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Coluna com dicas e novidades
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BMW M135i xDrive

Foguetinho bávaro
O novo M135i xDrive já está disponível na rede de concessionárias BMW no Brasil ao preço sugerido de R$ 269.950. A configuração mais apimentada do hatchback premium importado da Alemanha chega como opção à versão 118i Sport GP, que estreou no país em novembro do ano passado. Externamente, a versão esportiva se diferencia pelo pacote M aerodinâmico, que inclui novos para-choques, spoiler traseiro, retrovisores revestidos e rodas de 18 polegadas com design exclusivo. Os faróis full-led adaptativos são separados pela grande no tradicional formato em duplo-rim, que ganhou interior em colmeia na versão esportiva e, pela primeira vez, está unida ao centro nesta nova geração do modelo. Dentro, os controles voltados ao motorista e misturam diferentes acabamentos e texturas como aço escovado, couro e Alcântara. Há ainda elementos que fazem alusão à versão, como bancos dianteiros esportivos, soleiras M Sport, volante M Sport e cintos de segurança M Sport. O motor BMW TwinPower Turbo 2.0 de quatro cilindros desenvolve 306 cavalos de potência entre 5.000 rpm e 6.250 rpm (166 cavalos a mais que a versão 118i Sport GP) e 45,9 kgfm de torque entre 1.750 rpm e 4.500 rpm (23,4 kgfm de torque a mais que a versão 118i Sport GP), conectado a uma transmissão automática esportiva de oito marchas. Leva o modelo de zero a 100 km/h em apenas 4,7 segundos (3,8 segundos a menos que a versão 118i Sport GP) e à velocidade máxima de 250 km/h.

Ford Bronco 1973

Em nome do passado
A Ford está dando os retoques finais no seu próximo lançamento global. Trata-se um utilitário esportivo totalmente novo, mas que carrega um nome de muita tradição: o Bronco. Ainda não há imagens disponíveis do novo modelo, que resgata a denominação de um veículo se tornou um ícone 4x4 nos EUA durante as três décadas em que foi produzido, de 1966 a 1996. Nascido como SUV compacto, com chassi próprio, o Bronco tornou-se um SUV grande nas quatro gerações seguintes, derivado das picapes Série F. Off-road “de raiz”, com concepção robusta, três portas e outras características únicas, teve a produção em encerrada no ano-modelo 1997, abrindo espaço no portfólio da marca para os SUVs familiares de quatro portas. Seu estilo simples e robusto era marcado pela carroceria de linhas retas e faróis redondos, nas versões perua de três portas, picape e roadster aberto sem portas. O Bronco tinha um acabamento simples, mas podia ser incrementado com vários acessórios, desde bancos, tacômetro, rádio, engate de reboque, tanque auxiliar de combustível e guincho até equipamentos profissionais e de camping. “A Ford ajudou a criar o fenômeno off-road e se especializou nesse tipo de veículo por décadas – do Bronco à Raptor. Agora, estamos prontos para recuperar nosso lugar de direito como líderes em veículos off-road”, avisa Jim Farley, presidente de Mercados Globais da Ford.

Onde o trânsito não mata
No Brasil, é raro encontrar municípios que possam comemorar a ausência total de mortes em acidentes de trânsito. Segundo dados da Universidade Federal do Paraná em parceria com a ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária), pequenos municípios do Brasil (com até 100.000) concentram praticamente a metade das vítimas de trânsito do país (49%), apesar de frota pequena e pouco fluxo de veículos. Mas, no mundo, há locais como a cidade de Lüdenscheid, na Alemanha – com cerca de 74 mil habitantes –, que recebeu recentemente o Prêmio Dekra Vision Zero, em evento anual que acontece em Bruxelas. A premiação – que conta com especialistas em segurança rodoviária de todo o mundo –, reconheceu a conquista extraordinária da cidade germânica, que registrou zero mortes no trânsito em sete anos consecutivos. “Estou muito satisfeito em ver que os esforços da nossa comunidade em segurança rodoviária alcançaram altos índices, principalmente por saber que a maior recompensa é a preservação da vida dos usuários mais vulneráveis”, comemorou o prefeito de Lüdenscheid, Dieter Dzewas. “É possível eliminar mortes no trânsito e que os esforços para isso devem continuar, pois qualquer fatalidade do gênero é inaceitável”, finalizou Stefan Kölbl, CEO da Dekra, empresa alemã especialista em vistoria automotiva.

