Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

COLUNA CARMAIS

Coluna semanal com dicas
e novidades sobre automóveis

20 SET 19 - 16h:00LUIZ HUMBERTO MONTEIRO PEREIRA/Agência AutoMotrix

Depois de uns amassos
Na sexta rodada de resultados de 2019 do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, o Latin NCAP, o recém-lançado Onix Plus fez bonito: ganhou cinco estrelas para ocupantes adultos e crianças e o Prêmio Advanced Award pela proteção de pedestres. A nova geração do sedã compacto da Chevrolet oferece Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e seis airbags como equipamento padrão: dois dianteiros, dois laterais de corpo e dois de cortinas. O modelo mostrou bom desempenho nos testes de impacto frontal, lateral e lateral de poste para ocupantes adultos e crianças. O Onix Plus traz o Sistema de Lembrete do Uso do Cinto de Segurança (SBR) como equipamento padrão, nos bancos dianteiros e nas três posições no banco traseiro.

Especialmente equipado
O XC40 está prestes a completar 3 mil unidades vendidas no mercado nacional desde seu lançamento, em abril de 2018. Para comemorar, a Volvo Car Brasil lançará uma edição especial de trezentos carros do menor SUV da marca. O XC40 Special Edition incorpora equipamentos de série encontrados apenas nos modelos maiores da gama Volvo de utilitários esportivos, a exemplo do XC60 e do XC90. A principal novidade é o chassi Four-C, a suspensão se adapta continuamente às condições da estrada e ao estilo de direção do condutor. O sistema trabalha com amortecedores controlados eletronicamente, conectados a um computador que faz medições e cálculos até quinhentas vezes por segundo. Também vêm de série o Park Assist, assistente de estacionamento para vagas paralelas e perpendiculares, câmera com visão 360 graus, Sistema de Alerta de Ponto Cego (Blis), que avisa o motorista da presença de veículos no seu ponto cego, e Cross Traffic Alert com frenagem automática - os radares no para-choque traseiro detectam veículos, ciclistas e pedestres se aproximando a uma distância de até trinta metros. Em termos estéticos, a série especial traz como principal novidade as rodas liga leve de 21 polegadas com cinco raios triplos. A série especial conta ainda com o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência vinte e quatro horas, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto. O “powertrain” permanece o mesmo: transmissão automática Geartronic de 8 velocidades acoplada ao motor T5 Drive-E, de 2 litros, quatro cilindros com turbocompressor, que gera potência de 255,5 cavalos a 4.700 rpm e torque de 35,7 kgfm de 1.800 a 4.800 rpm. O XC40 Special Edition estará disponível a partir de outubro nas trinte e seis concessionárias da rede no país por R$ 240.950.

Transição para o futuro
Para produzir o Taycan, o primeiro carro esportivo totalmente elétrico da marca, a Porsche criou uma nova fábrica em Stuttgart-Zuffenhausen. A nova instalação de produção estabelece novos parâmetros em termos de eficiência energética e compatibilidade ambiental. A produção é interconectada e flexível. Em vez das tradicionais esteiras transportadoras, a Porsche utiliza sistemas de veículos com direção automatizada para levar componentes de estação para estação. A produção do Taycan criará mil e quinhentos novos empregos na sede de Zuffenhausen. “O Taycan, com emissão zero, é um novo ícone da Porsche. Ele é diferente de nossos veículos anteriores, mas mesmo assim é um típico Porsche - inovador, esportivo e emocionante. Temos um alto nível de responsabilidade pelo ambiente e pela sociedade. A produção do Taycan já é neutra em carbono. A tradição encontra o futuro em nossa fábrica em Stuttgart-Zuffenhausen, que é o coração de nossa marca”, comemorou Oliver Blume, presidente do Conselho Executivo da Porsche AG.

Carregar é preciso
Um dos destaques do Salão de Frankfurt, aberto até 22 de setembro, o Honda E é o próximo passo para o compromisso da Honda de ter 100% de suas vendas de automóveis eletrificados na Europa até 2025. Desenvolvido com foco na simplicidade do design e na usabilidade, o Honda E se propõe a atender às necessidades dos estilos de vida urbanos modernos, por meio de tecnologias conectadas perfeitamente integradas. O Honda E será equipado com um motor elétrico de alta potência, disponível com duas opções de performance, de 100 kW (136 cavalos) ou 113kW (154 cavalos) e um torque impressionante de 32,1 kgfm. Na estrada, o motor elétrico envia tração para as rodas traseiras. Segundo a Honda, o E oferece uma aceleração vigorosa desde o início e faz de zero a 100 km/h em aproximadamente 8 segundos. A bateria de 35,5 kWh permite uma autonomia de até duzentos e vinte quilômetros a partir de uma única carga, perfeita para o deslocamento urbano diário. Um recurso de carregamento rápido também permite recarregar até 80% da capacidade em trinta minutos. Para usuários que têm a opção de carregar seu veículo elétrico em um estacionamento, a Honda lançará o Power Charger – consiste em um sistema de carregamento que pode ser montado na parede ou em um pedestal, com uma geração máxima de 7,4kW (fonte de alimentação monofásica) ou 22kW (fonte de alimentação trifásica). A solução permite que os proprietários do Honda carreguem até 100% da capacidade em 4,1 horas, assumindo uma fonte de 32 amperes significativamente mais rápida do que por uma tomada comum.

