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Coluna semanal sobre automóveis

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Volkswagen Up!Pequeno mais acessível
O Up! está com preços mais convidativos, mas perdeu algumas versões. O subcompacto da Volkswagen tem na linha 2019 apenas três configurações – MPI, Connect e Xtreme –, partindo, a primeira, de R$ 49.590. A nova versão de entrada, a MPI, equipada com motor 1.0 com 82 cavalos de potência e torque de 10,4 kgfm, tem como itens de série ar-condicionado, direção elétrica, faróis diurnos, computador de bordo, retrovisores e vidros elétricos, chave canivete, ajustes de altura do banco do motorista e da coluna da direção e som com comandos no volante. Por outro lado, não conta mais com sensores de estacionamento traseiros, faróis de neblina e opcionais. Tanto a configuração intermediária quanto a topo de linha utilizam o motor 1.0 TSI (turbo) de 105 cavalos e 16,8 kgfm de torque. A Connect, a R$ 54.890, adiciona em relação à MPI iluminação ambiente do painel, som com conexão Bluetooth, rodas de liga leve de 15 polegadas e faróis de neblina. A “top” aventureira Xtreme, com preço de R$ 56.890, entra no lugar da Cross Up!, sem o controle automático de velocidade e o volante revestido com couro.

Hyundai IoniqEm paz com o ambiente
Com conectividade abrangente e aprimoramentos no design, a Hyundai apresenta o novo Ioniq. A partir de seu lançamento, em 2016, o modelo da marca sul-coreana foi o primeiro carro planejado desde o início para oferecer três “powertrains” ecologicamente corretos – híbrido, plug-in híbrido e totalmente elétrico. O novo Ioniq tem avançados recursos, o de conectividade Blue Link, sistemas SmartSense de segurança ativa e assistência ao motorista e infoentretenimento de última geração. Os estilos exterior e interno ganharam modernidade. “Nossos novos modelos Ioniq se baseiam no sucesso da primeira geração, graças a uma série de atualizações, tanto em termos de recursos de conectividade quanto de design. Quando se trata de veículos de mobilidade ecológica da Hyundai, o Ioniq está liderando o caminho, oferecendo aos nossos clientes tudo o que precisam, graças às tecnologias de melhoria de vida e de fácil utilização”, diz Thomas Schmid, diretor de operações da Hyundai Motor. Os novos Ioniq Hybrid e Plug-in têm o motor 1.6 de quatro cilindros e injeção direta com potência de 105 cavalos e torque de 15 kgfm. O motor elétrico oferece mais 43 cavalos (32 kW), alimentado por uma bateria de lítio com capacidade de 1,56 kWh, localizada sob os bancos traseiros.

14-0519-0074 McLaren 720S GT3

De volta às pistas
A versão de competição do McLaren 720S, a GT3, estreou no mês passado nos Estados Unidos no Mid-Ohio Sports Car Course, em Lexington. À frente da corrida, a McLaren Customer Racing lançou novos canais de mídia social para fornecer notícias, informações sobre provas e atualizações das equipes e dos pilotos durante toda a temporada. “Este ano já presenciou uma série de marcos importantes para a McLaren Customer Racing, incluindo a primeira vitória em Daytona, uma vitória do novo McLaren 720S GT3 em sua estreia em Melbourne e um forte começo de temporada para as equipes de clientes que comandam a McLaren. A McLaren Customer Racing trabalha incansavelmente para apoiar as equipes em experimentar as emoções e a adrenalina de correr em parceria com o time de competição. Os clientes que dirigem nossos carros e os motoristas ‘comuns’ que ultrapassam os limites semana após semana também são fãs da marca”, revela Dan Walmsley, diretor de automobilismo da McLaren Automotive. As entregas do novo McLaren 720S GT3 para clientes em todo o mundo já estão em andamento, após um intensivo programa de testes de desenvolvimento durante o ano passado com a McLaren Customer Racing cobrindo milhares de quilômetros em várias condições de pista na Europa e no Oriente Médio.

 

