Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Assine a Newsletter

CORREIO VEÍCULOS

Novo Ford Ka FreeStyle 1.0

Novo Ford Ka chega com motor 1.0
e transmissão manual por R$ 56.690

30 MAI 19 - 15h:15LEANDRO GAMEIRO

Fomos até Salvador-BA, para conhecer a nova família aventureira da Ford, a FreeStyle. A grande novidade fica por conta do Ka, um dos modelos mais vendidos da marca, que agora pode ser encontrado com motor 1.0 nesta versão. Vale lembrar que o modelo foi apresentado em 2018 apenas com motor 1.5 de 137cv. Essa nova geração, com motor 1.0 de três cilindros, gera até 85cv no etanol, tendo nova transmissão manual de 5 velocidades com primeira, segunda, terceira marchas e ré sincronizadas. “O novo câmbio está 30kg mais leve, e usa menos óleo, o que causa menos atrito e melhor desempenho”, segundo Gilberto Geri, engenheiro da Ford.

O interior é diferenciado, com teto em preto, painel marrom escuro e bancos parcialmente em couro. No centro, destaca-se a tela flutuante de 7 polegadas da central multimídia SYNC 2.5, com funcionamento intuitivo e excelente visibilidade. Sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado, travas, vidros e retrovisores elétricos completam a lista.

O Ka FreeStyle 1.0 chega como modelo 2020, com preço de R$56.690, para inaugurar uma nova faixa no segmento. A linha continua a oferecer também o Ka FreeStyle 1.5, somente com transmissão automática.

Você deve estar se perguntando se é só “perfumaria”. Fizemos essa pergunta para o engenheiro Gilberto, e ele respondeu: “Não, realmente a suspensão do FreeStyle é recalibrada e ajustada para os pneus maiores, que dão a ele 18mm de altura a mais, comparando com a suspensão normal.” 

São seis cores disponíveis para este modelo: preto Ebony, branco Ártico, cinza Moscou, cinza Copenhagen, marrom Trancoso e prata Dublin. 

Além dos modelos Freestyle 1.0 e 1.5, a linha Ka 2020 é formada pelas versões S/SE, de entrada; SE Plus, que acrescenta conectividade; e o seu topo de linha, a Titanium.

Ainda falando da família FreeStyle, a Ford apresentou o novo EcoSport 2020, que vem com mudanças apenas na estética, opção de teto na cor preta e apliques escurecidos. O novo EcoSport FreeStyle custa R$87.290 com transmissão manual e R$93.290 na versão automática.


Impressões ao dirigir
O teste na direção foi bom, dirigimos cerca de 90 quilômetros por Salvador e região. Andamos apenas no Ford Ka FreeStyle 1.0. Em questão de motorização, não tem muito o que falar, pois desde o seu lançamento, o motor 3 cilindros da Ford ganhou prêmios e se destacou entre os concorrentes. Já no câmbio é notável a diferença, com engates mais precisos e mais macio. O silêncio a bordo impressiona, o conforto sobressai, o painel em dois tons de cores completa o charme, juntamente com os bancos, parcialmente em couro e costuras exclusiva na linha FreeStyle, comparando com as versões normais. Apesar de ter o multimídia de 7”, Sync 2.5, controle de tração e estabilidade, sentimos falta de mais entradas USB, pois tem apenas uma. Outra coisa que chama atenção é que, apesar do ajuste da altura do banco do motorista, o volante não tem regulagem de profundidade, assim como os vidros elétricos, não possuem “one touch”, aquele sistema onde um toque sobe ou desce os vidros.

O consumo geral ficou na casa dos 14 km/l na gasolina, considerando trechos urbanos e rodoviários. Vale lembrar que, o Ka 1.0 FreeStyle custa praticamente o mesmo preço da versão de entrada 1.5 automática, mas cabe a você, leitor, fazer o teste drive e decidir que versão melhor se encaixa no seu dia a dia.

Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais @correioestado e @correioveiculos

 

Ficha técnica

Ford Ka 1.0 Freestyle

Dimensões: 395.4 cm de comprimento x 177.4 cm largura x 157 cm altura
Motor: Gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 997 cm³, três cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro. Injeção multiponto.
Transmissão: Dianteira
Câmbio: Manual de 5 marchas
Potência: 80/85 cavalos com gasolina/etanol a 6.500 rpm
Torque: 10,2/10,7 kgfm com gasolina/etanol a 3.500 rpm
Velocidade máxima: 166 km/h
Suspensão: Dianteira do tipo McPherson. Traseira com eixo de torção com molas helicoidais
Pneus: Pneus 185/60 R15
Freios: Discos sólidos na frente e tambores atrás. 
Peso: 1.081 kg
Porta-malas: 257 litros
Tanque de combustível: 51,6 litros
Preço: R$ 56.690

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Disposta a inovar no segmento de vans, a Toyota lança a nova Granace no Japão
TRANSPONEWS

Toyota lança a nova Granace no Japão

O Salão de Los Angeles desfila no tapete vermelho do Convention Center modelos que estarão no mercad
PANORAMA

Confira lançamentos
de Los Angeles previstos para o Brasil

A Ninja H2 SX SE+, a sport-touring mais avançada já produzida pela Kawasaki, chega ao Brasil por R$
MOTONEWS

A Ninja H2 SX SE+, a sport-touring mais avançada já produzida pela Kawasaki

Confira o lançamento da Mini o John Cooper Works GP
CARNEWS

Confira o lançamento da Mini o John Cooper Works GP

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião