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Pequena ousadia

Versão 'top' Outsider embala o Renault Kwid, que se tornou o quinto automóvel mais vendido do Brasil

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Em 2019, a Renault desbancou a Ford e assumiu o posto de quarta marca que mais vende automóveis no país, atrás da líder Chevrolet, da Volkswagen e da Fiat. Dos 239.227 Renault vendidos no ano passado, 85.117 eram Kwid. Em 2018, o Renault mais vendido do país já havia se tornado o sétimo carro mais emplacado do Brasil, com média de 5.610 unidades mensais. Em 2019, com a elevação da média para 7.093 emplacamentos por mês, o Kwid deixou para trás os Volkswagen Gol e Polo assumiu a quinta posição no ranking de modelos mais vendidos. Uma novidade que ajudou a embalar a arrancada do menor dos Renault surgiu em maio, com o lançamento de versão topo de linha Outsider, que se uniu às outras três configurações anteriormente oferecidas – Life, Zen e Intense –, incorporando aprimoramentos de estilo e de conectividade.

Renault Kwid é um hatch subcompacto (Foto: Luiza Kreitlon/Automotrix)

Com seus exíguos 3,68 metros de comprimento,1,58 metro de largura, 1,47 metro de altura e 2,42 metros de entre-eixos, o Kwid é um hatch subcompacto que aparenta ser maior graças à altura elevada da suspensão e às formas protuberantes. Ladeada por faróis alongados, a grade remete às dos utilitários esportivos da Renault em todo o mundo. Nela, sobre duas travessas horizontais com elementos vazados que lembram elos de uma corrente, se apoia o logotipo losangular, recortando a tampa do capô. Na traseira, o aspecto de SUV é ressaltado pelo revestimento preto na área abaixo da tampa do porta-malas e pelo aerofólio.

O motor do Kwid Ousider é o mesmo 1.0 SCe (Smart Control Efficiency) com três cilindros, 12 válvulas, duplo comando de válvulas (DOHC), que move o restante da linha, acoplado à transmissão manual de 5 marchas. Rende 70 cavalos com etanol e 66 cavalos com gasolina a 5.500 rpm e torque de 9,8 kgfm com etanol e 9,4 kgfm com gasolina a 4.250 giros. Além do dispositivo que sugere a troca de marchas (GSI) no quadro de instrumentos, o Kwid traz um indicador de estilo de condução abaixo do velocímetro. O modelo obteve nota A nos testes de consumo de combustível do Inmetro e pode ostentar o Selo Conpet de Eficiência Energética – com gasolina, consume 14,9 km/l na cidade e 15,6 km/l na estrada, e com etanol, 10,3 km/l no ciclo urbano e 10,8 km/l no rodoviário.

Altura de 18 centímetros do solo (Foto: Luiza Kreitlon/Automotrix)

A versão Outsider preserva a altura elevada do solo (18 centímetros) e os bons ângulos de entrada (24 graus) e de saída (40 graus) – que, segundo a legislação brasileira, permitem que o Kwid se encaixe na categoria dos utilitários esportivos. Como principal inovação, a versão traz de série o Media Evolution, central multimídia com tecnologia Android Auto e Apple CarPlay, que permite usar Spotify, Waze, Google Maps (Android Auto) e reproduzir áudios de WhatsApp na tela de 7 polegadas “touchscreen” capacitiva, com melhor precisão do toque. A tela também mostra as imagens da câmera de ré – curiosamente, a lente da câmera traseira fica “camuflada” no centro da logomarca na tampa do porta-malas.

