Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

TRANSPONEWS

Disposta a inovar no segmento de vans, a Toyota lança a nova Granace no Japão

Disposta a inovar no segmento de vans, a Toyota lança a nova Granace no Japão
04/12/2019 10:00 - Luiz Humberto Monteiro Pereira Agência AutoMotrix


 

Líder em diversos segmentos de mercados onde atua, que incluem a imensa maioria dos países, a Toyota resolveu inovar agora no segmento de furgões e vans – no qual seu Hiace, produzido continuamente há mais de cinquenta anos, é um dos veículos de sucesso da marca em todo o mundo. No dia 16 de dezembro, começam as vendas do Granace no Japão. O novo veículo, que a marca japonesa define como uma “van de luxo”, foi apresentado no último Salão de Tóquio, no início de outubro. O nome é uma junção da palavra “gran”, que significa “grande ou ótimo” em espanhol, e “ace”, que significa “ás ou pessoa especializada” em inglês – ou seja, tem o mesmo sentido de Hiace, que une as palavras inglesas “high” (“alto”) e “ace” . Cogita-se que o Granace gradualmente substituirá o Hiace, por esse ser um projeto antigo e não ter uma zona de deformação mais significativa na frente da cabine, uma exigência das regulamentações atualmente mais rígidas sobre colisões frontais.

            Em termos de estilo, destaca-se no Granace a grande grade do radiador com detalhes metálicos, que flui em direção aos faróis em leds com luzes de circulação diurna (DRL) também em leds – se projetam nas direções vertical e horizontal. Molduras com detalhes metálicos fluem para a borda inferior do para-choque traseiro e sugerem um centro de gravidade extremamente baixo. Na traseira, as lanternas parecem apontar para o céu, em um design elevado e singular, e se fundem visualmente com à lateral da porta traseira. Apesar de ter 5,30 metros de comprimento e 1,97 metro de largura, o Granace oferece um raio de giro mínimo de apenas 5,6 metros. Segundo a Toyota, os ângulos de direção e as relações de transmissão otimizados permitem um movimento suave dos pneus para alcançar a manobrabilidade ideal para a condução urbana.

            Por dentro, a cabine do novo Granace mede 3,29 metros de comprimento e 1,74 metros de largura. O painel de instrumentos com apliques em black piano cria uma atmosfera luxuosa, com detalhes metálicos nas saídas do ar-condicionado e em madeira na frente do banco do passageiro dianteiro. O banco do motorista está posicionado na extremidade traseira do trem de força, resultando em um capô curto. Estão disponíveis duas configurações: a Premium, de seis lugares em três filas de dois, e a G, de oito lugares em quatro filas de dois. Os quatro assentos que compõem a segunda e a terceira filas da versão Premium têm conforto projetado para um relaxamento completo. O veículo está equipado com um mecanismo de ajuste reclinável dos assentos com aquecimento, uma mesa dobrável e outras comodidades que aumentam a conveniência e o conforto. Para facilitar o acesso, a largura da porta deslizante lateral, que é elétrica na Premium, é de um metro.

            Produzido na fábrica da Toyota na cidade japonesa de Inabe, o Granace vem com o TC Smartphone Navigation, compatível com aplicativos de música e rádio, como Apple CarPlay e Android Auto. Os clientes podem usar as funções de navegação a bordo convencionais com o kit T-Connect, opcional. O modelo também vem de fábrica com a versão mais recente do Toyota Safety Sense, com funções aprimoradas de segurança pré-colisão com detecção de pedestres e ciclistas. Entre elas está o Sonar de Liberação Inteligente com Freios de Suporte para Estacionamento, que ajuda a reduzir os danos causados em ambientes fechados. O espelho interno digital projeta imagens da câmera traseira no retrovisor com o toque de um botão.

            A frente do Granace usa suspensão independente do tipo MacPherson, enquanto a traseira emprega eixo rígido com elo de arrasto. Com tração dianteira, o modelo é equipado com um motor turbodiesel de 2,8 litros com injeção direta de combustível e uma transmissão automática de 6 velocidades. A redução de emissões de partículas é feita por meio da tecnologia SCR, com adição de ureia (Arla 32). A configuração Premium está sendo lançada no Japão por 6.500.000 ienes, algo próximo a R$ 252 mil, enquanto a G sai por 6.200.000 ienes, perto de R$ 240 mil.

Felpuda


Pré-candidato pode estar sendo “fritado” sem ao menos perceber. Redes sociais que têm estreitas ligações com ex-cabecinhas coroadas e que prometeram apoio estão enaltecendo que só certo pré-candidato de outro partido. Quem conhece as ditas figurinhas de, digamos, outros carnavais, acredita que está em curso operação sorrateira para mudar internamente os rumos da futura campanha. Trocando em miúdo: ceder a cabeça de chapa.