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Coluna semanal com dicas e novidades sobre automóveis

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Caçada à gasolina “batizada”
Como existe um tipo de “cartel” entre a maioria dos postos de combustíveis, o preço do litro é praticamente o mesmo em todas as bombas. Portanto, o principal sinal de que um estabelecimento está vendendo gasolina adulterada é se o preço for muito baixo. O teste para verificar se o combustível é “batizado” só pode ser feito por uma pessoa especializada, um químico, mas os sintomas no motor podem ser observados até com certa facilidade. Se o carro demorar a dar partida pela manhã, perder potência em aceleração mais forte, se a gasolina estiver com cheiro esquisito, o escapamento soltar uma fumaça branca, o ponteiro do conta-giros tremer conforme a rotação sobe, o consumo crescer significativamente e apresentar problemas nos bicos injetores e na bomba de combustível, a gasolina não é honesta. Caso o motorista suspeitar de um posto, pode fazer a denúncia para a Agência Nacional do Petróleo (ANP) pelo 0800 970-0267. A Agência coloca ainda a lista dos estabelecimentos já autuados no link http://www.anp.gov.br/wwwanp/fiscalizacao/fiscalizacao-abastecimento/agentes-autuados-e-ou-interditados/postos-autuados-e-ou-interditados-problemas-de-qualidade

Novas regras
O Ministério da Infraestrutura revogou a obrigatoriedade das aulas em simuladores de direção para se fazer a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A decisão foi tomada durante reunião do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A partir de agora, o uso do simulador passa a ser facultativo. Já o curso de aulas práticas nas autoescolas caiu de 25 horas para vinte horas, enquanto as sessões noturnas foram diminuídas de cinco para apenas uma hora. Para a permissão de conduzir ciclomotores - veículos de duas rodas de até 50 cm³ -, a carga horária de aulas caiu de vinte para dez horas. O candidato desse segmento pode dentro de um ano fazer somente as provas, sem necessidade das aulas teóricas e práticas. Se for reprovado, deverá frequentar as aulas práticas. Para a Associação Nacional dos Fabricantes de Simuladores Veiculares (Anfasp), a decisão do governo refletirá negativamente na segurança viária e na formação dos novos condutores.

Manutenção em foco
O Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) criou o Índice de Manutenção Veicular (IMV), um ranking que permitirá aos consumidores e às seguradoras comparar modelos de uma mesma categoria em relação aos custos da manutenção mecânica recomendada pela fabricante. O IMV passa a ser uma referência para quem deseja encontrar carros com manutenção mais barata. Para o estudo, o IMV analisou inicialmente os 45 modelos mais vendidos no país em 2018, conforme dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Os veículos foram avaliados quanto ao custo de manutenção de acordo com dados fornecidos pelas montadoras e análises dos componentes de rodagem e segurança que devem ser substituídos ao longo dos primeiros cem mil quilômetros rodados. Ao final, os modelos foram classificados em uma escala de pontuação de dez a sessenta pontos. No ranking, quanto mais baixo for o IMV, menor será o custo de manutenção. O Índice pode ser consultado no link http://www.cesvibrasil.com.br/site.aspx/comparativo-de-veiculos

Nas ondas do marketing
A Jeep abriu a pré-venda das primeiras vinte unidades da edição limitada Renegade WSL, em parceria com a World Surf League, a associação que organiza o Campeonato Mundial de Surfe, patrocinado pela fabricante norte-americana desde 2015. A mais nova versão do SUV mais vendido do Brasil foi uma das atrações da Jeep em Saquarema (RJ), sede da etapa brasileira da competição sobre as ondas, encerrada no domingo passado, dia 23 de junho, vencida pelo brasileiro Filipe Toledo. No total, serão quinhentos exemplares do Renegade WSL, com motor 1.8 bicombustível de 139 cavalos e câmbio automático de 6 velocidades. No visual, a configuração se destaca pelo teto preto e outros acabamentos escuros, como os contornos das sete aberturas da grade, os logotipos da Jeep e na cabine nas molduras das saídas de ar e dos alto-falantes. A carroceria será sempre na cor Branco Polar perolizada. A logomarca da World Surf League é aplicada nas colunas C (as traseiras) e no adesivo no capô, semelhante ao do Renegade Trailhawk. Outra herança da versão topo de linha do modelo são as rodas de liga leve de 17 polegadas, pintadas de preto. Entre os itens de série, o Renegade WSL traz central multimídia Uconnect com tela de toque de 7 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay, ar-condicionado digital dual zone, sensores traseiros de estacionamento e barras transversais de teto com capacidade de até cinquenta quilos, ideais para carregar pranchas de surfe. A pré-venda se estende até a próxima segunda-feira. Os interessados devem acessar o site www.renegadewsl.jeep.com.br, dando um sinal de R$ 1 mil, que será abatido do preço de R$ 99.590.

