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Coluna com dicas e novidades
sobre automóveis

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Raio de modernidade
A Chevrolet deu início à pré-venda do Bolt EV no Brasil, com preço de R$ 175 mil. O mais novo crossover elétrico da marca começa a ser ofertado inicialmente em doze cidades selecionadas com base em estudos de mercado: São Paulo (SP), Campinas (SP), São José dos Campos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Joinville (SC), Recife (PE) e Vitória (ES). “O Bolt EV é um crossover com tudo aquilo que o consumidor contemporâneo deseja. É atraente, inteligente, divertido de se guiar e muito equipado. Além disso, é um veículo zero emissão”, destaca Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul. O Bolt EV oferece o alto torque característico dos motores elétricos. Arrancadas de zero a 100 km/h podem ser feitas em aproximadamente 7 segundos. Isso porque o conjunto propulsor entrega 203 cavalos de potência e 36,7 kgfm de torque em qualquer faixa de rotação. No quesito segurança, o crossover 100% elétrico tem dez airbags, assistente de permanência na faixa, alerta de ponto cego, aviso de tráfego traseiro cruzado, alerta de colisão frontal e sistema de frenagem automática com detecção de pedestres para mitigar acidentes. Outra novidade são as câmeras – de alta definição – para visão de 360 graus que auxiliam em manobras de estacionamento e ficam localizadas nas extremidades do veículo. O carro conta com uma interessante tecnologia que transforma o espelho interno em uma tela com imagens da parte traseira em maior ângulo. Até os 240 mil quilômetros, os principais serviços de revisão do Bolt EV se concentram nas trocas de itens de desgaste decorrentes do uso do veículo, como o filtro do ar-condicionado e as pastilhas dos freios. O Bolt estreia com cinco opções de cores: Branco Summit, Vermelho Glory, Prata Switchblade, Preto Ouro Negro e Cinza Graphite.

Sob o olhar de Da Vinci
A Fiat será apoiadora institucional da exposição “Leonardo da Vinci – 500 Anos de um Gênio”, que estará em cartaz no MIS Experience, na capital paulista, de 2 de novembro a 1º de março de 2020. Para coroar o seu apoio à exposição inédita, a Fiat destacou o sedã Cronos HGT como “Carro Oficial” do evento. “A Fiat, por natureza, é moderna, vibrante e ousada. Para nós, a associação com esta inovadora exposição do MIS é coerente com o perfil da nossa marca. Também temos uma conexão profunda com São Paulo, o mais italiano dos Estados brasileiros, que reúne o maior contingente de descendentes fora da Itália. Mantemos aqui operações muito importantes para os nossos negócios na América Latina, portanto, temos muito orgulho em apoiar essa iniciativa e dividir a oportunidade de conhecer mais sobre o legado de Da Vinci com nossos empregados, clientes, concessionárias e fornecedores”, afirma Antonio Filosa, presidente da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) para a América Latina. O Cronos HGT destaca a posição elevada da central multimídia e dos comandos intuitivos do volante. Ambos foram projetados para aliar o melhor do design ao máximo da funcionalidade. A exposição “Leonardo Da Vinci – 500 Anos de um Gênio” consiste em uma experiência imersiva, possibilitando ao visitante conhecer a vida e o legado de Da Vinci por meio de uma mostra interativa. Considerada a investigação mais completa e detalhada sobre o trabalho de Leonardo da Vinci já feita, a mostra apresenta dezoito áreas temáticas em uma experiência multissensorial com animações gráficas em alta definição, combinadas a conteúdo multimídia e narrativa em áudio. A mostra marca, ainda, a inauguração do MIS Experience, espaço que resulta de uma parceria com a Rádio e TV Cultura e amplia o trabalho feito pelo Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Localizado em uma nova área, contígua à sede da TV Cultura, o MIS Experience tem espaço expositivo de 1,7 mil metros quadrados e outros oitocentos metros quadrados de área de projeção.