Adesivação na porta dianteira (Foto: Luiza Kreitlon/Automotrix)

Externamente, o Kwid Outsider recebe skis – elementos prateados na parte inferior dos para-choques, que ajudam a direcionar o fluxo de ar – na dianteira e na traseira, barras de teto – que são apenas decorativas e não servem para levar carga –, proteções laterais, molduras do farol de neblina na cor preta, além de adesivações com o logo “Outsider” nas portas dianteiras. Como em todas as outras versões, na Outsider, as rodas são de aço e aro 14 polegadas, mas levam calotas pretas. No interior, o nome da configuração aparece bordado no encosto dos bancos dianteiros com detalhes alaranjados, que também surgem nos bancos traseiros, nas portas, no volante e no pomo da alavanca de câmbio.

A Renault Kwid Outsider traz de série airbags frontais e laterais, dois Isofix, direção elétrica, ar-condicionado, travas e vidros dianteiros elétricos, retrovisores elétricos, faróis de neblina cromados, abertura elétrica do porta-malas e chave dobrável. O preço da versão Outsider é R$ 45.390, porém, está sendo oferecida atualmente com um desconto de R$ 2 mil, por R$ 43.390, na cor Branco Neige, a do modelo testado. As outras cores disponíveis (Laranja Ocre, Marfim, Prata Etoile, Preto Nacré e Vermelho Fogo) acrescentam R$ 1.450 à fatura.

Experiência a bordo

Despojado e conectado
Nos bancos frontais do Kwid, não há espaço de sobra, entretanto, motorista e passageiro se acomodam razoavelmente bem, e a posição de dirigir é elevada. Como não existe ajuste de altura do volante e do banco, a solução é ajustar o banco para trás ou para a frente até achar a melhor posição possível. Para quem viaja atrás, o espaço é justo, principalmente em relação ao vão para os joelhos – levar três adultos ali é um exagero. O ressalto no centro do assoalho é baixo, o que libera algum espaço para os pés. A capota é elevada e mantém as cabeças dos ocupantes longe do teto. Em termos de acabamento, todos os plásticos são rígidos.

Interior em acabamento de plástico (Foto: Luiza Kreitlon/Automotrix)

Não há porta-copos, apenas um nicho à frente do câmbio para transportar alguns objetos. As travas das portas dianteiras ficam em pinos no alto das portas, abaixo do vidro. Para sair, é necessário levantar o pino ou acionar um botão na parte central do painel, sob os comandos do rádio. Os vidros frontais são elétricos, no entanto, as janelas de trás são acionadas por manivelas e não se abrem por completo. Além dos “adereços” em tons de laranja espalhados pelo habitáculo, a atração da versão Outsider é a central multimídia Media Evolution, com tecnologia Android Auto e Apple CarPlay: inclui GPS, câmera de ré e tela sensível ao toque de 7 polegadas. O porta-malas acomoda 290 litros – supera alguns hatches compactos, como o Chevrolet Onix, o Volkswagen Gol e o Ford Ka. Falta um banco traseiro bipartido, para aumentar a versatilidade quando for necessário rebater o encosto.

Impressões ao dirigir

Entre a razão e a emoção
Embora todo o marketing que envolveu o lançamento do Kwid e especificamente da versão Outsider valorize a emoção, o carrinho se sai melhor quando avaliado dentro de uma proposta de utilização mais racional. O foco na relação custo/benefício e a nota A nos testes de consumo do Inmetro reforçam tal percepção, juntamente com os indicadores de troca de marchas e de estilo de condução, que estimulam um gerenciamento mais racional do combustível. A versão Outsider não passou por mudanças mecânicas e não apresenta nenhuma inovação no comportamento dinâmico. O tricilíndrico SCe 1.0 de 12 válvulas é o mesmo que move os outros Kwid e obtém 70 cavalos e 9,8 kgfm de torque com etanol. Como pesa apenas 806 quilos nessa versão, o subcompacto até facilita a tarefa do trem de força, mas não chega a oferecer esportividade. O torque máximo só aparece em elevados 4.250 rpm e fazer o motor trabalhar com o giro alto deixa evidente que o isolamento acústico é deficiente, pois o ruído do motor invade o habitáculo sem cerimônias. A aceleração de zero a 100 km/h do Outsider pode ser feita no mesmo tempo das outras versões: 14,7 segundos.

