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Coluna semanal sobre automóveis

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Sem muito alarde
As picapes compactas são muito populares no Brasil por serem uma opção mais acessível para quem busca um veículo com caçamba para o trabalho ou mesmo para o lazer. A Chevrolet, que estreou no segmento no início dos anos 80, está celebrando a marca de 750 mil unidades produzidas com o lançamento da linha 2020 da Montana. A unidade que representa o feito é um modelo na configuração de entrada (LS), que tem como destaques mais relevantes direção hidráulica de série e pelo menor consumo de combustível combinado da categoria, conforme dados do Inmetro. A caçamba, com capacidade de levar 756 quilos de carga útil, é também a maior entre as picapes compactas. A atual Montana é a sucessora da pioneira Chevy 500 (1983-1995), da Corsa Pick-Up (1995-2003) e da primeira geração do modelo (2003-2010). Com média de mil unidades emplacadas mensalmente em 2019, a Montana é a menos vendida do segmento – fica muito distante das 5.500 unidades mensais da líder Fiat Strada e das 3 mil unidades mensais da Volkswagen Saveiro. “Os maiores clientes são pequenos comerciantes (45%) e prestadores de serviços (25%) que necessitam transportar cargas leves em perímetro urbano com agilidade e baixo custo”, revela Marcelo Tezoto, diretor de Vendas Diretas da General Motors. A linha 2020 da Montana chega às concessionárias a partir deste mês de junho em cinco opções de cores, equipada com o motor 1.4 EconoFlex de até 99 cavalos e o câmbio manual de 5 velocidades.

Terra estrangeira
Com três anos de seu projeto de exportação, o Complexo Industrial da Nissan em Resende atingiu a marca de 50 mil carros produzidos para o mercado latino-americano. O modelo que alcançou esse número foi um Kicks Uefa Champions League, destinado para a Argentina. A fábrica no sul-fluminense foi inaugurada em abril de 2014 e já produziu mais de trezentos mil veículos no total. O projeto de exportação da unidade de Resende se iniciou em 2016, com a produção do March e do Versa, em diferentes versões. O primeiro país a receber os veículos foi o Paraguai. Em 2017, o crossover Kicks também passou a ser exportado. Atualmente, o complexo é um importante centro de exportação para a região e quase 20% da produção total da fábrica nos últimos cinco anos foi enviada ao mercado externo. “O marco de 50 mil veículos exportados confirma que o projeto vem acelerando ao longo dos últimos anos. Além disso, reforça a fábrica de Resende como um poderoso centro de produção e exportação da Nissan”, afirma Claudio Souza, gerente sênior de Exportação da Nissan do Brasil.

Onde as “peruas” sobrevivem
Revelada no Salão de Paris do ano passado, a Peugeot 508 SW estará disponível para alguns países da Europa a partir deste mês. A nova versão da station wagon dispõe da última geração do Peugeot i-Cockpit, com uma série de dispositivos de auxílio à condução, atendendo às mais recentes exigências do EuroNCAP, destacando um sistema de visão noturna infravermelho inédito no segmento e um regulador adaptativo acoplado ao auxílio de posicionamento em faixa, um importante passo rumo à automação veicular. A 508 SW conta com a nova geração de motores turbo PureTech e BlueHDi, com tecnologia SCR. São quatro versões a gasolina com motor PureTech 1.6 com 180 e 225 cavalos de potência e quatro a diesel BlueHDi 1.5 e 2.0 de 130, 160 e 180 cavalos.

Hiperelétrico
Primeiro modelo totalmente novo da Lotus em mais de 10 anos, o Type 130 será revelado mundialmente em um evento na cidade de Londres no dia 16 de julho. Após a primeira confirmação do projeto, em abril, durante o Salão de Xangai, na China, vários potenciais proprietários manifestaram interesse em comprar o carro. A Lotus confirma que apenas 130 exemplares estarão à venda, representando o número de modelos Type introduzidos pela fabricante nos 71 anos de história da marca britânica, surgida a partir da lendária equipe de Fórmula-1 fundada pelo visionário inglês Colin Chapman, morto em 1982. A Lotus revela ainda que o Type 130 está sendo produzido na Hethel, em Norfolk, sede da marca – atualmente controlada pela chinesa Geely – desde 1966. O nome 130 não é o definitivo para o modelo. A nomenclatura está ligada ao Projeto Omega para desenvolver um esportivo elétrico de alto desempenho em parceria com a Williams Engineering, igualmente britânica.