Tacada eletrificada
Primeiro veículo da ofensiva elétrica da Volkswagen na América Latina, o Golf GTE chega trazendo um novo conceito de mobilidade para o Brasil, com preço de R$ 199.990. Além do carro, a marca alemã passa a oferecer as soluções mais eficientes de micromobilidade disponíveis no mundo: uma bicicleta e um patinete elétricos. O híbrido Golf GTE tem dois motores, um a combustão 1.4l TSI (turbo) com 150 cavalos e um elétrico de 75 kW (102 cavalos). Combinados, oferecem potência de 150 kW (204 cavalos). O carro pode chegar a 130 km/h apenas no modo elétrico. Os principais sistemas do veículo são acionados de forma rápida e são sempre visualizados, seja no painel de instrumentos ou no sistema de infoentretenimento com tela sensível ao toque, que mostra as funções como monitor de autonomia, fluxo de energia e estatísticas de emissão zero.

Cinco anos com estilo
Para comemorar os cinco anos da fábrica do BMW Group Brasil em Araquari, Santa Catarina, a marca alemã lança uma edição especial e limitada do Série 3. O carro mais vendido na história da fabricante e o primeiro produzido no Brasil foi o escolhido para marcar a celebração com a versão 320i M Sport 5 Years Edition. Serão apenas vinte e quatro unidades na cor Cinza Mineral e interior em Cognac, com preço de R$ 239.950. O modelo vem com Acessórios Originais que oferecem um visual ainda mais sofisticado e exclusivo, como é o caso da grade frontal M Performance em preto. “Queremos comemorar o aniversário da fábrica em Araquari de uma forma única e diferente, por isso, criamos esse modelo especial e que foi pensado por toda a nossa equipe em todos os detalhes”, comemora Mathias Hofmann, diretor-geral da fábrica de Araquari. O modelo é equipado com motor 2.0 TwinPower Turbo de quatro cilindros com 184 cavalos de potência (de 5 mil a 6.500 rpm) e torque de 31 kgfm (de 1.350 a 4 mil rpm). O conjunto motriz, que inclui tração traseira e câmbio automático de 8 marchas, faz o sedã acelerar de zero a 100 km/h em 7,1 segundos e atingir a velocidade máxima de 240 km/h.

Emoção ao alcance da mão
Os fervorosos aficionados do superesportivo 911 ganharão um presente da Porsche. A marca alemã anunciou que passará a oferecer o câmbio manual DIY de 7 marchas como item opcional, sem aumento de preço. A transmissão estará acoplada ao novo motor 3.0 biturbo de seis cilindros com 450 cavalos de potência. O 911 passará a ser o carro de rua com o maior número de marchas com um câmbio manual. Segundo a fabricante alemã, a nova configuração será poucos décimos de segundo “mais lenta” do que os 3,5 segundos da transmissão automática PDK de 8 velocidades para acelerar de zero a 100 km/h. A opção manual estará disponível para os modelos 911 Carrera S, 4S Coupé e Cabriolet. O 911 (chamado também de Carrera) é um esportivo produzido em Stuttgart, Alemanha, desde 1964. O modelo está em constante evolução desde seu lançamento, no Salão de Frankfurt de 1963, com o nome de 901.

Princípio evolutivo
De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), outubro fechou o melhor doze meses seguidos de vendas dos últimos anos. Entre carros e comerciais leves – os dois segmentos com maior volume de vendas sobre quatro rodas –, foram emplacadas 241.175 unidades no décimo mês, representando uma queda de 1,37% na comparação com o mesmo intervalo do ano passado e alta de 8,05% sobre setembro de 2019. No acumulado de janeiro a outubro deste ano, as vendas foram de 2.176.145 unidades somando os dois segmentos, um crescimento de 7,52% ante igual período de 2018. No “Top Ten” dos modelos, o Chevrolet Onix – a um mês do lançamento de sua segunda geração – manteve em outubro uma liderança de quase cinco anos, com 21.198 emplacamentos, seguido pelo Ford Ka (9.691), pelo HB20 (8.332), no primeiro mês completo da nova geração do compacto brasileiro da Hyundai, pelo Fiat Argo (7.586), pelo Volkswagen Polo (7.245), pelo Chevrolet Onix Plus, o “herdeiro” do Prisma, com 7.140, pelas Fiat Strada (6.958) e Toro (6.914), pelo Jeep Renegade (6.680), o líder entre os SUVs, e pelo Volkswagen Gol (6.570). Entre as fabricantes, a General Motor ficou novamente em primeiro em outubro, com 43.294 unidades comercializadas e 17,9% de participação de mercado, acompanhada da Volkswagen (37.756 e 15,6%), da Fiat (34.420 e 14,2%), da Ford (20.829 e 8,6%), da Toyota (19.847 e 8,2%), da Renault (19.587 e 8,1%), da Hyundai (17.631 e 7,3%), da Jeep (12.433 e 5,1%), da Honda (10.715 e 4,4%) e da Nissan (9.377 e 3,8%).