Chevrolet Bolt EV

Gravata elétrica
O primeiro carro 100% elétrico da Chevrolet começa a chegar às concessionárias da marca em fevereiro. Após comercializar todas as 50 unidades de pré-venda do Bolt EV logo no lançamento, a Chevrolet informa que já está sendo produzido o segundo lote. Os carros começam a chegar às 26 concessionárias credenciadas da marca a partir de fevereiro. “O Bolt EV reúne características que simbolizam a visão de futuro que temos do automóvel, e nos surpreendeu tamanho interesse inicial de consumidores pelo produto. Em comum, são pessoas conectadas à inovação, mobilidade e sustentabilidade”, explica Hermann Mahnke, diretor de Marketing da General Motors América do Sul. A versão única do Bolt EV trazida para o mercado brasileiro é a Premier, já equipada com as baterias de nova geração, que garantem autonomia média de até 416 quilômetros, de acordo com o ciclo norte-americano EPA. A Chevrolet não confirma quantas unidades virão nem o preço – no primeiro lote, o valor sugerido era de R$ 175 mil. O Bolt EV está sendo ofertado inicialmente em 12 cidades: São Paulo, Campinas, São José dos Campos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Florianópolis, Joinville (SC), Recife (PE) e Vitória (ES).

Rodando na chuva
Nos últimos dias, as chuvas vêm causando estragos em diversas cidades em diferentes regiões do País. Com a proximidade do final do período de férias, a movimentação nas estradas tende a aumentar e se torna necessária uma maior atenção por parte do motorista para conduzir seu veículo com segurança. “Sob chuva, além de reduzir a velocidade é importante manter-se distante do veículo à frente. Em uma pista molhada o motorista necessita de três vezes mais espaço para frear em comparação com uma pista seca”, explica Rafael Astolfi, gerente de assistência técnica da Continental Pneus, fabricante de pneus de tecnologia alemã. Para trafegar com segurança e evitar acidentes, confira seis dicas do especialista da Continental:

1) Reduza a velocidade – a água da chuva, quando misturada à sujeira e ao óleo que se acumulam nas ruas e estradas, aumenta a possibilidade de derrapagens.

2) Mantenha distância – além de reduzir a velocidade, é importante manter distância do veículo à frente. Em uma pista molhada, o motorista necessita de três vezes mais espaço para frear em comparação com uma pista seca.

3) Aquaplanagem – quando há muita água na pista, o veículo pode perder o contato com o asfalto e deslizar. Nessa situação não freie ou faça qualquer movimento brusco com o volante. Aguarde que a perda gradativa de velocidade faça com que o veículo volte a ter contato com a pista e assim o controle possa ser retomado.

4) Análise dos sulcos – é importante observar a profundidade dos sulcos dos pneus. Quando o desgaste é grande, o desempenho no molhado já não é mais o mesmo de um pneu novo.

5) Calibragem, alinhamento e balanceamento – para assegurar que a área de contato entre o pneu e a pista seja a ideal, com o máximo possível de água sendo drenada, é essencial não descuidar da pressão, do alinhamento e do balanceamento.

6) Estepe – lembre-se de checar o estado de seu estepe antes de pegar a estrada, pois para que possa ser utilizado em uma eventual emergência deve estar corretamente calibrado.

Vendas de pneus foram menores em 2019 em relação ao ano de 2018

Um ano para passar a borracha
Em 2019, segundo dados da ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), as vendas de pneu apresentaram uma queda de 0,1% em relação ao ano de 2018, somando 59.486.917 unidades comercializadas. Apesar do ano não ter mostrado avanço na comparação com o anterior e o atual cenário econômico não indicar crescimento expressivo, a entidade acredita que é possível manter um moderado otimismo para 2020, uma vez que as montadoras estimam uma ligeira alta na sua produção. Somente as vendas de pneus de carga (1,8%) e motos (0,8%) registraram avanço, enquanto as de pneus de passeio (-0,3%) e de comerciais leves (-3,9%) apresentaram resultados negativos.

Kia e-Niro

Ambições energéticas
São muitas as medidas anunciadas pela Kia dentro do chamado “Plano S”, o qual representará um investimento de US$ 25 bilhões até 2025, para ser uma das marcas líder na transição para a mobilidade elétrica e sustentada. Entre outras, lançar onze modelos eletrificados até 2025, lançar um novo modelo 100% elétrico em 2021 e criar novos produtos e serviços de mobilidade orientados para o cliente. Uma das apostas da Kia é o e-Niro, variante de propulsão exclusivamente elétrica do crossover sul-coreano, que se junta às suas versões híbrida e híbrida plug-in já em comercialização. Visualmente, o e-Niro distingue-se do Niro HEV e Niro PHEV pela grade “fechada”, com o logotipo do modelo gravado em relevo, pelas entradas de ar redesenhadas, pelas novas luzes diurnas por leds, em forma de ponta de flecha, com elementos em azul. O motor tem uma potência de 204 cavalos constante entre as 3800-8000 rpm, e um torque máximo de 40,3 kgfm constante de zero a 3600 rpm, capaz de permitir ao modelo cumprir o zero a 100 km/h em 7,8 segundos e uma velocidade máxima de 167 km/h. A bateria de polímeros de íons de lítio, com 64 kWh de capacidade, permite uma autonomia de até 455 quilômetros, podendo chegar, em condução urbana, aos 615 quilômetros. Quanto ao tempo de recarga, são de 42 minutos numa estação de carga rápida a 100 kW. Na Europa, o e-Niro chega com uma campanha de lançamento que permite a sua aquisição por 45.500 euros (cerca de R$ 212 mil) no caso dos particulares, ou 35.800 euros (cerca de R$ 166 mil) para frotistas, mais imposto de valor agregado. Para o Brasil, a Kia fala em trazer o Soul elétrico e a versão híbrida do Niro ainda em 2020.