Ritmo acelerado
De acordo com dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), maio foi o melhor mês de vendas no mercado brasileiro neste ano. Com 234.173 unidades emplacadas, representou um aumento de 20,16% sobre o mesmo intervalo de 2018 entre carros e comerciais leves, os dois segmentos com maior volume de negócios sobre quatro rodas. Ante abril deste ano, o avanço foi de 5,81%. Em relação ao acumulado dos cinco primeiros meses, as vendas cresceram 11,10% em 2019 na comparação com o mesmo período do ano passado, com 1.035.481 unidades comercializadas. No “Top Ten” dos modelos, o Chevrolet Onix continuou reinando absoluto em maio e confirmou uma liderança de mais de quatro anos, com 22.279 mil unidades emplacas no mês e um acumulado no ano de quase cem mil veículos vendidos. Próximo da apresentação de sua nova geração, o Hyundai HB20 manteve a segunda colocação, com 10.111 exemplares emplacados, seguido pelo Ford Ka (9.484), pelo Renault Kwid (8.661), que se consolida nas primeiras colocações do ranking, pelo “eterno” Volkswagen Gol (8.317), pelo Chevrolet Prisma (7.136), pela Fiat Strada (7.136), pelo Volkswagen Polo (6.199), pela Fiat Toro (5.853) e pelo Jeep Renegade (5.754). Entre as fabricantes, a General Motors continuou na primeira posição, mas a Volkswagen se aproximou bastante em maio, enquanto a Fiat retomou o terceiro lugar, perdido no mês anterior. A marca norte-americana da gravatinha dourada vendeu 41.142 unidades no quinto mês do ano, com participação de mercado de 17,57%, seguida pela Volkswagen (38.591 e 16,48%), pela Fiat (31.480 e 13,44%), pela Renault (20.962 e 8,95%), pela Hyundai (19.241 e 8,22%), pela Toyota (18.987 e 8,11%), pela Ford (18.868 e 8,06%), pela Honda (11.966 e 5,11%), pela Jeep (10.864 e 4,64%) e pela Nissan (7.478 e 3,19%).

Reparando melhor
A Renault recebeu o título de Montadora Parceira do Setor de Reparação Independente 2019 durante a décima edição do Prêmio Sindirepa – Os Melhores do Ano, realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na Avenida Paulista. O prêmio foi entregue por Antônio Fiola, presidente do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios de SP (Sindirepa), para Gustavo Ogawa, diretor de pós-venda da Renault do Brasil. A iniciativa do Sindirepa destaca a atuação dos melhores parceiros do setor, fazendo com que os bons exemplos promovam melhoria geral do atendimento nas oficinas, e, consequentemente, na prestação de serviços a seus clientes. “Esse reconhecimento é fruto da proximidade da Renault junto ao mercado independente. Nossa visão é atender a todos os clientes, onde quer que façam o serviço. O título nos enche de orgulho e demonstra que estamos no caminho certo”, disse Ogawa. Para desenvolvimento e auditoria da pesquisa, o Sindirepa escolheu a Central de Inteligência Automotiva (Cinau), unidade do Grupo Oficina Brasil.

Defeito autônomo
A Ford convocou um recall envolvendo 4.660 unidades do Fusion ano/modelo 2013, 2014 e 2016 com motor 2.5 devido à possibilidade de o carro se movimentar sozinho depois de estacionado. Conforme a marca norte-americana, a bucha do cabo do seletor de marchas pode se deteriorar com o passar do tempo e não travar na marcha colocada pelo motorista. Com isso, é possível que o veículo não fique na posição de câmbio “P” (de “parking”, estacionado) e se mova sozinho se o motorista não acionar manualmente o freio de parada eletrônico. Como ainda não existe um conserto definido, a Ford recomenda aos proprietários dos carros envolvidos no recall a sempre acionarem o botão de freio de estacionamento eletrônico. A marca voltará a se comunicar com os proprietários tão logo uma solução definitiva seja encontrada. As unidades fabricadas de maio de 2012 a maio de 2013 têm chassi de DR100258 a DR313750. A produzidas de setembro de 2013 a maio de 2014 têm chassi de ER152895 a ER369909, enquanto as montadas de setembro de 2015 a abril de 2016 são de GR204382 a GR405419.

Bolsa inativa
A FCA – Fiat Chrysler Automobiles – está chamando os proprietários do Jeep Renegade de todas as versões anos/modelo 2018 e 2019 para agendarem seu comparecimento a uma concessionária para que seja providenciada a atualização do software da central do airbag visando a preservação dos seus parâmetros originais de fabricação. Segundo o Grupo, foi identificada a possibilidade de desconfiguração dos parâmetros de funcionamento do software da central, comprometendo o acionamento da bolsa e dos pré-tensionadores dos cintos de segurança em caso de acidente ou capotamento, aumentando o risco de danos físicos ao condutor e aos passageiros. Estão envolvidas na campanha de recall 37.723 unidades, com os números de chassi não sequenciais (últimos seis dígitos) de 184001 a 252736. O tempo mínimo para o reparo é de aproximadamente uma hora. Para consulta dos números do chassi envolvido ou para mais informações, o proprietário pode acessar o site www.jeep.com.br ou contatar a Central de Serviços ao Cliente Jeep pelo telefone 0800 703 7150. 