Segurança no negócio
Apesar de os seguros de veículos estarem em crescimento negativo em 2019 – com menos apólices vendidas em comparação ao ano passado –, algumas operadoras estão tendo os melhores balanços de sua história. Muito complexa, a operação de seguro é composta de diferentes variáveis que interferem no resultado do negócio. Para terem lucro, as empresas de seguro devem ter um índice combinado abaixo de cem pontos, que é o prêmio da operadora. Do total, a seguradora tem de abater as indenizações, as despesas administrativas e comerciais e os impostos. Com um resultado de menos de cem pontos, a operadora ganha, com mais, perde. Em tempos de juros altos, como foi a situação no Brasil até pouco tempo, a realidade fica distorcida, fazendo com que, mesmo com índice acima de cem pontos, a seguradora lucra. Com juros mais baixos, uma combinação de cento e três pontos é suficiente para a companhia pelo menos empatar o balanço. Mas a situação no país acabou equilibrando as coisas em favor das seguradoras. A queda do número de veículos roubados ou furtados reduziu praticamente em 20% o número de indenizações por perda total do bem. Conforme estudo feito pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, a queda acentuada dos roubos e a redução das colisões estão, dependendo da seguradora, compensando com sobra a redução do faturamento em novos negócios. Ou seja, a diminuição no número de veículos roubados e de acidentes acabaram ajudando as operadoras de seguro.

À meia-boca
O Renault New Duster, produzido na Romênia e que será feito no Brasil em substituição à atual geração nacional, alcançou quatro estrelas na Proteção de Ocupantes Adultos e três na Proteção de Ocupantes Infantis no mais recente teste promovido pelo Latin NCAP. A nova versão do SUV oferece equipamento padrão de dois airbags frontais e controle eletrônico de estabilidade. A estrutura foi considerada instável no impacto frontal e não conseguiu suportar cargas mais elevadas. No impacto lateral, a estrutura sofreu uma alta penetração, o que não é esperado em uma nova versão de um modelo. As duas cabeças dos bonecos infantis tiveram contato com o interior do veículo durante o impacto do teste, aumentando a probabilidade de ferimentos. O New Duster oferece ancoragens Isofix e Top Tether como padrão nas duas posições traseiras externas e Lembrete de Cinto de Segurança (SBR) nos dois bancos dianteiros. O New Duster foi testado na versão romena, importada principalmente para o Chile. Quando a nova geração for fabricada na América Latina, será auditada assim que estiver disponível e os testes serão publicados. Naturalmente, o Latin NCAP espera que a segurança do modelo aumente quando for produzido no Brasil.

LANÇAMENTO

Nova S10 chega mais potente e inicia sua pré-venda com preço a partir de R$281.900

Com três versões inicialmente, a picape tem motor mais potente que o anterior e novo câmbio automático de 8 velocidades

05/04/2024 17h50

Nova S10 High Country tem preço a partir de R$302.900 Foto: Divulgação

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Já era esperada desde o início do ano, e depois de diversos flagras, a Chevrolet mostrou a picape sem disfarces. 
A montadora já divulgou que terá versão cabine simples e no chassis, porém, a pré-venda é somente para Z71, LTZ e High Country inicialmente, em breve as outras versões estarão disponíveis para venda, inclusive com desconto para frotista e produtor rural. 
 

