Veículos

BOA BASE

A+ A-

Honda NXR 160 Bros ESDD "mostra serviço" na cidade e nas trilhas

Honda NXR 160 Bros ESDD "mostra serviço" na cidade e nas trilhas

Continue lendo...

Julho foi um mês e tanto para a NXR 160 Bros. Na primeira semana, quando saiu a consolidação dos números do primeiro semestre, a trail da Honda fechou 59.459 emplacamentos, o que representou 59,89% de participação no segmento Fun/Trail, e se firmou como a segunda motocicleta mais vendida do País no período – ficou atrás da city Honda CG 160 (122.084 unidades comercializadas). No fim do mês, outra boa notícia: a NXR 160 Bros recebeu o Selo Maior Valor de Revenda 2018 na categoria motocicletas. De acordo com o levantamento promovido pela Agência AutoInforme em parceria com a Molicar, a “Brosinha” sofreu apenas 6,7% de depreciação após um ano de uso. 

Parte dessa fase positiva pode ser creditada às inovações da linha 2018 da Honda NXR Bros, apresentada em setembro de 2017. Em termos estéticos, os grafismos passaram a ser nas cores laranja com branco, vermelho com preto ou azul com preto. No tanque, a palavra “Bros” é estampada em letras garrafais na cor predominante. O tanque, em si, fica na segunda cor – preto ou branco. Para-lamas, tampas laterais e rabeta seguem a cor principal. A lanterna traseira recebeu um visual novo e o farol foi equipado com um refletor multifocal, o que aumenta o foco e, consequentemente, reduz a dissipação da luz. Chamam atenção os cabos do freio que se elevam e se curvam desde o reservatório de fluido de freio, que fica próximo à manete direita, e passam por sobre o painel, descendo pelo lado esquerdo. 

Em termos mecânicos, permaneceu o motor monocilíndrico de 162,7 cm³, OHC, 4 tempos com refrigeração a ar, que é flex e entrega até 14,7 cavalos com etanol e 1,6 kgfm de torque, aliado a uma transmissão de cinco marchas. A novidade é que, na linha 2018, a Honda passou a adotar o sistema CBS na NXR 160 Bros ESDD. Com o CBS, parte da força de frenagem é transferida para a roda dianteira da motocicleta mesmo quando o piloto aciona apenas o freio traseiro, o que aumenta bastante a eficiência da frenagem. A Bros foi a primeira motocicleta brasileira de uso misto a adotar esse sistema. O CBS está disponível apenas na versão ESDD (Electric Start Duplo Disco), que tem freios a disco nas duas rodas. Os modelos da Bros com freios a tambor não oferecem o sistema. Em 2019, todas as motocicletas comercializadas no Brasil deverão ter ABS ou CBS. 

Oferecida nas concessionárias em todo o Brasil com preço sugerido de R$ 11.760, a NXR 160 Bros ESDD tem no preço competitivo outro importante atributo para se manter à frente das principais concorrentes no segmento de motocicletas trail. Seja das “colegas de vitrine”, como as Honda XRE 300 e 190, seja das “inimigas”, como as Yamaha XTZ 150 e 250.

Questão de confiabilidade

A NXR 160 Bros ESDD 2018 avaliada tinha 1.200 quilômetros rodados e ostentava os novos grafismos dos modelos 2018, nas cores laranja com branco. Logo ao sentar, percebe-se a surpreendente leveza do modelo, que pesa apenas 121 quilos, apesar de seu porte imponente. Após rodar alguns poucos quilômetros, rapidamente o piloto habitua-se com seu peso e verifica que fazer curvas é seguro e divertido. Mesmo o assento distando do solo 83,6 centímetros, até pilotos com menos estatura podem dirigi-la com facilidade, pois a posição de pilotar é agradável. 

