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Coluna com dicas
e novidades sobre automóveis

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Toyota Corolla 2020 blindado de fábrica (Foto: Divulgação)

Casca grossa
A Toyota estabelece um novo patamar de proteção aos ocupantes com a oferta de serviço de blindagem para o Corolla 2020. Com a preparação do veículo feita por empresas certificadas, a garantia de cinco anos do modelo é preservada, além do cliente contar com um serviço reconhecido pelos critérios de qualidade da montadora. O carro mais vendido do mundo estreou sua décima segunda geração em setembro deste ano no Brasil. De lá para cá, já foram comercializadas mais de 15 mil unidades, sendo 22% das vendas representadas pela configuração Altis híbrida flex, enquanto as demais 2.0L Dynamic Force equivalem a 78%. No momento da compra do veículo, o cliente já pode fazer o pedido da blindagem. Ao confirmar, a Toyota oferece a comodidade de enviar o veículo para a preparação da blindagem, fazendo a entrega na própria concessionária. O valor do frete já está incluso e o prazo para conclusão do serviço é de um mês. As empresas escolhidas pela Toyota são a Inbra Blindados e a Evolution Blindagens, que passaram por testes e estão alinhadas com o rigoroso padrão de qualidade da marca oriental. Mais informações podem ser obtidas no site www.toyota.com.br/blindagem-certificada .

Caoa Chery Tiggo 5 (Foto: Divulgação)

Curva pra cima
A Caoa Chery fechou o mês de novembro com novos bons resultados em vendas. A montadora, com participação de mercado de 0.82% no período, acumulou 1.902 veículos vendidos. O resultado representa uma alta de 70% em relação ao mesmo mês do ano passado. No acumulado de 2019, a nova fabricante brasileira/chinesa emplacou 18.040 unidades, 140% a mais do que o volume vendido de janeiro a novembro de 2018. Por modelos, o Tiggo 5X puxou as vendas, com noventas e sessenta e sete unidades comercializadas. Destaque da montadora durante o ano de 2019, o SUV vem crescendo em emplacamentos desde que chegou às concessionárias brasileiras, em fevereiro. Ao todo, 6.922 unidades do Tiggo 5X foram vendidas no país. “A trajetória crescente em vendas demonstra como a Caoa Chery vem se destacando no cenário automotivo brasileiro. Em um ano e meio, lançamos cinco novos modelos, sendo um elétrico, o que nos colocou, diante do mercado, como uma das grandes forças da indústria automotiva. Investimos em produtos de alto valor agregado, que estão conquistando sua fatia no mercado e posicionando a marca como uma das que mais crescem no país”, festeja Marcio Alfonso, CEO da Caoa Chery.

Doação da FCA (Foto: Divulgação)

Olho no futuro
A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) entregou cinquenta e cinco carros para o Senai Automotivo de São Paulo, localizado no bairro do Ipiranga. Os automóveis são usados nas formações profissionais em manutenção e reparação automotiva com foco na capacidade de jovens para atuação nas concessionárias das marcas Fiat, Chrysler, Jeep, Dodge e Ram. “Nossos clientes estão cada vez mais cadastrados, informados e solicitados. Para continuar competitivos, investimos também em pessoas. Pensando assim, a FCA reitera sua confiança na parceria com o Senai. Essa doação de veículos possibilita aos jovens conhecer e se preparar para o mercado de trabalho por meio de nossos produtos e tecnologias”, afirma Roger Corassa, diretor de Desenvolvimento da Rede da FCA para a América Latina. Em trinta e cinco anos de parceria com a FCA, o Senai já capacitou milhares de jovens em manutenção e reparação automotiva. As formações acontecem nos Espaços de Treinamento FCA, disponíveis em dezessete unidades do Senai. As ações totalizam cento e setenta e sete veículos entregues nas escolas do Senai em treze Estados – São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco, Bahia, Ceará, Rondônia, Pará, Paraná e Mato Grosso do Sul – e no Distrito Federal.  