Tricilíndrico SCe 1.0 de 12 válvulas (Foto: Luiza Kreitlon/Automotrix)

O câmbio manual de 5 velocidades tem engates razoavelmente precisos. O ajuste mais rígido da suspensão, necessário para evitar que um carrinho estreito e curto com a suspensão tão elevada aderne demasiadamente nas curvas, e acaba sacrificando um pouco o conforto – o Kwid repassa para os ocupantes, sem maiores “filtros”, as irregularidades das vias. Todavia, apesar da opção pela suspensão mais rígida, as rolagens de carroceria são perceptíveis. Os estreitos pneus aro 14 não ajudam muito em termos de estabilidade e não há controle eletrônico de estabilidade ou de tração. Ou seja, não se trata de um veículo com proposta de direção radical. Em compensação, a altura elevada do conjunto representa boa desenvoltura em lombadas e valetas. O tamanho diminuto da carroceria e a direção elétrica facilitam na hora de manobrar ou de estacionar em vagas apertadas, com o efetivo auxílio da câmera de ré. Na prática, o modelo é melhor aproveitado na cidade ou para viagens curtas, mais coerentes com sua proposta urbana. Para atender às demandas típicas das novas gerações, a central multimídia Media Evolution da versão Outsider oferece bons níveis de conectividade e é bem descomplicada.

Ficha técnica
Carro Renault Kwid Outsider
Carroceria Hatch subcompacto em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 3,68 metros de comprimento, 1,58 metro de largura, 1,47 metro de altura e 2,42 metros de distância de entre-eixos. Airbags frontais e laterais
Motor Gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 999 cm³, três cilindros, quatro válvulas por cilindro. Injeção multiponto e acelerador eletrônico. Refrigeração por circuito de água sob pressão
Transmissão  Manual de 5 marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Não oferece controle eletrônico de tração
Potência 66/70 cavalos com gasolina/etanol a 5.500 rpm

Torque

9,4/9,8 kgfm com gasolina/etanol a 4.250 rpm

Diâmetro e curso

71,0 mm x 84,1 mm
Taxa de compressão  11,5:1

Velocidade máxima
156 km/h
Suspensão Dianteira do tipo McPherson, triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos telescópicos e molas helicoidais. Traseira com eixo de torção com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos. Não oferece controle eletrônico de estabilidade
Rodas e pneus Rodas de aço com calotas e pneus 165/70 R14
Freios Discos sólidos na frente e tambores atrás. Freios ABS com EBD
Peso 806 kg
Capacidade do porta-malas 290 litros
Tanque de combustível 38 litros
Produção São José dos Pinhais/PR
Preço R$ 45.390

 

 

LANÇAMENTO

Nova S10 chega mais potente e inicia sua pré-venda com preço a partir de R$281.900

Com três versões inicialmente, a picape tem motor mais potente que o anterior e novo câmbio automático de 8 velocidades

05/04/2024 17h50

Nova S10 High Country tem preço a partir de R$302.900 Foto: Divulgação

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Já era esperada desde o início do ano, e depois de diversos flagras, a Chevrolet mostrou a picape sem disfarces. 
A montadora já divulgou que terá versão cabine simples e no chassis, porém, a pré-venda é somente para Z71, LTZ e High Country inicialmente, em breve as outras versões estarão disponíveis para venda, inclusive com desconto para frotista e produtor rural. 
 

A traseira da S10 ficou robusta, lembrando a Silverado

As mudanças começam pelo design e se estendem ao conjunto mecânico, bem como ao pacote tecnológico e de conectividade. O interior foi revisado, com a inclusão do novo sistema multimídia Chevrolet MyLink, combinado com o painel de instrumentos digital.

“O segmento de picapes é o que mais cresce no Brasil; um a cada cinco veículos vendidos no país tem caçamba. A Nova S10 estreia como o modelo mais inovador desta categoria e ainda tem a chancela da Chevrolet, líder global no desenvolvimento de caminhonetes”, destaca Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul.

