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Coluna semanal sobre automóveis

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Leão completo
A Peugeot traz ao Brasil a versão Allure do SUV 3008, com duas configurações, com ou sem teto solar panorâmico. O preço de lançamento é de R$ 139.990 e de R$ 144.990, respectivamente. A versão chega com novidades: o para-choque frontal foi remodelado e tem uma releitura dos “dentes do leão” no conjunto óptico. Os faróis contam agora com máscara negra para realçar as lâmpadas halógenas. O 3008 é equipado com o motor 1.6 THP (turbo) de 165 cavalos de potência e torque de 25 kgfm disponível a partir de 2 mil rotações por minuto, em conjunto com o câmbio automático de 6 velocidades com possibilidade de trocas sequenciais em “paddles shifts” localizados atrás do volante, de dimensões reduzidas, como no 208. A Allure inclui ainda, como itens de série, rodas de liga leve de 19 polegadas, alarme, airbags frontais, laterais e de cortina, controles de tração, de estabilidade e Hill-Assist, central multimídia de 8”, com Android Auto e CarPlay, ar-condicionado automático bizone com saída para o banco traseiro, bancos em couro, visiopark 180 graus, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, trava elétrica de segurança para crianças, lanternas em leds, barras de teto em alumínio, compartimento refrigerado no console central, Ambient Light (na versão com teto panorâmico), painel soft touch, acendimento automático das luzes de emergência após frenagem brusca, Isofix com sistema Top Theter, protetor de cárter, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, piloto automático, seletor de marcha com acionamento elétrico, freio de estacionamento e cluster digital de 12,3” customizável.

Conversível com teto rígido
O BMW Série 4 Cabrio Sport já está disponível no Brasil. Produzido na fábrica do BMW Group em Regensburg, na Alemanha, o conversível de teto rígido tem preço de R$ 311.950 e traz equipamentos até então inéditos no modelo, como o Head Up Display, o Display Multifuncional Digital, faróis full-led com novo design, grade com moldura preta, volante M Sport e sensor de estacionamento traseiro. “O Série 4 Cabrio Sport entrega esportividade, tecnologia, exclusividade e estilo em um conversível clássico. Ele chega para aumentar o portfólio renovado e global da BMW no Brasil”, destaca Roberto Carvalho, diretor Comercial da BMW do Brasil. O 430i Cabrio Sport é impulsionado pelo motor 2.0 TwinPower Turbo de quatro cilindros, capaz de entregar 252 cavalos de potência a 5.200 rpm e torque de 35,5 kgfm de 1.450 a 4.800 rpm, associado à transmissão automática de 8 velocidades – com alavancas posicionadas atrás do volante para trocas de marcha manuais – e à tração traseira.

Com faca na bota
A Ford acaba de revelar as primeiras imagens da versão station wagon do Focus, a ST, desenvolvida pela Ford Performance e equipada com o motor 2.3 EcoBoost (turbo) de 280 cavalos e câmbio manual de 6 marchas ou transmissão automática de 7 velocidades ou o propulsor a diesel 2.0 EcoBlue de 190 cavalos e câmbio manual de 6 marchas. As tecnologias esportivas Advanced da Focus ST incluem um diferencial de deslizamento limitado eletrônico e Modos de Drive selecionáveis, que ajudam a combinar o desempenho do dia a dia e uso tipo competição. A station wagon está disponível inicialmente apenas na Europa com preços de 33.095 euros (cerca de R$ 150 mil) na versão a gasolina e de 30.595 euros (em torno de R$ 135 mil) na movida a diesel.

Sexy aos 60
Há exatos sessenta anos, a Mini revolucionou a mobilidade urbana ao oferecer um veículo compacto por fora e grande por dentro, com soluções inteligentes na cabine, baixo consumo de combustível, visual diferenciado e dirigibilidade esportiva. Desde então, os modelos da fabricante britânica evoluíram em termos de segurança e tecnologia, sem perder uma característica marcante desde o início das vendas, em 1959: o design único, original e carismático. Nos anos 90, a BMW assumiu a Mini e chegou a comercializar o modelo clássico do “carrinho”. A partir de 2001, a pedido da marca alemã, a Mini lançou o desenho atual, com estilo ao mesmo tempo moderno e retrô, com toda a tecnologia da BMW embarcada. Nascido de um esboço feito em um guardanapo de papel, o Mini clássico logo demostrou a dirigibilidade de um kart, mais tarde conhecida como “go-kart-feeling”, e venceu várias competições nos anos 60 graças a John Cooper, mecânico de carros de corrida cujo sobrenome viria a batizar tanto os motores da fabricante quanto as suas versões mais potentes e com visual mais apimentado.

