Lançado em 2011, o Range Rover Evoque representou o maior sucesso em vendas da Land Rover nas últimas décadas. Até hoje, mais de 750 mil unidades do modelo foram comercializadas em todo o mundo, sendo 27 mil só no mercado brasileiro.
A segunda geração do Range Rover Evoque, maior sucesso da Land Rover nas últimas décadas, chega oficialmente ao mercado brasileiro. A versão R-Dynamic HSE, topo de linha do modelo, será a primeira a ser disponibilizada aos clientes brasileiros, ao preço de R$ 322.300. As pré-vendas do modelo começam hoje em todas as concessionárias Jaguar Land Rover do País e as primeiras entregas aos clientes serão realizadas no decorrer de Julho.
As primeiras unidades a desembarcarem no mercado brasileiro contam com opcionais como o kit de design exterior “black pack”, que oferece um visual ainda mais arrojado com uma série de detalhes em preto na traseira, na dianteira e nas saídas de ar laterais do veículo. Ele também é o único no segmento a oferecer, de série, ajuste elétrico de coluna de direção.
Entre as novidades do modelo está o motor Ingenium P300 a gasolina de 2.0 litros, que desenvolve 300 cv de potência e 40,8 Kgfm de torque. O propulsor é acompanhado da tecnologia MHEV – Mid Hybrid Electric Vehicle, na sigla em inglês – que utiliza a energia cinética gerada pela desaceleração do modelo para alimentar uma bateria de 48V que trabalha de forma auxiliar ao motor à combustão.
Acompanhado do sistema de transmissão automático de 9 velocidades, com opção para trocas manuais por meio de “borboletas” dispostas na parte de trás do volante, o modelo faz do 0 aos 100 km/h em 6,6 segundos e atinge a velocidade máxima de 242 km/h.
Sua estrutura foi reformulada e traz um chassi 13% mais rígido em relação à versão anterior, o que garante ainda mais estabilidade e reduz os níveis de vibração e ruído interno.
A distância entre-eixos do modelo ficou 21mm maior, o que, aliado ao novo desenho de suspensão traseira, mais compacta e leve, proporciona ao novo Evoque um porta-malas com 591 litros de capacidade, 8% a mais em relação à versão anterior, além de maior espaço para pernas aos passageiros do banco de trás.
A suspensão traseira Integral Link separa as forças laterais e longitudinais para maximizar o controle e a agilidade, proporcionando maior conforto e mais confiança em estrada. Na dianteira, a suspensão McPherson Hydro incorpora uma série de componentes hidráulicos que diminuem as vibrações que podem ser transmitidas ao volante na condução velocidade elevada.
A altura do modelo em relação ao solo é de 212 mm, enquanto os ângulos de ataque e saída são 25° e 30,6°, respetivamente. Para explorar toda a capacidade fora de estrada, o modelo é equipado com uma série de sistemas como o Hill Descent Control, o Gradient Release Control e o All-Terrain Progress Control.
Também, pela primeira vez, o Evoque chega de série no mercado brasileiro com o sistema Terrain Response 2. Com ele, o condutor pode, não só escolher entre quatro modos de direção (Asfalto, Areia, Grama-Cascalho-Neve e Lama-Buracos) mas, também conta com o modo Automático, que permite o Evoque selecionar o modo mais apropriado para as condições e ajustando as configurações de tração, suspensão e relação de marchas automaticamente, de acordo com o tipo de terreno.
Agora o veículo é capaz de atravessar trechos com até 60 centímetros de profundidade, ante 50 da versão anterior.
Para o conforto no asfalto, o modelo traz série sistema de câmera traseira, Controle de Cruzeiro Adaptativo com Assistente de Direção, sistema de Assistência de permanência em Faixa, a Frenagem Autônoma de Emergência e o Monitor de Atenção do Condutor para manter os passageiros seguros.
Tecnologia
Por meio de câmeras na grade dianteira e nos espelhos laterais, o sistema é capaz de projetar na tela táctil da central multimídia uma imagem 180 graus da parte dianteira do carro. Dessa forma, o veículo pode auxiliar na visibilidade em terrenos mais complicados ou em zonas muito estreitas na cidade. Essa evolução tecnológica é prova de que o novo Evoque pode enfrentar qualquer situação, seja na cidade ou em outros tipos de terreno.
O espelho retrovisor interno do Novo Evoque possui a função ClearSight, tecnologia que eleva seu nível de funcionalidade, ao torná-lo uma tela que transmite imagens em alta resolução de um aspecto mais amplo do que ocorre atrás do modelo. O sistema pode ser ativado quando a visão do motorista está obstruída por qualquer motivo.
As imagens transmitidas pelo espelho são captadas por uma câmera e projetadas no espelho. O Evoque é o primeiro veículo do segmento a trazê-la ao mercado brasileiro, também traz uma central multimidia completamente nova e intuitiva. Chamado Touch Pro Duo, o sistema traz uma combinação de duas telas táteis de LCD de alta definição, uma com 10 polegadas e uma de 12,3 polegadas colocada atrás do volante, no quadro de instrumentos.
Os faróis Premium LED frontal e traseira é mais sofisticado. Os puxadores de porta retráteis proporcionam um ar mais leve e sofisticado, enquanto os traços dinâmicos criam uma marca característica junto as rodas de 20”.
“A segunda geração do Range Rover Evoque representa mais um marco em termos de produto para a Land Rover no País. O modelo oferece aos clientes um conjunto do que existe de melhor em luxo, tecnologia, design e versatilidade, únicos em seu segmento. Estamos bastante confiantes que o veículo continuará o imenso sucesso que a primeira geração representou no mercado brasileiro”, afirma Paulo Manzano, gerente de marketing e produto da Jaguar Land Rover no Brasil.