Compartilhamento de carros da BMW e da Daimler (Foto: Divulgação)

Rivais associados
O BMW Group e a Daimler Mobility AG estão abrindo caminho para um crescimento em joint ventures de mobilidade. Após o lançamento bem-sucedido do “Your Now” em fevereiro deste ano, as empresas mantêm seu curso de crescimento dinâmico: quase 90 milhões de pessoas atualmente usam os serviços de mobilidade das joint ventures para plataformas de compartilhamento de carros, viagens, estacionamento, cobrança e multimodais, oferecidos em mais de mil e trezentas cidades em todo o mundo. Os acionistas estão agora traçando o caminho para a próxima fase de expansão das joint ventures, focado no crescimento rentável. Os serviços oferecidos continuarão sendo adaptados às necessidades dos clientes e agrupados em três pilares: “Gratuitamente agora”, “Compartilhe agora” e “Carrega agora”. A introdução de uma nova organização, a partir de 1º de janeiro de 2020, apoiará o gerenciamento eficiente desses três pilares.

Chevrolet Cruze LT (Foto: Divulgação)

Quase R$ 100 mil
O Cruze chega às concessionárias neste mês com novidades na versão LT, com preço de R$ 96.790. A configuração de entrada do médio da Chevrolet traz grade, para-choque e faróis auxiliares redesenhados, seguindo a atual linguagem estética dos carros globais da marca norte-americana. A rodas aro 17 contam com acabamento exclusivo realçando a esportividade do conjunto. Somam-se os bancos com revestimento de alto padrão, o ar-condicionado digital, o sistema de telemática avançada OnStar e o Wi-Fi nativo, do sistema MyLink, com mais recursos. No quesito segurança, a LT acrescenta airbags de cortina aos frontais e laterais e ajuste eletrônico para limitar a velocidade, útil para evitar multas de trânsito. O Cruze LT está disponível nas configurações sedã e hatch Sport6, sempre com o motor 1.4 turbo de 150 cavalos a 5.600 rpm abastecido com gasolina e de 153 cavalos a 5.200 giros e 24,5 kgfm de torque a 2.100 rpm com etanol, associado ao câmbio automático de 6 marchas. O Cruze sedã ocupa a trigésima sétima posição no ranking de mais vendidos no Brasil até novembro, com 15.803 emplacamentos e média mensal de quase 1,5 mil unidades.

Palhetas de para-brisa (Foto: Divulgação)

Visão limpa
Um item quase tão antigo quanto o próprio automóvel é um elemento fundamental de segurança, tanto que está presente até nos jatos comerciais. O limpador de para-brisa requer um cuidado bem atento, especialmente ao estado da parte de borracha das palhetas. As mudanças de temperatura interferem na eficiência das palhetas, já que estão em constante exposição. O tempo seco e a maior incidência de raios ultravioleta afetam a composição da borracha e diminuem a vida útil do item. Outra situação que impacta na durabilidade da palheta é usá-la para remover insetos, pois a gordura deles atrelada à trepidação do carro abrevia a sua eficiência. É recomendada a substituição da palheta uma vez por ano ou ao serem observadas formação de faixas ou riscos no para-brisa, ruídos e trepidação, formação de névoa e falhas na limpeza do vidro e borracha quebradiça, torta ou rasgada. Para a limpeza, é aconselhado o uso de pano umedecido em água e sabão neutro e evitar terminantemente querosene e outros produtos químicos. Ao substituir as palhetas, é importante verificar as condições do motor e do braço do limpador e checar se o esguicho de água está desobstruído e posicionado corretamente.