De olho no campo
O agronegócio passa por uma verdadeira revolução em termo de produtividade, potencializada pelo uso de novas tecnologias no campo, como a robótica e a inteligência artificial. De olho na chamada Agricultura 4.0, a Chevrolet vem balizando as evoluções da picape S10, reforçando a lista de itens de conectividade e de segurança na linha 2020. “O empresário do campo está buscando uma picape que, além de força, capacidade de carga e robustez, ofereça o mesmo nível de sofisticação e inovação que se encontra em novos produtos ou serviços do agrobusiness”, observa Rogério Sasaki, gerente de Marketing de Produto da General Motors Mercosul. A edição mais recente da Agrishow, no final de abril e início de maio, terminou como uma das três maiores feiras do mundo relacionadas ao agronegócio, mostrando a sintonia do consumidor em busca de inovação. Um dos diferenciais competitivos da S10 está nas tecnologias de conectividade, com a oferta do multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay e o sistema de telemática avançado OnStar, que permite ao usuário comandar diversas funções do veículo pelo seu smartphone. A picape média da Chevrolet é a única em seu segmento a contar com o sistema CPA, uma espécie de filtro de vibrações e ruídos característicos dos motores a diesel, possibilitando o acoplamento antecipado da transmissão automática e melhorando a eficiência energética em até 13% em relação à versão sem a tecnologia.

Sem as mãos
A Nissan revelou uma tecnologia de assistência ao motorista que associa a condução em via expressa por meio do sistema de navegação às capacidades de direção sem as mãos em uma única faixa de rodagem. Ampliando o sistema ProPilot da marca oriental, a novidade será utilizada pela primeira vez em escala mundial, estreando no sedã Skyline a partir do terceiro trimestre deste ano no mercado japonês. Projetado para subir e descer rampas de acesso na condução em via expressa, o novo dispositivo trabalha em conjunto com o sistema de navegação para ajudar a conduzir o veículo de acordo com uma rota pré-definida nas faixas de rodagem designadas. Para ativar as funções mais recentes do sistema, o motorista deve programar antecipadamente o destino na navegação. Assim que o veículo entrar na via expressa, o novo dispositivo fica disponível.

Produção a mil
Em apenas quatro anos de operação, o Polo Automotivo Jeep, localizado em Goiana (PE), já produziu seiscentos mil veículos. O ritmo de produção é intenso e chegou à marca de mil veículos por dia. São 14 meses de operação em três turnos para suprir a demanda do Renegade, do Compass e da Fiat Toro para os mercados brasileiro e sul-americanos. O complexo tem 13.600 empregados na unidade da Jeep e nas 16 empresas que integram o Parque de Fornecedores, localizado dentro do perímetro fabril. “O Polo Automotivo Jeep é a mais moderna fábrica da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) no mundo e um verdadeiro modelo global em termos de produtividade, inovação e padrões de qualidade”, disse Antonio Filosa, presidente da FCA para a América Latina, que participou do evento de comemoração pelos quatro anos do Polo oferecido pelo Governo do Estado de Pernambuco no dia 16 de maio, no Palácio Campo das Princesas.

Salto para o futuro
Mark Reuss, presidente mundial da General Motors, anunciou nesta terça-feira, dia 21 de maio, nos Estados Unidos, o lançamento de uma nova arquitetura veicular para viabilizar a chegada de uma geração de carros elétricos e de sistemas mais avançados de condução autônoma, de conectividade e de segurança ativa – pilares fundamentais para a visão de futuro da companhia, de zero acidente, zero emissão e zero congestionamento. Com o salto evolutivo previsto para os automóveis nos próximos cinco a 10 anos, crescerá o fluxo de dados necessários para que todos esses novos equipamentos funcionem integrados entre si e se conectem com os sistemas externos de trânsito. A nova arquitetura eletrônica veicular da GM estreia no Cadillac CT5, que chega no fim deste ano, e deve equipar globalmente a maior parte dos modelos da fabricante até 2023. A tecnologia é composta por um sistema eletrônico inteligente capaz de processar 4,5 terabytes de dados por hora – cinco vezes mais em comparação à arquitetura vigente. Outra inovação é a capacidade de atualização remota de sistemas e suas funcionalidades por toda a vida útil do veículo, similar ao que já acontece com os smartphones. “A eletrônica tem cada vez mais relevância em nossos veículos. Nosso novo conceito de arquitetura digital dará suporte às inovações futuras em uma ampla gama de avanços, incluindo a democratização dos veículos elétricos e autônomos”, comunicou Reuss.

LANÇAMENTO

Nova S10 chega mais potente e inicia sua pré-venda com preço a partir de R$281.900

Com três versões inicialmente, a picape tem motor mais potente que o anterior e novo câmbio automático de 8 velocidades

05/04/2024 17h50

Nova S10 High Country tem preço a partir de R$302.900 Foto: Divulgação

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Já era esperada desde o início do ano, e depois de diversos flagras, a Chevrolet mostrou a picape sem disfarces. 
A montadora já divulgou que terá versão cabine simples e no chassis, porém, a pré-venda é somente para Z71, LTZ e High Country inicialmente, em breve as outras versões estarão disponíveis para venda, inclusive com desconto para frotista e produtor rural. 
 

A traseira da S10 ficou robusta, lembrando a Silverado

As mudanças começam pelo design e se estendem ao conjunto mecânico, bem como ao pacote tecnológico e de conectividade. O interior foi revisado, com a inclusão do novo sistema multimídia Chevrolet MyLink, combinado com o painel de instrumentos digital.

“O segmento de picapes é o que mais cresce no Brasil; um a cada cinco veículos vendidos no país tem caçamba. A Nova S10 estreia como o modelo mais inovador desta categoria e ainda tem a chancela da Chevrolet, líder global no desenvolvimento de caminhonetes”, destaca Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul.

Toda a linha 2025 vem equipada com o novo motor Duramax 2.8 turbodiesel de 207 cavalos e pacote off-road. Outra novidade é a oferta da transmissão automática de oito marchas. 

A estreia da Nova S10 completa a renovação do portfólio de picapes da Chevrolet, composto pela Nova Montana (médio-compacta) e a Nova Silverado (full-size premium).

Z71 a partir de R$281.900

A versão Z71, a grade, retrovisores e maçanetas são pretos, as lanternas escurecidas, estribo e santantônio tubulares e pneus de uso misto.
Versão Z71 tem um estilo mais fora de estrada

LTZ a partir de R$292.800

Na LTZ, o acabamento é mais sóbrio, com elementos na mesma cor da carroceria e rodas com acabamento exclusivo.

LTZ tem um estilo monocromático

High Country a partir de R$302.900

Já a High Country diferencia-se pelo santantônio esportivo e cromados bem ao estilo norte-americano.

A versão tipo, High Country já destaca os cromados

Para o motorista, as novidades começam pelo volante, da mesma família da Silverado. Além da tradicional regulagem de altura, agora a coluna de direção tem ajuste de profundidade.

A nova S10 herda também o conceito de cockpit virtual, presente em lançamentos globais da General Motors. Entretanto, o conjunto traz recursos exclusivos para a caminhonete.


 

A nova geração do motor Duramax 2.8 turbodiesel de quatro cilindros traz avanços de hardware e software, leva a picape aos 100 km/h em 9,4 s. 

 De acordo com o Inmetro, a Nova S10 automática a diesel percorre 11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade, médias até 13% melhores.

O motor, que agora entrega 207 cavalos e 52 kgfm de torque, trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial de oito marchas. O novo câmbio AT8 de última geração é o mesmo que equipa a Colorado norte-americana, porém, com calibração customizada para o uso que o brasileiro faz deste tipo de picape.

Pode se dizer que agora a S10 está páreo para a briga. 

 

 

Delivery com atitude

Peugeot mostra as novidades em sua linha 2024 de veículos utilitários

A marca aproveitou a Smart City Expo Curitiba para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável

02/04/2024 09h37

Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários Divulgação

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O Smart City Expo Curitiba foi realizado nos dias 20 e 22 de março na capital paranaense e reuniu especialistas de várias áreas para compartilhar ideias sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e as pessoas.

A Peugeot aproveitou o evento para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável e para divulgar as estratégias relacionadas a sua linha de veículos utilitários leves, que inclui a multivan compacta Partner Rapid (flex), o furgão médio Expert (a combustão ou elétrico) ou as três variações do furgão grande Boxer (em versões cargo, furgão e agora minibus).

A Peugeot é atualmente a quarta marca que mais vende vans comerciais no mercado brasileiro, com veículos térmicos e elétricos – com quase 20% de participação desde 2022 no segmento de vans elétricas.

Além de sua gama de produtos, a Peugeot oferece aos clientes a possibilidade de mais de 17 tipos de personalização de seus utilitários por meio de versões transformadas com parceiros homologados pela montadora – disponibiliza de ambulâncias a veículos refrigerados.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Uma das novidades da marca francesa é o lançamento de sua nova plataforma de conectividade para frotas, batizada de MyPeugeot PRO (powered by UConnect Stellantis).