LANÇAMENTO

Nova S10 chega mais potente e inicia sua pré-venda com preço a partir de R$281.900

Com três versões inicialmente, a picape tem motor mais potente que o anterior e novo câmbio automático de 8 velocidades

05/04/2024 17h50

Nova S10 High Country tem preço a partir de R$302.900 Foto: Divulgação

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Já era esperada desde o início do ano, e depois de diversos flagras, a Chevrolet mostrou a picape sem disfarces. 
A montadora já divulgou que terá versão cabine simples e no chassis, porém, a pré-venda é somente para Z71, LTZ e High Country inicialmente, em breve as outras versões estarão disponíveis para venda, inclusive com desconto para frotista e produtor rural. 
 

A traseira da S10 ficou robusta, lembrando a Silverado

As mudanças começam pelo design e se estendem ao conjunto mecânico, bem como ao pacote tecnológico e de conectividade. O interior foi revisado, com a inclusão do novo sistema multimídia Chevrolet MyLink, combinado com o painel de instrumentos digital.

“O segmento de picapes é o que mais cresce no Brasil; um a cada cinco veículos vendidos no país tem caçamba. A Nova S10 estreia como o modelo mais inovador desta categoria e ainda tem a chancela da Chevrolet, líder global no desenvolvimento de caminhonetes”, destaca Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul.

Toda a linha 2025 vem equipada com o novo motor Duramax 2.8 turbodiesel de 207 cavalos e pacote off-road. Outra novidade é a oferta da transmissão automática de oito marchas. 

A estreia da Nova S10 completa a renovação do portfólio de picapes da Chevrolet, composto pela Nova Montana (médio-compacta) e a Nova Silverado (full-size premium).

Z71 a partir de R$281.900

A versão Z71, a grade, retrovisores e maçanetas são pretos, as lanternas escurecidas, estribo e santantônio tubulares e pneus de uso misto.
Versão Z71 tem um estilo mais fora de estrada

LTZ a partir de R$292.800

Na LTZ, o acabamento é mais sóbrio, com elementos na mesma cor da carroceria e rodas com acabamento exclusivo.

LTZ tem um estilo monocromático

High Country a partir de R$302.900

Já a High Country diferencia-se pelo santantônio esportivo e cromados bem ao estilo norte-americano.

A versão tipo, High Country já destaca os cromados

Para o motorista, as novidades começam pelo volante, da mesma família da Silverado. Além da tradicional regulagem de altura, agora a coluna de direção tem ajuste de profundidade.

A nova S10 herda também o conceito de cockpit virtual, presente em lançamentos globais da General Motors. Entretanto, o conjunto traz recursos exclusivos para a caminhonete.


 

A nova geração do motor Duramax 2.8 turbodiesel de quatro cilindros traz avanços de hardware e software, leva a picape aos 100 km/h em 9,4 s. 

 De acordo com o Inmetro, a Nova S10 automática a diesel percorre 11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade, médias até 13% melhores.

O motor, que agora entrega 207 cavalos e 52 kgfm de torque, trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial de oito marchas. O novo câmbio AT8 de última geração é o mesmo que equipa a Colorado norte-americana, porém, com calibração customizada para o uso que o brasileiro faz deste tipo de picape.

Pode se dizer que agora a S10 está páreo para a briga. 

 

 

Delivery com atitude

Peugeot mostra as novidades em sua linha 2024 de veículos utilitários

A marca aproveitou a Smart City Expo Curitiba para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável

02/04/2024 09h37

Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários Divulgação

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O Smart City Expo Curitiba foi realizado nos dias 20 e 22 de março na capital paranaense e reuniu especialistas de várias áreas para compartilhar ideias sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e as pessoas.

A Peugeot aproveitou o evento para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável e para divulgar as estratégias relacionadas a sua linha de veículos utilitários leves, que inclui a multivan compacta Partner Rapid (flex), o furgão médio Expert (a combustão ou elétrico) ou as três variações do furgão grande Boxer (em versões cargo, furgão e agora minibus).

A Peugeot é atualmente a quarta marca que mais vende vans comerciais no mercado brasileiro, com veículos térmicos e elétricos – com quase 20% de participação desde 2022 no segmento de vans elétricas.

