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Citroën C4 Cactus

Versão "top" Shine Pack 1.6 Turbo THP Automático é o chamariz

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No primeiro semestre do ano passado, a Citroën vendeu 9.360 carros no Brasil – o equivalente a 1.560 emplacamentos mensais. Era a décima terceira marca mais vendida no país, com um “market share” de 0,9%. Já no primeiro semestre deste ano, a marca francesa emplacou 13.451 carros no mercado nacional. Uma expansão de 44% em relação ao mesmo período do ano passado, bastante expressiva em relação ao segmento de automóveis e comerciais leves no país, que cresceu apenas 10,8% no mesmo intervalo. Com a atual média mensal de 2.242 emplacamentos, agora a Citroën é a décima primeira no ranking nacional de vendas – superou a Peugeot e a Mitsubishi – e viu seu “share” subir para 1,08%. E o grande responsável por essa retomada do crescimento é o C4 Cactus. Lançado no Brasil em agosto do ano passado, o utilitário esportivo logo virou o modelo mais vendido da Citroën. Este ano, com a média de 1.292 emplacamentos mensais, é responsável por 57,6% das vendas da marca no país. Dentre as versões do C4 Cactus disponíveis, a “top” Shine Pack 1.6 Turbo THP Automático é a que melhor expressa os atributos do SUV produzido em Porto Real, no Sul do Estado do Rio de Janeiro.

Lançado na Europa em março de 2014, o C4 Cactus chegou remodelado às concessionárias europeias no início de 2018 – e esse novo design foi adotado seis meses depois na versão “made in Brazil”. O estilo atual não é tão extravagante quanto o do modelo que estreou no mercado europeu há cinco anos, mas ainda é jovial e irreverente. Apesar das dimensões compactas – comprimento de 4,17 metros, largura de 1,71 metro, altura de 1,56 metro e entre-eixos de 2,60 metros –, o Cactus oferece uma altura elevada em relação ao solo (22,5 centímetros) e bons ângulos de ataque (22 graus) e de saída (32 graus), desejáveis no segmento de utilitários esportivos. A frente traz a assinatura luminosa em três estágios e o indefectível “chevron” tridimensional cromado. Na parte baixa, os projetores adotam uma máscara negra. A frente é alta e horizontal e a silhueta é fluida. As colunas revestidas de preto fosco conferem à capota um aspecto flutuante. Molduras nas caixas de rodas e na parte inferior ajudam a proteger a carroceria, bem como os Airbumps – bolsas de ar que marcaram o estilo do primeiro Cactus em 2014 – posicionados na parte inferior das portas. As rodas aro 17” diamantadas com pneus de uso misto reforçam o aspecto SUV. Na traseira, as lanternas são compostas por módulos de leds alongados. São três opções de cores de teto (Branco Banquise, Preto Perla Nera e Azul Esmeralda), que podem se compor com as seis cores disponíveis da carroceria (Branco Nacré, Cinza Alumínio, Cinza Grafito, Preto Perla Nera e Azul Esmeralda).

Por dentro, o estilo da versão para o mercado latino-americano é bem mais ortodoxo do que o adotado na Europa. As cores privilegiam os tons escuros e o painel 100% digital é moderno e tecnológico. Todas as versões do Cactus contam com central multimídia de 7’’ com conectividade Bluetooth, que agrupa sistemas de auxílio à condução, ar-condicionado e telefonia, compatível com Apple CarPlay e Android Auto, rádio com seis alto-falantes, equipado com AM, FM e pilotado pelos comandos no volante. O Mirror Screen permite navegação por meio do Google Maps ou do Waze e gestão de SMS.

Sob o capô da configuração Shine, o C4 Cactus traz o motor 1,6 litro THP (Turbo High Pressure) 16V flex, acoplado a uma caixa de câmbio automática sequencial de 6 marchas. O “powertrain” entrega 173 cavalos e 24,5 kgfm e a tração é sempre frontal. A versão Shine Pack agrega um pacote de equipamentos de segurança e auxílio à direção que inclui o Active Safety Brake – Sistema de Frenagem Automática e Alerta de Colisão –, Alerta de Atenção ao Condutor e Coffee Break Alert , que informa ao motorista quando é uma boa ideia dar uma pausa na direção, além de seis airbags (duplo frontal, laterais e de cortina). Essa versão “top” é oferecida no site da marca por R$ 99.990 se a carroceria e o teto forem na cor Preto Perla Nera. Todas as outras cores acrescentam algo no preço. A combinação de carroceria Azul Esmeralda com teto Branco Banquise do modelo testado sai por R$ 2.400.

