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Força de trabalho

Renault lança nova geração do Kangoo e aposta em mudanças radicais

Renault lança nova geração do Kangoo e aposta em mudanças radicais

HERNANDO CALAZA, DO AUTOCOSMOS.COM

19/06/2018 - 15h11
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A primeira versão do Renault Kangoo surgiu no final dos anos 90. O tempo passou e, embora o modelo caísse no gosto dos consumidores, principalmente argentinos, nunca foi lançada uma nova geração embora tenha recebido uma série de atualizações ao longo dos anos. Agora a montadora francesa decidiu criar uma nova geração para o veículo comercial leve. O Kangoo 2019 já está em sistema de pré-venda na Argentina, onde é produzido, e deve chegar em breve ao Brasil. Apesar da empresa não ter divulgado oficialmente a data do seu lançamento por aqui, no site brasileiro da montadora o carro já está no catálogo, com toda apresentação na nova versão e ficha cadastral para possíveis compradores.

O modelo foi pensado para o transporte de cargas leves, com capacidade de transportar até 750 kg. O baú de carga comporta 3.300 litros e o banco do passageiro dianteiro é rebatível para ser usado como apoio para objetos longos, por exemplo, e eleva a capacidade para 3.900 litros. Comparado com a versão anterior, o novo Kangoo cresceu 38 centímetros no comprimento, o que faz a atual versão ter 4,39 metros. Outros acréscimos também aparecem: são 9 centímetros a mais de bitola e 21 centímetros somados nos entre-eixos, que chega agora a 2,81 m. O carro tem 1,76 m de largura e 1,81 m de altura.

O Renault Kangoo 2019 apresenta um estilo bem parecido com o Dokker, um furgão da Dacia, marca romena do Grupo Renault, mas o para-choque é novo e os faróis de neblina foram reposicionados. A grade também apresenta diferenças e o losango, que é o logotipo da Renault, é grande e cromado. As laterais estão mais largas e os trilhos das portas de correr se destacam. Os faróis são verticais e todas as versões terão portas de abertura laterais e portas traseiras assimétricas. A cabine oferece mais espaço. Ao entrar, são encontrados muitos elementos de outros carros da marca como o Sandero e o Logan. Para isso, basta notar a parte central, como as saídas de ar redondas, os botões de controle de clima, a alavanca de câmbio e painel de instrumentos com três indicadores redondos. O que muda é o volante. Foi usado o mesmo da nova geração do Duster, que contribui com um estilo até mais elegante que dos outros veículos de entrada da empresa, mesmo o Kangoo tendo apelo para o uso empresarial e os demais para passeio.

Apesar de ser um carro para o trabalho, o modelo ganhou itens que vão contribuir para o conforto do motorista como ar-condicionado, computador de bordo, direção eletroidráulica, trio elétrico, rodas de aço aro 15 polegadas, multimídia MediaNav 2.0 com GPS e dados de tráfego, bluetooth, USB e auxiliar, controle de cruzeiro com limitador, coluna de direção ajustável e câmera de ré. Entre os itens de segurança se destacam o airbag duplo, reforço de frenagem em emergência, controles de tração e estabilidade, além de assistente de partida em rampa. O novo modelo oferece ainda cinco apoios de cabeça e cintos de três pontos em todos os assentos.

O Renault Kangoo de nova geração chega com motor SCi 1.6, de 114 cv e 15,8 kgfm. Na Argentina, é abastecido apenas por gasolina. Outra versão diesel estará disponível por lá, com motor 1.5, com 89 cv e 22,5 kgfm. Aqui, a configuração será diferente, sendo a mesma encontrada no Sandero e no Logan, com 115 cv na gasolina e 118 cv no etanol, ambos com 16 kgfm. Em todas as versões, o câmbio é manual de cinco marchas.

A Renault tem uma oportunidade histórica com o novo Kangoo e provavelmente pegou a concorrência desprevenida. O furgão apresenta mais espaço, maior capacidade de carga e investiu bastante na segurança. A geração 2019, além de uma boa mecânica, chega com mais refinamento e tecnologia que os demais modelos do segmento. O Kangoo está disponível nas cores Glacier White, Star Grey, Quarzo Grey e Live Red. Na Argentina, os preços partem de 320.900 pesos, algo equivalente a R$ 53 mil. Por aqui, o modelo de antiga geração com porta lateral começa em R$ 61 mil.

Primeiras impressões

Proposta cumprida

Buenos Aires/Argentina – Quando se está a bordo de um Renault Kangoo, principalmente na cidade, dificilmente percebe-se suas características de utilitário. O modelo é confortável e até refinado, quando comparado ao que se vê em automóveis com fortes raízes de vocação profissional. O motor empurra bem o carro e a transmissão parece ter relações bem calculadas, além de seus engates precisos. Peca um pouco na visibilidade, já que os retrovisores externos são um pouco limitados na altura.

Em 120 km/h, o conta-giros se posiciona por volta das 4 mil rpm e o ruído externo até fica bem controlado. Mas o barulho do motor incomoda um pouco. Quanto à disposição do Kangoo, as respostas são boas mesmo quando o câmbio está engatado na quinta marcha. Outro ponto que favorece a nova geração da minivan e furgão é o consumo, já que o novo propulsor se mostra bastante eficiente. Uma característica que certamente pode influenciar os consumidores que estão à procura de veículos profissionais. (COLABOROU DANIELE RAMIRO/AUTO PRESS)