LANÇAMENTO

Nova S10 chega mais potente e inicia sua pré-venda com preço a partir de R$281.900

Com três versões inicialmente, a picape tem motor mais potente que o anterior e novo câmbio automático de 8 velocidades

05/04/2024 17h50

Nova S10 High Country tem preço a partir de R$302.900 Foto: Divulgação

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Já era esperada desde o início do ano, e depois de diversos flagras, a Chevrolet mostrou a picape sem disfarces. 
A montadora já divulgou que terá versão cabine simples e no chassis, porém, a pré-venda é somente para Z71, LTZ e High Country inicialmente, em breve as outras versões estarão disponíveis para venda, inclusive com desconto para frotista e produtor rural. 
 

A traseira da S10 ficou robusta, lembrando a Silverado

As mudanças começam pelo design e se estendem ao conjunto mecânico, bem como ao pacote tecnológico e de conectividade. O interior foi revisado, com a inclusão do novo sistema multimídia Chevrolet MyLink, combinado com o painel de instrumentos digital.

“O segmento de picapes é o que mais cresce no Brasil; um a cada cinco veículos vendidos no país tem caçamba. A Nova S10 estreia como o modelo mais inovador desta categoria e ainda tem a chancela da Chevrolet, líder global no desenvolvimento de caminhonetes”, destaca Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul.

Toda a linha 2025 vem equipada com o novo motor Duramax 2.8 turbodiesel de 207 cavalos e pacote off-road. Outra novidade é a oferta da transmissão automática de oito marchas. 

A estreia da Nova S10 completa a renovação do portfólio de picapes da Chevrolet, composto pela Nova Montana (médio-compacta) e a Nova Silverado (full-size premium).

Z71 a partir de R$281.900

A versão Z71, a grade, retrovisores e maçanetas são pretos, as lanternas escurecidas, estribo e santantônio tubulares e pneus de uso misto.
Versão Z71 tem um estilo mais fora de estrada

LTZ a partir de R$292.800

Na LTZ, o acabamento é mais sóbrio, com elementos na mesma cor da carroceria e rodas com acabamento exclusivo.

LTZ tem um estilo monocromático

High Country a partir de R$302.900

Já a High Country diferencia-se pelo santantônio esportivo e cromados bem ao estilo norte-americano.

A versão tipo, High Country já destaca os cromados

Para o motorista, as novidades começam pelo volante, da mesma família da Silverado. Além da tradicional regulagem de altura, agora a coluna de direção tem ajuste de profundidade.

A nova S10 herda também o conceito de cockpit virtual, presente em lançamentos globais da General Motors. Entretanto, o conjunto traz recursos exclusivos para a caminhonete.


 

A nova geração do motor Duramax 2.8 turbodiesel de quatro cilindros traz avanços de hardware e software, leva a picape aos 100 km/h em 9,4 s. 

 De acordo com o Inmetro, a Nova S10 automática a diesel percorre 11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade, médias até 13% melhores.

O motor, que agora entrega 207 cavalos e 52 kgfm de torque, trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial de oito marchas. O novo câmbio AT8 de última geração é o mesmo que equipa a Colorado norte-americana, porém, com calibração customizada para o uso que o brasileiro faz deste tipo de picape.

Pode se dizer que agora a S10 está páreo para a briga. 

 

 

Delivery com atitude

Peugeot mostra as novidades em sua linha 2024 de veículos utilitários

A marca aproveitou a Smart City Expo Curitiba para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável

02/04/2024 09h37

Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários Divulgação

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O Smart City Expo Curitiba foi realizado nos dias 20 e 22 de março na capital paranaense e reuniu especialistas de várias áreas para compartilhar ideias sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e as pessoas.

A Peugeot aproveitou o evento para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável e para divulgar as estratégias relacionadas a sua linha de veículos utilitários leves, que inclui a multivan compacta Partner Rapid (flex), o furgão médio Expert (a combustão ou elétrico) ou as três variações do furgão grande Boxer (em versões cargo, furgão e agora minibus).

A Peugeot é atualmente a quarta marca que mais vende vans comerciais no mercado brasileiro, com veículos térmicos e elétricos – com quase 20% de participação desde 2022 no segmento de vans elétricas.

