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Coluna com dicas e novidades
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Damon Motorcycles Hypersport Pro (Foto: Divulgação)

Tecnologia canadense
A Damon Motorcycles, com sede em Vancouver, no Canadá, e a BlackBerry, empresa canadense de software e serviços de segurança que se tornou famosa pela produção dos primeiros smartphones, se juntaram para criar a superbike elétrica Hypersport Pro. O protótipo foi exibido no estande da BlackBerry na CES 2020, a maior feira de tecnologia do mundo, que acontece em Las Vegas, nos Estados Unidos, de 7 a 10 de janeiro. A Damon Motorcycles anunciou que seu sistema de alerta avançado de colisão CoPilot, que monitora em tempo real o que acontece ao redor da motocicleta e atua autonomamente, será alimentado pela tecnologia BlackBerry QNX em toda a sua linha de motocicletas elétricas. O sistema conta com radar, câmera 360 graus e sensores que, ao detectar algum acidente ou risco para o motociclista, envia mensagens de alerta para o painel da moto e vibrações como as de um smartphone para as manoplas. A moto conta ainda com o sistema Shift, que permite ao motociclista ajustar assento, manoplas e pedaleiras eletronicamente. As opções de posição de pilotagem podem ir de esportiva a urbana com toques em um botão. “Estamos em uma missão para liberar todo o potencial da mobilidade pessoal para os passageiros do mundo. Para resolver isso, passamos os últimos três anos desenvolvendo uma plataforma de motocicleta eletrônica totalmente conectada e equipada com inteligência artificial que incorpora o CoPilot, nosso sistema de aviso de 360 graus para o proprietário. Desenvolvendo-o com a melhor tecnologia da categoria da BlackBerry, que é a segurança certificada, as Damon serão as motocicletas elétricas mais seguras e avançadas do mercado”, disse Jay Giraud , CEO da Damon Motorcycles. O novo modelo deve chegar às ruas em meados de 2020. Especificações técnicas e preço não foram anunciados.

Óleo Ipiranga Scooter Performance (Foto: Divulgação)

Na garupa do crescimento
As scooters estão conquistando cada vez mais o brasileiro e surgem como alternativa para quem quer fugir do trânsito nas grandes cidades com estilo. Em 2019, as vendas de scooters ao varejo apontam um crescimento de 8,5%. Atualmente, são mais de quinze modelos disponíveis no mercado, oferecidos por seis fabricantes. As scooters funcionam em regime específico em seus motores e, para garantir lubrificação, limpeza, vedação e prevenção contra corrosão do motor, os lubrificantes são essenciais para garantir a melhor saúde do propulsor e a performance do veículo. De olho no crescimento da demanda, a Ipiranga Lubrificantes, que já conta com uma linha completa de cuidados para motos, lançou uma linha de lubrificantes exclusiva para scooters. Segundo a fabricante, os produtos da linha Ipiranga Scooter Performance são providos da tecnologia exclusiva Nano Armor, que dá mais proteção contra o atrito e desgastes formando uma cobertura de proteção e aumentando sua durabilidade, promovendo economia de combustível, auxiliando a limpeza interna do motor e melhorando sua performance.

Grupo de motocicletas (Foto: Luiza Kreitlon/Automotrix)

Menos DPVAT
Após um período de indefinição sobre a cobrança do DPVAT em 2020, o Superior Tribunal Federal decidiu suspender a medida provisória do Governo Federal que extinguia a cobrança do tributo conhecido como “seguro obrigatório” para este ano. Todavia, os valores caíram substancialmente e a cobrança para motos será de R$ 12,30, uma redução de 86% em relação ao valor cobrado em 2019, que foi de R$ 84,58. Os ciclomotores (até 50 cc) pagarão R$ 5,67 - eram de R$ 19,65. Essa derrubada geral nos valores do DPVAT se deve ao novo cálculo feito pela Susep (Superintendência de Seguros Privados) que incluiu os valores acumulados ao longo dos últimos anos quando a cobrança considerou a formação de um “fundo de reserva” na Seguradora Líder, administradora do DPVAT. O valor desse fundo chegou a R$ 5,8 bilhões e a redução nos preços é para consumir esse fundo acumulado que foi gerado por cobrança indevida. A Susep estima que esses valores menores permaneçam iguais até 2023, tempo suficiente para consumir o total acumulado, considerando que os sinistros e consequentes indenizações permaneçam na mesma média dos últimos anos. Outra novidade será a abertura do mercado para outras seguradoras a partir de 2021, acabando com o monopólio da Líder.

