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Princípio evolutivo: Honda Civic 2020

O sedã chega à linha 2020 e apresenta uma nova versão
de entrada

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Com retoques no visual externo da décima geração, surgida em 2015, o Honda Civic chega à linha 2020. O sedã vem mais tecnológico, incorpora novos equipamentos de conforto e segurança e introduz uma inédita versão de entrada, a LX. Segundo colocado entre os sedãs médios no mercado brasileiro, o Civic teve 15.986 unidades vendidas de janeiro a julho deste ano, com média mensal de 2.283 emplacamentos, quase a metade dos resultados de seu eterno rival, o Toyota Corolla, que vendeu 32.019 exemplares no mesmo período, com média de 4.574 unidades. Com desembarque nas concessionárias durante este mês, o Civic 2020 apresenta a configuração LX, com preço de R$ 97.900. A nova versão se junta à Sport (R$ 104.100), à EX (R$ 107.600), à EXL (R$ 112.600) e à topo de linha Touring (R$ 134.900).

Honda Civic Touring e EXL 2020

Produzido no Canadá, o esportivo Si não entra no catálogo dos carros fabricados em Sumaré (SP), equipados com motor 2.0 i-VTEC FlexOne com 155 cavalos a 6.300 rotações por minuto e 19,5 kgfm de torque a 4.800 rpm, disponível nas configurações LX, EX, EXL e Sport, e acoplado à transmissão continuamente variável (CVT) com 7 marchas simuladas que podem ser trocadas em “paddles shits” localizados atrás do volante, com exceção à LX. O motor 1.5 de quatro cilindros, da Touring, traz turbo de baixa inércia, injeção direta, variação de tempo de abertura de válvulas e tem potência de 173 cavalos a 5.500 rpm e torque de 22,4 kgfm de 1.700 a 5.500 giros. Esse propulsor é associado a um novo CVT, que entrega ampla potência ao longo de toda a faixa de trabalho do motor.

O design externo do Civic recebeu mudanças pontuais, salientando a sofisticação. Na dianteira, o para-choque tem desenho mais horizontal, com detalhes que deixam o conjunto mais refinado. As versões LX, EX, EXL e Touring têm grade do radiador e molduras laterais do para-choque com acabamento cromado, novas rodas de dez raios de 17 polegadas em grafite brilhante. Atrás, todas as versões receberam um acabamento cromado na parte inferior do para-choque. A EXL e a Touring têm as colunas das portas em preto brilhante. Para reforçar o caráter esportivo, a Sport tem detalhes frontais e nos retrovisores em preto brilhante, um novo aerofólio integrado à tampa do porta-malas e rodas de cinco raios com acabamento diamantado escurecido.

Desde à configuração de entrada, o Civic 2020 oferece um pacote completo de equipamentos no qual se destacam o ar-condicionado digital de duas zonas, o freio de estacionamento eletrônico com função Brake-Hold, o controle de cruzeiro, o botão “Econ” de modo de condução econômico, vidros elétricos com função “um toque” para subida e descida em todas as posições, o sistema de entretenimento (5 polegadas para a LX e 7’’ “touchscreen” com Apple CarPlay e Android Auto para as demais versões) e comandos no volante e câmera para manobras em ré. A Sport passa a contar com o acendimento automático dos faróis de série e recebe o multimídia “touchscreen” de 7 polegadas com conectividade com Apple CarPlay e Android Auto, enquanto a EX amplia seu custo-benefício com a adoção de sistema de áudio com oito alto-falantes, bancos em couro e retrovisor interno fotocrômico.

A EXL incorpora todos os itens e acrescenta novas tecnologias, como o sensor de chuva e o sistema Smart Key, que elimina a necessidade da chave para a abertura e a partida do veículo, agora feita pelo botão Push Start. Outra novidade que aumenta o conforto para os ocupantes da EXL e da Touring é a adição de saídas do ar-condicionado para o banco traseiro. A versão topo de linha reforça seu aspecto superior com equipamentos tecnológicos como o sistema Premium Audio, com 452 watts de potência e dez alto-falantes, incluindo o central e o subwoofer, o sistema de recarga de celulares sem fio no console central, por indução, e o assento elétrico do motorista com ajuste lombar.