Além de sua gama de produtos, a Peugeot oferece aos clientes a possibilidade de mais de 17 tipos de personalização de seus utilitários por meio de versões transformadas com parceiros homologados pela montadora – disponibiliza de ambulâncias a veículos refrigerados.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Uma das novidades da marca francesa é o lançamento de sua nova plataforma de conectividade para frotas, batizada de MyPeugeot PRO (powered by UConnect Stellantis).

E a novidade chegará ao mercado por meio do Peugeot Boxer, modelo 2024/2024 – o primeiro veículo da marca francesa com módulo de telemetria embarcado –, o que lhe garante conectividade de série e original de fábrica.

Com uma ofensiva consistente no segmento de veículos utilitários leves (VULs), a Peugeot pretende agora oferecer praticidade ao cliente profissional.

O MyPeugeot PRO é uma ferramenta digital de gestão de frotas que traz vários benefícios e funcionalidades.

A plataforma entrega um grande número de dados em tempo real, o que possibilita melhor tomada de decisões, maior controle de fluxo, otimização de atividades, aumento de produtividade e, por consequência, mais rentabilidade para o negócio – independentemente do porte.

As funcionalidades se concentram em quatro pontos centrais: gestão de frotas, rastreabilidade, recuperação veicular e comportamento do motorista, fornecendo relatórios completos para cada um deles.

O MyPeugeot PRO está disponível para os proprietários do Boxer a partir do modelo 2024/2024 sem qualquer custo adicional nos primeiros 12 meses, e a ativação da ferramenta é rápida e sem complicações.

Com isso, a marca espera contribuir com a otimização de gastos operacionais e o Custo Total de Propriedade, além de fortalecer a relação de confiança com seus clientes profissionais.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Outra novidade da marca francesa no Smart City Expo Curitiba foi a Partner Retrofit, uma unidade da multivan Partner resultado do projeto em parceria com o programa Senai A3 do Rota 2030, que visa a conversão de veículos comerciais leves a combustão para propulsão 100% elétrica, assegurando a qualidade da transformação por meio do uso de equipamento com parceiros homologados pela fábrica.

A proposta representa uma solução de mobilidade sustentável, com emissão zero e acessível.

O processo de conversão passa por algumas etapas, incluindo o estudo do produto, a remoção do “powertrain” a combustão, a instalação do kit de transformação e do conjunto de baterias no compartimento de carga (para evitar adaptação da estrutura).

Depois, faz testes para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes dos veículos. Além do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a iniciativa conta com parceria das empresas WEG e FuelTech.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

Desde dezembro de 2021, o e-Expert, primeiro utilitário 100% elétrico da Peugeot no país, tornou-se um importante passo da ofensiva elétrica da marca do leão no Brasil.

Com 330 quilômetros de autonomia (pelo ciclo WLTP) e 289 quilômetros (pelo Inmetro) e muita versatilidade, o modelo constitui uma oferta diferenciada no segmento de furgões médios.

O visual da versão 100% elétrica é basicamente o mesmo dos demais integrantes da linha.

Externamente, a mudança está na introdução do ponto de recarga, enquanto na lateral esquerda da carroceria, um monograma indica se tratar de um veículo elétrico.

O modelo é atualmente um sucesso comercial entre os clientes que buscam zerar as emissões de sua frota.

Tem como base a plataforma modular de multienergia EMP2, o que permitiu preservar o volume útil da versão a combustão, pois a bateria foi colocada abaixo do assoalho do veículo.

O utilitário é oferecido em versão única, com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e conversor de 11 kW trifásico.

A energia entregue pelas baterias também é responsável pelo desempenho dos equipamentos disponíveis no modelo.

Em carregadores DC de 100 kW, o modelo consegue fazer sua carga em 45 minutos (de zero a 80% da bateria).

O motor elétrico do e-Expert gera 136 cavalos de potência (100 kW) e 26,5 kgfm de torque imediato.

O modelo dispõe de três modos de condução: “Eco”, voltado para o consumo de energia, “Normal”, para um melhor compromisso entre autonomia e performance, e “Power”, que prioriza o desempenho utilizando o máximo de potência e torque.

Na linha Boxer, a novidade exposta no evento Smart City foi a versão minibus.

Com capacidade para 16 (na Executive) a 18 (na Comfort) pessoas, traz uma lista de equipamentos de série, com destaque para o ar-condicionado dianteiro e traseiro, o assistente de partida em rampa, o sistema start&stop e o controle de estabilidade.

A configuração Executive permitiu a elevação do assoalho na cabine dos passageiros para aumentar a área de bagagem, com capacidade para até mil litros.

O motor 2.2 Turbo Diesel BlueHDi, de 140 cavalos e 34,7 kgfm de torque, atende às normas do Proconve L7.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

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