Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

MOTOMAIS

Coluna com dicas e novidades
sobre motos

8 NOV 19 - 10h:03EDMUNDO DANTAS/Agência Automotrix

Luxo na pista
A marca inglesa de automóveis esportivos Aston Martin e a Brough Superior, empresa fabricante de motos personalizadas de luxo e conhecida como “Rolls-Royce das motocicletas”, desenvolveram a AMB 001, que faz sua estreia mundial no EICMA, o Salão de Milão, de 5 a 10 de novembro. A motocicleta representa a chegada do design icônico da Aston Martin ao mundo das duas rodas. “Estamos muito orgulhosos de ver as asas da Aston Martin em uma motocicleta pela primeira vez. Além de aplicar as habilidades que desenvolvemos para carros, como o inovador Aston Martin Valkyrie, conseguimos trazer nossa experiência especial nas técnicas artesanais tradicionais para esse projeto. O produto final é uma motocicleta realmente bonita, uma obra de arte de design e engenharia”, explica Marek Reichman, vice-presidente executivo e diretor de Criação da Aston Martin. Em uma configuração de chassi com um garfo dianteiro duplo e estrutura em fibra de carbono e inspirando na nova série de carros Aston Martin de motor central, a equipe de Design da fabricante de carros trabalhou em princípios claros de forma e função, nos quais o design e a engenharia tiveram de trabalhar juntos. Apresentada nas cores Stirling Green e Lime Essence, tradicionais da Aston Martin Racing, com rodas, garfos e conjuntos de freios em preto fosco, a AMB 001 é uma motocicleta com todos os componentes projetados especialmente usando os melhores processos e materiais, incluindo fibra de carbono, titânio e alumínio A AMB 001 tem um motor turbo bicilíndrico em “V” com potência de 182,5 cavalos a apenas 180 quilos de peso seco. Segundo a Aston Martin, essa configuração oferece uma resposta do motor com grande torque em uma ampla faixa de rotações por minuto. A AMB 001 está sendo construída e montada artesanalmente na fábrica Brough Superior em Toulouse, na França. Serão feitos apenas cem exemplares, por 108 mil euros, o equivalente a R$ 478 mil. As primeiras entregas devem começar a partir do quarto trimestre de 2020.

Mais leve, mais rápida e mais versátil
A nova S 1000 XR é uma das estreias mundiais da BMW no EICMA 2019, o Salão de Milão, de 5 a 10 de novembro. Com motor e suspensão completamente retrabalhados e um peso sem carga de 226 quilos – dez quilos a menos que sua antecessora –, a S 1000 XR abre uma nova dimensão no segmento de Adventure Sport. A nova S 1000 XR incorpora os itens de série ESA dinâmico, modos de pilotagem Pro, ABS Pro e DTC, Hill Start Control Pro, tela TFT de 6,5 polegadas, completa conectividade e iluminação totalmente por leds. O motor de quatro cilindros recentemente desenvolvido, pesando cinco quilos a menos e com base na S 1000 RR, teve relações de transmissão adaptadas e oferece uma potência de 167 cavalos a 11 mil rpm. O torque máximo de 11,6 kgfm está disponível a 9.250 rpm. Com base em uma curva de torque particularmente linear, foi possível aumentar ainda mais a faixa de velocidade do motor. A quarta, a quinta e a sexta marchas agora têm relações mais longas, a fim de reduzir o ruído, o consumo de combustível e o nível de velocidade do motor. A nova S 1000 XR também apresenta pela primeira vez o controle de torque de arrasto do motor (MSR) - impede que a roda traseira escorregue em uma aceleração abrupta ou redução da marcha. A nova S 1000 XR tem a última geração do BMW Motorrad Dynamic ESA (ajuste eletrônico da suspensão). Conforme a BMW, graças à mais recente tecnologia de válvulas, a versátil esportiva oferece uma experiência de pilotagem particularmente dinâmica, com um alto nível de conforto. O Dynamic ESA Pro está disponível como um opcional com dois modos de amortecimento (Road e Dynamic).

Na carona do marketing
Os estudantes do Rio de Janeiro, de São Paulo e do Recife que, por qualquer motivo, tiverem dificuldades em chegar aos locais onde acontecerão as provas do Enem no próximo domingo, dia 10 de novembro, contarão com uma ajudinha extra. A Picap, aplicativo que conecta motociclistas e usuários para o transporte de passageiros, dará desconto nas corridas até os locais de aplicação dos exames. Os interessados deverão baixar o aplicativo e solicitar o serviço de onde estiverem. O objetivo é ajudar os estudantes a fugir dos eventuais engarrafamentos, garantindo maior agilidade e rapidez nos deslocamentos.

Novas bávaras
Com o lançamento das novas F 900 R e F 900 XR no segmento Adventure Sport, a BMW Motorrad está expandindo ainda mais sua gama de produtos. De acordo com a marca, ambos os modelos oferecem desempenho esportivo e uma gama exclusiva de opções de equipamentos, para gerar uma atraente relação custo/benefício. Na BMW, a sigla “XR” representa uma mistura de esportividade e uso no dia a dia. A F 900 XR usufrui das principais qualidades do segmento Adventure Sport: dinâmica de pilotagem esportiva combinada com ergonomia vertical, semelhante ao da GS, e boa adequação a longas distâncias. Nas novas F 900 R e F 900 XR, a maior dinâmica de pilotagem é garantida pelo desenvolvimento adicional do motor de dois cilindros, agora com 106,6 cavalos, e udesconto de 30% na mensalidadema curva de torque mais linear. O principal ganho é um aumento na capacidade para 895 cc (anteriormente era de 853 cc). Com um novo sistema de silenciador, o motor oferece um som particularmente emocional.

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Coluna com dicas e novidades sobre motos
MOTOMAIS

Coluna com dicas e novidades sobre motos

Três dias de aventuras  pelo Pantanal de MS
Experiência Jeep

Confira as máquinas Jeep pelo Pantanal

Coluna CarMais
CORREIO VEÍCULOS

Coluna com dicas e novidades sobre automóveis

Novo Troller TX4
CORREIO VEÍCULOS

Novo Troller TX4

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião