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Coluna semanal com dicas
e novidades sobre motos

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MXF 250TS 

Novidade nas trilhas
A MXF 250RX Black, que já era destaque da categoria E-4 do brasileiro de enduro FIM, agora ganhou opção com motorização mais potente. A MXF Motors, montadora de veículos fora de estrada com sede em Curitiba, acaba de lançar sua versão com 300cc para trilhas e enduro. Mantendo a mesma linha de gráficos com estilo enegrecido, a 300RX Black pode ser encontrada nas principais revendas autorizadas da marca, que está presente na maioria dos estados brasileiros. A versão com 300cc acompanha um novo guidão estilo “cross bar” e o mesmo conjunto de freios do modelo dois tempos, a MXF 250TS. Um dos objetivos da montadora é preencher a lacuna entre as motos 250cc e 450cc e atender uma demanda do mercado, que pedia uma moto mais potente que as 250cc originais da marca, também com preços acessíveis. O valor sugerido para a MXF 300RX Black é de R$ 23.990 e a versão também está disponível no Consórcio Nacional MXF.

Honda CBR 1000RR Fireblade - Foto: Divulgação

Mais afiadas
A extensa atualização realizada em 2017 na Honda CBR 1000RR Fireblade vem, ano após anos, recebendo aperfeiçoamentos. Na linha 2019, que chega agora às concessionárias, o foco foi trazer aos modelos CBR 1000RR Fireblade e CBR 1000RR Fireblade SP a tecnologia adquirida pelo Team HRC no MotoGP. Especialmente no âmbito da eletrônica e redução de peso, as Fireblade estão mais eficientes no uso esportivo. Entre as novidades estão um Honda Selectable Torque Control (HSTC) de funcionamento mais refinado, com melhor resposta ao comando do acelerador, o acelerador com resposta aperfeiçoada para maior sensibilidade em entrada de curvas e mais força nas saídas e a intervenção do ABS reduzida no uso em alta velocidade. Outra novidade em ambas Fireblade é o sistema Wheelie control atuar independentemente do HSTC. Isso permite ao piloto escolher um grau de ação baixo do HSTC, para utilizar a derrapagem controlada como instrumento de performance. A Fireblade SP é a primeira moto Honda equipada com suspensão dianteira e traseira Öhlins S-EC, um garfo NIX30 de 43 mm e um amortecedor TTX36. A Unidade de Controle de Suspensão (SCU) recebe diversas informações à partir da IMU de 5 eixos (aceleração 3 eixos e velocidade angular 2 eixos). Outros sensores recolhem dados como velocidade de roda, rpm do motor, freio e ângulo do acelerador e também o modo que a motocicleta está sendo levada. Este extenso nível de informações resulta em um sistema de suspensões que se altera de modo contínuo. A Honda CBR 1000RR Fireblade e a CBR 1000RR Fireblade SP têm preços público sugeridos de R$ 71.390 e R$ 81.590 (base Estado de São Paulo). A garantia é de três anos sem limite de quilometragem

Harley-Davidson Liberty - Foto: Divulgação

Criatividade brasileira
Na segunda edição brasileira do Battle of The Kings, a maior competição mundial de customização de motocicletas Harley-Davidson, as motos foram submetidas à avaliação de um juri composto por jornalistas, especialistas da customização, influenciadores e o público presente no BMS Motorcycle, em Curitiba (PR). Dentre as regras estipuladas, o orçamento total da customização não pôde superar 50% do valor da motocicleta (excluindo valor de mão de obra) e 50% do valor total da customização precisou ser em peças e acessórios originais da marca. A moto vencedora foi a Liberty, projeto idealizado e realizado pela equipe da concessionária Tennessee Highway Harley-Davidson, da cidade paulista de Itupeva. Agora a Liberty representará o Brasil na votação que reúne todos os vencedores nacionais e que definirá o Custom King 2019 do mundo.

MXF MUV Go Electric Black - Foto: Divulgação

Alternativa nativa
Os centros urbanos estão cada vez mais agitados e, com isso, muitas pessoas têm procurado opções para escapar dos engarrafamentos, fazendo uso de patinetes, por exemplo. As versões elétricas têm feito ainda mais sucesso, além de serem sustentáveis e econômicas. Pensando nisso, a montadora curitibana MXF Motors vem investindo fortemente na sua linha de patinetes elétricos MUV (Veículos de Mobilidade Urbana). Lançados em 2015, estes produtos vêm evoluindo e se tornado mais robustos e velozes. Atualmente, a empresa disponibiliza dois modelos para todo o mercado nacional: com motor de 1000W e outro de 1600W. Ambos enfrentam qualquer tipo de terreno, vem com 4 baterias de 12v (12Ah), totalizando 48v (48Ah), que garantem um percurso médio de até 25 quilômetros com velocidade média de 50 km/h. O tempo estimado para a recarga é de até 6 horas, nas voltagens 110 v e 240 v O MUV é ergonômico e possui assento com altura regulável. Os faróis e painel são em leds, que marca a quantidade de bateria. Com banco removível e guidão dobrável, o patinete pode ser transportado com facilidade em outro veículo, como no carro ou ônibus. Os patinetes da MXF podem ser encontrados no site www.mxfmotors.com.br.

