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Coluna com dicas e novidades
sobre automóveis

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"Woven City" que a Toyota construirá aos pés do Monte Fuji (Foto: Divulgação)

Investida urbanística
Coube ao próprio presidente da Toyota Motors, Akio Toyoda, a apresentação do mais ambicioso projeto de futuro da marca oriental na CES 2020, em Las Vegas. A montadora construirá ao pés do Monte Fuji, o maior cartão postal do Japão, uma cidade inteligente para 2 mil habitantes, em um espaço de 71 hectares, onde havia uma velha fábrica de automóveis. Batizado de “Woven City” (“Cidade Interligada”), o projeto será feito a partir de 2021 com veículos de emissão zero, incluindo o shuttle e-Palette da marca, elétrico e totalmente autônomo. A malha viária da futura cidade será como uma grade, com três modalidades de vias: uma apenas para veículos de alta velocidade, outra para uso misto (alta e baixa velocidades e pedestres) e a última como uma espécie de passeio arborizado com alamedas. A Toyota está recrutando no momento universidades e empresas interessadas em participar de seu “laboratório vivo”. Segundo a fabricante, o protótipo de cidade terá energia vinda de células de hidrogênio e um ecossistema totalmente conectado. A empresa contratou o arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels, que desenvolveu o projeto das torres gêmeas do World Trade Center, derrubadas por um atentado terrorista em 11 de setembro de 2001.

Jeep Airflow Vision (Foto: Divulgação)

Interatividade total
A FCA está aproveitando a CES 2020, de 7 a 10 de janeiro no Centro de Convenções de Las Vegas, para mostrar as mais novas tecnologias da empresa relacionadas a eletrificação, uma experiência do usuário (UX) com o Uconnect e a conectividade em um conjunto visual e físico, honrando e construindo a história e a tradição de inovação da fabricante. A Jeep apresenta três veículos elétricos híbridos plug-in – o primeiro passo do plano da marca para oferecer opções de eletrificação para todos os modelos em 2022. Todos os veículos elétricos da marca terão o novo emblema “Jeep 4xe”. Informações adicionais sobre os veículos Wrangler, Bússola e Renegade de quatro eixos serão divulgadas nos salões de Genebra, Nova York e Pequim. O Airflow Vision é um conceito de design que vislumbra a próxima geração de transporte premium e Experiência do Usuário ao considerar como o motorista e os passageiros podem interagir com as tecnologias avançadas. Por dentro, foi projetado para uma experiência cativante usando gráficos de alto contraste, várias camadas e detalhes chamativos que fornecem uma aparência limpa e sofisticada. Com um formato baseado no menu, as telas podem ser personalizadas, simplificadas e agrupadas de acordo com as necessidades e interesses individuais. Com uma oferta de diversas telas de exibição, o usuário pode acessar informações úteis e determinar como elas podem ser aproveitadas. 

BMW i3 (Foto: Divulgação)

O elétrico na prática
Há seis anos, o BMW i3 chegou ao mercado da mobilidade premium com seu projeto sustentável, motor elétrico livre de emissões e design original. Desde então, o “pequeno notável” se tornou o veículo elétrico mais vendido do mundo no segmento de compactos premium, com 165 mil unidades comercializadas globalmente. Além dos números de mercado, o modelo vem demonstrando diariamente ao longo desses anos a capacidade e durabilidade de suas baterias. Que o digam os proprietários das primeiras unidades do modelo, cujas baterias originais ainda estão sendo usadas — mesmo após mais de 200 mil quilômetros rodados. “O conceito do i3 é tão único e moderno que ainda hoje as pessoas se viram para olhar. Os custos da recarga elétrica são mínimos”, comenta o alemão Helmut Neumann, proprietário do modelo desde 2014, que vive nas redondezas da cidade de Colônia e já percorreu longas distâncias com seu veículo, como quando foi até Berlin (cerca de quinhentos quilômetros) e nunca enfrentou dificuldades. Segundo análise do ADAC, o maior clube de automobilismo da Alemanha, o carro elétrico atrai consumidores por seu aspecto não somente ecológico, mas também econômico. Em uma comparação de custos gerais, o i3 é cerca de 20% mais barato que os veículos “normais” da marca. Para o norte-americano Robert Cleary, que dirige quase cento e cinquenta quilômetros sem emissões todos os dias, o seu i3 ficou sem energia em apenas uma ocasião, a cerca de cinquenta metros da entrada de sua garagem. O problema foi facilmente resolvido usando um cabo de extensão.

