Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

CORREIO VEÍCULOS

Nova Tracer 900 GT: sofisticação à toda prova

22 JUL 19 - 05h:00LEANDRO GAMEIRO

A nova Tracer 900 GT da Yamaha chegou ao Brasil com ampla lista de alterações e melhorias. Dentre as novidades, está o novo design, com carenagens redesenhadas que deixam o visual mais arrojado, além de inovações para deixar a pilotagem  mais confortável. Exemplo são os assentos do piloto e garupa. Totalmente novos, eles oferecem maior conforto, tanto pelo desenho mais ergonômico, quanto pela densidade da espuma. Agora, a altura do assento do piloto pode ser ajustada em duas posições de acordo com sua estatura. Junto ao assento do piloto há ainda uma proteção do tanque para aumentar o conforto em viagens mais longas. Como os assentos, o para-brisa é novo e foi feito para quem gosta de viajar, pois além do fácil ajuste, também está maior, aumentando sua proteção contra o vento, chuva e até mesmo pequenos detritos e insetos. Outro importante quesito ligado não só ao conforto, mas também à agilidade, estabilidade e até mesmo à segurança que evoluiu na nova Tracer, foram as suspensões totalmente revistas. Na dianteira, os amortecedores invertidos são ajustáveis e foram recalibrados. Eles oferecem ao piloto a capacidade de configurar a moto para se adequar a diferentes cargas e condições de uso.  

Pensando em quem vai percorrer grandes distâncias e enfrentar baixas temperaturas, a nova Tracer 900 GT ganhou aquecedores de manopla. Além disso, o guidão está mais estreito, permitindo uma posição de condução mais natural, que melhora o conforto e ainda ajuda a manter os braços do motociclista fora do fluxo de ar em velocidades mais altas. Por ser mais estreito, ele também facilita as manobras no trânsito, como por exemplo, os corredores. Já os protetores de mãos foram redesenhados para ficarem mais leves. Para os motociclistas que viajam acompanhados, o garupa passou a contar com novas alças de apoio confeccionadas em alumínio e novas pedaleiras. Com elas, as pernas ficam menos dobradas, gerando maior conforto. Outro importante item incorporado no modelo 2020 é o piloto automático, que pode ser usado para controlar a velocidade de cruzeiro da 4ª marcha em diante, entre 50 km/h e 180 km/h, e funciona através de um interruptor no lado esquerdo do guidão, que pode ser usado para aumentar ou diminuir a velocidade de cruzeiro. Para cancelar automaticamente seu funcionamento, basta acionar os freios, embreagem ou acelerador. O piloto automático possui ainda um botão que permite ao motociclista repor a definição anterior.

Inspirado nas superesportivas Yamaha, o novo modelo tem a tela colorida do painel de instrumentos em TFT, possuindo alta definição e apresentando gama completa de informações, que podem ser customizadas de acordo com a preferência do piloto, inclusive a cor. São elas os indicadores de marcha, combustível, posição do D-mode, conta giros, hodômetro total e parcial, média de consumo, consumo de combustível instantâneo, contagem regressiva de Km em “reserva”, temperatura do motor e temperatura ambiente.  Além disso, ele conta com funções como luzes de funcionamento do sistema Quick Shift e do Controle de Tração, Piloto Automático e o mostrador digital que indica em qual modo o Controle de Tração está selecionado ou se está desativado. A nova Tracer 900 GT conta também com o Shift indicator, um sistema para aviso de troca de marcha em que é possível realizar a configuração da luz indicadora de acordo com a rotação desejada. O painel tem até sensor de luminosidade. Ele é capaz de detectar as condições de iluminação e controlar o brilho do visor de acordo com a luz ambiente.

A nova Tracer 900 GT é a sport touring mais leve e potente do mercado, com apenas 215 quilos em ordem de marcha e 115 cavalos de potência. Como a M1 de Valentino Rossi e Maverick Viñales, a moto também é equipada com embreagem deslizante. O sistema conhecido como “Slip Clutch”, tem como objetivo impedir o travamento da roda traseira em reduções de marcha mais bruscas, ajudando a manter a estabilidade e controle, além de deixar o manete de embreagem 20% mais leve para facilitar seu acionamento. Além desse novo recurso, a Tracer conta com controle eletrônico de tração, que tem a função de dosar a entrega de torque do motor para a roda traseira, evitando que ela destracione em situações de aceleração brusca ou quando houver baixa aderência no piso. Nele há duas opções de ajustes: o modo 1 evita que a roda patine em qualquer situação, enquanto o modo 2 realiza um controle moderado, intervindo menos na pilotagem. Além disso, o sistema permite ser desligado. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Yamaha Motor do Brasil)

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Jeep Compass estreia linha 2020, <Br>com novidades em todas as versões
CORREIO VEÍCULOS

Jeep Compass estreia linha 2020, com novidades em todas as versões

Finalmente sem máscara: Ram 2500
CORREIO VEÍCULOS

Finalmente sem máscara: Ram 2500

Equipe "X Rally Team": De olho <br>no tetracampeonato
RALLY DOS SERTÕES

Equipe "X Rally Team":
De olho no tetracampeonato

Comparativo entre a Honda XRE 300 <BR>e a Yamaha Lander 250
CORREIO VEÍCULOS

Comparativo entre a Honda XRE 300 e a Yamaha Lander 250

Mais Lidas