Além de sua gama de produtos, a Peugeot oferece aos clientes a possibilidade de mais de 17 tipos de personalização de seus utilitários por meio de versões transformadas com parceiros homologados pela montadora – disponibiliza de ambulâncias a veículos refrigerados.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Uma das novidades da marca francesa é o lançamento de sua nova plataforma de conectividade para frotas, batizada de MyPeugeot PRO (powered by UConnect Stellantis).

E a novidade chegará ao mercado por meio do Peugeot Boxer, modelo 2024/2024 – o primeiro veículo da marca francesa com módulo de telemetria embarcado –, o que lhe garante conectividade de série e original de fábrica.

Com uma ofensiva consistente no segmento de veículos utilitários leves (VULs), a Peugeot pretende agora oferecer praticidade ao cliente profissional.

O MyPeugeot PRO é uma ferramenta digital de gestão de frotas que traz vários benefícios e funcionalidades.

A plataforma entrega um grande número de dados em tempo real, o que possibilita melhor tomada de decisões, maior controle de fluxo, otimização de atividades, aumento de produtividade e, por consequência, mais rentabilidade para o negócio – independentemente do porte.

As funcionalidades se concentram em quatro pontos centrais: gestão de frotas, rastreabilidade, recuperação veicular e comportamento do motorista, fornecendo relatórios completos para cada um deles.

O MyPeugeot PRO está disponível para os proprietários do Boxer a partir do modelo 2024/2024 sem qualquer custo adicional nos primeiros 12 meses, e a ativação da ferramenta é rápida e sem complicações.

Com isso, a marca espera contribuir com a otimização de gastos operacionais e o Custo Total de Propriedade, além de fortalecer a relação de confiança com seus clientes profissionais.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Outra novidade da marca francesa no Smart City Expo Curitiba foi a Partner Retrofit, uma unidade da multivan Partner resultado do projeto em parceria com o programa Senai A3 do Rota 2030, que visa a conversão de veículos comerciais leves a combustão para propulsão 100% elétrica, assegurando a qualidade da transformação por meio do uso de equipamento com parceiros homologados pela fábrica.

A proposta representa uma solução de mobilidade sustentável, com emissão zero e acessível.

O processo de conversão passa por algumas etapas, incluindo o estudo do produto, a remoção do “powertrain” a combustão, a instalação do kit de transformação e do conjunto de baterias no compartimento de carga (para evitar adaptação da estrutura).

Depois, faz testes para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes dos veículos. Além do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a iniciativa conta com parceria das empresas WEG e FuelTech.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

Desde dezembro de 2021, o e-Expert, primeiro utilitário 100% elétrico da Peugeot no país, tornou-se um importante passo da ofensiva elétrica da marca do leão no Brasil.

Com 330 quilômetros de autonomia (pelo ciclo WLTP) e 289 quilômetros (pelo Inmetro) e muita versatilidade, o modelo constitui uma oferta diferenciada no segmento de furgões médios.

O visual da versão 100% elétrica é basicamente o mesmo dos demais integrantes da linha.

Externamente, a mudança está na introdução do ponto de recarga, enquanto na lateral esquerda da carroceria, um monograma indica se tratar de um veículo elétrico.

O modelo é atualmente um sucesso comercial entre os clientes que buscam zerar as emissões de sua frota.

Tem como base a plataforma modular de multienergia EMP2, o que permitiu preservar o volume útil da versão a combustão, pois a bateria foi colocada abaixo do assoalho do veículo.

O utilitário é oferecido em versão única, com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e conversor de 11 kW trifásico.

A energia entregue pelas baterias também é responsável pelo desempenho dos equipamentos disponíveis no modelo.

Em carregadores DC de 100 kW, o modelo consegue fazer sua carga em 45 minutos (de zero a 80% da bateria).

O motor elétrico do e-Expert gera 136 cavalos de potência (100 kW) e 26,5 kgfm de torque imediato.

O modelo dispõe de três modos de condução: “Eco”, voltado para o consumo de energia, “Normal”, para um melhor compromisso entre autonomia e performance, e “Power”, que prioriza o desempenho utilizando o máximo de potência e torque.

Na linha Boxer, a novidade exposta no evento Smart City foi a versão minibus.

Com capacidade para 16 (na Executive) a 18 (na Comfort) pessoas, traz uma lista de equipamentos de série, com destaque para o ar-condicionado dianteiro e traseiro, o assistente de partida em rampa, o sistema start&stop e o controle de estabilidade.

A configuração Executive permitiu a elevação do assoalho na cabine dos passageiros para aumentar a área de bagagem, com capacidade para até mil litros.

O motor 2.2 Turbo Diesel BlueHDi, de 140 cavalos e 34,7 kgfm de torque, atende às normas do Proconve L7.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

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