Experiência de realidade virtual da Ford para motoristas e ciclistas (Foto: Divulgação) 

Convivência civilizada
A Ford criou uma experiência de realidade virtual para promover a empatia entre motoristas e ciclistas e aumentar a segurança no trânsito. O programa, chamado Wheel Swap (Troca de Direção), está sendo feito na Europa em parceria com empresas frotistas. Foi desenvolvido em conjunto com a agência londrina Happy Finish e já ganhou seis prêmios, incluindo o “European Excellence Awards”. Usando óculos especiais, os condutores de entrega podem ver o mundo do ponto de vista de um ciclista ou de um motorista no espaço virtual. Das mil e duzentas pessoas que já participaram da experiência, 91% se disseram dispostas a mudar de comportamento. Um levantamento feito duas semanas após o lançamento do programa mostrou que 60% dos motoristas e ciclistas mudaram seus hábitos. “É importante para a Ford que todas as pessoas possam chegar ao seu destino com segurança. Apoiamos totalmente a diversidade nas soluções de entrega e a ampliação do uso de bicicletas para transportar encomendas em áreas urbanas. Atualmente, há mais pessoas transitando nas ruas do que nunca e um número crescente de ciclistas. Por isso, é importante incentivar um espírito de compreensão e respeito entre todos os usuários, estejam eles sobre quatro ou duas rodas”, diz Tom Thompson, líder do projeto na Ford Mobility.

Correia dentada do motor (Foto: Divulgação)

Correia ou corrente?
Muitos motoristas não sabem exatamente o que está sob o capô de seus automóveis. Um dos componentes mais desconhecidos, e baratos, é capaz de até destruir todo o bloco do motor caso dê problema: a correia dentada. Vale lembrar que os carros mais novos utilizam a corrente de comando, bem mais durável. Tanto a correia quanto a corrente são fundamentais para o bom funcionamento do veículo. As duas são responsáveis por sincronizar o movimento da parte inferior do motor – virabrequim e pistões – com o comando de válvulas. Saber que tipo o carro utiliza é essencial na hora da manutenção. A correia caracteriza-se pela borracha com cintas de aço por dentro e por ser mais usada em carros nacionais. Por ser coberta por uma capa, dificulta a visualização do desgaste. Se arrebentar, o motorista pode não perceber, devido à ausência de barulhos, e o conserto pode custar muito caro, caso afete também diretamente partes do propulsor. A corrente é feita de aço e recebe lubrificação do óleo do motor. No entanto, apesar de ser mais resistente, ela não dura para sempre. Mas a corrente dá sinais de desgaste, apresentando fortes ruídos. Enquanto uma correia dentada dura em média 50 mil quilômetros, a corrente de comando pode aguentar até o triplo disso. A corrente custa também três vezes mais em comparação ao preço da correia e da mão de obra para trocá-la.

Em caso de aperto
Apesar da compra de um carro novo ser o sonho de grande parte dos brasileiros, esse “bem” ainda está distante de muitas pessoas no país. A principal saída ainda é fazer financiamento, com parcelas a serem pagas em um longo período de tempo. No entanto, no meio desse caminho, muitas vezes, o cliente acaba se endividando e não podendo honrar com as prestações. Para ajudar nesse sacrifício de parte da população brasileira, a startup InstaCarro dá algumas dicas para os inadimplentes:

Vender o veículo para abater a dívida: pode parecer paradoxal, mas para a pessoa que se enrolou com o financiamento, uma alternativa interessante é vender o carro para conseguir abater a dívida. Com o dinheiro, é possível se pagar o valor restante ao banco, evitando juros maiores, e planejar melhor a compra de um outro veículo mais tarde.