Para montar em casa
Após celebrar a première mundial do Novo Defender no Salão de Frankfurt, a Land Rover anuncia uma parceria com a Lego. O Defender será colocado no mercado em versão miniatura, na qual os clientes poderão montar seu próprio veículo por meio de 2.573 peças do brinquedo. O novo Lego Technic Land Rover Defender torna possível construir funções motoras avançadas e reproduz o novo Defender nos mínimos detalhes. O modelo inclui uma série de elementos e funções realistas, como calotas e partes autênticas da carroceria, tração nas quatro rodas com três diferenciais, suspensão totalmente independente, um guincho de trabalho e a caixa de câmbio mais sofisticada já desenvolvida pela Lego Technic – todos criados para oferecer uma experiência de construção diferenciada para aqueles que são fãs tanto de Lego quanto de carros. O novo Lego Technic Defender estará disponível para compra online a partir de outubro de 2019, ainda sem previsão para ser disponibilizado no mercado brasileiro.

Marketing roqueiro
A Ford é a montadora oficial do Rock in Rio - que acontece de 27 a 29 de setembro e de 3 a 6 de outubro, no Rio de Janeiro - e aproveita o evento para mostrar ao público o seu futuro lançamento no mercado brasileiro: o Territory. O novo SUV ficará exposto no espaço da marca dentro da Cidade do Rock, onde serão apresentados também “pocket shows” durante os intervalos da programação oficial. O andar superior, reservado a convidados, oferece uma vista privilegiada para o Palco Mundo, local das principais atrações. A Ford estará presente também na Rota 85, espaço inédito criado este ano para comemorar os trinta e quatro anos do Rock in Rio. Nele, será possível ver o Mustang, o Edge ST, a Ranger, o EcoSport e o Ka, ambientados dentro do conceito “Ford Garage”. A marca oferecerá vantagens exclusivas para proprietários de veículos da Ford, com acesso sem custo ao cartão Riocard Mais para aqueles que optarem pelo transporte público, como metrô e BRT. Quem preferir ir pelo Primeira Classe – transporte oficial do Rock in Rio, com entrada privilegiada na Cidade do Rock – poderá obter vouchers gratuitos (disponíveis em quantidade limitada). Para aproveitar essas vantagens, basta entrar no FordPass, plataforma de serviços e conveniência da marca que pode ser baixado no Google Play e no Apple Store. Todas as informações estão disponíveis em uma página exclusiva do site da Ford.

Efeito colateral positivo
Com a acelerada eletrificação da indústria automotiva na Europa, as fábricas alemãs da Volkswagen que anteriormente eram destinadas à produção de motores a combustão estão sendo adaptadas para produzir baterias para carros híbridos e elétricos, além dos próprios automóveis movidos a energia elétrica. Assim, as fábricas de São Carlos (SP) e Córdoba, na Argentina, estão elevando seus volumes na produção de motores a combustão para atender à demanda de exportação que antes cabia à Alemanha. Esse ano, a fábrica de São Carlos já produziu cerca de 40 mil motores a mais em relação a igual período de 2018. A fábrica da Argentina, por sua vez, teve acréscimo de 150 mil motores em 2019. Praticamente todo o volume adicional foi destinado à exportação. A Volkswagen planeja viabilizar o lançamento de um carro elétrico no Brasil em 2021. No Salão de Frankfurt, aberto até 22 de setembro, a marca apresentou o modelo ID:3, o primeiro carro da marca produzido em uma plataforma própria para esse tipo de tecnologia. Até então, os veículos elétricos eram adaptações de modelos fabricados em plataformas preparadas para produzir carros movidos a combustão.

Para poupar pneus
A Bridgestone, maior fabricante de pneus do mundo, reforça a importância da manutenção preventiva dos pneus, colaborando com a campanha de conscientização durante a Semana Nacional do Trânsito, que ocorre anualmente de 18 a 25 de setembro. Manter os pneus em boas condições proporciona o aproveitamento total dos sistemas de suspensão, transmissão, tração, direção e frenagem, trazendo assim maior segurança ao motorista e aos passageiros. “Balanceamento, alinhamento, calibragem e rodízio dos pneus são essenciais para manter a alta performance do conjunto pneumático”, explica José Carlos Quadrelli, gerente geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone. A calibragem é um item importante tanto para a boa condição de rodagem quanto para o menor desgaste, boa dirigibilidade e menor consumo de combustível. O alinhamento e o balanceamento também devem ser verificados periodicamente a cada 10 mil quilômetros rodados. Além de evitarem um desgaste irregular dos pneus, eles garantem a estabilidade e melhor dirigibilidade do veículo. Outro cuidado essencial é o rodízio dos pneus - inversão das posições entre os dianteiros e os traseiros - que tem por função equalizar o desgaste e garantir uma vida útil mais longa e uniforme. Outras dicas importantes: substituir os pneus quando suas superfícies demonstrarem sinais de desgaste; em caso de impactos ou furos, verificar também a parte interna do pneu e não estacionar sobre locais com óleo ou solvente.

 

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Teste da Triumph Tiger 1200 XCa
CORREIO VEÍCULOS

Teste da Triumph Tiger 1200 XCa

Destaques da Fenatran 2019
CORREIO VEÍCULOS

Destaques da Fenatran 2019

Nova visão do futuro: Toyota Mirai
CORREIO VEÍCULOS

Nova visão do futuro: Toyota Mirai

Cidade adentro: Iveco Daily 2020
CORREIO VEÍCULOS

Cidade adentro: Iveco Daily 2020

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião