Quarta, 20 de Junho de 2018

COPA DO MUNDO 2018

Estrutura da 'Praça da Copa' para jogos do Brasil está quase pronta para domingo

12 JUN 2018Por RAFAEL RIBEIRO17h:53

Os campo-grandenses que querem festejar os jogos da Seleção Brasileira em público terão um lugar certo para isso. A prefeitura, em parceria com o Governo do Estado, vai realizar uma grande festa com atrações artísticas, praça de alimentação e muita diversão para as famílias na "Praça da Copa", que vai funcionar em todos jogos do Brasil na Copa, na Praça do Rádio Clube, na região central.

A estrutura montada para receber as famílias contará com um telão de LED de 8 x 4, tenda com proteção contra o sol e chuva, para abrigar até 300 pessoas sentadas, além de 12 banheiros químicos, sendo cinco masculinos, cinco femininos e dois para pessoas com deficiência.

Para animar a festa haverá atrações artísticas com escola de samba e grupos de pagode. Haverá ainda uma praça de alimentação com vários produtos. Os jogos na Praça da Copa serão transmitidos pelo link da SporTV ou Fox Sports. O sinal será definido pela operadora Claro, parceira do evento.

A primeira partida acontecerá já neste próximo domingo (17), contra a Suíça. "Teremos todos os ingredientes necessários para uma grande estreia, uma grande vitória", frisa o prefeito Marquinhos Trad. "Vamos fazer na Praça do Rádio uma grande festa", completa o secretário estadual de Administração, Carlos Alberto de Assis.

Os próximos jogos na primeira fase são contra a Costa Rica, na sexta-feira (22), às 8h, e contra a Sérvia, na quarta-feira (27), às 14h. As demais partidas serão definidas após o chaveamento do mata-mata ser confirmado, conforme a classificação na fase de grupos.

Horários diferenciados

Alguns dos principais órgãos públicos de Mato Grosso do Sul já divulgaram escalas diferenciadas durante os jogos da Seleção na Copa. Além disso, bancos e o Governo Federal também já anunciaram mudanças nos horários nessas datas.

Na esfera estadual, Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas e Tribunal de Justiça funcionarão em diferentes horários. No caso da AL, quando os jogos foram na manhã, somente haverá expediente das 13h às 18h. Já nos dias em que os jogos forem à tarde, o expediente das 7h às 13h.

O TCE definiu que em jogos às 8h o expediente será das 12h às 18h, e quando a partida for às 10h haverá expediente das 14h às 18h. Quando o jogo da Seleção acontecer às 11h, o expediente será das 15h às 18h. Contudo, quando a partida ocorrer às 14h, haverá contraturno das 7h às 13h.

Por fim, o Tribunal de Justiça, que funciona normalmente das 13h às 19h, não precisará de mudança quando a partida da Seleção Brasileira for no período matutino. Contudo, quando o jogo do Brasil for à tarde, o atendimento vai das 7h às 13h.

Governo do Estado

Nesta segunda-feira (11), o Governo do Estado publicou o horário especial no Diário Oficial. No dia 22 de junho, o expediente vai das 13h às 17h30, e no dia 27 de junho, vai das 7h30 às 12h. O decreto não se aplica aos setores e serviços considerados essenciais.

No Ministério Público, o horário de funcionamento nos dias de jogos da Seleção Brasileira será das 12h às 18h na sexta-feira (22), quando o Brasil encara a Costa Rica. Já no dia 27, uma terça-feira, quando o escrete canarinho encara a Sérvia, o atendimento vai das 8h às 12h.

Governo Federal e bancos

O Governo Federal publicou no dia 4 de julho a portaria que flexibiliza os horários de atendimento ao público ao longo da Copa do Mundo. Nos dias de jogos do Brasil na parte da manhã, o expediente terá início às 13h, e nos dias em que os jogos da Seleção Brasileira forem no período da tarde, o expediente se encerrará às 12h.

As horas não trabalhadas deverão ser compensadas até o dia 31 de outubro de 2018. Já no caso dos bancos, de acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), nos jogos às 8h, o horário do embate com a Costa Rica, o expediente será das 13h às 17h. 

Quando a bola rolar às 11h, os bancos abrem das 8h30 às 10h30 e retornam às atividades das 14h às 16h. Nas partidas marcadas para as 15h, caso do terceiro jogo dos brasileiros, as agências operam das 9h às 13h, não retornando posteriormente.

Para quem quiser pagar contas, a Febraban informa que canais de atendimento estarão disponíveis. São eles: caixas eletrônicos, internet banking, aplicativo do banco no celular (mobile banking) e as operações bancárias por telefone.

JOGOS DO BRASIL

​17/06 – Domingo, às 14h
Copa do Mundo
Brasil x Suíça – Rostov-do-Don, Rússia
Na TV: Globo, SporTV e Fox Sports

22/06 – Sexta-feira, às 8h
Copa do Mundo
Brasil x Costa Rica – São Petersburgo, Rússia
Na TV: Globo, SporTV e Fox Sports

​27/06 – Quarta-feira, às 14h
Copa do Mundo
Sérvia x Brasil – Moscou, Rússia
Na TV: Globo, SporTV e Fox Sports

​*Horários de MS

*Matéria editada às 12h para acréscimo de informações

Leia Também