Trocar por um modelo mais em conta: se ficar a pé é impossível por questões pessoais ou profissionais, pode-se utilizar a mesma lógica para trocar o veículo por um modelo mais econômico e barato. Com o lucro obtido na negociação, a pessoa pode pagar as dívidas e reorganizar sua vida financeiramente sem prejudicar seus afazeres com a ausência de um carro.

Renegociar com a instituição financeira: uma dica importante tanto para quem pretende negociar o carro quanto para quem deseja mantê-lo é tentar renegociar a dívida. É possível conseguir juros mais em conta nos meses ou condições de pagamento mais vantajosos para a situação de aperto. Entretanto, a dívida jamais diminuirá. O que a entidade costuma fazer é alongá-la para a pessoa ter um alívio no valor mensal.

Pesquisar a portabilidade de crédito: é possível renegociar o financiamento com outro banco por meio do conceito de portabilidade de crédito, no qual o usuário pode pesquisar se alguma instituição oferece condições favoráveis, como juros menores, e solicitar essa migração sem qualquer custo adicional.

Transferir o financiamento para outra pessoa: se não houver parcela em atraso, é possível de se transferir o financiamento. A transferência deve ser consolidada na documentação do veículo, junto ao Detran. Pode ser uma alternativa interessante para o automóvel continuar na família, com pais herdando a dívida do filho, por exemplo.

Nissan Ariya Concept (Foto: Divulgação)

Mobilidade do Sol Nascente
A Nissan levou um toque da hospitalidade japonesa à Consumer Electronics Show (CES) 2020, de 7 a 10 de janeiro no Centro de Convenções de Las Vegas, demonstrando a visão da marca para o futuro da mobilidade, desde o crossover elétrico Ariya Concept até um furgão de sorvetes de emissão zero baseado no e-NV200 e uma bola de golfe que chega sozinha ao buraco. O Ariya está fazendo sua estreia na América do Norte, combinando tecnologias avançadas em uma nova plataforma para veículos elétricos. “O Ariya destaca a promessa da Nissan de oferecer uma experiência de condução totalmente nova. Esse crossover não é um carro-conceito com base em ideias distantes, é uma vitrine de tecnologias que estarão disponíveis em curtíssimo prazo”, revela Takao Asami, vice-presidente sênior de Pesquisa e Engenharia Avançada da Nissan. A marca japonesa expõe também na CES o seu carro da Fórmula-E – competição internacional disputada por bólidos totalmente elétricos – e o Leaf de segunda geração, que já está sendo vendido no Brasil.

LANÇAMENTO

Nova S10 chega mais potente e inicia sua pré-venda com preço a partir de R$281.900

Com três versões inicialmente, a picape tem motor mais potente que o anterior e novo câmbio automático de 8 velocidades

05/04/2024 17h50

Nova S10 High Country tem preço a partir de R$302.900 Foto: Divulgação

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Já era esperada desde o início do ano, e depois de diversos flagras, a Chevrolet mostrou a picape sem disfarces. 
A montadora já divulgou que terá versão cabine simples e no chassis, porém, a pré-venda é somente para Z71, LTZ e High Country inicialmente, em breve as outras versões estarão disponíveis para venda, inclusive com desconto para frotista e produtor rural. 
 

A traseira da S10 ficou robusta, lembrando a Silverado

As mudanças começam pelo design e se estendem ao conjunto mecânico, bem como ao pacote tecnológico e de conectividade. O interior foi revisado, com a inclusão do novo sistema multimídia Chevrolet MyLink, combinado com o painel de instrumentos digital.

“O segmento de picapes é o que mais cresce no Brasil; um a cada cinco veículos vendidos no país tem caçamba. A Nova S10 estreia como o modelo mais inovador desta categoria e ainda tem a chancela da Chevrolet, líder global no desenvolvimento de caminhonetes”, destaca Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul.

Toda a linha 2025 vem equipada com o novo motor Duramax 2.8 turbodiesel de 207 cavalos e pacote off-road. Outra novidade é a oferta da transmissão automática de oito marchas. 

A estreia da Nova S10 completa a renovação do portfólio de picapes da Chevrolet, composto pela Nova Montana (médio-compacta) e a Nova Silverado (full-size premium).

Z71 a partir de R$281.900

A versão Z71, a grade, retrovisores e maçanetas são pretos, as lanternas escurecidas, estribo e santantônio tubulares e pneus de uso misto.
Versão Z71 tem um estilo mais fora de estrada

LTZ a partir de R$292.800

Na LTZ, o acabamento é mais sóbrio, com elementos na mesma cor da carroceria e rodas com acabamento exclusivo.

LTZ tem um estilo monocromático

High Country a partir de R$302.900

Já a High Country diferencia-se pelo santantônio esportivo e cromados bem ao estilo norte-americano.

A versão tipo, High Country já destaca os cromados

Para o motorista, as novidades começam pelo volante, da mesma família da Silverado. Além da tradicional regulagem de altura, agora a coluna de direção tem ajuste de profundidade.

A nova S10 herda também o conceito de cockpit virtual, presente em lançamentos globais da General Motors. Entretanto, o conjunto traz recursos exclusivos para a caminhonete.


 

A nova geração do motor Duramax 2.8 turbodiesel de quatro cilindros traz avanços de hardware e software, leva a picape aos 100 km/h em 9,4 s. 

 De acordo com o Inmetro, a Nova S10 automática a diesel percorre 11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade, médias até 13% melhores.

O motor, que agora entrega 207 cavalos e 52 kgfm de torque, trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial de oito marchas. O novo câmbio AT8 de última geração é o mesmo que equipa a Colorado norte-americana, porém, com calibração customizada para o uso que o brasileiro faz deste tipo de picape.

Pode se dizer que agora a S10 está páreo para a briga. 

 

 

Delivery com atitude

Peugeot mostra as novidades em sua linha 2024 de veículos utilitários

A marca aproveitou a Smart City Expo Curitiba para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável

02/04/2024 09h37

Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários Divulgação

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O Smart City Expo Curitiba foi realizado nos dias 20 e 22 de março na capital paranaense e reuniu especialistas de várias áreas para compartilhar ideias sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e as pessoas.

A Peugeot aproveitou o evento para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável e para divulgar as estratégias relacionadas a sua linha de veículos utilitários leves, que inclui a multivan compacta Partner Rapid (flex), o furgão médio Expert (a combustão ou elétrico) ou as três variações do furgão grande Boxer (em versões cargo, furgão e agora minibus).

A Peugeot é atualmente a quarta marca que mais vende vans comerciais no mercado brasileiro, com veículos térmicos e elétricos – com quase 20% de participação desde 2022 no segmento de vans elétricas.

Além de sua gama de produtos, a Peugeot oferece aos clientes a possibilidade de mais de 17 tipos de personalização de seus utilitários por meio de versões transformadas com parceiros homologados pela montadora – disponibiliza de ambulâncias a veículos refrigerados.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Uma das novidades da marca francesa é o lançamento de sua nova plataforma de conectividade para frotas, batizada de MyPeugeot PRO (powered by UConnect Stellantis).

E a novidade chegará ao mercado por meio do Peugeot Boxer, modelo 2024/2024 – o primeiro veículo da marca francesa com módulo de telemetria embarcado –, o que lhe garante conectividade de série e original de fábrica.

Com uma ofensiva consistente no segmento de veículos utilitários leves (VULs), a Peugeot pretende agora oferecer praticidade ao cliente profissional.

