Veículos

CORREIO VEÍCULOS

A+ A-

Kawasaki Versys 1000 chega renovada na versão 2020

Kawasaki Versys 1000 chega renovada na versão 2020

Continue lendo...

Quando foi lançada, em 2012, a Versys foi apresentada pela Kawasaki como uma bigtrail, algo que ela de fato não é. A moto reúne características de bigtrail com estradeiras e esportivas, mas prima pelo conforto para uso urbano ou em viagens. A Honda, por exemplo, considera este tipo de moto como crossover, a exemplo do que faz a indústria de carros. Outros consideram a Versys uma touring. Em sua versão 2020, a Kawasaki Versys 1000 recebeu uma importante mudança estética, que veio acompanhada de pequenos ajustes técnicos e de muitas novidades em termos de equipamentos e funcionalidades eletrônicas. Ela estará disponível na rede de concessionárias da marca a partir do dia 15 de julho em duas versões – Standard e Grand Tourer – com preços públicos sugeridos de R$ 55.490 e R$ 66.990, respectivamente, em cores únicas para cada configuração: laranja (Candy Steel Furnace Orange) para a standard e verde (Emerald Blazed Green) para a Grand Tourer.

Essa nova Versys 1000 chega no mesmo momento em que a Kawasaki ajusta seu posicionamento global para “Any Road, Any Time – Adventure Calling” (qualquer caminho, qualquer momento – o apelo da aventura, em uma tradução simples). Exceto pelo “Any road”, a Versys 1000 se enquadra muito bem nesse novo posicionamento da marca. Para qualquer caminho, ela precisaria no mínimo de pneus AT (All Terrain) e rodas maiores na dianteira. Fora isso, ela tem muitas virtudes para quem busca uma moto para viagens e até um pouco de uso urbano, seja individual ou com garupa. A começar pelo motor com sistema eletrônico para admitir o piloto automático e o acelerador eletrônico, além de uma central inercial (IMU), que monitora os parâmetros do propulsor e do chassi para auxiliar o motociclista na pilotagem e preservar a segurança. Na verdade, toda a eletrônica agora embarcada na moto veio para aprimorar os modos de pilotagem.

O chassi é construído em alumínio e as rodas aro 17 polegadas formam um conjunto esportivo com respostas rápidas. Com a adição na nova versão dos sistemas de suporte eletrônico, que inclui gerenciamento de curvas (KCMF – Kawasaki Cornering Management Function) e o controle de tração (KTRC – Kawasaki Traction Control), tudo integrado aos modos de pilotagem, ao ajuste eletrônico das suspensões e aos freios com ABS Kawasaki (KIBS – Kawasaki Intelligent anti-lock Brake System), a Versys 1000 entrega a possibilidade de uma pilotagem com absoluto controle e segurança.

Nos itens de conforto e estética, destaque para os novos para-brisa – são diferentes nas duas versões – com ajuste manual, mas que podem ser feitos com o piloto sentado na moto, ao contrário do anterior, no qual era necessário descer da moto para ajustar. Outra novidade exclusiva é a pintura regenerativa (apenas na versão Grand Tourer) usada no tanque, nas carenagens e nas tampas laterais, com camada especial para permitir que os arranhões se auto-reparem, mantendo aspecto de pintura sempre nova. Isso acontece porque a pintura é feita com segmentos macios e duros no revestimento, que trabalham juntos, como uma mola química, criando um efeito de “trampolim” para cobrir os riscos. No entanto, isso só vale para pequenos reparos e não se aplica a arranhões mais profundos.

Outra novidade é o aplicativo “Rideology”, para o piloto programar antes os parâmetros desejados para a moto no celular e simplesmente conectar seu smartphone via Bluetooth à motocicleta. Uma vez conectado, o aplicativo insere aquela programação feita para a moto, não havendo necessidade de se fazer isso manualmente. O aplicativo registra ainda vários dados da viagem, que podem depois serem verificados, como por exemplo, a velocidade em determinado trecho ou como foi o consumo de combustível, entre várias outras informações. A moto agora é full-led, e a versão Grand Tourer oferece vários equipamentos e funcionalidade adicionais, como o Quick-Shifter bidirecional – troca de marchas para cima e para baixo sem uso da embreagem –, o Painel TFT (Thin-Film Transistor) colorido, os faróis auxiliares que iluminam o lado de dentro da curva de acordo com a inclinação, o aquecedor de manoplas, os protetores de mãos, as malas laterais (28 litros) e o “top case” (47 litros).