Toda a linha 2025 vem equipada com o novo motor Duramax 2.8 turbodiesel de 207 cavalos e pacote off-road. Outra novidade é a oferta da transmissão automática de oito marchas. 

A estreia da Nova S10 completa a renovação do portfólio de picapes da Chevrolet, composto pela Nova Montana (médio-compacta) e a Nova Silverado (full-size premium).

Z71 a partir de R$281.900

A versão Z71, a grade, retrovisores e maçanetas são pretos, as lanternas escurecidas, estribo e santantônio tubulares e pneus de uso misto.
Versão Z71 tem um estilo mais fora de estrada

LTZ a partir de R$292.800

Na LTZ, o acabamento é mais sóbrio, com elementos na mesma cor da carroceria e rodas com acabamento exclusivo.

LTZ tem um estilo monocromático

High Country a partir de R$302.900

Já a High Country diferencia-se pelo santantônio esportivo e cromados bem ao estilo norte-americano.

A versão tipo, High Country já destaca os cromados

Para o motorista, as novidades começam pelo volante, da mesma família da Silverado. Além da tradicional regulagem de altura, agora a coluna de direção tem ajuste de profundidade.

A nova S10 herda também o conceito de cockpit virtual, presente em lançamentos globais da General Motors. Entretanto, o conjunto traz recursos exclusivos para a caminhonete.


 

A nova geração do motor Duramax 2.8 turbodiesel de quatro cilindros traz avanços de hardware e software, leva a picape aos 100 km/h em 9,4 s. 

 De acordo com o Inmetro, a Nova S10 automática a diesel percorre 11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade, médias até 13% melhores.

O motor, que agora entrega 207 cavalos e 52 kgfm de torque, trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial de oito marchas. O novo câmbio AT8 de última geração é o mesmo que equipa a Colorado norte-americana, porém, com calibração customizada para o uso que o brasileiro faz deste tipo de picape.

Pode se dizer que agora a S10 está páreo para a briga. 

 

 

Delivery com atitude

Peugeot mostra as novidades em sua linha 2024 de veículos utilitários

A marca aproveitou a Smart City Expo Curitiba para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável

02/04/2024 09h37

Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários Divulgação

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O Smart City Expo Curitiba foi realizado nos dias 20 e 22 de março na capital paranaense e reuniu especialistas de várias áreas para compartilhar ideias sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e as pessoas.

A Peugeot aproveitou o evento para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável e para divulgar as estratégias relacionadas a sua linha de veículos utilitários leves, que inclui a multivan compacta Partner Rapid (flex), o furgão médio Expert (a combustão ou elétrico) ou as três variações do furgão grande Boxer (em versões cargo, furgão e agora minibus).

A Peugeot é atualmente a quarta marca que mais vende vans comerciais no mercado brasileiro, com veículos térmicos e elétricos – com quase 20% de participação desde 2022 no segmento de vans elétricas.

Além de sua gama de produtos, a Peugeot oferece aos clientes a possibilidade de mais de 17 tipos de personalização de seus utilitários por meio de versões transformadas com parceiros homologados pela montadora – disponibiliza de ambulâncias a veículos refrigerados.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Uma das novidades da marca francesa é o lançamento de sua nova plataforma de conectividade para frotas, batizada de MyPeugeot PRO (powered by UConnect Stellantis).

E a novidade chegará ao mercado por meio do Peugeot Boxer, modelo 2024/2024 – o primeiro veículo da marca francesa com módulo de telemetria embarcado –, o que lhe garante conectividade de série e original de fábrica.

Com uma ofensiva consistente no segmento de veículos utilitários leves (VULs), a Peugeot pretende agora oferecer praticidade ao cliente profissional.

O MyPeugeot PRO é uma ferramenta digital de gestão de frotas que traz vários benefícios e funcionalidades.

