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Novas bigtrails no mercado brasileiro

Honda CRF 1000L Africa Twin, BMW R 1250 GS e Triumph Scrambler 1200 serão protagonistas de uma guerra anunciada

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A chegada de novas bigtrails deve agitar o mercado brasileiro de motocicletas no segundo semestre. A Honda chega em breve com a CRF 1000L Africa Twin 2020. Já a BMW anunciou para setembro o lançamento da R 1250 GS. Isso sem falar na Triumph Scrambler 1200, que tinha sua apresentação oficial no Brasil prevista para julho, mas se antecipou e já surgiu nas concessionárias desde o final do mês passado. No mercado brasileiro, quem está ‘dando as cartas’ até agora é a Triumph Tiger 800, com média de 250 unidades mensais licenciadas no primeiro semestre.

No entanto, a Honda e a BMW estão com “bala na agulha” para reverter esse quadro. Ou seja, a guerra pelo consumidor brasileiro de bigtrails está anunciada. A marca nipônica inclusive terá uma inédita versão da Africa Twin, batizada de Adventure Sports, que já pode ser vista no Bike Fest Tiradentes, evento que aconteceu na histórica cidade mineira de 26 a 30 de junho. Os aficionados pela GS já podem preparando o bolso pois os preços foram divulgados: R$ 69.950 para a R 1250 GS Sport e R$ 82.950 para a Premium. A topo de linha, a Adventure, custará R$ 91.950.

A Honda CRF 1000L Africa Twin e sua nova versão, a CRF 1000L Africa Twin Adventure Sports, surgirão em versão 2020 oferecendo melhor equilíbrio entre peso e potência, além de mais tecnologia embarcada. Uma das novidades é a adoção do sistema de acelerador eletrônico, equipamento que trouxe consigo três modos de pilotagem, ampliando as capacidades do sistema de controle de torque. A inédita versão Adventure Sports da Africa Twin se caracteriza por curso ampliado em vinte milímetros em ambas suspensões, tanque de maior capacidade (24,2 litros ante 18,8 litros), para-brisa e carenagens maiores e posição de pilotagem mais confortável. Outro diferencial é o seu assento flat, que permite amarração de bagagem na parte traseira. As duas versões trazem um painel de instrumentos com tela retangular LCD blackout. Nas configurações Travel Edition, os modelos podem ser equipados com vários acessórios opcionais: proteções tubulares do tanque, cavalete central, malas laterais e top box (esse, somente na versão CRF 1000L Africa Twin).

Com produção na Zona Franca de Manaus, no Amazonas, as novas BMW R 1250 GS e BMW R 1250 GS Adventure desembarcam em meados de setembro. Elas trazem o novo motor boxer bicilíndrico, de oito válvulas e 1.254 cm³, capaz de desenvolver 136 cavalos de potência a 7.750 rpm e 14,58 kgfm de torque a 6.250 rpm – ante 125 cavalos de potência a 7.750 rpm, 12,74 kgfm de torque a 6.500 rpm e 1.170 cm³ do modelo anterior. O novo propulsor com controle variável de válvulas traz a nova tecnologia ShiftCam que oferece, segundo a montadora, uma excepcional dinâmica de condução, desempenho surpreendente e maior suavidade de funcionamento. Isso ocorre graças à árvore de comando com abertura diferenciada das válvulas de admissão do motor, com diferentes perfis. Assim, há maior capacidade de aceleração, elasticidade do motor e muito torque mesmo em baixas rotações. O motor é acompanhado do câmbio de seis velocidades com embreagem hidráulica anti-deslizante, lubrificada a óleo. Entre os itens de série, estão o acelerador eletrônico, o assistente de partida em subida, o ABS, o controle automático de estabilidade, os modos de pilotagem, o para-brisa com ajuste de altura, o sistema de conectividade com painel em TFT, as suspensões paralever e telelever, o suporte de top case e a tomada de 12V.

A versão Adventure da R 1250 GS  se destaca externamente pela presença de barras de proteção do tanque e do motor. Incorpora equipamentos como controle de tração dinâmico, ajuste eletrônico da suspensão, farol em leds, sistema de partida sem chave, luz de posição diurna, assistente de troca de marchas pro, modos de pilotagem pro, preparação para GPS, protetor de escapamento cromado, manoplas aquecidas, controle de pressão dos pneus, controle eletrônico de velocidade, farol adicional em leds, luzes de direção em leds, ABS pro e suporte para malas laterais em alumínio. A capacidade do tanque de combustível é de trinta litros, com cerca de quatro litros de reserva.

Anunciada para o mercado brasileiro desde o último Salão de Milão, em novembro de 2018, a recém-lançada Scrambler 1200 tem noventa cavalos de potência máxima. A nova bigtrail da Triumph inicialmente está disponível apenas na versão de topo XE – há também a XC. A clássica aventureira vem com preço de R$ 59.990 e é equipada com o mesmo motor bicilíndrico de 1.200 cc da Bonneville. Os noventa cavalos de potência surgem a 7.400 rpm e o torque de 11,2 kgfm está disponível a 3.950 rpm. O câmbio tem seis marchas e transmissão final por corrente. A Scrambler 1200 está disponível nas cores azul com preto e branca com verde. (Colaborou Edmundo Dantas/Agência AutoMotrix)

LANÇAMENTO

Nova S10 chega mais potente e inicia sua pré-venda com preço a partir de R$281.900

Com três versões inicialmente, a picape tem motor mais potente que o anterior e novo câmbio automático de 8 velocidades

05/04/2024 17h50

Nova S10 High Country tem preço a partir de R$302.900 Foto: Divulgação

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Já era esperada desde o início do ano, e depois de diversos flagras, a Chevrolet mostrou a picape sem disfarces. 
A montadora já divulgou que terá versão cabine simples e no chassis, porém, a pré-venda é somente para Z71, LTZ e High Country inicialmente, em breve as outras versões estarão disponíveis para venda, inclusive com desconto para frotista e produtor rural. 
 

A traseira da S10 ficou robusta, lembrando a Silverado

As mudanças começam pelo design e se estendem ao conjunto mecânico, bem como ao pacote tecnológico e de conectividade. O interior foi revisado, com a inclusão do novo sistema multimídia Chevrolet MyLink, combinado com o painel de instrumentos digital.

“O segmento de picapes é o que mais cresce no Brasil; um a cada cinco veículos vendidos no país tem caçamba. A Nova S10 estreia como o modelo mais inovador desta categoria e ainda tem a chancela da Chevrolet, líder global no desenvolvimento de caminhonetes”, destaca Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul.

Toda a linha 2025 vem equipada com o novo motor Duramax 2.8 turbodiesel de 207 cavalos e pacote off-road. Outra novidade é a oferta da transmissão automática de oito marchas. 

A estreia da Nova S10 completa a renovação do portfólio de picapes da Chevrolet, composto pela Nova Montana (médio-compacta) e a Nova Silverado (full-size premium).

Z71 a partir de R$281.900

A versão Z71, a grade, retrovisores e maçanetas são pretos, as lanternas escurecidas, estribo e santantônio tubulares e pneus de uso misto.
Versão Z71 tem um estilo mais fora de estrada

LTZ a partir de R$292.800

Na LTZ, o acabamento é mais sóbrio, com elementos na mesma cor da carroceria e rodas com acabamento exclusivo.

LTZ tem um estilo monocromático

High Country a partir de R$302.900

Já a High Country diferencia-se pelo santantônio esportivo e cromados bem ao estilo norte-americano.

A versão tipo, High Country já destaca os cromados

Para o motorista, as novidades começam pelo volante, da mesma família da Silverado. Além da tradicional regulagem de altura, agora a coluna de direção tem ajuste de profundidade.

A nova S10 herda também o conceito de cockpit virtual, presente em lançamentos globais da General Motors. Entretanto, o conjunto traz recursos exclusivos para a caminhonete.


 

A nova geração do motor Duramax 2.8 turbodiesel de quatro cilindros traz avanços de hardware e software, leva a picape aos 100 km/h em 9,4 s. 

 De acordo com o Inmetro, a Nova S10 automática a diesel percorre 11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade, médias até 13% melhores.

O motor, que agora entrega 207 cavalos e 52 kgfm de torque, trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial de oito marchas. O novo câmbio AT8 de última geração é o mesmo que equipa a Colorado norte-americana, porém, com calibração customizada para o uso que o brasileiro faz deste tipo de picape.

Pode se dizer que agora a S10 está páreo para a briga. 

 

 

Delivery com atitude

Peugeot mostra as novidades em sua linha 2024 de veículos utilitários

A marca aproveitou a Smart City Expo Curitiba para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável

02/04/2024 09h37

Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários Divulgação

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O Smart City Expo Curitiba foi realizado nos dias 20 e 22 de março na capital paranaense e reuniu especialistas de várias áreas para compartilhar ideias sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e as pessoas.

A Peugeot aproveitou o evento para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável e para divulgar as estratégias relacionadas a sua linha de veículos utilitários leves, que inclui a multivan compacta Partner Rapid (flex), o furgão médio Expert (a combustão ou elétrico) ou as três variações do furgão grande Boxer (em versões cargo, furgão e agora minibus).

A Peugeot é atualmente a quarta marca que mais vende vans comerciais no mercado brasileiro, com veículos térmicos e elétricos – com quase 20% de participação desde 2022 no segmento de vans elétricas.

