Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

DICAS

Jogos e livros animam durante o isolamento

Período em casa é perfeito para relembrar jogos e ainda convidar os amigos que estão distantes para uma partida
27/03/2020 07:00 - Naiane Mesquita


 

O isolamento social para proteger vidas e diminuir o contágio continua em Mato Grosso do Sul, por isso, a agenda cultural do Correio do Estado traz, pela segunda semana consecutiva, dicas para aproveitar o fim de semana em casa.  

Para começar, sexta-feira à noite é ideal para assistir um filme, curtir uma série há muito tempo adiada ou animar a casa com algum jogo.  

Entre os apps mais baixados durante a quarentena estão clássicos do País, como Uno e stop. O primeiro, um jogo de cartas simples que ganhou versões para smartphones e tablets, permite enfrentar outros fãs de todo o mundo, chamar um amigo para ajudar em partidas 2 vs 2 e participar de torneios.

Já o segundo, StopotS, é o tradicional stop, no qual o jogador deve preencher as diferentes categorias, como nome, CEP (cidade, estado e país), marca, cor, etc. com palavras que comecem com a letra sorteada no alfabeto.

As dicas de diversão continuam com opções matinais para o sábado, que combina perfeitamente com uma boa leitura.  

Para as crianças, uma dica é investir nos clássicos infantis, que vão desde as obras de Monteiro Lobato, até o “Menino Maluquinho”, de Ziraldo.  

Uma boa ideia é apresentar a “Turma da Mônica” para as crianças que ainda não conhecem. Além dos gibis, a Maurício de Sousa Produções está disponibilizando conteúdo nas redes sociais da “Turma da Mônica Clássica” e “Turma da Mônica Toy”.  

Os vídeos são postados no canal do YouTube e nas páginas do Instagram e Facebook da marca para os fãs maratonarem à vontade.  

Para os pré-adolescentes, uma leitura que pode fazer sucesso é a saga Harry Potter. Atemporais, os livros são divertidos e mostram o poder da amizade, da educação e da coragem para vencer os desafios. Em pleno isolamento, ir para Hogwarts pode ser melhor do que ficar com a mente em casa. Os filmes são ótimos para aquele momento em família e depois de muitos pedidos pelos fãs, a Netflix disponibilizou alguns na plataforma.  

Para os adultos, há várias opções de leitura. Seguindo a escritora J.K Rowling, autora de “Harry Potter”, dois livros adultos fizeram sucesso na crítica, “Morte Súbita” e “O Chamado do Cuco”. O último a escritora lançou pelo pseudônimo de Robert Galbraith e aborda a investigação de um crime envolvendo uma modelo famosa. É puro romance policial.  

Outra dica é o livro “Sobre os Ossos dos Mortos”, da polonesa Olga Tokarczuk. A história relata a trajetória de Janina, que mora em um vilarejo afastado com dois cães. Seu drama se inicia quando os cachorros desaparecem – e, para completar o mistério, na pacata região duas pessoas aparecem mortas sem motivo.

 
 

Filmes e séries

Na lista de lançamentos da Netflix, a minissérie “A Vida e a História de Madam C.J. Walker” conta a trajetória da primeira milionária negra nos Estados Unidos, que fez seu império vendendo produtos de beleza.  

Se o desejo é abstrair do atual cenário e refletir sobre a existência humana com direito a muitas reviravoltas, a série “The Good Place” é uma das indicadas na plataforma.  

Outros destaques ficam para os documentários disponíveis no catálogo, como a série “Explicando”, que tem vários filmes curtos sobre assuntos variados, desde a maconha até a história do streetwear.  

Quem acha que idoso não vive a vida plenamente pode investir nas séries que desmistificam a vida na famosa terceira idade. “O Método Kominsky” fez Michael Douglas ser indicado ao Globo de Ouro pelo papel de um professor de teatro. Já “Grace e Frankie” fazem sucesso com uma parceira que dá certo há cinco temporadas. Os primeiros anos de produção valem muito a pena.  

Catástrofes  

Já na televisão a cabo, os destaques vão para as produções da HBO. A minissérie “Chernobyl”, que fez sucesso no ano passado, mostra como o governo pode esconder informações, mesmo que isso custe vidas.  

Outro destaque do canal é a série “Westworld”, que na terceira temporada aborda o duelo entre humanos e uma inteligência artificial sofisticada.

 

Felpuda


A tal estratégia de jogar informações nas redes sociais com objetivo de prejudicar adversários está começando a gerar reações. Uma dessas figurinhas vai ter de explicar, na Justiça, o por quê de postagem trazendo suspeitas pesadas contra cabeça coroada, que não gostou nadica de nada de ver o seu nome sendo usado como “bucha de canhão” para fins eleitoreiros. Vem chumbo grosso por aí! E sai debaixo!...