Novas regras para recalls (Foto: Divulgação)

Novas normas
Desde 1º de outubro deste ano, estão em vigor as novas normas que regem as campanhas de recall, que ocorrem quando uma fabricante detecta problemas de fabricação em seus produtos e convoca seus proprietários para levarem o carro para fazer os reparos necessários. As principais questões da nova regulamentação são:

1) Se no prazo de um ano após a divulgação da campanha de recall o proprietário do veículo não promover o reparo, a pendência será apontada na Carteira de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) no próximo licenciamento.
2) O Governo optou pela obrigatoriedade de se fazer o recall porque muitos proprietários não efetuavam os reparos, circulando ou passando à frente veículos com defeitos de fábrica.
3) Como as fabricantes alegam que só têm os dados do primeiro dono e não têm acesso ao Renavam, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) deverá avisar o atual dono se seu veículo está envolvido em um recall.
4) As montadoras continuam sendo obrigadas a divulgar as convocações em meios de comunicação tradicionais, como TV, rádio, jornal e sites, inclusive em seu próprio. Agora, passam a ser obrigadas a fazer a divulgação também em redes sociais.
5) A fabricante fica obrigada a fornecer um comprovante de recall ao proprietário. No documento deve constar identificação do chamado, local, data, horário e duração do atendimento, medida adotada para solucionar o problema e a garantia dos serviços.
6) A falta do atendimento do proprietário ao chamamento de recall impede que ele negocie seu veículo.

Espelho interno (Foto: Divulgação)

Muito além da vaidade
Até os anos 70, nem todos os veículos contavam com retrovisores externos. O espelho de dentro, no entanto, sempre foi obrigatório. Por isso, é importante que o motorista saiba usá-lo adequadamente. O correto ajuste do retrovisor central deve ser feito após a regulagem do banco do motorista, sempre buscando centralizar a imagem traseira do veículo. Algumas pessoas ajustam o espelho para visualizar a lateral direita ou para ficar de olho em uma criança, o que é errado. Se o facho dos faróis do carro localizado atrás ofuscar o espelho interno, o motorista deve acionar uma pequena alavanca localizada no canto inferior do retrovisor. Assim, ele passará a espelhar uma imagem menos ofuscante. Alguns carros mais modernos são equipados com um espelho interno mais sofisticado, com dispositivo sensível à luminosidade que faz a alteração do reflexo de forma automática. A evolução do retrovisor central veio com os dispositivos de telas LCD, que projetam as imagens geradas por câmeras localizadas na parte traseira do veículo, sem necessidade de ajuste de posição. Nesses modelos, toda a vez que o motorista aciona a marcha a ré, a imagem é exibida no monitor central, utilizado como assistente de estacionamento ou detector de obstáculos, como um pedestre em movimento. Nesse caso, o sistema emite um aviso sonoro para o condutor.

LANÇAMENTO

Nova S10 chega mais potente e inicia sua pré-venda com preço a partir de R$281.900

Com três versões inicialmente, a picape tem motor mais potente que o anterior e novo câmbio automático de 8 velocidades

05/04/2024 17h50

Nova S10 High Country tem preço a partir de R$302.900 Foto: Divulgação

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Já era esperada desde o início do ano, e depois de diversos flagras, a Chevrolet mostrou a picape sem disfarces. 
A montadora já divulgou que terá versão cabine simples e no chassis, porém, a pré-venda é somente para Z71, LTZ e High Country inicialmente, em breve as outras versões estarão disponíveis para venda, inclusive com desconto para frotista e produtor rural. 
 

A traseira da S10 ficou robusta, lembrando a Silverado

As mudanças começam pelo design e se estendem ao conjunto mecânico, bem como ao pacote tecnológico e de conectividade. O interior foi revisado, com a inclusão do novo sistema multimídia Chevrolet MyLink, combinado com o painel de instrumentos digital.

“O segmento de picapes é o que mais cresce no Brasil; um a cada cinco veículos vendidos no país tem caçamba. A Nova S10 estreia como o modelo mais inovador desta categoria e ainda tem a chancela da Chevrolet, líder global no desenvolvimento de caminhonetes”, destaca Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul.

