Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

CORREIO VEÍCULOS

Destaques da Fenatran 2019

Na maior feira do setor, o otimismo com a recuperação das vendas de caminhões no Brasil dá o tom

20 OUT 19 - 00h:00LUIZ HUMBERTO MONTEIRO PEREIRA/Agência AutoMotrix

Nos últimos anos, o segmento de caminhões tornou-se o que mais cresceu no setor automotivo brasileiro. A boa fase justifica o tom festivo que marca a 22a edição da Fenatran, o Salão Internacional de Transporte Rodoviário de Carga que acontece de 14 a 18 de outubro no São Paulo Expo, na capital paulista. Para 2019, as vendas de caminhões novos ultrapassarão as 102 mil unidades. Pode parecer pouco diante das 172.628 unidades emplacadas em 2011, o melhor ano da história da indústria de caminhões no Brasil. Mas é um volume que não se vê desde 2014, quando foram comercializados 136,2 mil caminhões. Depois disso, as vendas despencaram em 2015 e caíram ainda mais em 2016, quando foram emplacados apenas 48.745 caminhões. Em 2017, começou uma tímida retomada, com 3,5% de crescimento sobre o ano anterior. No entanto, em 2018, o mercado de caminhões se expandiu em impressionantes 47%. Em 2019, nos nove primeiros meses, evoluiu 40,64% em relação ao mesmo período do ano passado.

A retomada das vendas de caminhões se reflete na modernização dos produtos. A Mercedes-Benz apresentou duas novas versões da recém-lançada geração do pesado Actros, que trazem o inédito motor OM 471 de 530 cavalos e se diferenciam por não apresentar espelhos externos convencionais e sim retrovisores digitais, oferecidos como opcionais. No estande da Volvo, os destaques são o The Iron Knight, o caminhão mais veloz do mundo, e a série especial quarenta anos do FH, comemorativa das quatro décadas da marca no Brasil. A Volvo ainda anunciou que investirá em caminhões elétricos no mercado brasileiro na próxima década. Na Scania, a principal atração é o caminhão R410 da nova geração movido a gás, que já pode ser encomendado pelos clientes. A Volkswagen Caminhões e Ônibus anunciou o início da produção, a partir de 2020, dos caminhões elétricos e-Delivery, destaque da Fenatran de 2017. E ainda exibe os novos Delivery 11.180 4x4 e Constellation 33.440 Tractor. Dentro de sua estratégia de crescimento gradual no país, a holandesa DAF mostra a Série Silver do XF.

Embora não apresente o vigor do setor de caminhões, o segmento de furgões trouxe novidades. A Iveco lança a nova Daily, enquanto a Mercedes-Benz contra-ataca com a nova Sprinter, que inclui tecnologias autônomas de segurança inéditas no segmento. Já o Grupo PSA dribla o foco em transporte de cargas e trouxe como principal novidade o Jumper Minibus e o Boxer Minibus, versões de passageiros dos furgões grandes das marcas Citroën e Peugeot.

Diversas empresas ligadas à cadeia produtiva do setor de caminhões também expõem suas inovações tecnológicas. A FPT exibe o Cursor X, um motor que aceita diferentes fontes de energia, como elétrica, gás natural e hidrogênio. A Dana apresenta tecnologias aplicadas ao caminhão-protótipo City Delivery Dana, com motor elétrico. Já a Cummins mostra o L9N Near Zero, com 320 cavalos, considerado o motor a combustão mais limpo do mundo. A Goodyear lança o Total Solution, nova plataforma online para gestão dos pneus de frotas, e o pneu Urban Max na medida 215/75R17.5, para aplicação em micro-ônibus e caminhões de entrega (VUC’s). A ZF estreia uma nova direção com assistência elétrica para veículos pesados. E a Suspensys revela o eixo especial e-sys, com sistema de tração auxiliar elétrica – a carreta recupera e armazena a energia e auxilia o caminhão a transpor aclives, com economia de combustível de até 25%.

Dez destaques da Fenatran 2019

Mercedes-Benz Actros 2553 6x2 e 2653 6x4 com MirrorCam
As versões 2553 6x2 e 2653 6x4 do novo Actros aparecem na Fenatran com o MirrorCam, opcional de sistema digital com câmeras no lugar dos retrovisores externos convencionais, tecnologia inédita na América Latina que chega com a nova geração do extrapesado da marca. Com o novo Actros, a Mercedes-Benz traz para o Brasil a quinta e atual geração do Assistente Ativo de Frenagem (ABA 5), que fará dele o único caminhão de série no mercado brasileiro capaz de frear sozinho para evitar uma batida ou um atropelamento, de forma totalmente autônoma e independentemente da vontade do motorista. Outras tecnologias de segurança ativa estão presentes, como o Controle de Proximidade e Assistente de Faixa de Rolagem. Na abertura da Fenatran 2019, a Mercedes-Benz promoveu a venda dos primeiros cinco Actros com o MirrorCam para a empresa paulista Fagundes Construção e Mineração.