LANÇAMENTO

Nova S10 chega mais potente e inicia sua pré-venda com preço a partir de R$281.900

Com três versões inicialmente, a picape tem motor mais potente que o anterior e novo câmbio automático de 8 velocidades

05/04/2024 17h50

Nova S10 High Country tem preço a partir de R$302.900 Foto: Divulgação

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Já era esperada desde o início do ano, e depois de diversos flagras, a Chevrolet mostrou a picape sem disfarces. 
A montadora já divulgou que terá versão cabine simples e no chassis, porém, a pré-venda é somente para Z71, LTZ e High Country inicialmente, em breve as outras versões estarão disponíveis para venda, inclusive com desconto para frotista e produtor rural. 
 

A traseira da S10 ficou robusta, lembrando a Silverado

As mudanças começam pelo design e se estendem ao conjunto mecânico, bem como ao pacote tecnológico e de conectividade. O interior foi revisado, com a inclusão do novo sistema multimídia Chevrolet MyLink, combinado com o painel de instrumentos digital.

“O segmento de picapes é o que mais cresce no Brasil; um a cada cinco veículos vendidos no país tem caçamba. A Nova S10 estreia como o modelo mais inovador desta categoria e ainda tem a chancela da Chevrolet, líder global no desenvolvimento de caminhonetes”, destaca Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul.

Toda a linha 2025 vem equipada com o novo motor Duramax 2.8 turbodiesel de 207 cavalos e pacote off-road. Outra novidade é a oferta da transmissão automática de oito marchas. 

A estreia da Nova S10 completa a renovação do portfólio de picapes da Chevrolet, composto pela Nova Montana (médio-compacta) e a Nova Silverado (full-size premium).

Z71 a partir de R$281.900

A versão Z71, a grade, retrovisores e maçanetas são pretos, as lanternas escurecidas, estribo e santantônio tubulares e pneus de uso misto.
Versão Z71 tem um estilo mais fora de estrada

LTZ a partir de R$292.800

Na LTZ, o acabamento é mais sóbrio, com elementos na mesma cor da carroceria e rodas com acabamento exclusivo.

LTZ tem um estilo monocromático

High Country a partir de R$302.900

Já a High Country diferencia-se pelo santantônio esportivo e cromados bem ao estilo norte-americano.

A versão tipo, High Country já destaca os cromados

Para o motorista, as novidades começam pelo volante, da mesma família da Silverado. Além da tradicional regulagem de altura, agora a coluna de direção tem ajuste de profundidade.

A nova S10 herda também o conceito de cockpit virtual, presente em lançamentos globais da General Motors. Entretanto, o conjunto traz recursos exclusivos para a caminhonete.


 

A nova geração do motor Duramax 2.8 turbodiesel de quatro cilindros traz avanços de hardware e software, leva a picape aos 100 km/h em 9,4 s. 

 De acordo com o Inmetro, a Nova S10 automática a diesel percorre 11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade, médias até 13% melhores.

O motor, que agora entrega 207 cavalos e 52 kgfm de torque, trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial de oito marchas. O novo câmbio AT8 de última geração é o mesmo que equipa a Colorado norte-americana, porém, com calibração customizada para o uso que o brasileiro faz deste tipo de picape.

Pode se dizer que agora a S10 está páreo para a briga. 

 

 

Delivery com atitude

Peugeot mostra as novidades em sua linha 2024 de veículos utilitários

A marca aproveitou a Smart City Expo Curitiba para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável

02/04/2024 09h37

Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários Divulgação

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O Smart City Expo Curitiba foi realizado nos dias 20 e 22 de março na capital paranaense e reuniu especialistas de várias áreas para compartilhar ideias sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e as pessoas.

A Peugeot aproveitou o evento para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável e para divulgar as estratégias relacionadas a sua linha de veículos utilitários leves, que inclui a multivan compacta Partner Rapid (flex), o furgão médio Expert (a combustão ou elétrico) ou as três variações do furgão grande Boxer (em versões cargo, furgão e agora minibus).

A Peugeot é atualmente a quarta marca que mais vende vans comerciais no mercado brasileiro, com veículos térmicos e elétricos – com quase 20% de participação desde 2022 no segmento de vans elétricas.

