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CORREIO VEÍCULOS

Cidade adentro: Iveco Daily 2020

Nova linha pretende criar um novo conceito de veículo leve para o transporte urbano
18/10/2019 00:00 - LUIZ HUMBERTO MONTEIRO PEREIRA/Agência AutoMotrix


Revolucionar o segmento e se posicionar como referência em sua categoria, proporcionando uma nova experiência no transporte de cargas e de passageiros nos grandes centros urbanos do país. Essa é a proposta ousada da nova linha Daily, produzida na fábrica de Sete Lagoas (MG). O objetivo da marca italiana com a apresentação da nova linha de furgões e vans, que vai de 3,5 a sete toneladas, é oferecer ao cliente uma experiência única na gama de produtos leves, com alta tecnologia e um patamar de qualidade de destaque no mercado brasileiro. “Agora, unimos o melhor de dois mundos na nova Daily. Mantivemos a robustez e performance, já reconhecidas e que consagraram o modelo, mas trouxemos um novo patamar de design, segurança e tecnologia para o produto. Nossa ideia é ampliar a participação da montadora no segmento de leves”, explica Thiago Carlucci, diretor de Marketing da Iveco para a América do Sul. Os modelos da nova Daily ganharam novos nomes: 30-130 ao invés de 30S13, por exemplo. A nova Daily também ganha novas versões para se adequar ainda mais as diversas missões e necessidades do mercado. São elas a de 65-170 e a 45-170, além da versão de sete toneladas exclusiva para o mercado de motorhomes.

Nova linha Iveco Daily 2020 (Foto: Divulgação)

Dentro do design dos produtos fabricados pela Iveco no mundo, a nova Daily se destaca pelas linhas da cabine com atributos aerodinâmicos, como a nova grade frontal (preta ou cromada), novo farol, novas luzes de posição e farol de neblina. O para-choque dianteiro agora é tripartido, o que reduz os custos de reparo em caso de colisões leves. Já o novo interior (sem este ‘foi’) privilegia a ergonomia e inclui novas funcionalidades. O painel de instrumentos tem funções como controle de cruzeiro, limitador de velocidade, mensagens de feedback e manutenção. O motorista conta ainda com a comodidade do sensor de ré, para facilitar as manobras nos furgões e vans, e volante com comando de telefone e voz. Destaque para o sistema multimídia com tela de 7 polegadas, com funções ativadas pelo reconhecimento de voz, tela “touchscreen”, Android Auto e Apple CarPlay e para o novo ar-condicionado automático digital. A versão furgão tem novas dimensões de chassi com aumento do entre-eixos e do comprimento total, com um centro de gravidade e manobrabilidade aprimorados. As mudanças estruturais na versão furgão permitiram novas configurações de metragem cúbica, que agora vão de 7,3 a 18 m³.

Interior da nova Iveco Daily 2020 (Foto: Divulgação)

Para impulsionar a nova Daily, a Iveco mantém a linha de motores da FPT Industrial, com os modelos F1A e F1C, de 130, 150 e 170 cavalos. Destaque para o diferencial blocante automático que maximiza a tração. O sistema é projetado para manter as rodas em um modo de direção constante e tem a capacidade de, automaticamente, desbloquear para permitir a diferenciação de velocidade em curvas ou manobras. Esse sistema é ideal para o aumento da tração em terrenos irregulares e escorregadios como lama e pedras, entre outros. No quesito consumo de combustível, a tecnologia fica por conta do EcoSwitch, um botão projetado para reduzir o consumo de diesel. O sistema altera o mapeamento da calibração do motor reduzindo ainda mais o consumo de combustível.

Nova linha Iveco Daily 2020 (Foto: Divulgação)

A segurança fica por conta de uma série de itens como Electronic Stability Program (ESP), que atua no controle do torque do motor e nos freios, Hydraulic Brake Assist (HBA), que  aumenta a pressão do freio quando o pedal é acionado de forma rápida para reduzir a distância de parada, Hydraulic Fading Compensation (HFC), que detecta condição anormal do sistema de freio e aumenta a pressão do circuito até a intervenção do ABS, Extended Understeering Control (EUC), que atua intervindo no torque e no freio aumentando a capacidade de manobra, Roll Movement Intervention (RMI), que suaviza situações de rolagem perigosa durante a condução altamente dinâmica, Load Adaptive Control Mode (LAC), um controle adaptativo de carga, e Hill Hold Control (HHC-S), que mantém a pressão nos freios por dois ou três segundos, auxiliando na partida do veículo em rampas.

Felpuda


Figurinha começou a respirar aliviada, embora ainda esteja na corda bamba. Isso porque mudou de mãos o processo cuja sentença poderá mandá-la para casa definitivamente. Assim, pela “jurisprudência” com a qual o “analista” é conhecido, pode ser que o resultado seja bastante favorável, permitindo que a então desesperada pessoa continue com o assento em Brasília. Vamos ver!