Lá e cá
Lançado em 2014 e repaginado no ano passado, o Citroën C4 Cactus deve sair de cena na Europa em 2022, conforme Xavier Peugeot, chefe de produto da PSA, que engloba ainda a Peugeot. No Brasil, o modelo é produzido em Porto Real (RJ) desde o ano passado e teve 6,6 mil unidades vendidas no acumulado de 2019, de janeiro a maio. “Ele é nosso representante entre os hatches do segmento C e será substituído. Esse será o fim do C4 Cactus. Ainda não sei quanto ao nome do seu sucessor”, disse Peugeot. Com modificações especialmente no painel mais simples e no vidro traseiro em relação ao modelo europeu, o C4 Cactus brasileiro, no entanto, terá sobrevida mais longa, devendo inclusive ter uma reestilização em 2020 para ganhar uma trajetória para o mercado sul-americano até 2024, pelo menos.

De olho no Brasil
Primeiro SUV compacto global da Kia Motors, o Seltos foi apresentado ao mercado sul-coreano e tem boas chances de desembarcar no Brasil em breve. No país asiático, o novo modelo tem motor 1.6 turbo de 177 cavalos e 2.0 aspirado de 149 cavalos e um a diesel 1.6 de 136 cavalos e opções de transmissões automáticas de 6 velocidades e de dupla embreagem de 7 marchas e CVT. O Seltos tem faróis e lanternas de leds, head-up display de 8 polegadas, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema de som Bose com oito alto-falantes, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e central multimídia com tela de 10,2 polegadas que pode ser dividida em até três funcionalidades ao mesmo tempo e espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay. O Seltos tem como principais concorrentes o Jeep Renegade, o Honda HR-V e o irmão de grupo Hyundai Creta.

À espera da nova geração
Enquanto aguarda sua nova geração, prevista para chegar ao Brasil no segundo semestre deste ano, o Jimny continuará sendo produzido em Catalão (GO) na atual configuração, inclusive com novidades para a linha 2020, especialmente na versão 4Sport, a R$ 82.990, com a introdução das cores Azul Baikal e Prata Lítio, máscaras em plástico cinza envolvendo os faróis e adesivos “4x4” nas laterais. As molduras das saídas do ar-condicionado e os frisos agora são na cor da carroceria, os bancos ganharam forração que imitam couro e os tapetes são em borracha. Equipado sempre com motor 1.3 de 85 cavalos, o “jipinho” da Suzuki também é vendido no Brasil nas versões 4Work (R$ 71.490), 4All (R$ 74.990) e 4Sport Desert (R$ 89.990). A nova geração, chamada de Jimny Sierra, virá importada do Japão, com preço acima de R$ 100 mil, motor 1.5 de 108 cavalos e um inédito câmbio automático de 4 velocidades.

Três tecnologias
A Peugeot apresentou na Europa o novo 2008, montado sobre a plataforma CMP do grupo PSA e com três tecnologias de propulsão: elétrica, a gasolina e a diesel. A chegada ao Brasil depende de quando a Argentina sair da crise econômica. No Velho Continente, a nova geração do utilitário esportivo terá motor turbo a gasolina de 157 cavalos, um turbodiesel de 132 cavalos e um elétrico de 138 cavalos e autonomia de 310 quilômetros. No visual, o novo 2008 segue as linhas adotadas nos maiores 3008 e 5008. A atual geração do 2008 teve 3.316 unidades vendidas de janeiro a maio deste ano no Brasil, com a média mensal de 665 emplacamentos e a décima quinta posição entre todos os tipos de SUVs no país.