Toda a linha 2025 vem equipada com o novo motor Duramax 2.8 turbodiesel de 207 cavalos e pacote off-road. Outra novidade é a oferta da transmissão automática de oito marchas. 

A estreia da Nova S10 completa a renovação do portfólio de picapes da Chevrolet, composto pela Nova Montana (médio-compacta) e a Nova Silverado (full-size premium).

Z71 a partir de R$281.900

A versão Z71, a grade, retrovisores e maçanetas são pretos, as lanternas escurecidas, estribo e santantônio tubulares e pneus de uso misto.
Versão Z71 tem um estilo mais fora de estrada

LTZ a partir de R$292.800

Na LTZ, o acabamento é mais sóbrio, com elementos na mesma cor da carroceria e rodas com acabamento exclusivo.

LTZ tem um estilo monocromático

High Country a partir de R$302.900

Já a High Country diferencia-se pelo santantônio esportivo e cromados bem ao estilo norte-americano.

A versão tipo, High Country já destaca os cromados

Para o motorista, as novidades começam pelo volante, da mesma família da Silverado. Além da tradicional regulagem de altura, agora a coluna de direção tem ajuste de profundidade.

A nova S10 herda também o conceito de cockpit virtual, presente em lançamentos globais da General Motors. Entretanto, o conjunto traz recursos exclusivos para a caminhonete.


 

A nova geração do motor Duramax 2.8 turbodiesel de quatro cilindros traz avanços de hardware e software, leva a picape aos 100 km/h em 9,4 s. 

 De acordo com o Inmetro, a Nova S10 automática a diesel percorre 11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade, médias até 13% melhores.

O motor, que agora entrega 207 cavalos e 52 kgfm de torque, trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial de oito marchas. O novo câmbio AT8 de última geração é o mesmo que equipa a Colorado norte-americana, porém, com calibração customizada para o uso que o brasileiro faz deste tipo de picape.

Pode se dizer que agora a S10 está páreo para a briga. 

 

 

Delivery com atitude

Peugeot mostra as novidades em sua linha 2024 de veículos utilitários

A marca aproveitou a Smart City Expo Curitiba para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável

02/04/2024 09h37

Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários Divulgação

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O Smart City Expo Curitiba foi realizado nos dias 20 e 22 de março na capital paranaense e reuniu especialistas de várias áreas para compartilhar ideias sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e as pessoas.

A Peugeot aproveitou o evento para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável e para divulgar as estratégias relacionadas a sua linha de veículos utilitários leves, que inclui a multivan compacta Partner Rapid (flex), o furgão médio Expert (a combustão ou elétrico) ou as três variações do furgão grande Boxer (em versões cargo, furgão e agora minibus).

A Peugeot é atualmente a quarta marca que mais vende vans comerciais no mercado brasileiro, com veículos térmicos e elétricos – com quase 20% de participação desde 2022 no segmento de vans elétricas.

Além de sua gama de produtos, a Peugeot oferece aos clientes a possibilidade de mais de 17 tipos de personalização de seus utilitários por meio de versões transformadas com parceiros homologados pela montadora – disponibiliza de ambulâncias a veículos refrigerados.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Uma das novidades da marca francesa é o lançamento de sua nova plataforma de conectividade para frotas, batizada de MyPeugeot PRO (powered by UConnect Stellantis).

E a novidade chegará ao mercado por meio do Peugeot Boxer, modelo 2024/2024 – o primeiro veículo da marca francesa com módulo de telemetria embarcado –, o que lhe garante conectividade de série e original de fábrica.

Com uma ofensiva consistente no segmento de veículos utilitários leves (VULs), a Peugeot pretende agora oferecer praticidade ao cliente profissional.

O MyPeugeot PRO é uma ferramenta digital de gestão de frotas que traz vários benefícios e funcionalidades.

A plataforma entrega um grande número de dados em tempo real, o que possibilita melhor tomada de decisões, maior controle de fluxo, otimização de atividades, aumento de produtividade e, por consequência, mais rentabilidade para o negócio – independentemente do porte.

As funcionalidades se concentram em quatro pontos centrais: gestão de frotas, rastreabilidade, recuperação veicular e comportamento do motorista, fornecendo relatórios completos para cada um deles.

O MyPeugeot PRO está disponível para os proprietários do Boxer a partir do modelo 2024/2024 sem qualquer custo adicional nos primeiros 12 meses, e a ativação da ferramenta é rápida e sem complicações.

Com isso, a marca espera contribuir com a otimização de gastos operacionais e o Custo Total de Propriedade, além de fortalecer a relação de confiança com seus clientes profissionais.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Outra novidade da marca francesa no Smart City Expo Curitiba foi a Partner Retrofit, uma unidade da multivan Partner resultado do projeto em parceria com o programa Senai A3 do Rota 2030, que visa a conversão de veículos comerciais leves a combustão para propulsão 100% elétrica, assegurando a qualidade da transformação por meio do uso de equipamento com parceiros homologados pela fábrica.

A proposta representa uma solução de mobilidade sustentável, com emissão zero e acessível.

O processo de conversão passa por algumas etapas, incluindo o estudo do produto, a remoção do “powertrain” a combustão, a instalação do kit de transformação e do conjunto de baterias no compartimento de carga (para evitar adaptação da estrutura).

Depois, faz testes para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes dos veículos. Além do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a iniciativa conta com parceria das empresas WEG e FuelTech.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

Desde dezembro de 2021, o e-Expert, primeiro utilitário 100% elétrico da Peugeot no país, tornou-se um importante passo da ofensiva elétrica da marca do leão no Brasil.

Com 330 quilômetros de autonomia (pelo ciclo WLTP) e 289 quilômetros (pelo Inmetro) e muita versatilidade, o modelo constitui uma oferta diferenciada no segmento de furgões médios.

O visual da versão 100% elétrica é basicamente o mesmo dos demais integrantes da linha.

Externamente, a mudança está na introdução do ponto de recarga, enquanto na lateral esquerda da carroceria, um monograma indica se tratar de um veículo elétrico.

O modelo é atualmente um sucesso comercial entre os clientes que buscam zerar as emissões de sua frota.

Tem como base a plataforma modular de multienergia EMP2, o que permitiu preservar o volume útil da versão a combustão, pois a bateria foi colocada abaixo do assoalho do veículo.

O utilitário é oferecido em versão única, com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e conversor de 11 kW trifásico.

A energia entregue pelas baterias também é responsável pelo desempenho dos equipamentos disponíveis no modelo.

Em carregadores DC de 100 kW, o modelo consegue fazer sua carga em 45 minutos (de zero a 80% da bateria).

O motor elétrico do e-Expert gera 136 cavalos de potência (100 kW) e 26,5 kgfm de torque imediato.

O modelo dispõe de três modos de condução: “Eco”, voltado para o consumo de energia, “Normal”, para um melhor compromisso entre autonomia e performance, e “Power”, que prioriza o desempenho utilizando o máximo de potência e torque.

Na linha Boxer, a novidade exposta no evento Smart City foi a versão minibus.

Com capacidade para 16 (na Executive) a 18 (na Comfort) pessoas, traz uma lista de equipamentos de série, com destaque para o ar-condicionado dianteiro e traseiro, o assistente de partida em rampa, o sistema start&stop e o controle de estabilidade.

A configuração Executive permitiu a elevação do assoalho na cabine dos passageiros para aumentar a área de bagagem, com capacidade para até mil litros.

O motor 2.2 Turbo Diesel BlueHDi, de 140 cavalos e 34,7 kgfm de torque, atende às normas do Proconve L7.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

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