EXPERIÊNCIA A BORDO

Conjunto agradável

O espaço interno do Cactus está dentro do que se espera de um SUV compacto. A adoção de painéis de portas mais cavados ajuda a ampliar os espaços para os cotovelos. Em termos ergonômicos, os assentos são bem desenhados, recheados com espumas de textura agradável e contam com regulagem de altura para o motorista e passageiro. O apoio de braço do motorista no console central é um tanto recuado demais, o que torna difícil de usar. Há bons porta-objetos. Próximo ao painel de bordo, está um nicho associado a dois porta-copos e outro, fechado, na parte posterior do console central. Nos nichos das portas dianteiras e traseiras, é possível acomodar garrafas de até 1,5 litro. Bolsas nas costas dos bancos da frente têm porta-revistas. O porta-malas leva 320 litros, mas pode carregar até 1.170 litros com os bancos traseiros rebatidos.

Em termos de equipamentos, o Cactus é caprichado em sua versão topo de linha. Vem com sistema Keyless, botão Start/Stop, sistema de áudio hi-fi de alta qualidade, Bluetooth, câmera de ré, controle e limitador de velocidade, faróis automáticos, sensor de chuva, espelho eletrocrômico e detector de pressão dos pneus. O grupo de opcionais Pack inclui sistema de frenagem automática, alertas de colisão, de atenção ao condutor e de saída de faixa, indicador de necessidade de descanso, airbag de cortina e carroceria de duas cores. A existência de apenas uma saída USB e a ausência de saída de ar-condicionado para o banco traseiro são duas “economias” que poderiam ter sido evitadas, pelo menos nessa versão “top”. 

IMPRESSÕES AO DIRIGIR

Esperto e estiloso

Com injeção direta sequencial, turbocompressor do tipo Twin-scroll e cabeçote com dois eixos de comando de válvulas, o eficiente motor THP 16V Flex se harmoniza bem com a caixa de câmbio automática sequencial Aisin de 6 velocidades, que tem opção de acionamento manual das marchas na manopla do câmbio – não há “paddles shifts” no volante. São três modos de condução: Sport, Drive e Eco. O Drive tenta proporcionar um equilíbrio entre desempenho e consumo, o Sport valoriza o aspecto dinâmico e o Eco privilegia a diminuição do consumo de combustível. Em qualquer dos modos, o “powertrain” do C4 Cactus “top” esbanja vigor e faz com que o crossover acelere fácil e proporcione ultrapassagens tranquilas. É um carro ágil, com torque e potência sempre disponíveis. Segundo a Citroën, o modelo é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 7,3 segundos (com etanol) e chegar à velocidade máxima de 212 km/h.

A suspensão é um ponto alto do Cactus. Dentro das melhores tradições da Citroën, proporciona elevado conforto sem sacrificar a agilidade dinâmica. Com curso maior que o da versão europeia, a suspensão não prejudica o comportamento do carro nas curvas rápidas, transmitindo confiabilidade. No off-road leve, o rodar do Cactus entrega bom nível de conforto e ótima absorção de irregularidades. A direção elétrica é tão suave que chega a assustar quem não está acostumado. O vão livre do solo de 22,5 centímetros e os bons ângulos de entrada e saída colaboram na transposição de eventuais obstáculos. Equipamentos como o Grip Control, o ESP e o Hill Assist reforçam a segurança em situações de risco e pisos de baixa aderência. O Active Safety Brake usa a câmera dianteira para monitorar o trânsito e identificar veículos e até mesmo pedestres. De 5 a 85 km/h, o sensor ativa a frenagem automaticamente quando for detectado risco de acidente, se o carro estiver abaixo de 80 km/h (para veículos parados) ou 60 km/h, no caso de pedestres. Já o Coffee Break Alert apenas propõe ao motorista dar uma pausa, por meio de uma simpática luz no painel em formato de xícara de café. Ela aparece quando o sistema detecta que o motorista esta dirigindo de forma inconstante, denotando sono.

 

Ficha Técnica

Citroën C4 Cactus Shine Pack 1.6 Turbo THP Automático

Motor: transversal, 1.598 cm³, flex, 4 cilindros, duplo comando de válvulas no cabeçote, injeção multiponto seqüencial, injeção direta, turbocompressor

Diâmetro e curso: 77 x 85,8 mm

Taxa de compressão: 10,2:1

Potência máxima (gasolina/etanol): 166/173 cavalos a 6 mil rpm

Torque máximo (gasolina/etanol): 24,5 kgfm a 1.400 rpm

Transmissão: automática, 6 marchas com opção de acionamento sequencial na manopla de câmbio

Tração: dianteira

Freios: dianteiros a disco ventilado e traseiros a disco, com sistema antitravamento ABS

Direção: pinhão e cremalheira com assistência elétrica

Suspensão: dianteira independente, McPherson, mola helicoidal. Traseira eixo de torção, mola helicoidal

Rodas: 17’’

Pneus: 205/55 R 17

Comprimento: 4,17 metros

Largura: 1,71 metro

Altura: 1,56 metro

Entre-eixos: 2,60 metros

Tanque de combustível: 55 litros

Compartimento de bagagem: 320 litros

Peso em ordem de marcha: 1.214 kg

Preços: Shine Pack 1.6 Turbo THP Automático: R$ 99.990.

Preço da versão testada, com carroceria Azul Esmeralda e teto Branco Banquise: R$ 102.390

LANÇAMENTO

Nova S10 chega mais potente e inicia sua pré-venda com preço a partir de R$281.900

Com três versões inicialmente, a picape tem motor mais potente que o anterior e novo câmbio automático de 8 velocidades

05/04/2024 17h50

Nova S10 High Country tem preço a partir de R$302.900 Foto: Divulgação

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Já era esperada desde o início do ano, e depois de diversos flagras, a Chevrolet mostrou a picape sem disfarces. 
A montadora já divulgou que terá versão cabine simples e no chassis, porém, a pré-venda é somente para Z71, LTZ e High Country inicialmente, em breve as outras versões estarão disponíveis para venda, inclusive com desconto para frotista e produtor rural. 
 

A traseira da S10 ficou robusta, lembrando a Silverado

As mudanças começam pelo design e se estendem ao conjunto mecânico, bem como ao pacote tecnológico e de conectividade. O interior foi revisado, com a inclusão do novo sistema multimídia Chevrolet MyLink, combinado com o painel de instrumentos digital.

“O segmento de picapes é o que mais cresce no Brasil; um a cada cinco veículos vendidos no país tem caçamba. A Nova S10 estreia como o modelo mais inovador desta categoria e ainda tem a chancela da Chevrolet, líder global no desenvolvimento de caminhonetes”, destaca Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul.

Toda a linha 2025 vem equipada com o novo motor Duramax 2.8 turbodiesel de 207 cavalos e pacote off-road. Outra novidade é a oferta da transmissão automática de oito marchas. 

A estreia da Nova S10 completa a renovação do portfólio de picapes da Chevrolet, composto pela Nova Montana (médio-compacta) e a Nova Silverado (full-size premium).

Z71 a partir de R$281.900

A versão Z71, a grade, retrovisores e maçanetas são pretos, as lanternas escurecidas, estribo e santantônio tubulares e pneus de uso misto.
Versão Z71 tem um estilo mais fora de estrada

LTZ a partir de R$292.800

Na LTZ, o acabamento é mais sóbrio, com elementos na mesma cor da carroceria e rodas com acabamento exclusivo.

LTZ tem um estilo monocromático

High Country a partir de R$302.900

Já a High Country diferencia-se pelo santantônio esportivo e cromados bem ao estilo norte-americano.

A versão tipo, High Country já destaca os cromados

Para o motorista, as novidades começam pelo volante, da mesma família da Silverado. Além da tradicional regulagem de altura, agora a coluna de direção tem ajuste de profundidade.

A nova S10 herda também o conceito de cockpit virtual, presente em lançamentos globais da General Motors. Entretanto, o conjunto traz recursos exclusivos para a caminhonete.


 

A nova geração do motor Duramax 2.8 turbodiesel de quatro cilindros traz avanços de hardware e software, leva a picape aos 100 km/h em 9,4 s. 

 De acordo com o Inmetro, a Nova S10 automática a diesel percorre 11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade, médias até 13% melhores.

O motor, que agora entrega 207 cavalos e 52 kgfm de torque, trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial de oito marchas. O novo câmbio AT8 de última geração é o mesmo que equipa a Colorado norte-americana, porém, com calibração customizada para o uso que o brasileiro faz deste tipo de picape.

Pode se dizer que agora a S10 está páreo para a briga. 

 

 

Delivery com atitude

Peugeot mostra as novidades em sua linha 2024 de veículos utilitários

A marca aproveitou a Smart City Expo Curitiba para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável

02/04/2024 09h37

Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários Divulgação

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O Smart City Expo Curitiba foi realizado nos dias 20 e 22 de março na capital paranaense e reuniu especialistas de várias áreas para compartilhar ideias sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e as pessoas.

A Peugeot aproveitou o evento para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável e para divulgar as estratégias relacionadas a sua linha de veículos utilitários leves, que inclui a multivan compacta Partner Rapid (flex), o furgão médio Expert (a combustão ou elétrico) ou as três variações do furgão grande Boxer (em versões cargo, furgão e agora minibus).

A Peugeot é atualmente a quarta marca que mais vende vans comerciais no mercado brasileiro, com veículos térmicos e elétricos – com quase 20% de participação desde 2022 no segmento de vans elétricas.

