Autônoma de Emergência e Monitor de Atenção do Condutor.

A silhueta tipo cupê do Evoque – sua maior identidade visual – se caracteriza pela queda do teto da frente para trás e pela linha de cintura crescente. O volume e as proporções sobressalentes foram amplificados na segunda geração com ombros mais pronunciados e arcos de roda mais largos, combinando com os aros de 20 polegadas. A introdução dos faróis Premium LED entrega uma imagem frontal mais sofisticada. “A segunda geração do Range Rover Evoque representa mais um marco em termos de produto para a Land Rover no país. O modelo oferece um conjunto do que existe de melhor em luxo, tecnologia, design e versatilidade, únicos em seu segmento. Estamos bastante confiantes de que o veículo manterá o sucesso da primeira geração”, afirma Paulo Manzano, gerente de marketing e produto da Jaguar Land Rover do Brasil.

Dentro da lista de itens de assistência ao condutor, o novo Evoque tem equipamentos de última geração, como o sistema ClearSight Ground View, a materialização do conceito de “capô transparente” apresentada pela Land Rover no protótipo Discovery Vision em 2014. Por meio de câmeras na grade dianteira e nos espelhos laterais, o sistema projeta na tela tátil da central multimídia uma imagem de 180 graus da parte da frente do carro. Dessa forma, o veículo pode auxiliar na visibilidade em terrenos mais complicados ou em zonas muito estreitas na cidade. O espelho interno tem a função ClearSight, transformando a peça em uma tela com imagens em alta resolução do que ocorre atrás do Evoque. As imagens transmitidas pelo retrovisor são captadas por uma câmera e projetadas no espelho. A tecnologia é inédita na Jaguar Land Rover, e o Evoque é o primeiro veículo do segmento a trazê-la ao mercado brasileiro.

O novo Evoque tem uma central multimídia nova e intuitiva. Chamado de Touch Pro Duo, o sistema traz uma combinação de duas telas “touchscreen” de LCD de alta definição, uma com 10 polegadas e outra de 12,3 polegadas colocada atrás do volante, no quadro de instrumentos. O resultado é um interior exclusivo, ficando “oculto” até que as telas sejam ativadas e configuráveis.

LANÇAMENTO

Nova S10 chega mais potente e inicia sua pré-venda com preço a partir de R$281.900

Com três versões inicialmente, a picape tem motor mais potente que o anterior e novo câmbio automático de 8 velocidades

05/04/2024 17h50

Nova S10 High Country tem preço a partir de R$302.900 Foto: Divulgação

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Já era esperada desde o início do ano, e depois de diversos flagras, a Chevrolet mostrou a picape sem disfarces. 
A montadora já divulgou que terá versão cabine simples e no chassis, porém, a pré-venda é somente para Z71, LTZ e High Country inicialmente, em breve as outras versões estarão disponíveis para venda, inclusive com desconto para frotista e produtor rural. 
 

A traseira da S10 ficou robusta, lembrando a Silverado

As mudanças começam pelo design e se estendem ao conjunto mecânico, bem como ao pacote tecnológico e de conectividade. O interior foi revisado, com a inclusão do novo sistema multimídia Chevrolet MyLink, combinado com o painel de instrumentos digital.

“O segmento de picapes é o que mais cresce no Brasil; um a cada cinco veículos vendidos no país tem caçamba. A Nova S10 estreia como o modelo mais inovador desta categoria e ainda tem a chancela da Chevrolet, líder global no desenvolvimento de caminhonetes”, destaca Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul.

Toda a linha 2025 vem equipada com o novo motor Duramax 2.8 turbodiesel de 207 cavalos e pacote off-road. Outra novidade é a oferta da transmissão automática de oito marchas. 

A estreia da Nova S10 completa a renovação do portfólio de picapes da Chevrolet, composto pela Nova Montana (médio-compacta) e a Nova Silverado (full-size premium).

Z71 a partir de R$281.900

A versão Z71, a grade, retrovisores e maçanetas são pretos, as lanternas escurecidas, estribo e santantônio tubulares e pneus de uso misto.
Versão Z71 tem um estilo mais fora de estrada

LTZ a partir de R$292.800

Na LTZ, o acabamento é mais sóbrio, com elementos na mesma cor da carroceria e rodas com acabamento exclusivo.

LTZ tem um estilo monocromático

High Country a partir de R$302.900

Já a High Country diferencia-se pelo santantônio esportivo e cromados bem ao estilo norte-americano.

A versão tipo, High Country já destaca os cromados

Para o motorista, as novidades começam pelo volante, da mesma família da Silverado. Além da tradicional regulagem de altura, agora a coluna de direção tem ajuste de profundidade.

A nova S10 herda também o conceito de cockpit virtual, presente em lançamentos globais da General Motors. Entretanto, o conjunto traz recursos exclusivos para a caminhonete.


 

A nova geração do motor Duramax 2.8 turbodiesel de quatro cilindros traz avanços de hardware e software, leva a picape aos 100 km/h em 9,4 s. 

 De acordo com o Inmetro, a Nova S10 automática a diesel percorre 11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade, médias até 13% melhores.

O motor, que agora entrega 207 cavalos e 52 kgfm de torque, trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial de oito marchas. O novo câmbio AT8 de última geração é o mesmo que equipa a Colorado norte-americana, porém, com calibração customizada para o uso que o brasileiro faz deste tipo de picape.

Pode se dizer que agora a S10 está páreo para a briga. 

 

 

Delivery com atitude

Peugeot mostra as novidades em sua linha 2024 de veículos utilitários

A marca aproveitou a Smart City Expo Curitiba para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável

02/04/2024 09h37

Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários Divulgação

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O Smart City Expo Curitiba foi realizado nos dias 20 e 22 de março na capital paranaense e reuniu especialistas de várias áreas para compartilhar ideias sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e as pessoas.

A Peugeot aproveitou o evento para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável e para divulgar as estratégias relacionadas a sua linha de veículos utilitários leves, que inclui a multivan compacta Partner Rapid (flex), o furgão médio Expert (a combustão ou elétrico) ou as três variações do furgão grande Boxer (em versões cargo, furgão e agora minibus).

A Peugeot é atualmente a quarta marca que mais vende vans comerciais no mercado brasileiro, com veículos térmicos e elétricos – com quase 20% de participação desde 2022 no segmento de vans elétricas.

Além de sua gama de produtos, a Peugeot oferece aos clientes a possibilidade de mais de 17 tipos de personalização de seus utilitários por meio de versões transformadas com parceiros homologados pela montadora – disponibiliza de ambulâncias a veículos refrigerados.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Uma das novidades da marca francesa é o lançamento de sua nova plataforma de conectividade para frotas, batizada de MyPeugeot PRO (powered by UConnect Stellantis).

E a novidade chegará ao mercado por meio do Peugeot Boxer, modelo 2024/2024 – o primeiro veículo da marca francesa com módulo de telemetria embarcado –, o que lhe garante conectividade de série e original de fábrica.

Com uma ofensiva consistente no segmento de veículos utilitários leves (VULs), a Peugeot pretende agora oferecer praticidade ao cliente profissional.

O MyPeugeot PRO é uma ferramenta digital de gestão de frotas que traz vários benefícios e funcionalidades.

A plataforma entrega um grande número de dados em tempo real, o que possibilita melhor tomada de decisões, maior controle de fluxo, otimização de atividades, aumento de produtividade e, por consequência, mais rentabilidade para o negócio – independentemente do porte.

As funcionalidades se concentram em quatro pontos centrais: gestão de frotas, rastreabilidade, recuperação veicular e comportamento do motorista, fornecendo relatórios completos para cada um deles.

O MyPeugeot PRO está disponível para os proprietários do Boxer a partir do modelo 2024/2024 sem qualquer custo adicional nos primeiros 12 meses, e a ativação da ferramenta é rápida e sem complicações.

Com isso, a marca espera contribuir com a otimização de gastos operacionais e o Custo Total de Propriedade, além de fortalecer a relação de confiança com seus clientes profissionais.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Outra novidade da marca francesa no Smart City Expo Curitiba foi a Partner Retrofit, uma unidade da multivan Partner resultado do projeto em parceria com o programa Senai A3 do Rota 2030, que visa a conversão de veículos comerciais leves a combustão para propulsão 100% elétrica, assegurando a qualidade da transformação por meio do uso de equipamento com parceiros homologados pela fábrica.

A proposta representa uma solução de mobilidade sustentável, com emissão zero e acessível.

O processo de conversão passa por algumas etapas, incluindo o estudo do produto, a remoção do “powertrain” a combustão, a instalação do kit de transformação e do conjunto de baterias no compartimento de carga (para evitar adaptação da estrutura).

Depois, faz testes para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes dos veículos. Além do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a iniciativa conta com parceria das empresas WEG e FuelTech.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

Desde dezembro de 2021, o e-Expert, primeiro utilitário 100% elétrico da Peugeot no país, tornou-se um importante passo da ofensiva elétrica da marca do leão no Brasil.

Com 330 quilômetros de autonomia (pelo ciclo WLTP) e 289 quilômetros (pelo Inmetro) e muita versatilidade, o modelo constitui uma oferta diferenciada no segmento de furgões médios.

O visual da versão 100% elétrica é basicamente o mesmo dos demais integrantes da linha.

Externamente, a mudança está na introdução do ponto de recarga, enquanto na lateral esquerda da carroceria, um monograma indica se tratar de um veículo elétrico.

O modelo é atualmente um sucesso comercial entre os clientes que buscam zerar as emissões de sua frota.

Tem como base a plataforma modular de multienergia EMP2, o que permitiu preservar o volume útil da versão a combustão, pois a bateria foi colocada abaixo do assoalho do veículo.

O utilitário é oferecido em versão única, com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e conversor de 11 kW trifásico.

A energia entregue pelas baterias também é responsável pelo desempenho dos equipamentos disponíveis no modelo.

Em carregadores DC de 100 kW, o modelo consegue fazer sua carga em 45 minutos (de zero a 80% da bateria).

O motor elétrico do e-Expert gera 136 cavalos de potência (100 kW) e 26,5 kgfm de torque imediato.

O modelo dispõe de três modos de condução: “Eco”, voltado para o consumo de energia, “Normal”, para um melhor compromisso entre autonomia e performance, e “Power”, que prioriza o desempenho utilizando o máximo de potência e torque.

Na linha Boxer, a novidade exposta no evento Smart City foi a versão minibus.

Com capacidade para 16 (na Executive) a 18 (na Comfort) pessoas, traz uma lista de equipamentos de série, com destaque para o ar-condicionado dianteiro e traseiro, o assistente de partida em rampa, o sistema start&stop e o controle de estabilidade.

A configuração Executive permitiu a elevação do assoalho na cabine dos passageiros para aumentar a área de bagagem, com capacidade para até mil litros.

O motor 2.2 Turbo Diesel BlueHDi, de 140 cavalos e 34,7 kgfm de torque, atende às normas do Proconve L7.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

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