BMW X5X5 vira brasileiro
A BMW começará a produzir o novo X5 na fábrica de Araquari (SC) em junho deste ano. Para isso, a marca alemã investiu mais de R$ 7 milhões em novas tecnologias e mais R$ 150 milhões previamente aportados para flexibilização da linha de produção do X4 e do novo Série 3 na unidade catarinense. A quarta geração do X5 importada da Alemanha é maior, mais esportiva e sofisticada e está disponível na rede de concessionárias do país a partir de R$ 449.950. A versão X5 xDrive30d traz entre os principais itens de série controles de estabilidade e tração, airbags duplos frontais, laterais dianteiros e de cortina, função start/stop, rodas de 21 polegadas, regeneração de energia de frenagem, cortinas para vidros laterais traseiros, bancos dianteiros aquecidos, ventilados e com ajustes elétricos, ar-condicionado automático digital com controle de quatro zonas, sistema de entretenimento traseiro com duas telas de 10,2 polegadas, sistema de som Surround Harman Kardon, BMW Display Key, sistema ConnectedDrive com serviços de concierge e chamada de emergência inteligente, preparação para Apple CarPlay, faróis principais full-led e de neblina em led, assistente de farol alto, teto solar panorâmico, Driving Assistant Professional e Parking Assistant Plus. A xDrive30d M Sport, a R$ 479.950, acrescenta rodas de 22 polegadas, freios M Sport, volante M em couro, pacote M aerodinâmico e pacote M Sport. A versão xDrive30d M Sport xOffroad, a R$ 499.950, adiciona o sistema xOffroad, com quatro modos de condução voltados para diferentes tipos de terrenos (areia, rocha, cascalho e neve), ajustando o sistema xDrive, a transmissão e a resposta do acelerador.

Nissan Kicks

Pressão na traseira
A Nissan amplia sua linha de acessórios originais do Kicks – produzido no Complexo Industrial de Resende, no Sul do Estado do Rio de Janeiro – com o aerofólio em “black piano”. Disponível para qualquer uma das quatro versões do Kicks, a peça traseira tem acabamento em preto brilhante, com preço de R$ 890, com a instalação inclusa. Considerado pela marca oriental como um crossover versátil e ideal para enfrentar todos os desafios da “selva urbana”, o Kicks é um dos primeiros modelos da Nissan a aplicar o conceito de Mobilidade Inteligente, que reúne diversos recursos de engenharia, construção e tecnologia para transformar a maneira como os carros são conduzidos, impulsionados e integrados à sociedade. O Kicks apareceu na décima quinta posição no ranking dos carros mais vendidos em abril, com 4.121 unidades emplacadas. No acumulado do ano, o crossover da Nissan manteve essa média mensal e um total de 16.604 exemplares vendidos no país.

Abril no azul
Conforme dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), os dois segmentos – carros e comerciais leves – com maior volume de emplacamentos tiveram crescimento de 5,42% em abril em relação ao mesmo período de 2018, com 221.321 unidades vendidas. Em comparação a março deste ano, o avanço foi de 10,92%. No acumulado dos quatro primeiros meses de 2019, a alta foi de 8,71%, com 801.330 unidades comercializadas no intervalo deste ano ante ao de 2018. Entre os modelos, o “Top Ten” em abril mostrou o Chevrolet Onix mantendo uma liderança de mais de quatro anos, com 19.619 emplacamentos, seguido pelo Hyundai HB20, que pela primeira vez ultrapassou a barreira das 10 mil unidades vendidas (10.386). O Ford Ka hatch continuou na terceira posição, com 8.772 unidades, à frente do Renault Kwid (7.319), do Volkswagen Gol (7.180), do Fiat Argo (6.839), do Chevrolet Prisma (6.714), da Fiat Strada (6.128), do Jeep Renegade (5.714) e do Ford Ka sedã (5.610). No ranking das montadoras, a General Motors foi a primeira em abril, com 34.576 veículos vendidos e 18,28% de participação, seguida pela Volkswagen (27.663 e 14,63%), pela Hyundai (18.872 e 9,98%), pela Ford (17.781 e 9,40%), pela Renault (17.445 e 9,23%), pela Fiat (17.232 e 9,11%), pela Toyota (15.762 e 8,34%), pela Honda (11.092 e 5,87%), pela Jeep (10.700 e 5,66%) e pela Nissan (6.009 e 3,18%).

Maior participação
Com quatro lançamentos desde o início da nova fabricante, no final de 2017, a Caoa Chery aproximará mais a marca brasileira da chinesa. Com um plano ambicioso de chegar ao “Top Ten” de vendas no Brasil até 2022, a parte da Caoa participará mais das decisões sobre o design dos modelos assinados pela Chery. Outro objetivo é reforçar a equipe de pesquisa e desenvolvimento no Brasil, com novos investimentos. O sedã médio Arrizo 5, lançado no ano passado, já foi o primeiro passo da maior participação da Caoa na nova marca, com o motor turbo projetado especificamente para o mercado brasileiro. O crescimento da Caoa Chery passará também pela rede de concessionárias, devendo passar de 65 lojas para mais de cem até o final deste ano. A marca brasileira/chinesa lançará no país no início de 2020 o Tiggo 8, um utilitário esportivo de grande porte, e, nos próximos anos, três modelos elétricos, o EQ1, o Arrizo 5e e o Tiggo 2e.