Os retrovisores estão bem posicionados, mas a eficiência melhoraria se os espelhos fossem ligeiramente convexos, o que ampliaria o ângulo de visão. Outro detalhe que mereceria uma sutil evolução é o descanso da moto. Sem um ponto próprio para acionamento, é mais facilmente operado pelo centro da haste do que pela extremidade. Com o uso, acaba perdendo a tinta preta que o reveste. O ideal é que fosse colocada uma pequena aba em algum ponto ideal do descanso, permitindo localizá-lo mais facilmente com o pé e acioná-lo. O painel, do tipo blackout, é de fácil leitura e fornece informações como velocidade, odômetro total e dois parciais, horário, piscas, farol alto, neutro, indicador da injeção eletrônica e medidor do nível de combustível. Ficaram faltando informações como tacômetro e indicadores de pressão do óleo do cárter e da marcha acionada.

Sob o comando do câmbio de cinco velocidades, o motor flex de volume de 162,7 cm³ tem funcionamento suave e baixo ruído. Também não esquenta, característica muito valorizada quando se enfrenta o trânsito caótico das grandes cidades. Impressiona bastante a elasticidade das marchas. O “powertrain” oferece excelente resposta sem que seja preciso ficar trocando marchas a toda hora. Mesmo com garupa, a retomada de velocidade é rápida. A embreagem tem a altura em um ponto correto e é de acionamento macio, característica muito bem-vinda em situações comuns de engarrafamentos do dia a dia, onde se exige a sua intensa operação. As marchas engatam com suavidade e precisão. Quase nem se percebe as marchas engatarem. Achar o ponto morto é tarefa fácil até para um recém-habilitado. 

O freio é outro ponto de destaque. Foi uma decisão acertada da Honda equipar a versão ESDD com o CBS. Com discos nas rodas dianteira (240 milímetros) e traseira (220 milímetros), esse recurso inteligente é todo hidráulico. Funciona da seguinte maneira: ao acionar o pedal de freio, o sistema leva pressão para a pinça da roda traseira e, com um pequeno retardo, aciona também a da roda dianteira com apenas 30% da capacidade. Esse retardo evita que a roda traseira perca a aderência. Na prática, a dianteira não mergulha, o que otimiza a estabilidade, a suspensão e a própria frenagem, encurtando a distância de parada se comparada ao modelo sem CBS. O sistema aumenta muito a segurança ao pilotar, principalmente para os pilotos iniciantes.

A suspensão apresentou comportamento irretocável, tanto no piso irregular da cidade quanto na terra. A estabilidade nas curvas no “fora de estrada” é impressionante, o que entrega ao piloto confiabilidade e prazer ao dirigir. Esse bom desempenho tem a ajuda do freio CBS, que contribui fortemente nas descidas mais íngremes, mesmo em estrada de terra. 

O banco, com divisão para o piloto e carona, poderia ser mais confortável, algo constatável com apenas algumas horas pilotando. Se fosse um pouco mais largo, já melhoraria um bocado. O carona conta com duas largas alças para segurar. Sua posição é boa, mantém a coluna bem reta e as pernas ligeiramente flexionadas. Quando o piloto transporta carga presa com elásticos esticadores sobre o banco do carona, os elásticos tendem a arranhar a pintura das alças.

Na hora de abastecer, outras boas surpresas. A tampa de gasolina passou a ter o estilo das motos grandes, o que empresta maior sofisticação ao modelo, além de ser muito prático e funcional. Não é mais necessário ficar segurando a tampa do tanque enquanto se abastece. O consumo medido em todo o trajeto, escolhido dentre o trânsito da cidade, na estrada e no campo/estrada de terra, foi em torno de 35 km/l. Com 12 litros de capacidade do tanque, a autonomia da NXR 160 Bros ESDD 2018 chega a 420 quilômetros.

LANÇAMENTO

Nova S10 chega mais potente e inicia sua pré-venda com preço a partir de R$281.900

Com três versões inicialmente, a picape tem motor mais potente que o anterior e novo câmbio automático de 8 velocidades

05/04/2024 17h50

Nova S10 High Country tem preço a partir de R$302.900 Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Já era esperada desde o início do ano, e depois de diversos flagras, a Chevrolet mostrou a picape sem disfarces. 
A montadora já divulgou que terá versão cabine simples e no chassis, porém, a pré-venda é somente para Z71, LTZ e High Country inicialmente, em breve as outras versões estarão disponíveis para venda, inclusive com desconto para frotista e produtor rural. 
 