LANÇAMENTO

Nova S10 chega mais potente e inicia sua pré-venda com preço a partir de R$281.900

Com três versões inicialmente, a picape tem motor mais potente que o anterior e novo câmbio automático de 8 velocidades

05/04/2024 17h50

Nova S10 High Country tem preço a partir de R$302.900 Foto: Divulgação

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Já era esperada desde o início do ano, e depois de diversos flagras, a Chevrolet mostrou a picape sem disfarces. 
A montadora já divulgou que terá versão cabine simples e no chassis, porém, a pré-venda é somente para Z71, LTZ e High Country inicialmente, em breve as outras versões estarão disponíveis para venda, inclusive com desconto para frotista e produtor rural. 
 

A traseira da S10 ficou robusta, lembrando a Silverado

As mudanças começam pelo design e se estendem ao conjunto mecânico, bem como ao pacote tecnológico e de conectividade. O interior foi revisado, com a inclusão do novo sistema multimídia Chevrolet MyLink, combinado com o painel de instrumentos digital.

“O segmento de picapes é o que mais cresce no Brasil; um a cada cinco veículos vendidos no país tem caçamba. A Nova S10 estreia como o modelo mais inovador desta categoria e ainda tem a chancela da Chevrolet, líder global no desenvolvimento de caminhonetes”, destaca Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul.

Toda a linha 2025 vem equipada com o novo motor Duramax 2.8 turbodiesel de 207 cavalos e pacote off-road. Outra novidade é a oferta da transmissão automática de oito marchas. 

A estreia da Nova S10 completa a renovação do portfólio de picapes da Chevrolet, composto pela Nova Montana (médio-compacta) e a Nova Silverado (full-size premium).

Z71 a partir de R$281.900

A versão Z71, a grade, retrovisores e maçanetas são pretos, as lanternas escurecidas, estribo e santantônio tubulares e pneus de uso misto.
Versão Z71 tem um estilo mais fora de estrada

LTZ a partir de R$292.800

Na LTZ, o acabamento é mais sóbrio, com elementos na mesma cor da carroceria e rodas com acabamento exclusivo.

LTZ tem um estilo monocromático

High Country a partir de R$302.900

Já a High Country diferencia-se pelo santantônio esportivo e cromados bem ao estilo norte-americano.

A versão tipo, High Country já destaca os cromados

Para o motorista, as novidades começam pelo volante, da mesma família da Silverado. Além da tradicional regulagem de altura, agora a coluna de direção tem ajuste de profundidade.

A nova S10 herda também o conceito de cockpit virtual, presente em lançamentos globais da General Motors. Entretanto, o conjunto traz recursos exclusivos para a caminhonete.


 

A nova geração do motor Duramax 2.8 turbodiesel de quatro cilindros traz avanços de hardware e software, leva a picape aos 100 km/h em 9,4 s. 

 De acordo com o Inmetro, a Nova S10 automática a diesel percorre 11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade, médias até 13% melhores.

O motor, que agora entrega 207 cavalos e 52 kgfm de torque, trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial de oito marchas. O novo câmbio AT8 de última geração é o mesmo que equipa a Colorado norte-americana, porém, com calibração customizada para o uso que o brasileiro faz deste tipo de picape.

Pode se dizer que agora a S10 está páreo para a briga. 

 

 

Delivery com atitude

Peugeot mostra as novidades em sua linha 2024 de veículos utilitários

A marca aproveitou a Smart City Expo Curitiba para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável

02/04/2024 09h37

Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários Divulgação

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O Smart City Expo Curitiba foi realizado nos dias 20 e 22 de março na capital paranaense e reuniu especialistas de várias áreas para compartilhar ideias sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e as pessoas.

A Peugeot aproveitou o evento para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável e para divulgar as estratégias relacionadas a sua linha de veículos utilitários leves, que inclui a multivan compacta Partner Rapid (flex), o furgão médio Expert (a combustão ou elétrico) ou as três variações do furgão grande Boxer (em versões cargo, furgão e agora minibus).

A Peugeot é atualmente a quarta marca que mais vende vans comerciais no mercado brasileiro, com veículos térmicos e elétricos – com quase 20% de participação desde 2022 no segmento de vans elétricas.

Além de sua gama de produtos, a Peugeot oferece aos clientes a possibilidade de mais de 17 tipos de personalização de seus utilitários por meio de versões transformadas com parceiros homologados pela montadora – disponibiliza de ambulâncias a veículos refrigerados.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Uma das novidades da marca francesa é o lançamento de sua nova plataforma de conectividade para frotas, batizada de MyPeugeot PRO (powered by UConnect Stellantis).