Honda Civic EXL 2020

O Civic foi desenvolvido para estabelecer um novo padrão de performance dinâmica em seu segmento e para competir com sedãs sofisticados em aspectos-chave como sensação ao volante, precisão de direção, qualidade de rodagem e nível de ruído e vibração. A segurança também é tratada como prioridade pela marca japonesa. Todas as versões têm airbags frontais, laterais e de cortina, controle de tração e de estabilidade VSA (Vehicle Stability Assist), sistema de partida em aclive (HSA), sistema de vetorização de torque baseado em frenagem Agile Handling Assist (AHA), luz de frenagem de emergência, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), disco nas quatro rodas, luzes de circulação diurna (DRL) e lanternas em leds. O Civic 2020 tem opções de cores de acordo com a versão. Para todas, são oferecidos o Branco Tafetá (sólida), o Prata Platinum (metálica), o Preto Cristal (perolizada) e o Branco Estelar (perolizada especial). A LX, a EX, a EXL e a Touring também podem ser nas cores Cinza Barium e Azul Cósmico (metálicas). Nas equipadas com bancos de couro (EX, EXL e Touring), o tom do revestimento interno varia conforme a cor da carroceria.

LANÇAMENTO

Nova S10 chega mais potente e inicia sua pré-venda com preço a partir de R$281.900

Com três versões inicialmente, a picape tem motor mais potente que o anterior e novo câmbio automático de 8 velocidades

05/04/2024 17h50

Nova S10 High Country tem preço a partir de R$302.900 Foto: Divulgação

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Já era esperada desde o início do ano, e depois de diversos flagras, a Chevrolet mostrou a picape sem disfarces. 
A montadora já divulgou que terá versão cabine simples e no chassis, porém, a pré-venda é somente para Z71, LTZ e High Country inicialmente, em breve as outras versões estarão disponíveis para venda, inclusive com desconto para frotista e produtor rural. 
 

A traseira da S10 ficou robusta, lembrando a Silverado

As mudanças começam pelo design e se estendem ao conjunto mecânico, bem como ao pacote tecnológico e de conectividade. O interior foi revisado, com a inclusão do novo sistema multimídia Chevrolet MyLink, combinado com o painel de instrumentos digital.

“O segmento de picapes é o que mais cresce no Brasil; um a cada cinco veículos vendidos no país tem caçamba. A Nova S10 estreia como o modelo mais inovador desta categoria e ainda tem a chancela da Chevrolet, líder global no desenvolvimento de caminhonetes”, destaca Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul.

Toda a linha 2025 vem equipada com o novo motor Duramax 2.8 turbodiesel de 207 cavalos e pacote off-road. Outra novidade é a oferta da transmissão automática de oito marchas. 

A estreia da Nova S10 completa a renovação do portfólio de picapes da Chevrolet, composto pela Nova Montana (médio-compacta) e a Nova Silverado (full-size premium).

Z71 a partir de R$281.900

A versão Z71, a grade, retrovisores e maçanetas são pretos, as lanternas escurecidas, estribo e santantônio tubulares e pneus de uso misto.
Versão Z71 tem um estilo mais fora de estrada

LTZ a partir de R$292.800

Na LTZ, o acabamento é mais sóbrio, com elementos na mesma cor da carroceria e rodas com acabamento exclusivo.

LTZ tem um estilo monocromático

High Country a partir de R$302.900

Já a High Country diferencia-se pelo santantônio esportivo e cromados bem ao estilo norte-americano.

A versão tipo, High Country já destaca os cromados

Para o motorista, as novidades começam pelo volante, da mesma família da Silverado. Além da tradicional regulagem de altura, agora a coluna de direção tem ajuste de profundidade.

A nova S10 herda também o conceito de cockpit virtual, presente em lançamentos globais da General Motors. Entretanto, o conjunto traz recursos exclusivos para a caminhonete.


 

A nova geração do motor Duramax 2.8 turbodiesel de quatro cilindros traz avanços de hardware e software, leva a picape aos 100 km/h em 9,4 s. 

 De acordo com o Inmetro, a Nova S10 automática a diesel percorre 11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade, médias até 13% melhores.

O motor, que agora entrega 207 cavalos e 52 kgfm de torque, trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial de oito marchas. O novo câmbio AT8 de última geração é o mesmo que equipa a Colorado norte-americana, porém, com calibração customizada para o uso que o brasileiro faz deste tipo de picape.

Pode se dizer que agora a S10 está páreo para a briga. 

 

 

Delivery com atitude

Peugeot mostra as novidades em sua linha 2024 de veículos utilitários

A marca aproveitou a Smart City Expo Curitiba para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável

02/04/2024 09h37

Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários Divulgação

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O Smart City Expo Curitiba foi realizado nos dias 20 e 22 de março na capital paranaense e reuniu especialistas de várias áreas para compartilhar ideias sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e as pessoas.

A Peugeot aproveitou o evento para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável e para divulgar as estratégias relacionadas a sua linha de veículos utilitários leves, que inclui a multivan compacta Partner Rapid (flex), o furgão médio Expert (a combustão ou elétrico) ou as três variações do furgão grande Boxer (em versões cargo, furgão e agora minibus).

A Peugeot é atualmente a quarta marca que mais vende vans comerciais no mercado brasileiro, com veículos térmicos e elétricos – com quase 20% de participação desde 2022 no segmento de vans elétricas.

