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2019 - Quem foram os campeões de venda?

Apesar da alta de 7,65% em relação a 2018, no ano passado o setor de automóveis e comerciais leves ainda ficou distante do recorde histórico de 2011

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A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) fechou os números de 2019 com um certo alívio. Nos dois segmentos sobre quatro rodas com o maior número de vendas – automóveis e comerciais leves –, o ano passado teve 2.658.927 unidades vendidas, em uma alta de 7,65% em comparação a 2018 (2.470.005 unidades). No entanto, apesar da recuperação, as vendas de 2019 são equivalentes às obtidas em 2008 e não chegam perto do registrado em 2011, quando o Brasil vendeu 3.425.351 automóveis e comerciais leves, ultrapassou a Alemanha e subiu para a quarta posição global, no melhor desempenho histórico nacional. Quase 10% do total das vendas nacionais de automóveis e comerciais leves pertenceram ao Chevrolet Onix, que fechou em 2019 o quinto ano seguido na primeira posição, com 241.214 unidades comercializadas.

Entre as fabricantes, o “Top Ten” de 2019 manteve a General Motors em primeiro lugar nos dois segmentos, com 475.684 novos veículos emplacados e uma participação de mercado de 17,89%. A marca norte-americana foi seguida da Volkswagen (414.481 e 15,59%), da Fiat (366.135 e 13,77%), da Renault (239.227 e 9%), da Ford (218.527 e 8,22%), da Toyota (215.681 e 8,11%), da Hyundai (207.656 e 7,81%), da Jeep (129.463 e 4,87%), da Honda (129.118 e 8,86%) e da Nissan (96.083 e 3,61%). Se fossem computados os resultados da FCA em conjunto (Fiat mais Jeep), o Grupo passaria para a primeira posição, com 495.598 unidades vendidas em 2019.

A Fenabrave divulgou ainda o desempenho de vendas entre carros e comerciais leves no último mês do ano passado, com uma inédita dobradinha na frente e o Hyundai Creta e a Fiat Toro debutando no grupo dos dez primeiros. O Onix teve 21.442 unidades vendidas, acompanhado pelo Onix Plus (ex-Prisma), com 9.989 emplacamentos. Os dois modelos da Chevrolet foram seguidos em dezembro pelo Ford Ka (8.922), pelo Renault Kwid (8.174), pelo Fiat Argo (8.036), pelo Volkswagen Gol (7.870), pelo Hyundai HB20 (7.679), pelo Volkswagen T-Cross (6.631), pelo Creta (6.625) e pela Toro (6.493).

Os mais vendidos em 2019

Chevrolet Onix (Foto: Divulgação)

1. Chevrolet Onix – 241.214 unidades
Lançado em 2012 e com a segunda geração apresentada em setembro do ano passado, o Onix tomou a liderança em dezembro de 2014 para não mais perdê-la. Maior sucesso de vendas da Chevrolet nos chamados mercados emergentes, o hatch produzido no Complexo de Gravataí (RS) virou também em 2019 nome de novos modelos da marca norte-americana em outros países, como a China, maior vendedora de carros do planeta.

Ford Ka (Foto: Divulgação)

2. Ford Ka – 104.331 unidades
O pequeno hatch fabricado em Camaçari (BA) deu uma guinada na sua proposta e no seu design em 2014, quando inspirou também uma versão sedã, não mais saindo das primeiras colocações entre os mais vendidos do país. O bom rendimento do Ka nas lojas garante ainda a ideia da Ford em dar continuidade à produção de automóveis no Brasil, já abandonada nos Estados Unidos. Em seu país-sede, a marca se concentra atualmente na produção de SUVs, picapes e do Mustang.

Hyundai HB20 (Foto: Divulgação)

3. Hyundai HB20 – 101.590 unidades
Estreante no mesmo momento do Onix, em 2012, o HB20, o projeto da Hyundai para o Brasil feito em Piracicaba (SP), ganhou também sua segunda geração no ano passado, quase simultaneamente à do hatch da Chevrolet. Sempre com bom desempenho de vendas, o HB20 foi desenvolvido exclusivamente para o mercado brasileiro pela fabricante sul-coreana. E caiu no gosto popular desde o início.

