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Coluna com dicas e novidades
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Gerações juntas
Estrela do estante da Suzuki no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018, a quarta geração do SUV compacto Jimny, chamada de Sierra, será lançada oficialmente no Brasil em novembro. O carro, totalmente novo, chega em três versões, a 4YOU com câmbio manual e duas automáticas, a 4YOU e a 4Style. A quarta geração conviverá com a atual do Jimny, produzida na fábrica de Catalão (GO). “Desde seu lançamento internacional, o Sierra tem feito sucesso nos países onde já é vendido – vários têm fila de espera. É um SUV com identidade própria e uma incrível capacidade off-road. Sem dúvida, conquistará os clientes brasileiros”, comemora Fernando Julianelli, diretor de Marketing da Suzuki Veículos. O Sierra inaugura o motor 1,5 litro de 108 cavalos e 14,1 kgfm de torque. Por dentro, traz a modernidade do sistema multimídia de 7 polegadas com a conectividade dos sistemas Apple CarPlay e Android Auto e ar-condicionado digital automático. O interior prioriza a praticidade com materiais duráveis, fáceis de limpar e resistentes a riscos.

Smartphone sem freio
Na segunda parceria da McLaren Automotive e a OnePlus, surge o mais novo smartphone da praça – mas para um grupo seletíssimo –, o 7T Pro McLaren Edition, inspirado no design dos supercarros de rua produzidos pela marca inglesa, concebido para estar intimamente conectado com os “bólidos”. Incrivelmente rápido – como os carros da fabricante –, com 256 GB de armazenamento UFS 3.0 e 12 GB de RAM LPDDR4X, o OnePlus 7T Pro McLaren Edition combina hardware principal com software refinado para um desempenho sem travar nunca. Se os superesportivos têm freios de competição, o smartphone premium não sabe o significado da palavra “travamento”. “Estamos entusiasmados por mais uma vez lançar um dispositivo McLaren de edição limitada com nosso parceiro OnePlus. Somos duas marcas desafiadoras cuja busca incansável pela inovação atinge seu auge com o novo 7T Pro McLaren Edition, que celebra a paixão compartilhada de nossas marcas por design, artesanato e inovação, e esperamos ver como isso é recebido pelos fãs de tecnologia em todo o mundo”, diz Mike Flewitt, CEO da McLaren Automotive. O aparelho custa a “bagatela” de 799 libras esterlinas, algo em torno de R$ 4,2 mil – absolutamente nada para um dono de um McLaren.

Fino da bossa
A Renault anuncia o início das vendas da nova série limitada Captur Bose. Equipado com o sistema de som referência no mercado, a série recebe um amplificador digital customizado de sete canais com equalização exclusiva, tweeters de 25 milímetros com ímã de neomídio no painel dianteiro, woofers de 165 milímetros nas portas dianteiras e alto-falantes de 130 milímetros com ímã de neomídio nas portas traseiras, além de um subwoofer de 150x230 milímetros, igualmente com ímã de neomídio e tecnologia exclusiva Bose Fresh Air Subwoofer no porta-malas, em posição que não diminui o espaço para bagagem. A série chega em duas versões, a 1.6 CVT X-Tronic, com preço de R$ 95.990, e a 2.0 automática, a R$ 96.990. Ambas recebem novos revestimentos em couro sintético nos bancos, nas soleiras de porta com assinatura Bose e nos badges próximos aos retrovisores externos. A série também inaugura uma nova combinação de pintura biton exclusiva para a configuração: carroceria Cinza Cassiopée com teto Prata Étoile e outras três combinações: Preto Nacré com teto Prata Étoile, Branco Glacier com teto Preto Nacré e Vermelho Fogo com teto Preto Nacré.

Mais inclusão
Atenta ao segmento para PcD (Pessoas com Deficiência), que cresceu de 84 mil unidades vendidas em 2014 para 246 mil em 2018 (aumento de 246%), a Fiat acrescenta em seu portfólio o Cronos 1.8 automático. O modelo reúne atrativos que esse público mais procura, como amplo espaço interno, um dos maiores porta-malas da categoria, com 525 litros, e o câmbio automático, além do motor 1.8 de 139 cavalos e torque de 19,3 kgfm. A lista de série inclui itens como central multimídia com tela de 7 polegadas “touchscreen” com espelhamento para Apple CarPlay e Android Auto, volante multifuncional, sensor de pressão dos pneus, alarme antifurto, sensor de estacionamento, Hill Holder (auxilia nas arrancadas do veículo em subida), controles de tração e estabilidade, frenagem de emergência, direção elétrica progressiva, controle eletrônico da aceleração, iluminação do porta-malas e banco do motorista com regulagem de altura. Com desconto no IPI e isenção do ICMS, o Cronos 1.8 automático para PcD sai por R$ 54.655.