A traseira da S10 ficou robusta, lembrando a Silverado

As mudanças começam pelo design e se estendem ao conjunto mecânico, bem como ao pacote tecnológico e de conectividade. O interior foi revisado, com a inclusão do novo sistema multimídia Chevrolet MyLink, combinado com o painel de instrumentos digital.

“O segmento de picapes é o que mais cresce no Brasil; um a cada cinco veículos vendidos no país tem caçamba. A Nova S10 estreia como o modelo mais inovador desta categoria e ainda tem a chancela da Chevrolet, líder global no desenvolvimento de caminhonetes”, destaca Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul.

Toda a linha 2025 vem equipada com o novo motor Duramax 2.8 turbodiesel de 207 cavalos e pacote off-road. Outra novidade é a oferta da transmissão automática de oito marchas. 

A estreia da Nova S10 completa a renovação do portfólio de picapes da Chevrolet, composto pela Nova Montana (médio-compacta) e a Nova Silverado (full-size premium).

Z71 a partir de R$281.900

A versão Z71, a grade, retrovisores e maçanetas são pretos, as lanternas escurecidas, estribo e santantônio tubulares e pneus de uso misto.
Versão Z71 tem um estilo mais fora de estrada

LTZ a partir de R$292.800

Na LTZ, o acabamento é mais sóbrio, com elementos na mesma cor da carroceria e rodas com acabamento exclusivo.

LTZ tem um estilo monocromático

High Country a partir de R$302.900

Já a High Country diferencia-se pelo santantônio esportivo e cromados bem ao estilo norte-americano.

A versão tipo, High Country já destaca os cromados

Para o motorista, as novidades começam pelo volante, da mesma família da Silverado. Além da tradicional regulagem de altura, agora a coluna de direção tem ajuste de profundidade.

A nova S10 herda também o conceito de cockpit virtual, presente em lançamentos globais da General Motors. Entretanto, o conjunto traz recursos exclusivos para a caminhonete.


 

A nova geração do motor Duramax 2.8 turbodiesel de quatro cilindros traz avanços de hardware e software, leva a picape aos 100 km/h em 9,4 s. 

 De acordo com o Inmetro, a Nova S10 automática a diesel percorre 11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade, médias até 13% melhores.

O motor, que agora entrega 207 cavalos e 52 kgfm de torque, trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial de oito marchas. O novo câmbio AT8 de última geração é o mesmo que equipa a Colorado norte-americana, porém, com calibração customizada para o uso que o brasileiro faz deste tipo de picape.

Pode se dizer que agora a S10 está páreo para a briga. 

 

 

Delivery com atitude

Peugeot mostra as novidades em sua linha 2024 de veículos utilitários

A marca aproveitou a Smart City Expo Curitiba para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável

02/04/2024 09h37

Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários Divulgação

Continue Lendo...

O Smart City Expo Curitiba foi realizado nos dias 20 e 22 de março na capital paranaense e reuniu especialistas de várias áreas para compartilhar ideias sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e as pessoas.

A Peugeot aproveitou o evento para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável e para divulgar as estratégias relacionadas a sua linha de veículos utilitários leves, que inclui a multivan compacta Partner Rapid (flex), o furgão médio Expert (a combustão ou elétrico) ou as três variações do furgão grande Boxer (em versões cargo, furgão e agora minibus).

A Peugeot é atualmente a quarta marca que mais vende vans comerciais no mercado brasileiro, com veículos térmicos e elétricos – com quase 20% de participação desde 2022 no segmento de vans elétricas.

Além de sua gama de produtos, a Peugeot oferece aos clientes a possibilidade de mais de 17 tipos de personalização de seus utilitários por meio de versões transformadas com parceiros homologados pela montadora – disponibiliza de ambulâncias a veículos refrigerados.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Uma das novidades da marca francesa é o lançamento de sua nova plataforma de conectividade para frotas, batizada de MyPeugeot PRO (powered by UConnect Stellantis).

E a novidade chegará ao mercado por meio do Peugeot Boxer, modelo 2024/2024 – o primeiro veículo da marca francesa com módulo de telemetria embarcado –, o que lhe garante conectividade de série e original de fábrica.