Vespa Club 125 (Foto: Luiz Humberto Monteiro Pereira/Automotrix)

Vespa quer ser pop
A Vespa, tradicional marca italiana de scooters do grupo Piaggio, que há cerca de três anos chegou ao Brasil, quer crescer para além do círculo de fãs, com modelos mais acessíveis. Foi justamente desde a chegada da Vespa que as vendas de scooters começaram a deslanchar no Brasil, com uma demanda por mobilidade cada vez maior. Agora, a estratégia é expandir as vendas com modelos mais baratos. A Vespa Club 125 terá preço sugerido de R$ 14.980. A marca conta com duas lojas, uma em São Paulo (SP) e outra em Belo Horizonte (MG). A meta é abrir outras em Goiânia (GO), Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Rio de Janeiro (RJ). Na Vespa Club 125, o motor monocilíndrico de 125 cilindradas refrigerado a ar gera 9,5 cavalos de potência a 7.250 rpm e torque de 1,01 kgfm a 6.250 rpm.

LANÇAMENTO

Nova S10 chega mais potente e inicia sua pré-venda com preço a partir de R$281.900

Com três versões inicialmente, a picape tem motor mais potente que o anterior e novo câmbio automático de 8 velocidades

05/04/2024 17h50

Nova S10 High Country tem preço a partir de R$302.900 Foto: Divulgação

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Já era esperada desde o início do ano, e depois de diversos flagras, a Chevrolet mostrou a picape sem disfarces. 
A montadora já divulgou que terá versão cabine simples e no chassis, porém, a pré-venda é somente para Z71, LTZ e High Country inicialmente, em breve as outras versões estarão disponíveis para venda, inclusive com desconto para frotista e produtor rural. 
 

A traseira da S10 ficou robusta, lembrando a Silverado

As mudanças começam pelo design e se estendem ao conjunto mecânico, bem como ao pacote tecnológico e de conectividade. O interior foi revisado, com a inclusão do novo sistema multimídia Chevrolet MyLink, combinado com o painel de instrumentos digital.

“O segmento de picapes é o que mais cresce no Brasil; um a cada cinco veículos vendidos no país tem caçamba. A Nova S10 estreia como o modelo mais inovador desta categoria e ainda tem a chancela da Chevrolet, líder global no desenvolvimento de caminhonetes”, destaca Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul.

Toda a linha 2025 vem equipada com o novo motor Duramax 2.8 turbodiesel de 207 cavalos e pacote off-road. Outra novidade é a oferta da transmissão automática de oito marchas. 

A estreia da Nova S10 completa a renovação do portfólio de picapes da Chevrolet, composto pela Nova Montana (médio-compacta) e a Nova Silverado (full-size premium).

Z71 a partir de R$281.900

A versão Z71, a grade, retrovisores e maçanetas são pretos, as lanternas escurecidas, estribo e santantônio tubulares e pneus de uso misto.
Versão Z71 tem um estilo mais fora de estrada

LTZ a partir de R$292.800

Na LTZ, o acabamento é mais sóbrio, com elementos na mesma cor da carroceria e rodas com acabamento exclusivo.

LTZ tem um estilo monocromático

High Country a partir de R$302.900

Já a High Country diferencia-se pelo santantônio esportivo e cromados bem ao estilo norte-americano.

A versão tipo, High Country já destaca os cromados

Para o motorista, as novidades começam pelo volante, da mesma família da Silverado. Além da tradicional regulagem de altura, agora a coluna de direção tem ajuste de profundidade.

A nova S10 herda também o conceito de cockpit virtual, presente em lançamentos globais da General Motors. Entretanto, o conjunto traz recursos exclusivos para a caminhonete.


 

A nova geração do motor Duramax 2.8 turbodiesel de quatro cilindros traz avanços de hardware e software, leva a picape aos 100 km/h em 9,4 s. 

 De acordo com o Inmetro, a Nova S10 automática a diesel percorre 11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade, médias até 13% melhores.

O motor, que agora entrega 207 cavalos e 52 kgfm de torque, trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial de oito marchas. O novo câmbio AT8 de última geração é o mesmo que equipa a Colorado norte-americana, porém, com calibração customizada para o uso que o brasileiro faz deste tipo de picape.

Pode se dizer que agora a S10 está páreo para a briga. 

 

 

Delivery com atitude

Peugeot mostra as novidades em sua linha 2024 de veículos utilitários

A marca aproveitou a Smart City Expo Curitiba para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável

02/04/2024 09h37

Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários Divulgação

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O Smart City Expo Curitiba foi realizado nos dias 20 e 22 de março na capital paranaense e reuniu especialistas de várias áreas para compartilhar ideias sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e as pessoas.

A Peugeot aproveitou o evento para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável e para divulgar as estratégias relacionadas a sua linha de veículos utilitários leves, que inclui a multivan compacta Partner Rapid (flex), o furgão médio Expert (a combustão ou elétrico) ou as três variações do furgão grande Boxer (em versões cargo, furgão e agora minibus).

A Peugeot é atualmente a quarta marca que mais vende vans comerciais no mercado brasileiro, com veículos térmicos e elétricos – com quase 20% de participação desde 2022 no segmento de vans elétricas.

