Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

CORREIO VEÍCULOS

Renault Triber, um Kwid de sete lugares, é apresentado na Índia

29 JUN 19 - 07h:00DANIEL DIAS/Agência AutoMotrix

Embora tenha sido apresentado em Nova Delhi como um modelo exclusivo para o mercado indiano, o Renault Triber pode cruzar fronteiras e chegar a curto prazo em outros países, inclusive o Brasil. Inserido no segmento dos SUVs compactos, o modelo tem menos de quatros metros de comprimento, no entanto, não faz feio no quesito espaço para passageiros e carga, chegando a ter capacidade para transportar até sete pessoas. Com a proposta do Triber, a Renault pretende duplicar suas vendas para 200 mil unidades por ano na Índia. No segundo país mais populoso do mundo, são comercializados também o Kwid, o Duster e o Captur, o trio com presença no mercado brasileiro.

Derivado do Kwid e 34 centímetros mais longo, o Triber é equipado com motor 1.0 SCe de 72 cavalos de potência e 9,8 kgfm de torque, associado ao câmbio manual ou automatizado, ambos com 6 velocidades. Existe a possibilidade de o carro ganhar um propulsor 1.0 turbo em um segundo momento. Na configuração de cinco lugares, tem o maior porta-malas da categoria, com 625 litros, baixando para 320 litros com seis lugares e para apenas 84 litros na capacidade máxima de ocupantes.

No interior, marcam presença os assentos da segunda fileira reclináveis, deslizantes e rebatíveis. A terceira fileira é a mais alta de todas, e a marca francesa jura que ela pode transportar adultos. O sistema de infoentretenimento tem tela “touchscreen” de oito polegadas com espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay, painel de instrumentos digital de 3,5” e sistema de acesso ao veículo e arranque por botão, com a chave presencial. Produzido sobre uma plataforma inédita, o Triber tem 3,99 metros de comprimento, 1,73 metro de largura, 1,64 metro de altura e surpreendentes 2,63 metros de entre-eixos. Tem altura em relação ao solo de 18 centímetros e um peso “submil” de 947 quilos. As rodas de liga leve são de 15 polegadas.

O Group Renault é o principal fabricante automotivo europeu na Índia. O Triber é fruto de um projeto conjunto entre a Renault indiana e a francesa, como um veículo mundial global desenvolvido especialmente para o país asiático. A Índia é um dos maiores mercados em expansão do grupo Renault. O Triber é uma mudança de conceito em termos de espaço e modularidade e é direcionado para clientes de todos os segmentos, especificamente para o B. A marca do losango resolveu apostar no nicho de compradores sedentos por um veículo urbano atraente, com espaço generoso e ao mesmo tempo acessível. O modelo tem preço de 500 mil rúpias, algo em torno de R$ 28 mil. Conforme a Renault, os indianos valorizam muito a proposta geral do SUV compacto.

No projeto, o Triber foi idealizado para atender aos diversos tipos de público, como famílias, surfistas, esportistas e “tribos” em geral, podendo ser facilmente adaptado para as várias atividades de vida do cliente. Como parte de seu plano estratégico “Dirigir o Futuro”, o Group Renault pretende aumentar as vendas na Índia em mais de 40%, com uma meta de mais de 5 milhões de veículos até 2022.

Quanto a um futuro ingresso no mercado brasileiro, o Triber teria de passar por algumas adaptações e “tropicalizações”, a começar pela direção inglesa (do lado direito do veículo) adotada na Índia devido à colonização da Grã-Bretanha do Século 19 até 1947. Outro ponto importante é a segurança. Enquanto o Kwid fabricado no Brasil alcançou a nota de três estrelas nos testes de colisão, o Triber recebeu um redondo zero.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Novas bigtrails no mercado brasileiro
CORREIO VEÍCULOS

Novas bigtrails no mercado brasileiro

Troller T4 Trail
CORREIO VEÍCULOS

Troller T4 Trail

MotoMais
CORREIO VEÍCULOS

MotoMais

CarMais
CORREIO VEÍCULOS

CarMais

Mais Lidas