Além de sua gama de produtos, a Peugeot oferece aos clientes a possibilidade de mais de 17 tipos de personalização de seus utilitários por meio de versões transformadas com parceiros homologados pela montadora – disponibiliza de ambulâncias a veículos refrigerados.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Uma das novidades da marca francesa é o lançamento de sua nova plataforma de conectividade para frotas, batizada de MyPeugeot PRO (powered by UConnect Stellantis).

E a novidade chegará ao mercado por meio do Peugeot Boxer, modelo 2024/2024 – o primeiro veículo da marca francesa com módulo de telemetria embarcado –, o que lhe garante conectividade de série e original de fábrica.

Com uma ofensiva consistente no segmento de veículos utilitários leves (VULs), a Peugeot pretende agora oferecer praticidade ao cliente profissional.

O MyPeugeot PRO é uma ferramenta digital de gestão de frotas que traz vários benefícios e funcionalidades.

A plataforma entrega um grande número de dados em tempo real, o que possibilita melhor tomada de decisões, maior controle de fluxo, otimização de atividades, aumento de produtividade e, por consequência, mais rentabilidade para o negócio – independentemente do porte.

As funcionalidades se concentram em quatro pontos centrais: gestão de frotas, rastreabilidade, recuperação veicular e comportamento do motorista, fornecendo relatórios completos para cada um deles.

O MyPeugeot PRO está disponível para os proprietários do Boxer a partir do modelo 2024/2024 sem qualquer custo adicional nos primeiros 12 meses, e a ativação da ferramenta é rápida e sem complicações.

Com isso, a marca espera contribuir com a otimização de gastos operacionais e o Custo Total de Propriedade, além de fortalecer a relação de confiança com seus clientes profissionais.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Outra novidade da marca francesa no Smart City Expo Curitiba foi a Partner Retrofit, uma unidade da multivan Partner resultado do projeto em parceria com o programa Senai A3 do Rota 2030, que visa a conversão de veículos comerciais leves a combustão para propulsão 100% elétrica, assegurando a qualidade da transformação por meio do uso de equipamento com parceiros homologados pela fábrica.

A proposta representa uma solução de mobilidade sustentável, com emissão zero e acessível.

O processo de conversão passa por algumas etapas, incluindo o estudo do produto, a remoção do “powertrain” a combustão, a instalação do kit de transformação e do conjunto de baterias no compartimento de carga (para evitar adaptação da estrutura).

Depois, faz testes para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes dos veículos. Além do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a iniciativa conta com parceria das empresas WEG e FuelTech.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

Desde dezembro de 2021, o e-Expert, primeiro utilitário 100% elétrico da Peugeot no país, tornou-se um importante passo da ofensiva elétrica da marca do leão no Brasil.

Com 330 quilômetros de autonomia (pelo ciclo WLTP) e 289 quilômetros (pelo Inmetro) e muita versatilidade, o modelo constitui uma oferta diferenciada no segmento de furgões médios.

O visual da versão 100% elétrica é basicamente o mesmo dos demais integrantes da linha.

Externamente, a mudança está na introdução do ponto de recarga, enquanto na lateral esquerda da carroceria, um monograma indica se tratar de um veículo elétrico.

O modelo é atualmente um sucesso comercial entre os clientes que buscam zerar as emissões de sua frota.

Tem como base a plataforma modular de multienergia EMP2, o que permitiu preservar o volume útil da versão a combustão, pois a bateria foi colocada abaixo do assoalho do veículo.

O utilitário é oferecido em versão única, com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e conversor de 11 kW trifásico.

A energia entregue pelas baterias também é responsável pelo desempenho dos equipamentos disponíveis no modelo.

Em carregadores DC de 100 kW, o modelo consegue fazer sua carga em 45 minutos (de zero a 80% da bateria).

O motor elétrico do e-Expert gera 136 cavalos de potência (100 kW) e 26,5 kgfm de torque imediato.

O modelo dispõe de três modos de condução: “Eco”, voltado para o consumo de energia, “Normal”, para um melhor compromisso entre autonomia e performance, e “Power”, que prioriza o desempenho utilizando o máximo de potência e torque.

Na linha Boxer, a novidade exposta no evento Smart City foi a versão minibus.

Com capacidade para 16 (na Executive) a 18 (na Comfort) pessoas, traz uma lista de equipamentos de série, com destaque para o ar-condicionado dianteiro e traseiro, o assistente de partida em rampa, o sistema start&stop e o controle de estabilidade.

A configuração Executive permitiu a elevação do assoalho na cabine dos passageiros para aumentar a área de bagagem, com capacidade para até mil litros.

O motor 2.2 Turbo Diesel BlueHDi, de 140 cavalos e 34,7 kgfm de torque, atende às normas do Proconve L7.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

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