O motor segue sendo o mesmo, com quatro cilindros, 1043 cm³ de capacidade, e desenvolve 120 cavalos de potência e 10,4 kgfm de torque. Essa configuração foi otimizada agora com o acelerador eletrônico, com a melhora sensível das respostas nas faixas de rotações baixas e médias, segundo comunicado da Kawasaki. Além dessa melhora, a alteração permitiu a adoção do cruise control (piloto automático – Electronic Cruise Control), equipamento muito útil para as motos estradeiras. Outra vantagem do acelerador eletrônico é a resposta mais suave em baixas rotações, condição muito sensível no uso urbano, no qual o cuidado com o acelerador é fundamental.

LANÇAMENTO

Nova S10 chega mais potente e inicia sua pré-venda com preço a partir de R$281.900

Com três versões inicialmente, a picape tem motor mais potente que o anterior e novo câmbio automático de 8 velocidades

05/04/2024 17h50

Nova S10 High Country tem preço a partir de R$302.900 Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Já era esperada desde o início do ano, e depois de diversos flagras, a Chevrolet mostrou a picape sem disfarces. 
A montadora já divulgou que terá versão cabine simples e no chassis, porém, a pré-venda é somente para Z71, LTZ e High Country inicialmente, em breve as outras versões estarão disponíveis para venda, inclusive com desconto para frotista e produtor rural. 
 

A traseira da S10 ficou robusta, lembrando a Silverado

As mudanças começam pelo design e se estendem ao conjunto mecânico, bem como ao pacote tecnológico e de conectividade. O interior foi revisado, com a inclusão do novo sistema multimídia Chevrolet MyLink, combinado com o painel de instrumentos digital.

“O segmento de picapes é o que mais cresce no Brasil; um a cada cinco veículos vendidos no país tem caçamba. A Nova S10 estreia como o modelo mais inovador desta categoria e ainda tem a chancela da Chevrolet, líder global no desenvolvimento de caminhonetes”, destaca Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul.

Toda a linha 2025 vem equipada com o novo motor Duramax 2.8 turbodiesel de 207 cavalos e pacote off-road. Outra novidade é a oferta da transmissão automática de oito marchas. 

A estreia da Nova S10 completa a renovação do portfólio de picapes da Chevrolet, composto pela Nova Montana (médio-compacta) e a Nova Silverado (full-size premium).

Z71 a partir de R$281.900

A versão Z71, a grade, retrovisores e maçanetas são pretos, as lanternas escurecidas, estribo e santantônio tubulares e pneus de uso misto.
Versão Z71 tem um estilo mais fora de estrada

LTZ a partir de R$292.800

Na LTZ, o acabamento é mais sóbrio, com elementos na mesma cor da carroceria e rodas com acabamento exclusivo.

LTZ tem um estilo monocromático

High Country a partir de R$302.900

Já a High Country diferencia-se pelo santantônio esportivo e cromados bem ao estilo norte-americano.

A versão tipo, High Country já destaca os cromados

Para o motorista, as novidades começam pelo volante, da mesma família da Silverado. Além da tradicional regulagem de altura, agora a coluna de direção tem ajuste de profundidade.

A nova S10 herda também o conceito de cockpit virtual, presente em lançamentos globais da General Motors. Entretanto, o conjunto traz recursos exclusivos para a caminhonete.


 

A nova geração do motor Duramax 2.8 turbodiesel de quatro cilindros traz avanços de hardware e software, leva a picape aos 100 km/h em 9,4 s. 

 De acordo com o Inmetro, a Nova S10 automática a diesel percorre 11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade, médias até 13% melhores.

O motor, que agora entrega 207 cavalos e 52 kgfm de torque, trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial de oito marchas. O novo câmbio AT8 de última geração é o mesmo que equipa a Colorado norte-americana, porém, com calibração customizada para o uso que o brasileiro faz deste tipo de picape.

Pode se dizer que agora a S10 está páreo para a briga. 

 

 

Delivery com atitude

Peugeot mostra as novidades em sua linha 2024 de veículos utilitários

A marca aproveitou a Smart City Expo Curitiba para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável

02/04/2024 09h37

Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários Divulgação

Continue Lendo...

O Smart City Expo Curitiba foi realizado nos dias 20 e 22 de março na capital paranaense e reuniu especialistas de várias áreas para compartilhar ideias sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e as pessoas.

A Peugeot aproveitou o evento para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável e para divulgar as estratégias relacionadas a sua linha de veículos utilitários leves, que inclui a multivan compacta Partner Rapid (flex), o furgão médio Expert (a combustão ou elétrico) ou as três variações do furgão grande Boxer (em versões cargo, furgão e agora minibus).

A Peugeot é atualmente a quarta marca que mais vende vans comerciais no mercado brasileiro, com veículos térmicos e elétricos – com quase 20% de participação desde 2022 no segmento de vans elétricas.