Com uma ofensiva consistente no segmento de veículos utilitários leves (VULs), a Peugeot pretende agora oferecer praticidade ao cliente profissional.

O MyPeugeot PRO é uma ferramenta digital de gestão de frotas que traz vários benefícios e funcionalidades.

A plataforma entrega um grande número de dados em tempo real, o que possibilita melhor tomada de decisões, maior controle de fluxo, otimização de atividades, aumento de produtividade e, por consequência, mais rentabilidade para o negócio – independentemente do porte.

As funcionalidades se concentram em quatro pontos centrais: gestão de frotas, rastreabilidade, recuperação veicular e comportamento do motorista, fornecendo relatórios completos para cada um deles.

O MyPeugeot PRO está disponível para os proprietários do Boxer a partir do modelo 2024/2024 sem qualquer custo adicional nos primeiros 12 meses, e a ativação da ferramenta é rápida e sem complicações.

Com isso, a marca espera contribuir com a otimização de gastos operacionais e o Custo Total de Propriedade, além de fortalecer a relação de confiança com seus clientes profissionais.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Outra novidade da marca francesa no Smart City Expo Curitiba foi a Partner Retrofit, uma unidade da multivan Partner resultado do projeto em parceria com o programa Senai A3 do Rota 2030, que visa a conversão de veículos comerciais leves a combustão para propulsão 100% elétrica, assegurando a qualidade da transformação por meio do uso de equipamento com parceiros homologados pela fábrica.

A proposta representa uma solução de mobilidade sustentável, com emissão zero e acessível.

O processo de conversão passa por algumas etapas, incluindo o estudo do produto, a remoção do “powertrain” a combustão, a instalação do kit de transformação e do conjunto de baterias no compartimento de carga (para evitar adaptação da estrutura).

Depois, faz testes para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes dos veículos. Além do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a iniciativa conta com parceria das empresas WEG e FuelTech.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

Desde dezembro de 2021, o e-Expert, primeiro utilitário 100% elétrico da Peugeot no país, tornou-se um importante passo da ofensiva elétrica da marca do leão no Brasil.

Com 330 quilômetros de autonomia (pelo ciclo WLTP) e 289 quilômetros (pelo Inmetro) e muita versatilidade, o modelo constitui uma oferta diferenciada no segmento de furgões médios.

O visual da versão 100% elétrica é basicamente o mesmo dos demais integrantes da linha.

Externamente, a mudança está na introdução do ponto de recarga, enquanto na lateral esquerda da carroceria, um monograma indica se tratar de um veículo elétrico.

O modelo é atualmente um sucesso comercial entre os clientes que buscam zerar as emissões de sua frota.

Tem como base a plataforma modular de multienergia EMP2, o que permitiu preservar o volume útil da versão a combustão, pois a bateria foi colocada abaixo do assoalho do veículo.

O utilitário é oferecido em versão única, com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e conversor de 11 kW trifásico.

A energia entregue pelas baterias também é responsável pelo desempenho dos equipamentos disponíveis no modelo.

Em carregadores DC de 100 kW, o modelo consegue fazer sua carga em 45 minutos (de zero a 80% da bateria).

O motor elétrico do e-Expert gera 136 cavalos de potência (100 kW) e 26,5 kgfm de torque imediato.

O modelo dispõe de três modos de condução: “Eco”, voltado para o consumo de energia, “Normal”, para um melhor compromisso entre autonomia e performance, e “Power”, que prioriza o desempenho utilizando o máximo de potência e torque.

Na linha Boxer, a novidade exposta no evento Smart City foi a versão minibus.

Com capacidade para 16 (na Executive) a 18 (na Comfort) pessoas, traz uma lista de equipamentos de série, com destaque para o ar-condicionado dianteiro e traseiro, o assistente de partida em rampa, o sistema start&stop e o controle de estabilidade.

A configuração Executive permitiu a elevação do assoalho na cabine dos passageiros para aumentar a área de bagagem, com capacidade para até mil litros.

O motor 2.2 Turbo Diesel BlueHDi, de 140 cavalos e 34,7 kgfm de torque, atende às normas do Proconve L7.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).