A traseira da S10 ficou robusta, lembrando a Silverado

As mudanças começam pelo design e se estendem ao conjunto mecânico, bem como ao pacote tecnológico e de conectividade. O interior foi revisado, com a inclusão do novo sistema multimídia Chevrolet MyLink, combinado com o painel de instrumentos digital.

“O segmento de picapes é o que mais cresce no Brasil; um a cada cinco veículos vendidos no país tem caçamba. A Nova S10 estreia como o modelo mais inovador desta categoria e ainda tem a chancela da Chevrolet, líder global no desenvolvimento de caminhonetes”, destaca Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul.

Toda a linha 2025 vem equipada com o novo motor Duramax 2.8 turbodiesel de 207 cavalos e pacote off-road. Outra novidade é a oferta da transmissão automática de oito marchas. 

A estreia da Nova S10 completa a renovação do portfólio de picapes da Chevrolet, composto pela Nova Montana (médio-compacta) e a Nova Silverado (full-size premium).

Z71 a partir de R$281.900

A versão Z71, a grade, retrovisores e maçanetas são pretos, as lanternas escurecidas, estribo e santantônio tubulares e pneus de uso misto.
Versão Z71 tem um estilo mais fora de estrada

LTZ a partir de R$292.800

Na LTZ, o acabamento é mais sóbrio, com elementos na mesma cor da carroceria e rodas com acabamento exclusivo.

LTZ tem um estilo monocromático

High Country a partir de R$302.900

Já a High Country diferencia-se pelo santantônio esportivo e cromados bem ao estilo norte-americano.

A versão tipo, High Country já destaca os cromados

Para o motorista, as novidades começam pelo volante, da mesma família da Silverado. Além da tradicional regulagem de altura, agora a coluna de direção tem ajuste de profundidade.

A nova S10 herda também o conceito de cockpit virtual, presente em lançamentos globais da General Motors. Entretanto, o conjunto traz recursos exclusivos para a caminhonete.


 

A nova geração do motor Duramax 2.8 turbodiesel de quatro cilindros traz avanços de hardware e software, leva a picape aos 100 km/h em 9,4 s. 

 De acordo com o Inmetro, a Nova S10 automática a diesel percorre 11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade, médias até 13% melhores.

O motor, que agora entrega 207 cavalos e 52 kgfm de torque, trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial de oito marchas. O novo câmbio AT8 de última geração é o mesmo que equipa a Colorado norte-americana, porém, com calibração customizada para o uso que o brasileiro faz deste tipo de picape.

Pode se dizer que agora a S10 está páreo para a briga. 

 

 

Delivery com atitude

Peugeot mostra as novidades em sua linha 2024 de veículos utilitários

A marca aproveitou a Smart City Expo Curitiba para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável

02/04/2024 09h37

Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários Divulgação

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O Smart City Expo Curitiba foi realizado nos dias 20 e 22 de março na capital paranaense e reuniu especialistas de várias áreas para compartilhar ideias sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e as pessoas.

A Peugeot aproveitou o evento para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável e para divulgar as estratégias relacionadas a sua linha de veículos utilitários leves, que inclui a multivan compacta Partner Rapid (flex), o furgão médio Expert (a combustão ou elétrico) ou as três variações do furgão grande Boxer (em versões cargo, furgão e agora minibus).

A Peugeot é atualmente a quarta marca que mais vende vans comerciais no mercado brasileiro, com veículos térmicos e elétricos – com quase 20% de participação desde 2022 no segmento de vans elétricas.

Além de sua gama de produtos, a Peugeot oferece aos clientes a possibilidade de mais de 17 tipos de personalização de seus utilitários por meio de versões transformadas com parceiros homologados pela montadora – disponibiliza de ambulâncias a veículos refrigerados.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Uma das novidades da marca francesa é o lançamento de sua nova plataforma de conectividade para frotas, batizada de MyPeugeot PRO (powered by UConnect Stellantis).

E a novidade chegará ao mercado por meio do Peugeot Boxer, modelo 2024/2024 – o primeiro veículo da marca francesa com módulo de telemetria embarcado –, o que lhe garante conectividade de série e original de fábrica.