Além de sua gama de produtos, a Peugeot oferece aos clientes a possibilidade de mais de 17 tipos de personalização de seus utilitários por meio de versões transformadas com parceiros homologados pela montadora – disponibiliza de ambulâncias a veículos refrigerados.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Uma das novidades da marca francesa é o lançamento de sua nova plataforma de conectividade para frotas, batizada de MyPeugeot PRO (powered by UConnect Stellantis).

E a novidade chegará ao mercado por meio do Peugeot Boxer, modelo 2024/2024 – o primeiro veículo da marca francesa com módulo de telemetria embarcado –, o que lhe garante conectividade de série e original de fábrica.

Com uma ofensiva consistente no segmento de veículos utilitários leves (VULs), a Peugeot pretende agora oferecer praticidade ao cliente profissional.

O MyPeugeot PRO é uma ferramenta digital de gestão de frotas que traz vários benefícios e funcionalidades.

A plataforma entrega um grande número de dados em tempo real, o que possibilita melhor tomada de decisões, maior controle de fluxo, otimização de atividades, aumento de produtividade e, por consequência, mais rentabilidade para o negócio – independentemente do porte.

As funcionalidades se concentram em quatro pontos centrais: gestão de frotas, rastreabilidade, recuperação veicular e comportamento do motorista, fornecendo relatórios completos para cada um deles.

O MyPeugeot PRO está disponível para os proprietários do Boxer a partir do modelo 2024/2024 sem qualquer custo adicional nos primeiros 12 meses, e a ativação da ferramenta é rápida e sem complicações.

Com isso, a marca espera contribuir com a otimização de gastos operacionais e o Custo Total de Propriedade, além de fortalecer a relação de confiança com seus clientes profissionais.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Outra novidade da marca francesa no Smart City Expo Curitiba foi a Partner Retrofit, uma unidade da multivan Partner resultado do projeto em parceria com o programa Senai A3 do Rota 2030, que visa a conversão de veículos comerciais leves a combustão para propulsão 100% elétrica, assegurando a qualidade da transformação por meio do uso de equipamento com parceiros homologados pela fábrica.

A proposta representa uma solução de mobilidade sustentável, com emissão zero e acessível.

O processo de conversão passa por algumas etapas, incluindo o estudo do produto, a remoção do “powertrain” a combustão, a instalação do kit de transformação e do conjunto de baterias no compartimento de carga (para evitar adaptação da estrutura).

Depois, faz testes para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes dos veículos. Além do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a iniciativa conta com parceria das empresas WEG e FuelTech.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

Desde dezembro de 2021, o e-Expert, primeiro utilitário 100% elétrico da Peugeot no país, tornou-se um importante passo da ofensiva elétrica da marca do leão no Brasil.

Com 330 quilômetros de autonomia (pelo ciclo WLTP) e 289 quilômetros (pelo Inmetro) e muita versatilidade, o modelo constitui uma oferta diferenciada no segmento de furgões médios.

O visual da versão 100% elétrica é basicamente o mesmo dos demais integrantes da linha.

Externamente, a mudança está na introdução do ponto de recarga, enquanto na lateral esquerda da carroceria, um monograma indica se tratar de um veículo elétrico.

O modelo é atualmente um sucesso comercial entre os clientes que buscam zerar as emissões de sua frota.

Tem como base a plataforma modular de multienergia EMP2, o que permitiu preservar o volume útil da versão a combustão, pois a bateria foi colocada abaixo do assoalho do veículo.

O utilitário é oferecido em versão única, com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e conversor de 11 kW trifásico.

A energia entregue pelas baterias também é responsável pelo desempenho dos equipamentos disponíveis no modelo.

Em carregadores DC de 100 kW, o modelo consegue fazer sua carga em 45 minutos (de zero a 80% da bateria).

O motor elétrico do e-Expert gera 136 cavalos de potência (100 kW) e 26,5 kgfm de torque imediato.

O modelo dispõe de três modos de condução: “Eco”, voltado para o consumo de energia, “Normal”, para um melhor compromisso entre autonomia e performance, e “Power”, que prioriza o desempenho utilizando o máximo de potência e torque.

Na linha Boxer, a novidade exposta no evento Smart City foi a versão minibus.

Com capacidade para 16 (na Executive) a 18 (na Comfort) pessoas, traz uma lista de equipamentos de série, com destaque para o ar-condicionado dianteiro e traseiro, o assistente de partida em rampa, o sistema start&stop e o controle de estabilidade.

A configuração Executive permitiu a elevação do assoalho na cabine dos passageiros para aumentar a área de bagagem, com capacidade para até mil litros.

O motor 2.2 Turbo Diesel BlueHDi, de 140 cavalos e 34,7 kgfm de torque, atende às normas do Proconve L7.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).