Chevrolet Onix Plus (Foto: Divulgação)

4. Chevrolet Prisma/Onix Plus – 100.633 unidades
O Prisma já foi o sedã do Celta e, depois, passou a ser o três volumes do Projeto Onix. Desde setembro de 2019, passou a se chamar de Onix Plus, com design completamente novo e maior em comprimento, retirando, por isso, o Cobalt de cena. O Onix Plus teve de superar um mau começo, com dois incêndios provocados por uma falha no software de gerenciamento do motor. Mas cresceu nas vendas em seguida, chegando à segunda colocação no mês de dezembro.

Renault Kwid (Foto: Divulgação)

5. Renault Kwid – 85.117 unidades
O pequeno Kwid, produzido em São José dos Pinhais (PR), surgiu em 2017 e logo tirou o posto de mais vendido da Renault no país do Sandero. Embora tenha aparecido em quarto em dezembro, o Kwid fechou 2019 com a quinta posição e ajudou bastante a marca francesa a passar à frente da Ford no ano.

 

 

Volkswagen Gol (Foto: Divulgação)

6. Volkswagen Gol – 81.285 unidades
Dono da liderança no mercado brasileiro por quase trinta anos, o Gol, feito na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, é um fenômeno em todos os sentidos. Apontado como modelo a ser retirado de linha nos últimos anos, o Gol, entretanto, continua vendendo muito bem. O hatch surgido em 1980 e inspirador do sedã Voyage e da picape Saveiro foi o primeiro carro brasileiro da Volkswagen a superar a marca de 5 milhões de unidades produzidas.

Fiat Argo (Foto: Divulgação)

7. Fiat Argo – 79.001 unidades
Com a missão de substituir de uma só vez o Punto, o Palio e o Bravo, o Argo foi lançado em 2017, montado em Betim (MG). Pela grande capacidade da fábrica da Fiat – uma das maiores do mundo –, o Argo é a principal ameaça em potencial para tirar a liderança do Onix. Com projeto moderno e design bem elaborado, o Argo foi o ponto de partida para o desenvolvimento do sedã Cronos, em 2018.

Fiat Strada (Foto: Divulgação)

8. Fiat Strada – 76.223 unidades
Versão picape compacta do Palio, a Strada foi mostrada em 1996. Somente a confiabilidade e a tradição são responsáveis por manter a veterana entre os mais vendidos do país. Os engenheiros da Fiat conseguiram também a façanha de fazer uma picape pequena com uma cabine dupla, com a terceira porta localizada no lado direito do veículo. Fala-se que a Strada pode ter uma substituta já neste ano, ou ter uma nova geração com a frente do Argo.

Volkswagen Polo (Foto: Luiza Kreitlon/AutoMotrix)

9. Volkswagen Polo – 72.057 unidades
Fabricado pela Volkswagen na Alemanha desde 1975 e no Brasil a partir de 2002, o Polo já tem muita estrada e muitas gerações. No entanto, em vez de tirá-lo de linha, a marca alemã resolveu fazer uma revolução no modelo, em 2017, sendo o primeiro a ser montado sobre a moderna plataforma MQB, que passou a ser a base também do sedã Virtus, em 2018, e do SUV T-Cross, no ano passado.

Jeep Renegade (Foto: Luiza Kreitlon/AutoMotrix)

10. Jeep Renegade – 68.726 unidades
Produzido desde 2015 na nova fábrica da FCA em Goiana (PE), o Renegade traz nome e tradição 4x4 dos jipes surgidos em meio à Segunda Guerra Mundial para os norte-americanos lutarem contra os nazistas nos desertos da África. O Renegade logo assumiu a liderança de vendas entre os SUVs, a perdendo depois para o Honda HR-V e para o “colega de fábrica” Compass. Porém, janeiro de 2019 marcou uma nova arrancada do Renegade rumo ao primeiro lugar. A liderança no segmento carrega um outro dado importante: de cada quatro automóveis ou comerciais leves vendidos no Brasil em 2019, um foi um SUV.

 

LANÇAMENTO

Nova S10 chega mais potente e inicia sua pré-venda com preço a partir de R$281.900

Com três versões inicialmente, a picape tem motor mais potente que o anterior e novo câmbio automático de 8 velocidades

05/04/2024 17h50

Nova S10 High Country tem preço a partir de R$302.900 Foto: Divulgação

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Já era esperada desde o início do ano, e depois de diversos flagras, a Chevrolet mostrou a picape sem disfarces. 
A montadora já divulgou que terá versão cabine simples e no chassis, porém, a pré-venda é somente para Z71, LTZ e High Country inicialmente, em breve as outras versões estarão disponíveis para venda, inclusive com desconto para frotista e produtor rural. 
 