Mega celebração
Não há dúvidas de que o Mini Cooper é um dos carros mais carismáticos do mundo. E isso ficou evidente, mais uma vez, durante as celebrações dos sessenta anos do clássico britânico, surgido em 1959. No Brasil, o palco das comemorações foi a cidade de Campos do Jordão, no interior do Estado de São Paulo, com a presença de mais de cem modelos e cerca de trezentos entusiastas da fabricante, atualmente controlada pela BMW, de diferentes regiões do país. Uma caravana de veículos raros e contemporâneos da marca, a Mini Parade, percorreu as Rodovias Presidente Dutra e Carvalho Pinto, chamando a atenção por onde passou. Na Europa, o ponto alto das festividades ocorreu durante o Encontro Internacional de Mini, considerado o maior evento de clubes e proprietários do modelo no planeta. O evento marcou o encerramento de uma carreata que partiu de Atenas, na Grécia – homenagem à origem grega do pai do Mini, o designer Alec Issigonis –, com destino à Bristol, na Inglaterra. No total, o percurso somou mais de 4 mil quilômetros, passando por dez países e cidades como Sofia (Bulgária), Belgrado (Sérvia), Budapeste (Hungria), Bratislava (Eslováquia), Viena (Áustria), Praga (República Tcheca), Dresden e Leipzig (Alemanha), Roterdã (Holanda) e Oxford (Inglaterra). A edição especial e limitada que celebra os sessenta anos do lançamento oficial do Mini clássico também foi disponibilizada ao mercado brasileiro. Produzidas em Oxford, as vinte e cinco unidades da série oferecidas no país têm configuração hatch de três portas e motor 2.0 Cooper S turbo de 192 cavalos de potência e 29 kgfm de torque.

Autônomo inusitado
A Toyota apresenta no Salão de Tóquio, de 24 de outubro a 4 de novembro, um protótipo que promete estabelecer uma nova ligação emocional com o motorista.  Além de elétrico, o LQ é dotado de tecnologia de condução autônoma de Nível 4 (elevado, porém, em situações como em condições meteorológicas adversas, cabe ao homem tomar as rédeas do veículo), desenvolvida pela própria marca japonesa. Com 4,53 metros de comprimento, 1,84 metro de largura, 1,48 metro de altura e uma distância de entre-eixos de 2,70 metros, o LQ pesa 1.680 quilos, oferece uma autonomia de trezentos quilômetros e uma lotação para quatro ocupantes, e impõe-se por uma aparência externa, no mínimo, inusitada. Com o nome de Yui, o dispositivo de inteligência artificial do LQ permite ao motorista interagir com o veículo por comunicação oral e observa permanentemente o estado de alerta e o emocional do condutor, ajustando ainda as configurações dos bancos, do ar-condicionado ou do ambientador, mediante a escolha de fragrâncias específicas para cada situação. O LQ procura uma vaga e estaciona sozinho.

Só para elas
Engajada no “Outubro Rosa”, movimento que tem a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, a DPaschoal oferece um curso de mecânica básico gratuito desenvolvido exclusivamente para as mulheres. Desta vez, o evento será realizado nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. As aulas, com duas horas de duração, serão ministradas por especialistas, que mostrarão os cuidados necessários para manter o veículo em boas condições. A companhia tem como intuito proporcionar que as mulheres conheçam seus carros um pouco mais e possam agir com mais embasamento quando acontecer algum problema ou mesmo na conscientização sobre a revisão de segurança para uma manutenção preditiva. As vagas são limitadas. “Atualmente, 35% dos clientes da DPaschoal são mulheres. Com nosso curso, é possível aprender, de maneira simples e prática, como conservar o carro, dicas sobre manutenção, direção defensiva e, principalmente, a troca na hora certa de peças que sofrem desgaste nos veículos, como pneus, amortecedores, bateria e freios”, comenta Victor Dante, gerente de Marketing da DPaschoal. Para mais informações, como locais e horários nos quatro Estados da Região Sudeste, as interessadas podem acessar www.dpaschoal.com.br.

Parada econômica
Desenvolvido em 2004 para o Citroën C3, o sistema start-stop, utilizado principalmente em veículos com transmissão automática, desliga o motor em rápidas paradas de trânsito e volta a acioná-lo quando o motorista aperta o pedal do acelerador. No caso de carro com start-stop com câmbio manual, o veículo deve estar em ponto morto e o pedal de embreagem não pode ser pressionado. Nos automáticos, o freio deve ser acionado durante a parada. Os principais motivos do sistema são para redução da emissão de gás carbônico e de combustível. As primeiras tentativas de desenvolvimento do start-stop foram em meados dos anos 70, na crise e elevação do preço do petróleo no mundo, mas foram infrutíferas porque ainda não existia a injeção eletrônica. O dispositivo é baseado geralmente no sistema de partida convencional, que tem como principais alterações a introdução de um motor de partida mais robusto e uma central eletrônica para gerenciar o sistema e entender quando o motor tem de desligar ou religar. Esse tipo é mais utilizado atualmente, por ser o de menor custo no desenvolvimento, na fabricação e na implantação. Para que o sistema possa entrar em funcionamento, existem algumas regras entendidas pela central eletrônica. O veículo precisa estar parado e com a rotação do motor em marcha lenta.

LANÇAMENTO

Nova S10 chega mais potente e inicia sua pré-venda com preço a partir de R$281.900

Com três versões inicialmente, a picape tem motor mais potente que o anterior e novo câmbio automático de 8 velocidades

05/04/2024 17h50

Nova S10 High Country tem preço a partir de R$302.900 Foto: Divulgação

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Já era esperada desde o início do ano, e depois de diversos flagras, a Chevrolet mostrou a picape sem disfarces. 
A montadora já divulgou que terá versão cabine simples e no chassis, porém, a pré-venda é somente para Z71, LTZ e High Country inicialmente, em breve as outras versões estarão disponíveis para venda, inclusive com desconto para frotista e produtor rural. 
 

A traseira da S10 ficou robusta, lembrando a Silverado

As mudanças começam pelo design e se estendem ao conjunto mecânico, bem como ao pacote tecnológico e de conectividade. O interior foi revisado, com a inclusão do novo sistema multimídia Chevrolet MyLink, combinado com o painel de instrumentos digital.

“O segmento de picapes é o que mais cresce no Brasil; um a cada cinco veículos vendidos no país tem caçamba. A Nova S10 estreia como o modelo mais inovador desta categoria e ainda tem a chancela da Chevrolet, líder global no desenvolvimento de caminhonetes”, destaca Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul.

Toda a linha 2025 vem equipada com o novo motor Duramax 2.8 turbodiesel de 207 cavalos e pacote off-road. Outra novidade é a oferta da transmissão automática de oito marchas. 

A estreia da Nova S10 completa a renovação do portfólio de picapes da Chevrolet, composto pela Nova Montana (médio-compacta) e a Nova Silverado (full-size premium).

Z71 a partir de R$281.900

A versão Z71, a grade, retrovisores e maçanetas são pretos, as lanternas escurecidas, estribo e santantônio tubulares e pneus de uso misto.
Versão Z71 tem um estilo mais fora de estrada

LTZ a partir de R$292.800

Na LTZ, o acabamento é mais sóbrio, com elementos na mesma cor da carroceria e rodas com acabamento exclusivo.

LTZ tem um estilo monocromático

High Country a partir de R$302.900

Já a High Country diferencia-se pelo santantônio esportivo e cromados bem ao estilo norte-americano.

A versão tipo, High Country já destaca os cromados

Para o motorista, as novidades começam pelo volante, da mesma família da Silverado. Além da tradicional regulagem de altura, agora a coluna de direção tem ajuste de profundidade.

A nova S10 herda também o conceito de cockpit virtual, presente em lançamentos globais da General Motors. Entretanto, o conjunto traz recursos exclusivos para a caminhonete.


 

A nova geração do motor Duramax 2.8 turbodiesel de quatro cilindros traz avanços de hardware e software, leva a picape aos 100 km/h em 9,4 s. 

 De acordo com o Inmetro, a Nova S10 automática a diesel percorre 11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade, médias até 13% melhores.

O motor, que agora entrega 207 cavalos e 52 kgfm de torque, trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial de oito marchas. O novo câmbio AT8 de última geração é o mesmo que equipa a Colorado norte-americana, porém, com calibração customizada para o uso que o brasileiro faz deste tipo de picape.

Pode se dizer que agora a S10 está páreo para a briga. 

 

 

Delivery com atitude

Peugeot mostra as novidades em sua linha 2024 de veículos utilitários

A marca aproveitou a Smart City Expo Curitiba para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável

02/04/2024 09h37

Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários Divulgação

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O Smart City Expo Curitiba foi realizado nos dias 20 e 22 de março na capital paranaense e reuniu especialistas de várias áreas para compartilhar ideias sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e as pessoas.

A Peugeot aproveitou o evento para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável e para divulgar as estratégias relacionadas a sua linha de veículos utilitários leves, que inclui a multivan compacta Partner Rapid (flex), o furgão médio Expert (a combustão ou elétrico) ou as três variações do furgão grande Boxer (em versões cargo, furgão e agora minibus).

A Peugeot é atualmente a quarta marca que mais vende vans comerciais no mercado brasileiro, com veículos térmicos e elétricos – com quase 20% de participação desde 2022 no segmento de vans elétricas.