Além de sua gama de produtos, a Peugeot oferece aos clientes a possibilidade de mais de 17 tipos de personalização de seus utilitários por meio de versões transformadas com parceiros homologados pela montadora – disponibiliza de ambulâncias a veículos refrigerados.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Uma das novidades da marca francesa é o lançamento de sua nova plataforma de conectividade para frotas, batizada de MyPeugeot PRO (powered by UConnect Stellantis).

E a novidade chegará ao mercado por meio do Peugeot Boxer, modelo 2024/2024 – o primeiro veículo da marca francesa com módulo de telemetria embarcado –, o que lhe garante conectividade de série e original de fábrica.

Com uma ofensiva consistente no segmento de veículos utilitários leves (VULs), a Peugeot pretende agora oferecer praticidade ao cliente profissional.

O MyPeugeot PRO é uma ferramenta digital de gestão de frotas que traz vários benefícios e funcionalidades.

A plataforma entrega um grande número de dados em tempo real, o que possibilita melhor tomada de decisões, maior controle de fluxo, otimização de atividades, aumento de produtividade e, por consequência, mais rentabilidade para o negócio – independentemente do porte.

As funcionalidades se concentram em quatro pontos centrais: gestão de frotas, rastreabilidade, recuperação veicular e comportamento do motorista, fornecendo relatórios completos para cada um deles.

O MyPeugeot PRO está disponível para os proprietários do Boxer a partir do modelo 2024/2024 sem qualquer custo adicional nos primeiros 12 meses, e a ativação da ferramenta é rápida e sem complicações.

Com isso, a marca espera contribuir com a otimização de gastos operacionais e o Custo Total de Propriedade, além de fortalecer a relação de confiança com seus clientes profissionais.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Outra novidade da marca francesa no Smart City Expo Curitiba foi a Partner Retrofit, uma unidade da multivan Partner resultado do projeto em parceria com o programa Senai A3 do Rota 2030, que visa a conversão de veículos comerciais leves a combustão para propulsão 100% elétrica, assegurando a qualidade da transformação por meio do uso de equipamento com parceiros homologados pela fábrica.

A proposta representa uma solução de mobilidade sustentável, com emissão zero e acessível.

O processo de conversão passa por algumas etapas, incluindo o estudo do produto, a remoção do “powertrain” a combustão, a instalação do kit de transformação e do conjunto de baterias no compartimento de carga (para evitar adaptação da estrutura).

Depois, faz testes para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes dos veículos. Além do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a iniciativa conta com parceria das empresas WEG e FuelTech.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

Desde dezembro de 2021, o e-Expert, primeiro utilitário 100% elétrico da Peugeot no país, tornou-se um importante passo da ofensiva elétrica da marca do leão no Brasil.

Com 330 quilômetros de autonomia (pelo ciclo WLTP) e 289 quilômetros (pelo Inmetro) e muita versatilidade, o modelo constitui uma oferta diferenciada no segmento de furgões médios.

O visual da versão 100% elétrica é basicamente o mesmo dos demais integrantes da linha.

Externamente, a mudança está na introdução do ponto de recarga, enquanto na lateral esquerda da carroceria, um monograma indica se tratar de um veículo elétrico.

O modelo é atualmente um sucesso comercial entre os clientes que buscam zerar as emissões de sua frota.

Tem como base a plataforma modular de multienergia EMP2, o que permitiu preservar o volume útil da versão a combustão, pois a bateria foi colocada abaixo do assoalho do veículo.

O utilitário é oferecido em versão única, com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e conversor de 11 kW trifásico.

A energia entregue pelas baterias também é responsável pelo desempenho dos equipamentos disponíveis no modelo.

Em carregadores DC de 100 kW, o modelo consegue fazer sua carga em 45 minutos (de zero a 80% da bateria).

O motor elétrico do e-Expert gera 136 cavalos de potência (100 kW) e 26,5 kgfm de torque imediato.

O modelo dispõe de três modos de condução: “Eco”, voltado para o consumo de energia, “Normal”, para um melhor compromisso entre autonomia e performance, e “Power”, que prioriza o desempenho utilizando o máximo de potência e torque.

Na linha Boxer, a novidade exposta no evento Smart City foi a versão minibus.

Com capacidade para 16 (na Executive) a 18 (na Comfort) pessoas, traz uma lista de equipamentos de série, com destaque para o ar-condicionado dianteiro e traseiro, o assistente de partida em rampa, o sistema start&stop e o controle de estabilidade.

A configuração Executive permitiu a elevação do assoalho na cabine dos passageiros para aumentar a área de bagagem, com capacidade para até mil litros.

O motor 2.2 Turbo Diesel BlueHDi, de 140 cavalos e 34,7 kgfm de torque, atende às normas do Proconve L7.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

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