Limpando o ar de LA
Até 2050, Los Angeles terá uma frota de veículos 100% elétrica. Esse é o plano do prefeito Eric Garcetti para limpar a Capital do Cinema do dióxido de carbono, responsável pelo gás estufa e pelo aquecimento global. O plano do atual comandante da cidade californiana é aumentar gradualmente o número de carros totalmente “verdes” para 25% da frota em 2025, para 80% em 2035 e para 100% em 2050. Até o final da próxima década, todos ônibus de LA serão convertidos para emissão zero de CO2. Garcetti pretende ainda fazer a instalação de quatrocentos pontos de recarga de veículos elétricos em prédios públicos e parques e mais quinhentos postos espalhados pelas ruas da cidade. Vale lembrar que LA tem um dos trânsitos mais caóticos do planeta.

LANÇAMENTO

Nova S10 chega mais potente e inicia sua pré-venda com preço a partir de R$281.900

Com três versões inicialmente, a picape tem motor mais potente que o anterior e novo câmbio automático de 8 velocidades

05/04/2024 17h50

Nova S10 High Country tem preço a partir de R$302.900 Foto: Divulgação

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Já era esperada desde o início do ano, e depois de diversos flagras, a Chevrolet mostrou a picape sem disfarces. 
A montadora já divulgou que terá versão cabine simples e no chassis, porém, a pré-venda é somente para Z71, LTZ e High Country inicialmente, em breve as outras versões estarão disponíveis para venda, inclusive com desconto para frotista e produtor rural. 
 

A traseira da S10 ficou robusta, lembrando a Silverado

As mudanças começam pelo design e se estendem ao conjunto mecânico, bem como ao pacote tecnológico e de conectividade. O interior foi revisado, com a inclusão do novo sistema multimídia Chevrolet MyLink, combinado com o painel de instrumentos digital.

“O segmento de picapes é o que mais cresce no Brasil; um a cada cinco veículos vendidos no país tem caçamba. A Nova S10 estreia como o modelo mais inovador desta categoria e ainda tem a chancela da Chevrolet, líder global no desenvolvimento de caminhonetes”, destaca Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul.

Toda a linha 2025 vem equipada com o novo motor Duramax 2.8 turbodiesel de 207 cavalos e pacote off-road. Outra novidade é a oferta da transmissão automática de oito marchas. 

A estreia da Nova S10 completa a renovação do portfólio de picapes da Chevrolet, composto pela Nova Montana (médio-compacta) e a Nova Silverado (full-size premium).

Z71 a partir de R$281.900

A versão Z71, a grade, retrovisores e maçanetas são pretos, as lanternas escurecidas, estribo e santantônio tubulares e pneus de uso misto.
Versão Z71 tem um estilo mais fora de estrada

LTZ a partir de R$292.800

Na LTZ, o acabamento é mais sóbrio, com elementos na mesma cor da carroceria e rodas com acabamento exclusivo.

LTZ tem um estilo monocromático

High Country a partir de R$302.900

Já a High Country diferencia-se pelo santantônio esportivo e cromados bem ao estilo norte-americano.

A versão tipo, High Country já destaca os cromados

Para o motorista, as novidades começam pelo volante, da mesma família da Silverado. Além da tradicional regulagem de altura, agora a coluna de direção tem ajuste de profundidade.

A nova S10 herda também o conceito de cockpit virtual, presente em lançamentos globais da General Motors. Entretanto, o conjunto traz recursos exclusivos para a caminhonete.


 

A nova geração do motor Duramax 2.8 turbodiesel de quatro cilindros traz avanços de hardware e software, leva a picape aos 100 km/h em 9,4 s. 

 De acordo com o Inmetro, a Nova S10 automática a diesel percorre 11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade, médias até 13% melhores.

O motor, que agora entrega 207 cavalos e 52 kgfm de torque, trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial de oito marchas. O novo câmbio AT8 de última geração é o mesmo que equipa a Colorado norte-americana, porém, com calibração customizada para o uso que o brasileiro faz deste tipo de picape.

Pode se dizer que agora a S10 está páreo para a briga. 

 

 

Delivery com atitude

Peugeot mostra as novidades em sua linha 2024 de veículos utilitários

A marca aproveitou a Smart City Expo Curitiba para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável

02/04/2024 09h37

Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários Divulgação

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O Smart City Expo Curitiba foi realizado nos dias 20 e 22 de março na capital paranaense e reuniu especialistas de várias áreas para compartilhar ideias sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e as pessoas.

A Peugeot aproveitou o evento para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável e para divulgar as estratégias relacionadas a sua linha de veículos utilitários leves, que inclui a multivan compacta Partner Rapid (flex), o furgão médio Expert (a combustão ou elétrico) ou as três variações do furgão grande Boxer (em versões cargo, furgão e agora minibus).

A Peugeot é atualmente a quarta marca que mais vende vans comerciais no mercado brasileiro, com veículos térmicos e elétricos – com quase 20% de participação desde 2022 no segmento de vans elétricas.