Além de sua gama de produtos, a Peugeot oferece aos clientes a possibilidade de mais de 17 tipos de personalização de seus utilitários por meio de versões transformadas com parceiros homologados pela montadora – disponibiliza de ambulâncias a veículos refrigerados.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Uma das novidades da marca francesa é o lançamento de sua nova plataforma de conectividade para frotas, batizada de MyPeugeot PRO (powered by UConnect Stellantis).

E a novidade chegará ao mercado por meio do Peugeot Boxer, modelo 2024/2024 – o primeiro veículo da marca francesa com módulo de telemetria embarcado –, o que lhe garante conectividade de série e original de fábrica.

Com uma ofensiva consistente no segmento de veículos utilitários leves (VULs), a Peugeot pretende agora oferecer praticidade ao cliente profissional.

O MyPeugeot PRO é uma ferramenta digital de gestão de frotas que traz vários benefícios e funcionalidades.

A plataforma entrega um grande número de dados em tempo real, o que possibilita melhor tomada de decisões, maior controle de fluxo, otimização de atividades, aumento de produtividade e, por consequência, mais rentabilidade para o negócio – independentemente do porte.

As funcionalidades se concentram em quatro pontos centrais: gestão de frotas, rastreabilidade, recuperação veicular e comportamento do motorista, fornecendo relatórios completos para cada um deles.

O MyPeugeot PRO está disponível para os proprietários do Boxer a partir do modelo 2024/2024 sem qualquer custo adicional nos primeiros 12 meses, e a ativação da ferramenta é rápida e sem complicações.

Com isso, a marca espera contribuir com a otimização de gastos operacionais e o Custo Total de Propriedade, além de fortalecer a relação de confiança com seus clientes profissionais.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Outra novidade da marca francesa no Smart City Expo Curitiba foi a Partner Retrofit, uma unidade da multivan Partner resultado do projeto em parceria com o programa Senai A3 do Rota 2030, que visa a conversão de veículos comerciais leves a combustão para propulsão 100% elétrica, assegurando a qualidade da transformação por meio do uso de equipamento com parceiros homologados pela fábrica.

A proposta representa uma solução de mobilidade sustentável, com emissão zero e acessível.

O processo de conversão passa por algumas etapas, incluindo o estudo do produto, a remoção do “powertrain” a combustão, a instalação do kit de transformação e do conjunto de baterias no compartimento de carga (para evitar adaptação da estrutura).

Depois, faz testes para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes dos veículos. Além do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a iniciativa conta com parceria das empresas WEG e FuelTech.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

Desde dezembro de 2021, o e-Expert, primeiro utilitário 100% elétrico da Peugeot no país, tornou-se um importante passo da ofensiva elétrica da marca do leão no Brasil.

Com 330 quilômetros de autonomia (pelo ciclo WLTP) e 289 quilômetros (pelo Inmetro) e muita versatilidade, o modelo constitui uma oferta diferenciada no segmento de furgões médios.

O visual da versão 100% elétrica é basicamente o mesmo dos demais integrantes da linha.

Externamente, a mudança está na introdução do ponto de recarga, enquanto na lateral esquerda da carroceria, um monograma indica se tratar de um veículo elétrico.

O modelo é atualmente um sucesso comercial entre os clientes que buscam zerar as emissões de sua frota.

Tem como base a plataforma modular de multienergia EMP2, o que permitiu preservar o volume útil da versão a combustão, pois a bateria foi colocada abaixo do assoalho do veículo.

O utilitário é oferecido em versão única, com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e conversor de 11 kW trifásico.

A energia entregue pelas baterias também é responsável pelo desempenho dos equipamentos disponíveis no modelo.

Em carregadores DC de 100 kW, o modelo consegue fazer sua carga em 45 minutos (de zero a 80% da bateria).

O motor elétrico do e-Expert gera 136 cavalos de potência (100 kW) e 26,5 kgfm de torque imediato.

O modelo dispõe de três modos de condução: “Eco”, voltado para o consumo de energia, “Normal”, para um melhor compromisso entre autonomia e performance, e “Power”, que prioriza o desempenho utilizando o máximo de potência e torque.

Na linha Boxer, a novidade exposta no evento Smart City foi a versão minibus.

Com capacidade para 16 (na Executive) a 18 (na Comfort) pessoas, traz uma lista de equipamentos de série, com destaque para o ar-condicionado dianteiro e traseiro, o assistente de partida em rampa, o sistema start&stop e o controle de estabilidade.

A configuração Executive permitiu a elevação do assoalho na cabine dos passageiros para aumentar a área de bagagem, com capacidade para até mil litros.

O motor 2.2 Turbo Diesel BlueHDi, de 140 cavalos e 34,7 kgfm de torque, atende às normas do Proconve L7.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

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