E a novidade chegará ao mercado por meio do Peugeot Boxer, modelo 2024/2024 – o primeiro veículo da marca francesa com módulo de telemetria embarcado –, o que lhe garante conectividade de série e original de fábrica.

Com uma ofensiva consistente no segmento de veículos utilitários leves (VULs), a Peugeot pretende agora oferecer praticidade ao cliente profissional.

O MyPeugeot PRO é uma ferramenta digital de gestão de frotas que traz vários benefícios e funcionalidades.

A plataforma entrega um grande número de dados em tempo real, o que possibilita melhor tomada de decisões, maior controle de fluxo, otimização de atividades, aumento de produtividade e, por consequência, mais rentabilidade para o negócio – independentemente do porte.

As funcionalidades se concentram em quatro pontos centrais: gestão de frotas, rastreabilidade, recuperação veicular e comportamento do motorista, fornecendo relatórios completos para cada um deles.

O MyPeugeot PRO está disponível para os proprietários do Boxer a partir do modelo 2024/2024 sem qualquer custo adicional nos primeiros 12 meses, e a ativação da ferramenta é rápida e sem complicações.

Com isso, a marca espera contribuir com a otimização de gastos operacionais e o Custo Total de Propriedade, além de fortalecer a relação de confiança com seus clientes profissionais.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Outra novidade da marca francesa no Smart City Expo Curitiba foi a Partner Retrofit, uma unidade da multivan Partner resultado do projeto em parceria com o programa Senai A3 do Rota 2030, que visa a conversão de veículos comerciais leves a combustão para propulsão 100% elétrica, assegurando a qualidade da transformação por meio do uso de equipamento com parceiros homologados pela fábrica.

A proposta representa uma solução de mobilidade sustentável, com emissão zero e acessível.

O processo de conversão passa por algumas etapas, incluindo o estudo do produto, a remoção do “powertrain” a combustão, a instalação do kit de transformação e do conjunto de baterias no compartimento de carga (para evitar adaptação da estrutura).

Depois, faz testes para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes dos veículos. Além do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a iniciativa conta com parceria das empresas WEG e FuelTech.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

Desde dezembro de 2021, o e-Expert, primeiro utilitário 100% elétrico da Peugeot no país, tornou-se um importante passo da ofensiva elétrica da marca do leão no Brasil.

Com 330 quilômetros de autonomia (pelo ciclo WLTP) e 289 quilômetros (pelo Inmetro) e muita versatilidade, o modelo constitui uma oferta diferenciada no segmento de furgões médios.

O visual da versão 100% elétrica é basicamente o mesmo dos demais integrantes da linha.

Externamente, a mudança está na introdução do ponto de recarga, enquanto na lateral esquerda da carroceria, um monograma indica se tratar de um veículo elétrico.

O modelo é atualmente um sucesso comercial entre os clientes que buscam zerar as emissões de sua frota.

Tem como base a plataforma modular de multienergia EMP2, o que permitiu preservar o volume útil da versão a combustão, pois a bateria foi colocada abaixo do assoalho do veículo.

O utilitário é oferecido em versão única, com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e conversor de 11 kW trifásico.

A energia entregue pelas baterias também é responsável pelo desempenho dos equipamentos disponíveis no modelo.

Em carregadores DC de 100 kW, o modelo consegue fazer sua carga em 45 minutos (de zero a 80% da bateria).

O motor elétrico do e-Expert gera 136 cavalos de potência (100 kW) e 26,5 kgfm de torque imediato.

O modelo dispõe de três modos de condução: “Eco”, voltado para o consumo de energia, “Normal”, para um melhor compromisso entre autonomia e performance, e “Power”, que prioriza o desempenho utilizando o máximo de potência e torque.

Na linha Boxer, a novidade exposta no evento Smart City foi a versão minibus.

Com capacidade para 16 (na Executive) a 18 (na Comfort) pessoas, traz uma lista de equipamentos de série, com destaque para o ar-condicionado dianteiro e traseiro, o assistente de partida em rampa, o sistema start&stop e o controle de estabilidade.

A configuração Executive permitiu a elevação do assoalho na cabine dos passageiros para aumentar a área de bagagem, com capacidade para até mil litros.

O motor 2.2 Turbo Diesel BlueHDi, de 140 cavalos e 34,7 kgfm de torque, atende às normas do Proconve L7.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

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