Além de sua gama de produtos, a Peugeot oferece aos clientes a possibilidade de mais de 17 tipos de personalização de seus utilitários por meio de versões transformadas com parceiros homologados pela montadora – disponibiliza de ambulâncias a veículos refrigerados.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Uma das novidades da marca francesa é o lançamento de sua nova plataforma de conectividade para frotas, batizada de MyPeugeot PRO (powered by UConnect Stellantis).

E a novidade chegará ao mercado por meio do Peugeot Boxer, modelo 2024/2024 – o primeiro veículo da marca francesa com módulo de telemetria embarcado –, o que lhe garante conectividade de série e original de fábrica.

Com uma ofensiva consistente no segmento de veículos utilitários leves (VULs), a Peugeot pretende agora oferecer praticidade ao cliente profissional.

O MyPeugeot PRO é uma ferramenta digital de gestão de frotas que traz vários benefícios e funcionalidades.

A plataforma entrega um grande número de dados em tempo real, o que possibilita melhor tomada de decisões, maior controle de fluxo, otimização de atividades, aumento de produtividade e, por consequência, mais rentabilidade para o negócio – independentemente do porte.

As funcionalidades se concentram em quatro pontos centrais: gestão de frotas, rastreabilidade, recuperação veicular e comportamento do motorista, fornecendo relatórios completos para cada um deles.

O MyPeugeot PRO está disponível para os proprietários do Boxer a partir do modelo 2024/2024 sem qualquer custo adicional nos primeiros 12 meses, e a ativação da ferramenta é rápida e sem complicações.

Com isso, a marca espera contribuir com a otimização de gastos operacionais e o Custo Total de Propriedade, além de fortalecer a relação de confiança com seus clientes profissionais.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Outra novidade da marca francesa no Smart City Expo Curitiba foi a Partner Retrofit, uma unidade da multivan Partner resultado do projeto em parceria com o programa Senai A3 do Rota 2030, que visa a conversão de veículos comerciais leves a combustão para propulsão 100% elétrica, assegurando a qualidade da transformação por meio do uso de equipamento com parceiros homologados pela fábrica.

A proposta representa uma solução de mobilidade sustentável, com emissão zero e acessível.

O processo de conversão passa por algumas etapas, incluindo o estudo do produto, a remoção do “powertrain” a combustão, a instalação do kit de transformação e do conjunto de baterias no compartimento de carga (para evitar adaptação da estrutura).

Depois, faz testes para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes dos veículos. Além do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a iniciativa conta com parceria das empresas WEG e FuelTech.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

Desde dezembro de 2021, o e-Expert, primeiro utilitário 100% elétrico da Peugeot no país, tornou-se um importante passo da ofensiva elétrica da marca do leão no Brasil.

Com 330 quilômetros de autonomia (pelo ciclo WLTP) e 289 quilômetros (pelo Inmetro) e muita versatilidade, o modelo constitui uma oferta diferenciada no segmento de furgões médios.

O visual da versão 100% elétrica é basicamente o mesmo dos demais integrantes da linha.

Externamente, a mudança está na introdução do ponto de recarga, enquanto na lateral esquerda da carroceria, um monograma indica se tratar de um veículo elétrico.

O modelo é atualmente um sucesso comercial entre os clientes que buscam zerar as emissões de sua frota.

Tem como base a plataforma modular de multienergia EMP2, o que permitiu preservar o volume útil da versão a combustão, pois a bateria foi colocada abaixo do assoalho do veículo.

O utilitário é oferecido em versão única, com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e conversor de 11 kW trifásico.

A energia entregue pelas baterias também é responsável pelo desempenho dos equipamentos disponíveis no modelo.

Em carregadores DC de 100 kW, o modelo consegue fazer sua carga em 45 minutos (de zero a 80% da bateria).

O motor elétrico do e-Expert gera 136 cavalos de potência (100 kW) e 26,5 kgfm de torque imediato.

O modelo dispõe de três modos de condução: “Eco”, voltado para o consumo de energia, “Normal”, para um melhor compromisso entre autonomia e performance, e “Power”, que prioriza o desempenho utilizando o máximo de potência e torque.

Na linha Boxer, a novidade exposta no evento Smart City foi a versão minibus.

Com capacidade para 16 (na Executive) a 18 (na Comfort) pessoas, traz uma lista de equipamentos de série, com destaque para o ar-condicionado dianteiro e traseiro, o assistente de partida em rampa, o sistema start&stop e o controle de estabilidade.

A configuração Executive permitiu a elevação do assoalho na cabine dos passageiros para aumentar a área de bagagem, com capacidade para até mil litros.

O motor 2.2 Turbo Diesel BlueHDi, de 140 cavalos e 34,7 kgfm de torque, atende às normas do Proconve L7.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

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