E a novidade chegará ao mercado por meio do Peugeot Boxer, modelo 2024/2024 – o primeiro veículo da marca francesa com módulo de telemetria embarcado –, o que lhe garante conectividade de série e original de fábrica.

Com uma ofensiva consistente no segmento de veículos utilitários leves (VULs), a Peugeot pretende agora oferecer praticidade ao cliente profissional.

O MyPeugeot PRO é uma ferramenta digital de gestão de frotas que traz vários benefícios e funcionalidades.

A plataforma entrega um grande número de dados em tempo real, o que possibilita melhor tomada de decisões, maior controle de fluxo, otimização de atividades, aumento de produtividade e, por consequência, mais rentabilidade para o negócio – independentemente do porte.

As funcionalidades se concentram em quatro pontos centrais: gestão de frotas, rastreabilidade, recuperação veicular e comportamento do motorista, fornecendo relatórios completos para cada um deles.

O MyPeugeot PRO está disponível para os proprietários do Boxer a partir do modelo 2024/2024 sem qualquer custo adicional nos primeiros 12 meses, e a ativação da ferramenta é rápida e sem complicações.

Com isso, a marca espera contribuir com a otimização de gastos operacionais e o Custo Total de Propriedade, além de fortalecer a relação de confiança com seus clientes profissionais.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Outra novidade da marca francesa no Smart City Expo Curitiba foi a Partner Retrofit, uma unidade da multivan Partner resultado do projeto em parceria com o programa Senai A3 do Rota 2030, que visa a conversão de veículos comerciais leves a combustão para propulsão 100% elétrica, assegurando a qualidade da transformação por meio do uso de equipamento com parceiros homologados pela fábrica.

A proposta representa uma solução de mobilidade sustentável, com emissão zero e acessível.

O processo de conversão passa por algumas etapas, incluindo o estudo do produto, a remoção do “powertrain” a combustão, a instalação do kit de transformação e do conjunto de baterias no compartimento de carga (para evitar adaptação da estrutura).

Depois, faz testes para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes dos veículos. Além do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a iniciativa conta com parceria das empresas WEG e FuelTech.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

Desde dezembro de 2021, o e-Expert, primeiro utilitário 100% elétrico da Peugeot no país, tornou-se um importante passo da ofensiva elétrica da marca do leão no Brasil.

Com 330 quilômetros de autonomia (pelo ciclo WLTP) e 289 quilômetros (pelo Inmetro) e muita versatilidade, o modelo constitui uma oferta diferenciada no segmento de furgões médios.

O visual da versão 100% elétrica é basicamente o mesmo dos demais integrantes da linha.

Externamente, a mudança está na introdução do ponto de recarga, enquanto na lateral esquerda da carroceria, um monograma indica se tratar de um veículo elétrico.

O modelo é atualmente um sucesso comercial entre os clientes que buscam zerar as emissões de sua frota.

Tem como base a plataforma modular de multienergia EMP2, o que permitiu preservar o volume útil da versão a combustão, pois a bateria foi colocada abaixo do assoalho do veículo.

O utilitário é oferecido em versão única, com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e conversor de 11 kW trifásico.

A energia entregue pelas baterias também é responsável pelo desempenho dos equipamentos disponíveis no modelo.

Em carregadores DC de 100 kW, o modelo consegue fazer sua carga em 45 minutos (de zero a 80% da bateria).

O motor elétrico do e-Expert gera 136 cavalos de potência (100 kW) e 26,5 kgfm de torque imediato.

O modelo dispõe de três modos de condução: “Eco”, voltado para o consumo de energia, “Normal”, para um melhor compromisso entre autonomia e performance, e “Power”, que prioriza o desempenho utilizando o máximo de potência e torque.

Na linha Boxer, a novidade exposta no evento Smart City foi a versão minibus.

Com capacidade para 16 (na Executive) a 18 (na Comfort) pessoas, traz uma lista de equipamentos de série, com destaque para o ar-condicionado dianteiro e traseiro, o assistente de partida em rampa, o sistema start&stop e o controle de estabilidade.

A configuração Executive permitiu a elevação do assoalho na cabine dos passageiros para aumentar a área de bagagem, com capacidade para até mil litros.

O motor 2.2 Turbo Diesel BlueHDi, de 140 cavalos e 34,7 kgfm de torque, atende às normas do Proconve L7.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

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