O MyPeugeot PRO é uma ferramenta digital de gestão de frotas que traz vários benefícios e funcionalidades.

A plataforma entrega um grande número de dados em tempo real, o que possibilita melhor tomada de decisões, maior controle de fluxo, otimização de atividades, aumento de produtividade e, por consequência, mais rentabilidade para o negócio – independentemente do porte.

As funcionalidades se concentram em quatro pontos centrais: gestão de frotas, rastreabilidade, recuperação veicular e comportamento do motorista, fornecendo relatórios completos para cada um deles.

O MyPeugeot PRO está disponível para os proprietários do Boxer a partir do modelo 2024/2024 sem qualquer custo adicional nos primeiros 12 meses, e a ativação da ferramenta é rápida e sem complicações.

Com isso, a marca espera contribuir com a otimização de gastos operacionais e o Custo Total de Propriedade, além de fortalecer a relação de confiança com seus clientes profissionais.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Outra novidade da marca francesa no Smart City Expo Curitiba foi a Partner Retrofit, uma unidade da multivan Partner resultado do projeto em parceria com o programa Senai A3 do Rota 2030, que visa a conversão de veículos comerciais leves a combustão para propulsão 100% elétrica, assegurando a qualidade da transformação por meio do uso de equipamento com parceiros homologados pela fábrica.

A proposta representa uma solução de mobilidade sustentável, com emissão zero e acessível.

O processo de conversão passa por algumas etapas, incluindo o estudo do produto, a remoção do “powertrain” a combustão, a instalação do kit de transformação e do conjunto de baterias no compartimento de carga (para evitar adaptação da estrutura).

Depois, faz testes para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes dos veículos. Além do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a iniciativa conta com parceria das empresas WEG e FuelTech.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

Desde dezembro de 2021, o e-Expert, primeiro utilitário 100% elétrico da Peugeot no país, tornou-se um importante passo da ofensiva elétrica da marca do leão no Brasil.

Com 330 quilômetros de autonomia (pelo ciclo WLTP) e 289 quilômetros (pelo Inmetro) e muita versatilidade, o modelo constitui uma oferta diferenciada no segmento de furgões médios.

O visual da versão 100% elétrica é basicamente o mesmo dos demais integrantes da linha.

Externamente, a mudança está na introdução do ponto de recarga, enquanto na lateral esquerda da carroceria, um monograma indica se tratar de um veículo elétrico.

O modelo é atualmente um sucesso comercial entre os clientes que buscam zerar as emissões de sua frota.

Tem como base a plataforma modular de multienergia EMP2, o que permitiu preservar o volume útil da versão a combustão, pois a bateria foi colocada abaixo do assoalho do veículo.

O utilitário é oferecido em versão única, com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e conversor de 11 kW trifásico.

A energia entregue pelas baterias também é responsável pelo desempenho dos equipamentos disponíveis no modelo.

Em carregadores DC de 100 kW, o modelo consegue fazer sua carga em 45 minutos (de zero a 80% da bateria).

O motor elétrico do e-Expert gera 136 cavalos de potência (100 kW) e 26,5 kgfm de torque imediato.

O modelo dispõe de três modos de condução: “Eco”, voltado para o consumo de energia, “Normal”, para um melhor compromisso entre autonomia e performance, e “Power”, que prioriza o desempenho utilizando o máximo de potência e torque.

Na linha Boxer, a novidade exposta no evento Smart City foi a versão minibus.

Com capacidade para 16 (na Executive) a 18 (na Comfort) pessoas, traz uma lista de equipamentos de série, com destaque para o ar-condicionado dianteiro e traseiro, o assistente de partida em rampa, o sistema start&stop e o controle de estabilidade.

A configuração Executive permitiu a elevação do assoalho na cabine dos passageiros para aumentar a área de bagagem, com capacidade para até mil litros.

O motor 2.2 Turbo Diesel BlueHDi, de 140 cavalos e 34,7 kgfm de torque, atende às normas do Proconve L7.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

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