Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

MODA

Maquiagens neon invadem o Carnaval

Tendência, que começou nas passarelas, deixa a folia mais colorida
20/02/2020 07:00 - Naiane Mesquita


 
Maquiagens neon invadem o Carnaval - Naiane Mesquita
 

A maquiagem do Carnaval 2020 chegou com tendências inspiradas nas passarelas de moda. O delineado neon retornou com força no verão, com muitas produções experimentais.  

A tendência apareceu tanto nos desfiles da Prada em maio de 2019 quanto no seriado Euphoria, da HBO, que mesclava as cores vibrantes com os apliques de pedras e muitos traços diferentes para ressaltar o olhar e a personalidade de cada personagem.  

De acordo com a maquiadora Nelise Carvalho dos Santos, o neon não vem sozinho, mas acompanhado de gliter e pedraria. “Ele começou no Carnaval do ano passado e se consolidou agora. O que também vem com tudo são os gliters focados, que parecem lantejoulas pequeniinhas, um pouco diferente do gliter escolar que estamos acostumados”, ressalta.  

Formada em engenharia mecatrônica e professora da área durante sete anos, Nelise deixou de lado os cálculos para se aventurar de vez na maquiagem. “Fiz pós-graduação, mestrado, fui dar aula. Mas, eu sempre gostei de maquiar, isso sempre esteve presente na minha vida. Meu primeiro emprego foi na área de educação, com 60 homens, todos de engenharia mecatrônica. Agora continuo na área de educação, mas ministrando o curso de maquiagem”, celebra.  

A última aula realizada no curso foi dedicada para maquiagens de Carnaval.  

Nelise foi a responsável por maquiar a modelo com delineado rosa e verde neon nos olhos e usou uma paleta de sombras da marca Zanphy, que tem opções de várias cores. “Mas, uma dica que pode ajudar quem pretende fazer a make só para o Carnaval é utilizar um batom da cor desejada para fazer o delineado”, indica.  

Além do delineado, Nelise utilizou o gliter maior, que parece uma lantejoula no acabamento dos olhos e lateral do rosto. Já na boca, o segredo foi uma combinação de lip tint e gloss.  

Temáticas

Carnaval é época de soltar a imaginação. Uma das alunas de Nelise decidiu investir na onça como inspiração. As pintas foram feitas com delineado preto e gliter dourado, enquanto o nariz e a boca seguiram a mesma inspiração.  

Para finalizar, um batom nude, porém, com o efeito metalizado que a tendência pede.  

 
 

Pedrarias

Outra tendência forte para 2020 e, que também apareceu no Carnaval passado, foi o uso de pedras na maquiagem. Agora, elas podem ser encontradas prontas para colar na pele e com desenhos cada vez mais elaborados. No caso da maquiagem azul, além da pedraria, a produção tem cílios coloridos, uma outra tendência. “Cílios com gliter e acessórios estão em altar para o Carnaval. Os acessórios podem ser comprados e aplicados em casa”, explica Nelise. Para a pedraria, o ideal é aplicar com cola para cílios ou com cola acrilex de tecidos.  

Aguentar o calor

Para a maquiagem seguir firme com os foliões, Nelise indica muito pó e alguns produtos específicos para fixar a make. “A água termal pode ajudar com o calor e a bruma fixadora ajuda a manter a produção. O importante é usar bastante pó”, orienta.

 

Felpuda


Dois pedidos de desculpas, de autorias diferentes, foram assuntos muito comentados nas redes sociais com críticas ácidas às suas declarações, até porque os envolvidos não só os usaram despropositadamente, como tiveram de voltar a eles para se redimirem. Um deles, inclusive, quase criou uma crise política da-que-las, o que obrigou seu pai, figurinha carimbada, a pular miúdo para colocar panos quentes sobre a questão. Essa gente!...