Além de sua gama de produtos, a Peugeot oferece aos clientes a possibilidade de mais de 17 tipos de personalização de seus utilitários por meio de versões transformadas com parceiros homologados pela montadora – disponibiliza de ambulâncias a veículos refrigerados.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Uma das novidades da marca francesa é o lançamento de sua nova plataforma de conectividade para frotas, batizada de MyPeugeot PRO (powered by UConnect Stellantis).

E a novidade chegará ao mercado por meio do Peugeot Boxer, modelo 2024/2024 – o primeiro veículo da marca francesa com módulo de telemetria embarcado –, o que lhe garante conectividade de série e original de fábrica.

Com uma ofensiva consistente no segmento de veículos utilitários leves (VULs), a Peugeot pretende agora oferecer praticidade ao cliente profissional.

O MyPeugeot PRO é uma ferramenta digital de gestão de frotas que traz vários benefícios e funcionalidades.

A plataforma entrega um grande número de dados em tempo real, o que possibilita melhor tomada de decisões, maior controle de fluxo, otimização de atividades, aumento de produtividade e, por consequência, mais rentabilidade para o negócio – independentemente do porte.

As funcionalidades se concentram em quatro pontos centrais: gestão de frotas, rastreabilidade, recuperação veicular e comportamento do motorista, fornecendo relatórios completos para cada um deles.

O MyPeugeot PRO está disponível para os proprietários do Boxer a partir do modelo 2024/2024 sem qualquer custo adicional nos primeiros 12 meses, e a ativação da ferramenta é rápida e sem complicações.

Com isso, a marca espera contribuir com a otimização de gastos operacionais e o Custo Total de Propriedade, além de fortalecer a relação de confiança com seus clientes profissionais.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Outra novidade da marca francesa no Smart City Expo Curitiba foi a Partner Retrofit, uma unidade da multivan Partner resultado do projeto em parceria com o programa Senai A3 do Rota 2030, que visa a conversão de veículos comerciais leves a combustão para propulsão 100% elétrica, assegurando a qualidade da transformação por meio do uso de equipamento com parceiros homologados pela fábrica.

A proposta representa uma solução de mobilidade sustentável, com emissão zero e acessível.

O processo de conversão passa por algumas etapas, incluindo o estudo do produto, a remoção do “powertrain” a combustão, a instalação do kit de transformação e do conjunto de baterias no compartimento de carga (para evitar adaptação da estrutura).

Depois, faz testes para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes dos veículos. Além do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a iniciativa conta com parceria das empresas WEG e FuelTech.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

Desde dezembro de 2021, o e-Expert, primeiro utilitário 100% elétrico da Peugeot no país, tornou-se um importante passo da ofensiva elétrica da marca do leão no Brasil.

Com 330 quilômetros de autonomia (pelo ciclo WLTP) e 289 quilômetros (pelo Inmetro) e muita versatilidade, o modelo constitui uma oferta diferenciada no segmento de furgões médios.

O visual da versão 100% elétrica é basicamente o mesmo dos demais integrantes da linha.

Externamente, a mudança está na introdução do ponto de recarga, enquanto na lateral esquerda da carroceria, um monograma indica se tratar de um veículo elétrico.

O modelo é atualmente um sucesso comercial entre os clientes que buscam zerar as emissões de sua frota.

Tem como base a plataforma modular de multienergia EMP2, o que permitiu preservar o volume útil da versão a combustão, pois a bateria foi colocada abaixo do assoalho do veículo.

O utilitário é oferecido em versão única, com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e conversor de 11 kW trifásico.

A energia entregue pelas baterias também é responsável pelo desempenho dos equipamentos disponíveis no modelo.

Em carregadores DC de 100 kW, o modelo consegue fazer sua carga em 45 minutos (de zero a 80% da bateria).

O motor elétrico do e-Expert gera 136 cavalos de potência (100 kW) e 26,5 kgfm de torque imediato.

O modelo dispõe de três modos de condução: “Eco”, voltado para o consumo de energia, “Normal”, para um melhor compromisso entre autonomia e performance, e “Power”, que prioriza o desempenho utilizando o máximo de potência e torque.

Na linha Boxer, a novidade exposta no evento Smart City foi a versão minibus.

Com capacidade para 16 (na Executive) a 18 (na Comfort) pessoas, traz uma lista de equipamentos de série, com destaque para o ar-condicionado dianteiro e traseiro, o assistente de partida em rampa, o sistema start&stop e o controle de estabilidade.

A configuração Executive permitiu a elevação do assoalho na cabine dos passageiros para aumentar a área de bagagem, com capacidade para até mil litros.

O motor 2.2 Turbo Diesel BlueHDi, de 140 cavalos e 34,7 kgfm de torque, atende às normas do Proconve L7.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

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