Além de sua gama de produtos, a Peugeot oferece aos clientes a possibilidade de mais de 17 tipos de personalização de seus utilitários por meio de versões transformadas com parceiros homologados pela montadora – disponibiliza de ambulâncias a veículos refrigerados.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Uma das novidades da marca francesa é o lançamento de sua nova plataforma de conectividade para frotas, batizada de MyPeugeot PRO (powered by UConnect Stellantis).

E a novidade chegará ao mercado por meio do Peugeot Boxer, modelo 2024/2024 – o primeiro veículo da marca francesa com módulo de telemetria embarcado –, o que lhe garante conectividade de série e original de fábrica.

Com uma ofensiva consistente no segmento de veículos utilitários leves (VULs), a Peugeot pretende agora oferecer praticidade ao cliente profissional.

O MyPeugeot PRO é uma ferramenta digital de gestão de frotas que traz vários benefícios e funcionalidades.

A plataforma entrega um grande número de dados em tempo real, o que possibilita melhor tomada de decisões, maior controle de fluxo, otimização de atividades, aumento de produtividade e, por consequência, mais rentabilidade para o negócio – independentemente do porte.

As funcionalidades se concentram em quatro pontos centrais: gestão de frotas, rastreabilidade, recuperação veicular e comportamento do motorista, fornecendo relatórios completos para cada um deles.

O MyPeugeot PRO está disponível para os proprietários do Boxer a partir do modelo 2024/2024 sem qualquer custo adicional nos primeiros 12 meses, e a ativação da ferramenta é rápida e sem complicações.

Com isso, a marca espera contribuir com a otimização de gastos operacionais e o Custo Total de Propriedade, além de fortalecer a relação de confiança com seus clientes profissionais.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Outra novidade da marca francesa no Smart City Expo Curitiba foi a Partner Retrofit, uma unidade da multivan Partner resultado do projeto em parceria com o programa Senai A3 do Rota 2030, que visa a conversão de veículos comerciais leves a combustão para propulsão 100% elétrica, assegurando a qualidade da transformação por meio do uso de equipamento com parceiros homologados pela fábrica.

A proposta representa uma solução de mobilidade sustentável, com emissão zero e acessível.

O processo de conversão passa por algumas etapas, incluindo o estudo do produto, a remoção do “powertrain” a combustão, a instalação do kit de transformação e do conjunto de baterias no compartimento de carga (para evitar adaptação da estrutura).

Depois, faz testes para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes dos veículos. Além do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a iniciativa conta com parceria das empresas WEG e FuelTech.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

Desde dezembro de 2021, o e-Expert, primeiro utilitário 100% elétrico da Peugeot no país, tornou-se um importante passo da ofensiva elétrica da marca do leão no Brasil.

Com 330 quilômetros de autonomia (pelo ciclo WLTP) e 289 quilômetros (pelo Inmetro) e muita versatilidade, o modelo constitui uma oferta diferenciada no segmento de furgões médios.

O visual da versão 100% elétrica é basicamente o mesmo dos demais integrantes da linha.

Externamente, a mudança está na introdução do ponto de recarga, enquanto na lateral esquerda da carroceria, um monograma indica se tratar de um veículo elétrico.

O modelo é atualmente um sucesso comercial entre os clientes que buscam zerar as emissões de sua frota.

Tem como base a plataforma modular de multienergia EMP2, o que permitiu preservar o volume útil da versão a combustão, pois a bateria foi colocada abaixo do assoalho do veículo.

O utilitário é oferecido em versão única, com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e conversor de 11 kW trifásico.

A energia entregue pelas baterias também é responsável pelo desempenho dos equipamentos disponíveis no modelo.

Em carregadores DC de 100 kW, o modelo consegue fazer sua carga em 45 minutos (de zero a 80% da bateria).

O motor elétrico do e-Expert gera 136 cavalos de potência (100 kW) e 26,5 kgfm de torque imediato.

O modelo dispõe de três modos de condução: “Eco”, voltado para o consumo de energia, “Normal”, para um melhor compromisso entre autonomia e performance, e “Power”, que prioriza o desempenho utilizando o máximo de potência e torque.

Na linha Boxer, a novidade exposta no evento Smart City foi a versão minibus.

Com capacidade para 16 (na Executive) a 18 (na Comfort) pessoas, traz uma lista de equipamentos de série, com destaque para o ar-condicionado dianteiro e traseiro, o assistente de partida em rampa, o sistema start&stop e o controle de estabilidade.

A configuração Executive permitiu a elevação do assoalho na cabine dos passageiros para aumentar a área de bagagem, com capacidade para até mil litros.

O motor 2.2 Turbo Diesel BlueHDi, de 140 cavalos e 34,7 kgfm de torque, atende às normas do Proconve L7.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

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