A plataforma entrega um grande número de dados em tempo real, o que possibilita melhor tomada de decisões, maior controle de fluxo, otimização de atividades, aumento de produtividade e, por consequência, mais rentabilidade para o negócio – independentemente do porte.

As funcionalidades se concentram em quatro pontos centrais: gestão de frotas, rastreabilidade, recuperação veicular e comportamento do motorista, fornecendo relatórios completos para cada um deles.

O MyPeugeot PRO está disponível para os proprietários do Boxer a partir do modelo 2024/2024 sem qualquer custo adicional nos primeiros 12 meses, e a ativação da ferramenta é rápida e sem complicações.

Com isso, a marca espera contribuir com a otimização de gastos operacionais e o Custo Total de Propriedade, além de fortalecer a relação de confiança com seus clientes profissionais.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Outra novidade da marca francesa no Smart City Expo Curitiba foi a Partner Retrofit, uma unidade da multivan Partner resultado do projeto em parceria com o programa Senai A3 do Rota 2030, que visa a conversão de veículos comerciais leves a combustão para propulsão 100% elétrica, assegurando a qualidade da transformação por meio do uso de equipamento com parceiros homologados pela fábrica.

A proposta representa uma solução de mobilidade sustentável, com emissão zero e acessível.

O processo de conversão passa por algumas etapas, incluindo o estudo do produto, a remoção do “powertrain” a combustão, a instalação do kit de transformação e do conjunto de baterias no compartimento de carga (para evitar adaptação da estrutura).

Depois, faz testes para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes dos veículos. Além do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a iniciativa conta com parceria das empresas WEG e FuelTech.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

Desde dezembro de 2021, o e-Expert, primeiro utilitário 100% elétrico da Peugeot no país, tornou-se um importante passo da ofensiva elétrica da marca do leão no Brasil.

Com 330 quilômetros de autonomia (pelo ciclo WLTP) e 289 quilômetros (pelo Inmetro) e muita versatilidade, o modelo constitui uma oferta diferenciada no segmento de furgões médios.

O visual da versão 100% elétrica é basicamente o mesmo dos demais integrantes da linha.

Externamente, a mudança está na introdução do ponto de recarga, enquanto na lateral esquerda da carroceria, um monograma indica se tratar de um veículo elétrico.

O modelo é atualmente um sucesso comercial entre os clientes que buscam zerar as emissões de sua frota.

Tem como base a plataforma modular de multienergia EMP2, o que permitiu preservar o volume útil da versão a combustão, pois a bateria foi colocada abaixo do assoalho do veículo.

O utilitário é oferecido em versão única, com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e conversor de 11 kW trifásico.

A energia entregue pelas baterias também é responsável pelo desempenho dos equipamentos disponíveis no modelo.

Em carregadores DC de 100 kW, o modelo consegue fazer sua carga em 45 minutos (de zero a 80% da bateria).

O motor elétrico do e-Expert gera 136 cavalos de potência (100 kW) e 26,5 kgfm de torque imediato.

O modelo dispõe de três modos de condução: “Eco”, voltado para o consumo de energia, “Normal”, para um melhor compromisso entre autonomia e performance, e “Power”, que prioriza o desempenho utilizando o máximo de potência e torque.

Na linha Boxer, a novidade exposta no evento Smart City foi a versão minibus.

Com capacidade para 16 (na Executive) a 18 (na Comfort) pessoas, traz uma lista de equipamentos de série, com destaque para o ar-condicionado dianteiro e traseiro, o assistente de partida em rampa, o sistema start&stop e o controle de estabilidade.

A configuração Executive permitiu a elevação do assoalho na cabine dos passageiros para aumentar a área de bagagem, com capacidade para até mil litros.

O motor 2.2 Turbo Diesel BlueHDi, de 140 cavalos e 34,7 kgfm de torque, atende às normas do Proconve L7.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

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