A traseira da S10 ficou robusta, lembrando a Silverado

As mudanças começam pelo design e se estendem ao conjunto mecânico, bem como ao pacote tecnológico e de conectividade. O interior foi revisado, com a inclusão do novo sistema multimídia Chevrolet MyLink, combinado com o painel de instrumentos digital.

“O segmento de picapes é o que mais cresce no Brasil; um a cada cinco veículos vendidos no país tem caçamba. A Nova S10 estreia como o modelo mais inovador desta categoria e ainda tem a chancela da Chevrolet, líder global no desenvolvimento de caminhonetes”, destaca Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul.

Toda a linha 2025 vem equipada com o novo motor Duramax 2.8 turbodiesel de 207 cavalos e pacote off-road. Outra novidade é a oferta da transmissão automática de oito marchas. 

A estreia da Nova S10 completa a renovação do portfólio de picapes da Chevrolet, composto pela Nova Montana (médio-compacta) e a Nova Silverado (full-size premium).

Z71 a partir de R$281.900

A versão Z71, a grade, retrovisores e maçanetas são pretos, as lanternas escurecidas, estribo e santantônio tubulares e pneus de uso misto.
Versão Z71 tem um estilo mais fora de estrada

LTZ a partir de R$292.800

Na LTZ, o acabamento é mais sóbrio, com elementos na mesma cor da carroceria e rodas com acabamento exclusivo.

LTZ tem um estilo monocromático

High Country a partir de R$302.900

Já a High Country diferencia-se pelo santantônio esportivo e cromados bem ao estilo norte-americano.

A versão tipo, High Country já destaca os cromados

Para o motorista, as novidades começam pelo volante, da mesma família da Silverado. Além da tradicional regulagem de altura, agora a coluna de direção tem ajuste de profundidade.

A nova S10 herda também o conceito de cockpit virtual, presente em lançamentos globais da General Motors. Entretanto, o conjunto traz recursos exclusivos para a caminhonete.


 

A nova geração do motor Duramax 2.8 turbodiesel de quatro cilindros traz avanços de hardware e software, leva a picape aos 100 km/h em 9,4 s. 

 De acordo com o Inmetro, a Nova S10 automática a diesel percorre 11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade, médias até 13% melhores.

O motor, que agora entrega 207 cavalos e 52 kgfm de torque, trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial de oito marchas. O novo câmbio AT8 de última geração é o mesmo que equipa a Colorado norte-americana, porém, com calibração customizada para o uso que o brasileiro faz deste tipo de picape.

Pode se dizer que agora a S10 está páreo para a briga. 

 

 

Delivery com atitude

Peugeot mostra as novidades em sua linha 2024 de veículos utilitários

A marca aproveitou a Smart City Expo Curitiba para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável

02/04/2024 09h37

Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários Divulgação

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O Smart City Expo Curitiba foi realizado nos dias 20 e 22 de março na capital paranaense e reuniu especialistas de várias áreas para compartilhar ideias sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e as pessoas.

A Peugeot aproveitou o evento para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável e para divulgar as estratégias relacionadas a sua linha de veículos utilitários leves, que inclui a multivan compacta Partner Rapid (flex), o furgão médio Expert (a combustão ou elétrico) ou as três variações do furgão grande Boxer (em versões cargo, furgão e agora minibus).

A Peugeot é atualmente a quarta marca que mais vende vans comerciais no mercado brasileiro, com veículos térmicos e elétricos – com quase 20% de participação desde 2022 no segmento de vans elétricas.

Além de sua gama de produtos, a Peugeot oferece aos clientes a possibilidade de mais de 17 tipos de personalização de seus utilitários por meio de versões transformadas com parceiros homologados pela montadora – disponibiliza de ambulâncias a veículos refrigerados.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Uma das novidades da marca francesa é o lançamento de sua nova plataforma de conectividade para frotas, batizada de MyPeugeot PRO (powered by UConnect Stellantis).

E a novidade chegará ao mercado por meio do Peugeot Boxer, modelo 2024/2024 – o primeiro veículo da marca francesa com módulo de telemetria embarcado –, o que lhe garante conectividade de série e original de fábrica.

Com uma ofensiva consistente no segmento de veículos utilitários leves (VULs), a Peugeot pretende agora oferecer praticidade ao cliente profissional.

O MyPeugeot PRO é uma ferramenta digital de gestão de frotas que traz vários benefícios e funcionalidades.

A plataforma entrega um grande número de dados em tempo real, o que possibilita melhor tomada de decisões, maior controle de fluxo, otimização de atividades, aumento de produtividade e, por consequência, mais rentabilidade para o negócio – independentemente do porte.

As funcionalidades se concentram em quatro pontos centrais: gestão de frotas, rastreabilidade, recuperação veicular e comportamento do motorista, fornecendo relatórios completos para cada um deles.

O MyPeugeot PRO está disponível para os proprietários do Boxer a partir do modelo 2024/2024 sem qualquer custo adicional nos primeiros 12 meses, e a ativação da ferramenta é rápida e sem complicações.

Com isso, a marca espera contribuir com a otimização de gastos operacionais e o Custo Total de Propriedade, além de fortalecer a relação de confiança com seus clientes profissionais.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Outra novidade da marca francesa no Smart City Expo Curitiba foi a Partner Retrofit, uma unidade da multivan Partner resultado do projeto em parceria com o programa Senai A3 do Rota 2030, que visa a conversão de veículos comerciais leves a combustão para propulsão 100% elétrica, assegurando a qualidade da transformação por meio do uso de equipamento com parceiros homologados pela fábrica.

A proposta representa uma solução de mobilidade sustentável, com emissão zero e acessível.

O processo de conversão passa por algumas etapas, incluindo o estudo do produto, a remoção do “powertrain” a combustão, a instalação do kit de transformação e do conjunto de baterias no compartimento de carga (para evitar adaptação da estrutura).

Depois, faz testes para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes dos veículos. Além do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a iniciativa conta com parceria das empresas WEG e FuelTech.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

Desde dezembro de 2021, o e-Expert, primeiro utilitário 100% elétrico da Peugeot no país, tornou-se um importante passo da ofensiva elétrica da marca do leão no Brasil.

Com 330 quilômetros de autonomia (pelo ciclo WLTP) e 289 quilômetros (pelo Inmetro) e muita versatilidade, o modelo constitui uma oferta diferenciada no segmento de furgões médios.

O visual da versão 100% elétrica é basicamente o mesmo dos demais integrantes da linha.

Externamente, a mudança está na introdução do ponto de recarga, enquanto na lateral esquerda da carroceria, um monograma indica se tratar de um veículo elétrico.

O modelo é atualmente um sucesso comercial entre os clientes que buscam zerar as emissões de sua frota.

Tem como base a plataforma modular de multienergia EMP2, o que permitiu preservar o volume útil da versão a combustão, pois a bateria foi colocada abaixo do assoalho do veículo.

O utilitário é oferecido em versão única, com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e conversor de 11 kW trifásico.

A energia entregue pelas baterias também é responsável pelo desempenho dos equipamentos disponíveis no modelo.

Em carregadores DC de 100 kW, o modelo consegue fazer sua carga em 45 minutos (de zero a 80% da bateria).

O motor elétrico do e-Expert gera 136 cavalos de potência (100 kW) e 26,5 kgfm de torque imediato.

O modelo dispõe de três modos de condução: “Eco”, voltado para o consumo de energia, “Normal”, para um melhor compromisso entre autonomia e performance, e “Power”, que prioriza o desempenho utilizando o máximo de potência e torque.

Na linha Boxer, a novidade exposta no evento Smart City foi a versão minibus.

Com capacidade para 16 (na Executive) a 18 (na Comfort) pessoas, traz uma lista de equipamentos de série, com destaque para o ar-condicionado dianteiro e traseiro, o assistente de partida em rampa, o sistema start&stop e o controle de estabilidade.

A configuração Executive permitiu a elevação do assoalho na cabine dos passageiros para aumentar a área de bagagem, com capacidade para até mil litros.

O motor 2.2 Turbo Diesel BlueHDi, de 140 cavalos e 34,7 kgfm de torque, atende às normas do Proconve L7.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

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