Além de sua gama de produtos, a Peugeot oferece aos clientes a possibilidade de mais de 17 tipos de personalização de seus utilitários por meio de versões transformadas com parceiros homologados pela montadora – disponibiliza de ambulâncias a veículos refrigerados.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Uma das novidades da marca francesa é o lançamento de sua nova plataforma de conectividade para frotas, batizada de MyPeugeot PRO (powered by UConnect Stellantis).

E a novidade chegará ao mercado por meio do Peugeot Boxer, modelo 2024/2024 – o primeiro veículo da marca francesa com módulo de telemetria embarcado –, o que lhe garante conectividade de série e original de fábrica.

Com uma ofensiva consistente no segmento de veículos utilitários leves (VULs), a Peugeot pretende agora oferecer praticidade ao cliente profissional.

O MyPeugeot PRO é uma ferramenta digital de gestão de frotas que traz vários benefícios e funcionalidades.

A plataforma entrega um grande número de dados em tempo real, o que possibilita melhor tomada de decisões, maior controle de fluxo, otimização de atividades, aumento de produtividade e, por consequência, mais rentabilidade para o negócio – independentemente do porte.

As funcionalidades se concentram em quatro pontos centrais: gestão de frotas, rastreabilidade, recuperação veicular e comportamento do motorista, fornecendo relatórios completos para cada um deles.

O MyPeugeot PRO está disponível para os proprietários do Boxer a partir do modelo 2024/2024 sem qualquer custo adicional nos primeiros 12 meses, e a ativação da ferramenta é rápida e sem complicações.

Com isso, a marca espera contribuir com a otimização de gastos operacionais e o Custo Total de Propriedade, além de fortalecer a relação de confiança com seus clientes profissionais.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Outra novidade da marca francesa no Smart City Expo Curitiba foi a Partner Retrofit, uma unidade da multivan Partner resultado do projeto em parceria com o programa Senai A3 do Rota 2030, que visa a conversão de veículos comerciais leves a combustão para propulsão 100% elétrica, assegurando a qualidade da transformação por meio do uso de equipamento com parceiros homologados pela fábrica.

A proposta representa uma solução de mobilidade sustentável, com emissão zero e acessível.

O processo de conversão passa por algumas etapas, incluindo o estudo do produto, a remoção do “powertrain” a combustão, a instalação do kit de transformação e do conjunto de baterias no compartimento de carga (para evitar adaptação da estrutura).

Depois, faz testes para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes dos veículos. Além do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a iniciativa conta com parceria das empresas WEG e FuelTech.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

Desde dezembro de 2021, o e-Expert, primeiro utilitário 100% elétrico da Peugeot no país, tornou-se um importante passo da ofensiva elétrica da marca do leão no Brasil.

Com 330 quilômetros de autonomia (pelo ciclo WLTP) e 289 quilômetros (pelo Inmetro) e muita versatilidade, o modelo constitui uma oferta diferenciada no segmento de furgões médios.

O visual da versão 100% elétrica é basicamente o mesmo dos demais integrantes da linha.

Externamente, a mudança está na introdução do ponto de recarga, enquanto na lateral esquerda da carroceria, um monograma indica se tratar de um veículo elétrico.

O modelo é atualmente um sucesso comercial entre os clientes que buscam zerar as emissões de sua frota.

Tem como base a plataforma modular de multienergia EMP2, o que permitiu preservar o volume útil da versão a combustão, pois a bateria foi colocada abaixo do assoalho do veículo.

O utilitário é oferecido em versão única, com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e conversor de 11 kW trifásico.

A energia entregue pelas baterias também é responsável pelo desempenho dos equipamentos disponíveis no modelo.

Em carregadores DC de 100 kW, o modelo consegue fazer sua carga em 45 minutos (de zero a 80% da bateria).

O motor elétrico do e-Expert gera 136 cavalos de potência (100 kW) e 26,5 kgfm de torque imediato.

O modelo dispõe de três modos de condução: “Eco”, voltado para o consumo de energia, “Normal”, para um melhor compromisso entre autonomia e performance, e “Power”, que prioriza o desempenho utilizando o máximo de potência e torque.

Na linha Boxer, a novidade exposta no evento Smart City foi a versão minibus.

Com capacidade para 16 (na Executive) a 18 (na Comfort) pessoas, traz uma lista de equipamentos de série, com destaque para o ar-condicionado dianteiro e traseiro, o assistente de partida em rampa, o sistema start&stop e o controle de estabilidade.

A configuração Executive permitiu a elevação do assoalho na cabine dos passageiros para aumentar a área de bagagem, com capacidade para até mil litros.

O motor 2.2 Turbo Diesel BlueHDi, de 140 cavalos e 34,7 kgfm de torque, atende às normas do Proconve L7.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

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