Com uma ofensiva consistente no segmento de veículos utilitários leves (VULs), a Peugeot pretende agora oferecer praticidade ao cliente profissional.

O MyPeugeot PRO é uma ferramenta digital de gestão de frotas que traz vários benefícios e funcionalidades.

A plataforma entrega um grande número de dados em tempo real, o que possibilita melhor tomada de decisões, maior controle de fluxo, otimização de atividades, aumento de produtividade e, por consequência, mais rentabilidade para o negócio – independentemente do porte.

As funcionalidades se concentram em quatro pontos centrais: gestão de frotas, rastreabilidade, recuperação veicular e comportamento do motorista, fornecendo relatórios completos para cada um deles.

O MyPeugeot PRO está disponível para os proprietários do Boxer a partir do modelo 2024/2024 sem qualquer custo adicional nos primeiros 12 meses, e a ativação da ferramenta é rápida e sem complicações.

Com isso, a marca espera contribuir com a otimização de gastos operacionais e o Custo Total de Propriedade, além de fortalecer a relação de confiança com seus clientes profissionais.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Outra novidade da marca francesa no Smart City Expo Curitiba foi a Partner Retrofit, uma unidade da multivan Partner resultado do projeto em parceria com o programa Senai A3 do Rota 2030, que visa a conversão de veículos comerciais leves a combustão para propulsão 100% elétrica, assegurando a qualidade da transformação por meio do uso de equipamento com parceiros homologados pela fábrica.

A proposta representa uma solução de mobilidade sustentável, com emissão zero e acessível.

O processo de conversão passa por algumas etapas, incluindo o estudo do produto, a remoção do “powertrain” a combustão, a instalação do kit de transformação e do conjunto de baterias no compartimento de carga (para evitar adaptação da estrutura).

Depois, faz testes para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes dos veículos. Além do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a iniciativa conta com parceria das empresas WEG e FuelTech.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

Desde dezembro de 2021, o e-Expert, primeiro utilitário 100% elétrico da Peugeot no país, tornou-se um importante passo da ofensiva elétrica da marca do leão no Brasil.

Com 330 quilômetros de autonomia (pelo ciclo WLTP) e 289 quilômetros (pelo Inmetro) e muita versatilidade, o modelo constitui uma oferta diferenciada no segmento de furgões médios.

O visual da versão 100% elétrica é basicamente o mesmo dos demais integrantes da linha.

Externamente, a mudança está na introdução do ponto de recarga, enquanto na lateral esquerda da carroceria, um monograma indica se tratar de um veículo elétrico.

O modelo é atualmente um sucesso comercial entre os clientes que buscam zerar as emissões de sua frota.

Tem como base a plataforma modular de multienergia EMP2, o que permitiu preservar o volume útil da versão a combustão, pois a bateria foi colocada abaixo do assoalho do veículo.

O utilitário é oferecido em versão única, com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e conversor de 11 kW trifásico.

A energia entregue pelas baterias também é responsável pelo desempenho dos equipamentos disponíveis no modelo.

Em carregadores DC de 100 kW, o modelo consegue fazer sua carga em 45 minutos (de zero a 80% da bateria).

O motor elétrico do e-Expert gera 136 cavalos de potência (100 kW) e 26,5 kgfm de torque imediato.

O modelo dispõe de três modos de condução: “Eco”, voltado para o consumo de energia, “Normal”, para um melhor compromisso entre autonomia e performance, e “Power”, que prioriza o desempenho utilizando o máximo de potência e torque.

Na linha Boxer, a novidade exposta no evento Smart City foi a versão minibus.

Com capacidade para 16 (na Executive) a 18 (na Comfort) pessoas, traz uma lista de equipamentos de série, com destaque para o ar-condicionado dianteiro e traseiro, o assistente de partida em rampa, o sistema start&stop e o controle de estabilidade.

A configuração Executive permitiu a elevação do assoalho na cabine dos passageiros para aumentar a área de bagagem, com capacidade para até mil litros.

O motor 2.2 Turbo Diesel BlueHDi, de 140 cavalos e 34,7 kgfm de torque, atende às normas do Proconve L7.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

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