Volvo The Iron Knight
Com 2.400 cavalos, 612 kgfm de torque e 4,5 toneladas, o Volvo The Iron Knight é detentor de dois recordes mundiais (de zero a quinhentos metros e de zero a mil metros) homologados pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Trata-se de um exemplar único, feito para ser o caminhão mais rápido do mundo. Usando a base mecânica do Volvo FH, o veículo tem um D13 convencional, com acréscimos que incluem quatro turbocompressores e três intercoolers refrigerados a água. Já a caixa de marchas I-Shift é igual à do Volvo FH de produção em série. Nas provas nas quais obteve seus recordes mundiais, a máxima do caminhão chegou a 276 km/h e a aceleração de zero a 100 km/h foi feita em apenas 4,6 segundos.

Scania R410 movido a gás
A Scania anunciou que sua nova aposta para a América Latina será nos veículos movidos com gás natural veicular (GNV) e/ou biometano, que já podem ser encomendados nas concessionárias e começarão a ser entregues em 2020. Para tanto, investiu R$ 21 milhões para a industrialização dos novos veículos que passam a ser produzidos a partir do primeiro trimestre de 2020, na fábrica do ABC Paulista.

Volkswagen Constellation 33.440 Tractor
Entre os destaques da Volkswagen Caminhões e Ônibus na Fenatran está a evolução da transmissão automatizada V-Tronic, que aparece em vários modelos da linha. Um dos mais imponentes certamente é o Constellation 33.440 Tractor, agora na opção de cabine estendida, que une o chassi e conjunto motriz MAN à cabine Volkswagen. O motor MAN D2676 gera 440 cavalos de potência e 224,34 kgfm de torque. A transmissão automatizada é ZF, com 12 velocidades.

DAF XF 105.510 Série Silver
A marca holandesa com fábrica na cidade paranaense de Ponta Grossa apresenta a série especial Silver para o modelo XF105. A versão traz bancos de couro, pintura especial, rodas de alumínio e um visual exclusivo, que remete ao modelo 3300 ATi, comercializado na Europa na década de 80. A versão é 6x4 com cabine Super Space Cab, a mais espaçosa da linha, e o motor tem 510 cavalos de potência. A DAF não informou quantas unidades pretende produzir da série Silver.

Volvo FH 540 40 Anos
O FH 540 ganhou a série especial 40 Anos, uma edição limitada de quarenta veículos para celebrar as quatro décadas de produção brasileira de caminhões Volvo. Pintado na cor White Sky e com faixas laterais inspiradas no N10, primeiro caminhão da marca fabricado no Brasil, o FH 40 Anos reúne, segundo a Volvo, o que há de melhor em atributos de conforto, performance, comunicação e segurança.

Volkswagen Delivery 11.180 4x4
No novo Delivery 11.180 4x4, os ângulos de ataque e saída superam os trinta graus, o que representa um ganho de 52% sobre a versão 4x2. Primeiro modelo VW com eixo trativo dianteiro desenvolvido exclusivamente para a marca, em parceria com a Dana, a tração 4x4 se dá pelo uso de uma caixa de transferência com dupla velocidade, que confere um desempenho otimizado em aclives. Disponível com entre-eixos de quatro metros, o modelo foi desenvolvido para permitir o uso como reboque e traz pneus de uso misto 35/75 R17.5, específicos para operações com tração integral.

Iveco Daily
Na nova linha Daily 2020, o estilo da cabine está mais arrojado e com atributos aerodinâmicos, como a nova grade frontal (preta ou cromada), carroceria redesenhada, novo farol, novas luzes de posição e farol de neblina. Já o novo interior privilegia a ergonomia e traz um pacote tecnológico que inclui controle de cruzeiro, limitador de velocidade, mensagens de feedback e manutenção, sensor de ré e volante com comando de telefone e voz.  Outra novidade fica por conta do EcoSwitch, um botão que altera o mapeamento da calibração do motor, reduzindo ainda mais o consumo de combustível. Uma série de itens tecnológicos otimizam as frenagens e inibem rolamentos e instabilidades.

Mercedes-Benz Sprinter
A nova geração da linha de vans e furgões da marca alemã desembarca no mercado brasileiro trazendo tecnologias de ajuda ao motorista inéditas no segmento, como o Assistente Ativo de Frenagem (ABA), o Assistente de Fadiga e o Assistente de Subida em Rampa. Pode vir opcionalmente com o moderno sistema multimídia MBUX, que inclui tela “touchscreen”, espelhamento de aplicativos compatíveis do celular, operação mãos livres e câmera de ré. A nova Sprinter é produzida na Argentina e começará a ser comercializada no Brasil até o final de 2019.

Peugeot Boxer Minibus
Com capacidade para dezesseis lugares, o novo Peugeot Boxer Minibus conta com uma lista de equipamentos de série do segmento que inclui ar-condicionado dianteiro e traseiro, assistente de partida em rampa e controle de estabilidade (ESP), além de oferecer um bagageiro com capacidade para até mil litros. O motor 2.0 Turbo Diesel BlueHDi, de 130 cavalos e 34,7 kgfm de torque, usa o sistema ADBlue (Arla) de controle de emissões e atende às normas Proconve L7. O Boxer partilha a plataforma com o Citroën Jumper, também apresentado na Fenatran.

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Novo Troller TX4
CORREIO VEÍCULOS

Novo Troller TX4

Destaques da Honda no Salão de Milão 2019
CORREIO VEÍCULOS

Destaques da Honda no Salão de Milão 2019

Mini no máximo
CORREIO VEÍCULOS

Mini no máximo

Volkswagen T-Cross
CORREIO VEÍCULOS

Volkswagen T-Cross

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião