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Dica da Semana: "The Handmaid’s Tale"

Inspirada na obra de Margaret Atwood, a série assusta pela atualidade em suas críticas

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 “The Handmaid’s Tale” (ou “O Conto da Aia”, em português) é uma série produzida sob encomenda do serviço de streaming americano Hulu e que chamou a atenção da crítica e do público desde seu lançamento, em 2017. Vencedor de 11 Prêmios Emmy, incluindo o de Melhor Série Dramática (2017), e 2 Globos de Ouro, a série tem suas três temporadas disponíveis na Amazon Prime Video, no Sky Play e no Now. Já na GloboPlay, só estão disponíveis as duas primeiras. A série deve contar com uma quarta temporada, já confirmada pela Hulu, que estava prevista para estrear ainda em 2020 – previsão que pode ter caído por terra por conta da pandemia do Covid-19.  

“The Handmaid’s Talde” é baseada no livro homônimo de Margaret Atwood, vencedor do prêmio Arthur C. Clarke em 1987, importante premiação voltada para a literatura de ficção científica britânica. A história se passa em um futuro distópico onde uma revolução teocrática toma o poder nos Estados Unidos e institui a República de Gilead, com suas bases no puritanismo do Século XVII. Em um mundo assolado pela guerra e radiação, grande parte das mulheres são inférteis, prejudicando os já baixos índices de natalidade. Assim, em Gilead, as mulheres férteis são propriedade do governo. Conhecidas como Aias, elas são enviadas para as famílias dos membros do alto escalão do governo – os Comandantes – e tem o papel de procriar a partir de uma cerimônia que nada mais é do que uma espécie de estupro ritualístico.  

Se conseguem engravidar e gerar uma criança saudável, elas devem partir para outra família e repetir o processo. Caso não consigam, mesmo depois de várias tentativas, são taxadas como Não Mulheres (assim como as feministas, homossexuais, viúvas, adúlteras e as mulheres inférteis que não são casadas com algum Comandante) e condenadas a trabalhos forçados nas Colônias, áreas onde o nível de radiação pode ser fatal. A série, que conta a história de Offred – uma aia de 33 anos –, trouxe um novo público para a comunidade de leitores e fãs da obra, o que acarretou em um aumento nas vendas do livro original, como admite a própria autora. Muito da popularidade da história envolve o fato de que ela trata de problemas lamentavelmente atuais, como o machismo e o fanatismo religioso.

Em nome da paz

Novo filme da Netflix exalta a importância do Sérgio Vieira de Mello para a diplomacia

O diplomata Sérgio Vieira de Mello ocupou o cargo de Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos por 34 anos, nível mais alto já ocupado por um brasileiro na organização. Conhecido por seu carisma e capacidade de negociação, sua carreira foi dedicada a reconstrução de comunidades afetadas por guerra e violências extremas como Bangladesh, Camboja, Líbano, Kosovo, Ruanda, Timor-Leste e Bósnia-Herzegovinia. O caráter humanista adjunto de sua formação na Universidade de Paris associado ao seu talento e crença na democracia, foram os principais fatores para o sucesso de Mello dentro da organização. No entanto, essa brilhante trajetória foi subitamente interrompida em agosto de 2003, quando um atentado terrorista da Al Queda deixou 22 vítimas, inclusive Sérgio, que fora ao Iraque para mediar a transição política do país após a queda de Saddam Hussein. Nesse sentido, quase como uma carta de amor do diretor Greg Barker ao diplomata, surge “Sérgio”, um filme original da Netflix com estreia marcada para o dia 17 de abril.  

O longa-metragem se inicia com um vídeo que Sérgio (Wagner Moura) gravou para inspirar novos recrutas da ONU, onde destaca o trabalho no campo como essencial para organização e uma das experiências mais gratificantes de sua vida. Em sequência, retrata o dia do atentado, em que um homem bomba explode dentro da base da organização no Iraque e deixa Sérgio soterrado. Em seus últimos minutos dentre os escombros, recorda os momentos mais significantes de sua vida.  

Assim, são apresentadas cenas sobre seu trabalho no Timor-Leste, onde conhece Carolina Larriera (Ana de Armas), uma conselheira econômica argentina que o auxilia nas negociações com rebeldes indonésios. Apesar de sua relação com Larriera ter representado um papel significativo para Sergio, o filme peca ao tentar dramatizá-la demais quando poderia focar no motivo pelo qual o diplomata era admirado internacionalmente: a solução humana para alguns dos conflitos mais difíceis do mundo. 

Por baixo dos panos

Ambientado em um colégio interno de elite, “Selah and The Spades” conta a história de uma jovem em sua jornada pela manutenção do poder que possui

 “Selah and The Spades” é um longa-metragem escrito e dirigido pela norte-americana Tayrisha Poe que conta a história de Selah (Lovie Simone), uma estudante de 17 anos em seu último ano no colégio interno de Haldweel, que atende os filhos da elite da Pensilvânia. Cinco facções reinam sobre o corpo estudantil: os Spades, os Sea, os Skins, os Bobbies e os Prefects. Cada uma delas controla um setor de atividades ilícitas dentro da escola, que evolvem desde festas e jogos de azar até sistemas de venda de bebidas alcóolicas e drogas para os alunos. O filme é uma produção original da Amazon Prime Video e estreia em sua plataforma no dia 17 de abril.  

Liderados por Selah, os Spades são a facção mais poderosa da escola, porém com a sua graduação chegando, as tensões entre as facções começam a se estreitar, deixando claro a necessidade de encontrar alguém para ocupar seu lugar no controle da escola. Mas Maxxie (Jharrel Jerome), melhor amigo de Selah e braço direito no comando do comércio de bebidas e pílulas no campus, anda distraído por conta de um novo amor. Assim, Selah vai acolher a estudante do segundo ano, Paloma (Celeste O’Connor), como sua nova protegida e tentar lhe transmitir todo seu conhecimento sobre como obter (e manter) o poder na escola.  

Porém, com Paloma provando ser uma aluna que aprende muito rápido, logo Selah se sente ameaçada pela protegida. Além do medo de perder o controle, que ela considera quase como parte de sua essência como pessoa, a relação tensa da jovem com a mãe contribui para a manutenção de suas inseguranças. Assim, mesmo tendo que transferir o seu poder para outra pessoa, Selah tenta se segurar o máximo possível a ele. 

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Gastronomia B+: Na dúvida sobre qual panetone escolher? Veja aqui e como harmonizá-los

Nutricionista explica as diferenças de cada panetone e quais bebidas mais combinam com cada um

14/12/2025 12h30

Gastronomia B+: Na dúvida sobre qual panetone escolher? Veja aqui e como harmonizá-los

Gastronomia B+: Na dúvida sobre qual panetone escolher? Veja aqui e como harmonizá-los Foto: Divulgação

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Do clássico com frutas às versões recheadas, o panetone segue como uma das sobremesas mais consumidas no fim do ano. Presença garantida nas ceias de Natal, o produto ganha novas leituras a cada temporada, ampliando o leque de sabores e atendendo a diferentes perfis de consumidores.

Para ajudar na escolha do panetone ideal, a nutricionista da Água Doce Sabores do Brasil, Cláudia Mulero, explica as principais diferentes entre as opções disponíveis no mercado e como harmonizá-las com cachaças e vinhos para uma experiência completa.  

“A cada ano, o panetone se reinventa e se fortalece como símbolo da mesa natalina. Na Água Doce, reconhecemos o valor afetivo dessa tradição e incentivamos nossos clientes a explorarem novas combinações, valorizando tanto as versões clássicas quanto as que trazem um toque de brasilidade. É uma forma acolhedora e saborosa de celebrar”, destaca Cláudia.

Panetone Tradicional: com massa macia com frutas cristalizadas e uvas-passas, o panetone tradicional é perfeito para quem não abre mão do sabor clássico das celebrações natalinas. A sobremesa é ideal para ser consumida acompanhada de um espumante moscatel ou um vinho mais fortificado, como o Porto.

Chocotone e trufado: favorito dos amantes de chocolate, o chocotone traz gotas generosas que garantem indulgência e agradam adultos e crianças. Já o panetone trufado é uma versão mais sofisticada, com recheio que pode variar entre creme de avelã ou doce de leite. Cachaças envelhecidas em amburana, em bálsamo e com notas trufadas são indicadas para acompanhar os panetones recheados.

Panetone de frutas vermelhas: fresco e aromático, que agrada quem busca sabores menos densos, o panetone de frutas vermelhas é uma releitura contemporânea do clássico natalino. Com uma massa leve e amanteigada pode ser recheado com morango, framboesa, amora e mirtilo. Esta opção de sobremesa harmoniza bem com espumante Brut Rosé e vinho Riesling. Já para quem prefere cachaça, o ideal é que seja de jequitibá ou com infusão de frutas.

Panetone Salgado: versão inovadora que inclui queijos, embutidos como salame, calabresa ou combinações especiais, que levam frango, é uma alternativa para quem prefere sabores não adocicados. Para esta opção, as cachaças envelhecias em carvalho, amburana, jequitibá e em bálsamo são indicadas. Já para os amantes de vinhos, as recomendações passam pelo espumante Brut, Rosé seco, Sauvignon Blanc e o Branco português.

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B+: Especialista explica o que é o red pill, que ganhou repercussão após caso de Thiago Schutz

"Não é influência positiva, é propaganda de misoginia". Especialista em relacionamentos, a Dra. em psicologia Vanessa Abdo explica como a ideologia do movimento afeta nos direitos das mulheres e contribui para o incentivo à violência

13/12/2025 17h00

B+: Especialista explica o que é o red pill, que ganhou repercussão após caso de Thiago Schutz

B+: Especialista explica o que é o red pill, que ganhou repercussão após caso de Thiago Schutz Foto: Divulgação

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O termo “red pill” tem gerado em muitos debates nas redes sociais devido à denúncia de agressão e tentativa de estupro de Thiago Schutz, conhecido como “Calvo do Campari”. O coach foi detido em Salto (SP) no último dia 29 de novembro, após ser denunciado para a Polícia Civil pela namorada. Thiago Schutz é considerado influenciador do movimento “red pill”, por produzir conteúdos e ser autor de livro que aborda o tema.

Mas afinal, você sabe o que significa o movimento “red pill” e por que ele afeta violentamente as mulheres? Para responder a essa pergunta e esclarecer outras dúvidas sobre o tema, conversamos com a doutora em Psicologia Vanessa Abdo.

Sobre o termo

O nome “red pill” (pílula vermelha, em português) vem de um conceito fictício do filme “Matrix” (1999), em que a pílula vermelha seria a escolha para "despertar" e ganhar "consciência" da realidade do mundo.

Com essa narrativa, o movimento red pill passou a criar teorias da conspiração que incentivassem os homens a “acordem para a realidade” e não serem “dominados” pelas mulheres.

“O red pill se apresenta como uma ‘verdade sobre as relações’, mas na prática é um conjunto de ideias que reduz mulheres a objetos, corpos, funções ou serviços e coloca os homens como dominantes e superiores. É uma ideologia que traveste controle e desprezo como se fossem ‘ciência comportamental’. Quando os nossos corpos são objetificados, não tem graça. Isso não é sobre relacionamento, é sobre poder”, afirma a psicóloga Dra. Vanessa Abdo.

Qual a relação do red pill com a misoginia?

“A base do red pill é a crença de que as mulheres valem menos, sentem menos, pensam menos ou merecem menos. Isso é misoginia. O movimento estimula o desprezo pelas mulheres, especialmente as fortes e independentes, justamente porque homens que aderem a esse discurso precisam de parceiras vulneráveis para manter no seu controle. A misoginia não é efeito colateral do red pill, é sua espinha dorsal.”

Por que o red pill é tão perigoso para toda a sociedade, principalmente para as mulheres?

“Porque ele normaliza a violência. Quando você cria uma cultura em que mulheres são tratadas como objetos descartáveis, a linha entre opinião e agressão se dissolve. Esse tipo de discurso incentiva violências físicas, psicológicas, sexuais e digitais, que são camufladas como humor ou “liberdade de expressão”. Uma sociedade que naturaliza o desprezo por mulheres adoece, retrocede e coloca todas em risco.” 

Nas redes sociais, muitos homens fazem uso de um discurso de ódio às mulheres disfarçado de humor. Qual a diferença da piada para a incitação à violência?

“A piada provoca riso, não medo. A piada não tira a humanidade do outro. Quando o ‘humor’ reforça estereótipos, desumaniza mulheres e legitima agressões, ele deixa de ser brincadeira e se torna uma arma. A diferença está na intenção e no efeito. Se incentiva o desrespeito, a dominância ou a violência, não é humor, é incitação.

É importante reforçar que combater a misoginia não é sobre guerra dos sexos, é defesa da vida. Toda vez que normalizamos piadas que objetificam mulheres, abrimos espaço para violências maiores. Precisamos ensinar homens, especialmente jovens, a construir relações baseadas em respeito, não em dominação. E precisamos dizer claramente que humor não pode ser usado como máscara para ódio.”

Na internet, muitas pessoas consideram quem prolifera o movimento red pill como “influenciadores digitais”. Qual a sua opinião sobre isso?

“Influenciadores pressupõem responsabilidade social. Quem difunde ódio e objetificação influencia, sim, mas influencia para o pior. Não podemos romantizar a figura de alguém que lucra reforçando violência simbólica e emocional contra mulheres. É preciso nomear corretamente: isso não é influência positiva, é propaganda de misoginia.”

Sobre o caso de Thiago Schutz, surgiram muitos julgamentos sobre as mulheres que tiveram um relacionamento com ele mesmo cientes do posicionamento que ele adota nas redes sociais. Como você avalia isso?

“Culpar mulheres é repetir a lógica da violência. O discurso misógino desses movimentos é sedutor exatamente porque se disfarça de humor, lógica ou ‘verdade inconveniente’. Relacionamentos abusivos não começam abusivos, eles começam carismáticos. Além disso, mesmo quando uma mulher percebe sinais de risco, ela pode estar emocionalmente envolvida, vulnerável ou acreditar que será diferente com ela. O foco não deve ser questionar as mulheres, mas responsabilizar quem propaga discursos que desumanizam e ferem.”

Como uma mulher pode identificar um homem misógino?

“Existem sinais claros:

* Desprezo por mulheres fortes ou independentes.

* Humor que sempre diminui o feminino.

* A crença de que mulheres devem ser controladas ou colocadas ‘no seu lugar’.

* Incômodo com a autonomia da parceira.

* Falas generalizantes, como ‘mulher é assim’ ou ‘toda mulher quer…’.

Desconfie de homens que desprezam mulheres, especialmente as fortes. Eles precisam que a mulher seja vulnerável para se sentir poderosos.”

Como uma mulher pode identificar que está dentro de um relacionamento abusivo?

“O abuso aparece em forma de controle, medo e diminuição. Se a mulher começa a mudar sua vida, roupas, amizades ou rotina para evitar conflitos, se se sente culpada o tempo inteiro; se vive pisando em ovos, se sua autoestima está sendo corroída, se há chantagem, humilhação, manipulação ou isolamento, isso é abuso. Não precisa haver agressão física para ser violência.”

Como podemos ajudar uma mulher que é vítima de um relacionamento abusivo?

“O principal é acolher, não julgar e não pressionar. Ela já vive em um ambiente de medo e culpa. Oferecer apoio prático, ouvir, ajudar a montar uma rede de proteção, encaminhar para serviços especializados e incentivar ajuda profissional é mais efetivo do que dizer: ‘saia desse relacionamento’. O rompimento precisa ser planejado. Segurança vem antes de tudo.”

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